sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Tapar o fosso e substituir cadeiras por 1,5 milhões?

Candidato da Lista A apresentou o projeto que quer implementar na casa do Sporting

O Estádio José de Alvalade terá todas as cadeiras verdes, caso Pedro Madeira Rodrigues vença as eleições de 4 de março. O candidato da Lista A apresentou o projeto à imprensa que terá quatro pontos fulcrais. As cadeiras atuais serão substituídas por cadeiras verdes, o fosso será tapado, acrescentando 1800 lugares à atual lotação do estádio, haverá lugar à instalação de um ecrã Led que circundará todo o estádio, e serão instaladas cadeiras "Safe Standing" nas bancadas destinadas às claques, que permite aos adeptos que assistam ao jogo de pé, em segurança.

O projeto apresentado por Madeira Rodrigues custará cerca de 1,5 milhões de euros e o candidato garante que as obras decorrerão na pré-temporada, estando tudo pronto no início da época 2017/18. Isto, claro, caso vença as eleições.

in O Jogo



A notícia é do jornal O Jogo, publicada há pouco, e foi partilhada por Pedro Madeira Rodrigues na página de Facebook da sua candidatura. Como tal, assumo que não há, nesta notícia, qualquer deturpação ou mal-entendido por parte do jornal.


Simpatizo com a ideia de erradicação do fosso e de troca de cadeiras, mas é surreal que um candidato avance com uma promessa destas assumindo custos tão baixos. É impossível que um projeto que inclua a eliminação do fosso, ampliação de 1800 lugares da lotação do estádio, substituição das cadeiras, instalação de um ecrã LED a toda a volta do estádio e implementação do projeto Safe Standing, custe apenas 1,5 milhões de euros.

Orçamentar 1,5 milhões de euros só para as cadeiras, vá que não vá. É só fazer as contas: o estádio tem 50.000 cadeiras. Todas terão que ser substituídas, pois ao fim de 14 anos, as cadeiras verdes perderam alguma da sua cor e destoariam face às cadeiras novas. Isto significaria que cada cadeira teria um custo individual de 30 euros - que teriam que incluir o custo do material, mão-de-obra e transporte (desinstalar a cadeira atual, retirá-la do estádio, trazer a cadeira nova e instalá-la), e ainda a margem do empreiteiro. E dinheiro para tudo o resto que se promete neste pacote?

Nada a apontar à visão que Madeira Rodrigues tem para o estádio - a maior parte dos sportinguistas partilha este desejo. Mas dizer que tudo isto custará apenas 1,5 milhões é pura e completa demagogia. Ou será que Pedro Madeira Rodrigues estará a contar com a bondade dos investidores que são como irmãos para cobrir com os encargos remanescentes?