sábado, 11 de março de 2017

A data das eleições

Um dos temas relacionados com as eleições - e que foi discutido à margem da campanha propriamente dita - é o da data em que as mesmas decorrem.

Efetivamente, março não me parece o período ideal, pelo facto de apanhar uma fase decisiva da temporada. Houve vários sportinguistas - incluindo, por exemplo, João Benedito - que sugeriram a marcação das eleições para após o final da época, ou seja, maio ou junho. Ora, este período parece-me o pior de todos. Quem partilha desta opinião é Rui Oliveira e Costa, que, no último sábado, apresentou argumentos importantes contra a marcação das eleições para o defeso.


Existem dois períodos em que é absolutamente fundamental que a administração esteja totalmente focada no clube: entre o princípio de maio e o final de agosto - para a preparação da época em todas as modalidades e, em particular, na gestão das transferências do futebol - e em janeiro - altura em que pode fazer correções em função de como a época estiver a decorrer. Março e abril também me parecem meses pouco adequados: uma nova direção que entre em funções vai perder os primeiros meses a conhecer os cantos à casa, o que poderá interferir com uma boa preparação da época. Sobra, portanto o período entre setembro, outubro e novembro.

O ideal parece-me mesmo outubro. A campanha pode decorrer em setembro, e assim dá mais de dois meses para a nova direção poder preparar o mercado de janeiro.

Agora que as eleições passaram, o tema vai deixar de estar na agenda mediática, mas seria bom que os órgão sociais tratassem deste assunto. Senão, daqui a 4 anos, estaremos novamente a lamentar a marcação das eleições para uma altura pouco conveniente.