quarta-feira, 29 de março de 2017

113 dias

Foto: Paulo Calado / Record
Bruno de Carvalho foi castigado pelo CD da FPF em 113 dias. Cento e treze dias. Uma centena, uma dezena e três unidades de conjuntos de 24 horas. O maior castigo dado no futebol português a um presidente de clube desde a sentença do Apito Dourado.

Considerando o circo que se arma todos os anos no futebol português, só se poderia pressupor que as declarações de Bruno de Carvalho terão sido imensamente graves. No entanto, segundo o Record (LINK), as frases que estiveram na origem do castigo foram as seguintes:

A 15 de janeiro de 2016, após o final do Sporting-Tondela, visando Vitor Pereira, então presidente do Conselho de Arbitragem:
"Os jogos não se jogam dentro das quatro linhas";

"Gosto pouco de estar a brincar ao futebol. O Senhor Vítor Pereira já ultrapassou todos os limites do rídiculo".

 Nesse mesmo dia, desta feita através da sua página de Facebook:
"Inacreditável... A pressão aos árbitros já mete nojo! Querem provocar o pânico aos árbitros nos jogos que arbitram do Sporting e ainda passar a mensagem que os jogadores do Sporting têm de estar a ser sempre punidos. Vitor Pereira já não perdeu só o bom senso a nomear, já perdeu toda a noção do ridículo!".

A 23 de janeiro de 2016, num artigo de opinião no jornal 'A Bola':
"Tem sido evidente, não posso deixar de salientar, a falta de critério e bom senso em muitas nomeações este ano, nunca sendo de atribuir a culpa aos árbitros porque estes apenas são nomeados. Tem sido claro que após conflitos públicos existentes entre a instituição Sporting e alguns árbitros, no que diz respeito à sua atuação menos positiva, os mesmos têm sido constantemente escolhidos para arbitrar jogos do Sporting numa perfeita afronta ao clube e num total desrespeito com a própria defesa do respetivo árbitro";
"Significa apenas o total desnorte e falta de bom senso daquele que devia decidir em prol do futebol e da classe dos árbitros: Vítor Pereira";

"São exemplos e factos concretos de que o futebol continua a ser jogado fora da quatro linhas, de que a forma como é feito já nem sequer é velada".

Não conheço os regulamentos. Não sei quais são as penas previstas para este tipo de declarações, mas é absurdo que o CD as considere mais graves do que muitas outras acusações, insinuações e insultos feitos por presidentes, dirigentes e funcionários de outros clubes. Só há duas conclusões que se podem retirar deste castigo: ou os critérios são iguais para todos e podemos esperar penas igualmente pesadas para outros intervenientes; ou há uma disciplina mais pesada para o Sporting do que para Benfica e Porto. 

A verdade é que nada indicia que as penas praticadas estejam a ser mais pesadas - a não ser as multas pelo intolerável arremesso de tremoços e bolas de esponja, ou por cânticos das claques. Na final da Taça da Liga, foi atirado um petardo que rebentou junto aos jogadores do Moreirense que festejavam um golo. Castigo, nem vê-lo. Há uns meses, a claque do Porto invadiu o centro de treino dos árbitros para mandar os recados. Castigo, nem vê-lo. Vieira, que, ao que se diz, insultou João Ferreira no início da época, foi punido apenas com metade da pena. Rui Vitória, há pouco mais de um mês, quando falava das arbitragens que, no seu entender, prejudicaram o Benfica contra Boavista e V. Setúbal, disse apenas isto: 



Já vi ameaças mais subtis. Castigo para estas declarações? Obviamente que nenhum. Os senhores do CD talvez estivessem de férias quando estas palavras foram proferidas.

Portanto, quando o Benfica fala em dualidade de critérios na justiça da FPF... parece ter razão. Bruno de Carvalho deverá agora recorrer para o TAD, e ninguém ficará surpreendido se a pena for cortada substancialmente - algo que já começa a ser hábito nas penas duras que o CD aplica a dirigentes e funcionários do Sporting. Resta saber se isso acontecerá ainda antes de o castigo de 113 dias ser cumprido na totalidade.

46 comentários :

  1. Se estas palavras proferidas por BdC resultam num castigo de 113 dias, só posso imaginar o que virá por aí com base no bardamerda dito no dia das eleições e que tanto ofendeu os queixinhas...

    Está assim aberta a caixa de Pandora para os castigos em barda no futebol português.
    O Sporting não poderá ficar calado após a aplicação deste castigo e deverá exigir que a mesma pena seja aplicada para as palavras e actos tão, ou mais graves, que aquelas ditas por BdC.

    Os queixinhas do futebol português são mesmo um clube de merda...

    ResponderEliminar
  2. A sério?
    Conseguem defender o castigo aplicado a um presidente e seu lacaio para o futebol, que tinham declarações diárias aos mais diferentes orgãos de comunicação social e nas redes sociais e que eram simplesmente difamatórias quanto à seriedade e idoneidade das mais variadas instituições e dirigentes das mesmas?
    Até o melhor advogado de defesa se escusaria a defender esta situação.
    Tenham vergonha das declarações incendiárias do vosso presidente.
    O castigo peca por defeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não seja ridículo.

      Já agora, estou curioso que suspensões virão aí, pelas declarações contra a FPF e outros orgãos do futebol, aquando o boicote. Ainda por cima sob a forma de comunicado oficial.

      Eliminar
    2. Aprende a ler seu anormal. O que está em causa é a dualidade de critérios que são aplicados quando se tratam de declarações de entidades, pessoas ligadas ao Sporting e de outros clubes - principalmente do carnide.

      Eliminar
    3. Vouchers - Arquivo

      Ameças com exércitos mitológicos - zero castigo

      Ameaças a uma juíza na TV - zero castigo

      Arremessar cadeiras e petardos ao guarda redes adversário - 16.000 euros multa (Ridicula pana, quando estao vidas em perigo)

      Roubo em Guimarães - Chegaram os clubes a acordo de indeminizaçao, Castigos Zero.

      Perseguições a árbitros dentro do campo - Zero castigos

      ETC...ETC...ETC...

      Realmente até concordo que há uma dualidade de critérios! O Carnide é MUITO AJUDADO PELO CD!

      Eliminar
    4. Custa a ler a verdade quando ela nos atinge, não custa?
      O que estavam à espera, o grande LFV já foi punido pelas declarações feitas, processo muito mais célere. E foram as únicas declarações que fez.
      Pelo contrário, o director geral Bruno, o seu lacaio para o futebol e o treinador fizeram afirmações difamatórias diárias e não se esqueçam que só estão a ser punidos pelas afirmações de 2015. Mais castigos se seguirão, inclusive ao cientista oitxchentxcha e oitxchô.

      Eliminar
    5. vá rena vai limpar a cueca rena que já está suja.

      Eliminar
  3. BRUNO DE CARVALHO COM o MAIOR CASTIGO A PRESIDENTES DESDE O APITO DOURADO

    Assim reza o título da não-noticia Record..

    Depois, a meu conselho, lá alteraram o texto, falando também em Apito Final.

    São coisas distintas.

    E, por mais que se esqueçam alguns, o tal castigo do Apito Final do Pavão Vermelho Ricardo Costa foi considerado nulo, inexistente. Pinto da Costa na realidade não teve castigo nenhum.

    Logo é uma fraude e um embuste, uma mentira, 5 anos depois do TFC de Lisboa ter anulado essas tretas continuar a dizer e a escrever que PdC apanhou 2 anos de suspensão.

    Não apanhou!!







    ResponderEliminar
  4. Mais do mesmo.

    O que retiro daqui é o pânico dos corruptos em vir a Alvalade. Porque é que eles tanto querem interditar o nosso estádio para a recepção à escumalha? Nem se percebe bem... Mas o que é isso do bom senso e do sentido para o SLBeneficia e os seus amigos?

    Cabe-nos a nós fazê-los passar ainda pior do que já iriam passar em Alvalade. OS cagalhões ambulantes já estão todos borrados.

    Benfica é merda.

    ResponderEliminar
  5. Seria interessante saber quem sao os "juizes" do CD e as suas preferencias clubisticas.

    ResponderEliminar
  6. E o video-árbitro no amigável França-Espanha? Estragou o jogo todo. Retira uma quota parte das vantagens de ter amigos como o vp, e isso não pode ser.
    Prevejo que chegue a Portugal daqui a 10 anos, já depois da sua implementação em todos os campeonatos "top" da UEFA.
    Entretanto já BdC foi suspenso mais 3 ou 4 vezes - com esta média será algo como ano e pouco.

    ResponderEliminar
  7. Quem nao chora nao mama...

    Os chorões choraram...

    ...o papá FG tratou de abrir a braguilha, tirar a "mama" e dar de mamar!

    Como nao podia desancar no porto, apenas sobrava o Sporting!

    Entretanto os guarda redes adversários continuaram a levar cadeiradas e petardos, os adeptos adversários continuam a ser os alvos preferenciais dos very lights vermelhuscos, Ou roubos a armazéns de outros clubes, tudo isto é futebol, criticar os chefes dos árbitros, isso é que nao!

    FG tem a espinha dorsal de uma lesma.

    ResponderEliminar
  8. Mestre, depois deste labrego antunes incitar à violência, e de forma clara, objectiva e reiterada, num orgão de comunicação oficial da agremiação, Marta Soares é ameaçado e quase agredido pela xungaria de carnide... tentaram boicotar o jogo, mas não boicotaram a sua habitual boçalidade! Castigo?! Punição?! Ya... 'tá bem, abelha!

    https://streamable.com/4hdmo

    ResponderEliminar
  9. Por curiosidade fui reler as declarações do Vieira em Dezembro de 2015 e verificar qual tinha sido o castigo que lhe foi aplicado e fiquei estupefacto!

    As declarações:
    "Gostava de ver amanhã (segunda-feira), nas manchetes dos jornais desportivos, o título roubo em letras bem grandes. Vocês, jornalistas, viram bem o que se passou hoje na Luz. E o mais estranho é que o líder dos árbitros é o mesmo da última época. Escrevam a verdade, não tenham receio".

    Por apelidar com todas as letras um árbitro de ladrão, recebeu a exemplar punição de 23 dias e multa de cerca de mil euros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mestre, não se trata de ser sintomático! Trata-se sim de uma ligeira adaptação de um velhito ditado "ladrão que rouba a ladrão...", no caso, "Ladrão que chama a outro de "ladrão", tem cem anos de perdão", daí talvez os tais 23 dias! =)

      SL

      Eliminar
  10. Não conheço os regulamentos."

    Não costumas falhar no trabalho de casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tu por aqui só ocupas espaço!

      HIT and SCROLL.

      Eliminar
  11. Não concordo com este castigo,acho que no minimo deveria ter levado pena perpétua e se reincindir pena de morte.Espero um agravamento severo da pena por parte do TAD.

    Estamos num país de brandos costumes,é tempo de acabar com as injustiças.Se és cadastrado,um ladrão de bancos,vendes droga no teu estádio,és um corrupto de primeira,mandas na arbitragem e assim ganhas campeonatos,és um exemplo para toda a sociedade.Se te limparem o cadastro ainda chegas a presidente da república.

    ResponderEliminar
  12. Agora sim, começou a verdadeira campanha eleitoral da Oposição. E isto, na verdade, apginda mal começou!

    ResponderEliminar
  13. Logo vai a TVI desrespeitar a pena e provavelmente meter mais lenha na fogueira. Quando a pena for agravada ainda se vai armar em coitadinho.
    E as declarações mais incendiárias que arranjaram de um elemento ligada ao Benfica foram as do treinador que pediu para não brincar com o seu trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando alguém não aceita e recorre de uma pena, essa fica suspensa. Logo, logo á noite não vai desrespeitar pena nenhuma!!

      Aprende Hugo Bilinhas.

      Eliminar
    2. E caso brinquem com o seu trabalho ele "incendeia" 6M de ursos.

      Eliminar
    3. Nada incendiarias foram as do RGS no programa dia seguinte, onde ameaçou uma juíza. E na altura ainda era vice. Castigo Zero!

      Sim sao um anjinhos voces!

      Eliminar
    4. "O fiscal não viu porque não quis"

      JJ

      "Jorge Sousa expulsou o Ederson do banco para se o Júlio César saísse por lesão, o Carnide ficasse sem GR"

      Director de Conteúdos e pai de vocês todos, Rui Gosma da Silva

      "Título do Porto é um tributo aos árbitros"

      Mr. Burns

      "Conseguiste o que querias"

      Sonso Vitória, Moreirense vs. Carnide.

      Eliminar
  14. Já muito foi feito ao alterar a acusação à última da hora só para safar o clube de jogos à porta fechada. Vergonhoso.

    Já agora, Mestre, vai falar do telefonema do Nuno Saraiva para a TSF com nome falso? heheh

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querias, nao querias...

      Nao acreditas que o teu clube consegue ganhar sem ajudas? Têm de jogar com os suplentes da secretaria?

      #TODOSBORRADOS

      Eliminar
    2. Jogos à porta fechada? Haja noção.. ou não. A vossa claque manda petardos e objectos perigosos para o campo, agride adeptos, faz 30 por uma linha e levam multas simbólicas e vens agora exigir que aquelas declarações (que não são muito diferentes das que o teu presidente e afins do carnide teçam quando as coisas não lhe corre de feição AH e que não são objecto de qq procedimento discplinar) sejam qualificadas mais gravosas? Ganha juízo.

      Eliminar
    3. Quer dizer, vocês assassinam adeptos e ninguém vos fecha o aterro, e agora, por delito de opinião é que o fariam ao SCP?! Epa, tem dó... aquilo lá, no CD, na apitagem e afins, está tudo por vossa conta mas também não se estiquem...

      Eliminar
    4. Aqui tem Mestre: https://www.youtube.com/watch?v=0D4EL21_j1o

      E não foi o único, o diretor de comunicação do FCP fez o mesmo. É a tal parceria que existe entre os dois clubes, pena que só um dos dois sai a ganhar com ela. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    5. Epa o JF nem vi ess bodega que meteste para ai, porque basta-me saber que voces nao sao nem melhores, nem piores...~

      Pedro Guerra a telefonar para a Btv com o nome de Fernando Santos!

      Rings any bell?

      http://www.xicapenico.org/2015/10/06/video-quando-pedro-guerra-se-fez-passar-por-fernando-santos-na-benfica-tv/

      Deves pensar que os outros andam aqui a passear!

      Eliminar
    6. JF, vi agora... :) A primeira voz é parecida, mas não me parece que seja ele. Quanto à segunda voz que é atribuída ao Saraiva, não só não tem nada a ver em termos de tom, como TEM PRONÚNCIA DO NORTE... :D

      Mais: por que raio é que o Saraiva havia de ter telefonado sob um nome falso quando ainda há umas semanas telefonou a meio de um programa da CMTV, identificando-se?

      Ridículo.

      Eliminar
    7. Mestre, da mesma forma que o Pedro Guerra tem um espaço de opinião na TV e mesmo assim deu-se ao trabalho de telefonar sob anonimato. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Eu não sei onde os senhores do Record vão buscar a informação, mas que há algo muito esquisito há!
    Ora vejamos:

    o *Autor: Ricardo Granada* escreve:
    "
    Na sequência do castigo de _113_dias_instaurado_pelo_Conselho_de_Disciplina_(CD)_a_Bruno_de_Carvalho_, ... que conduziram a atuação disciplinar sobre o presidente do Sporting.
    As frases que levaram ao castigo de Bruno de Carvalho:
    - A 15 de janeiro de 2016...
    ...
    - Nesse mesmo dia...
    - A 23 de janeiro de 2016...
    ...
    Autor: Ricardo Granada"
    in: http://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/conheca-as-frases-que-levaram-ao-castigo-de-113-dias-a-bruno-de-carvalho.html

    Na primeira frase liga para um texto escrito pelo *Autor: Sérgio Krithinas*:
    "
    O Conselho de Disciplina (CD) decidiu suspender Bruno de Carvalho por 113 dias e Octávio Machado por 75. Tudo na sequência de uma queixa apresentada pelo Benfica em novembro de 2015.
    ...
    Autor: Sérgio Krithinas
    "
    in:http://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/bruno-de-carvalho-suspenso-113-dias-octavio-machado-75.html


    Eu sei que os dirigentes do slb são quase deuses na terra, mas não sabia que eram melhores que a Maia e o Professor Karamba juntos.

    ResponderEliminar
  16. Mestre, o castigo é ridiculo. Mas permite ao BdC concentrar—se na preparação da nova época. Para além do simbolismo, vale 0 e acaba por proteger o Presidente. Este castigo apenas leva a um Sporting mais forte e mais bem preparado.

    ResponderEliminar
  17. Jogo à porta fechada? LOL, até tremes...

    E isto dito por um adepto de um clube que, entre outros "folclores" sem consequências, já assassinou um adepto num estádio ou em que um qualquer JF entrou em campo para apertar o pescoço a um árbitro.

    Escumalha ridícula.

    ResponderEliminar
  18. O Sr. Meirim como diligente adepto do boifica, não tem vergonha na cara, mas o assunto ainda não acabou. De qualquer modo, se a prática do Sr. Meirim se tornar norma aplicável em Portugal, então acaba-se a Assembleia da República, porque os deputados foram todos presos.
    Que se saiba, o fascismo não se encontra em vigor em Portugal, ou agora já se pode punir o simples delito de opinião?

    ResponderEliminar
  19. Os dirigentes (TODOS, sem excepção) deveriam ser totalmente proibidos de falar acerca de arbitragens!
    Como já se faz em alguns países, aliás...
    Multas de 200€? Multas de 2000€?
    Só lá vai com multas de "jogos a porta fechada", "perda de pontos", "atirados ao rio"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os árbitros não são seres intocáveis, para mais sendo profissionais e a critica positiva ou negativa, a qualquer actividade, faz parte nas sociedades democráticas. Era o que mais faltava haver exceções na sociedade portuguesa em que o mundo do futebol se torna num mundo à parte e com regras diferentes do país.
      O problema não é falar-se das arbitragens. O problema é haver arbitragens manhosas, inclinadas, incompetentes, em que a fruta, o café com leite e os vouchers com 4 jantarinhos fazem parte integrante da actividade.
      Era o que mais faltava que um individuo que ganha 5000 €, por jogo, o seu trabalho não pudesse ser criticado. É verdade, que quem está a ser beneficiado, não necessita de falar e por isso, até convém estar calado.
      A lei da rolha era no tempo do Salazar e se assim fosse, nem se podia criticar o governo, os políticos, os deputados ou o Presidente da República, os juízes, o José Sócrates ou o Passos Coelho.
      porra de treta!

      Eliminar
    2. Jogos á porta fechada, perda de pontos, para todos ou só para alguns!

      É que o teu presidente ja foi castigado esta época por afirmar que o arbitro ROUBOU!!!

      Mas eu entendo, ate vos dá jeito que ninguém fale nas arbitragens, nao é?

      Eliminar
    3. Hahahaha antes eram os maiores chorões, agora querem proibir que o pessoal fale. Vê-se logo que são um esterco que só se dá bem em certo tipo de regime.

      Eliminar