quinta-feira, 2 de março de 2017

As contas do Sporting (1º semestre)

Os resultados do primeiro semestre seguiram na linha do que se esperava após a divulgação dos resultados do primeiro trimestre. Obviamente que os excelentes resultados se devem, em primeiro lugar, às mais-valias conseguidas com as vendas de João Mário, Slimani e Naldo, mas não é justo ignorar o aumento de faturação em todas as principais fontes de receitas não extraordinária. De realçar o crescimento de 33% das receitas com bilheteira face ao 1º semestre de 2015/16.


O Sporting já era o clube português que mais faturava com lugares de época, mas nesta época o salto foi significativo, na ordem dos 23,5%, graças ao aumento do preço médio das Gameboxes - que esta época incluíram 3 jogos da Liga dos Campeões -, mas também ao aumento do número de Gameboxes vendidas.

Em contrapartida, é claramente insuficiente a faturação em camarotes e business seats. Numa época em que as expetativas eram elevadíssimas à partida, não é compreensível que tenham ficado tantos camarotes por vender. A área corporate da SAD tem de ser reforçada urgentemente, já que o desempenho está bastante abaixo do desejável.


Na relação entre os proveitos e custos operacionais, o elevado aumento dos custos com a equipa de futebol foi acompanhado pelo crescimento das receitas. No entanto, convém relembrar que, no 2º semestre, há sempre um abrandamento das receitas face aos custos - daí ter sido necessário o emagrecimento do plantel. De qualquer forma, é previsível que o prejuízo operacional de 1,3 milhões aumente significativamente até ao final da época. Nada que coloque em risco o fecho do ano com o recorde de lucro da SAD, mas é sinal de que terá que haver um reajuste na próxima temporada, pois não teremos garantidas as receitas da Champions.


Juntando os proveitos operacionais excluindo jogadores às mais-valias das transferências, o Sporting faturou, no 1º semestre, um valor superior a 123 milhões de euros. E sem mendilhões, convém lembrar.

Em relação aos custos, para além do grande aumento de salários já mencionado, houve uma subida muito ligeira dos FSE's. 


Para terminar, de registar a descida do endividamento para 126 milhões de euros. Sinais muito positivos, que terão sequência ainda mais significativa no 1º trimestre de 2017/18, altura em que reembolsaremos os 30% das mais-valias das vendas de João Mário, Slimani e Naldo, tal como está estipulado no acordo quadro com a banca.


Há também uma referência à conta de reserva para a recompra de VMOC's: segundo o R&C, a 31 de dezembro, esta conta tinha um saldo de 3,1 milhões de euros. Este valor será significativamente aumentado em julho de 2017, com outros 20% das mais-valias das vendas dos jogadores atrás referidos, tal como está definido no mesmo acordo quadro com a banca.

49 comentários :

  1. Acho que no próximo exercicio devemos igualmente vender 1 ou 2 jogadores deste lote (R.Patricio, Adrien, W.Carvalho ou Gelson) o que deverá fazer que continuemos com estes resultados financeiros.
    Como diz, a nivel de Marketing há ainda muito por fazer...patrocinios Formação/Fut.Feminino, Camarotes/Business Seat´s, encaixes jogadores excedentários etc
    Mas pelo menos hoje já existe um maior optimismo em relação ao futuro, apesar de que a coisa ainda está complicada. O peso das VMOCs a recomprar (44 milhões) influencia tb bastante a gestão do clube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, na próxima época precisaremos de vender. Se um ou dois jogadores, depende do valor da venda e da racionalização de custos que se fizer.

      Eliminar
    2. Mas no início da epoca tens muito provavelmente os 15 milhões do Carlos Mané + 5 milhões do JME que é titular no Inter + provavelmente 5 milhões do Slimani (a ver vamos com o novo treinador) + 2 milhões com o Teo + 1,5 milhões com o Slavchev (opção obrigatório)...

      Só destes eu conto 28,5 milhões

      Portanto é no mínimo extemporâneo dizer que vai ser preciso vender pérolas... Porque até depois ainda tens 3 milhões de sobra depois de pagar a doyen bon voyage e até nunca!

      O foco principal vai ser mesmo qualificar para a Chanpions, mesmo que seja por pre-eleminatória... então é estar por trás da equipa a 100%, não só os melhores são necessários como devem ser apoiados e acarinhados a 100%, e não vendidos... e a estabilidade da continuidade e o reforçar dessas rotinas também vai ser muito importante.

      Eliminar
    3. Depois vejamos o seguinte, o negócio NOS vai entrar em 2018 e é quase um dobrar das receitas televisivas e patrocínio de 1a linha sobre o actual.. depois tens o Namings de pelo menos as Academias, e pôr o Merchandizing realmente a bombar... o que fará todas as outras receitas de publicidade aumentarem...

      Se entrarmos na Champions é bem possível ver as receitas operacionais aumentarem para mais de 60 milhões no próximo 1o Semestre, contra os 49 de agora (isto sem jogadores)...

      Que em contrapartida verá as despesas operacionais diminuírem bastante, pois não será preciso fazer outra vez obras no relvado e em toda a parte, e também os custos com as dividas devem baixar substancialmente, pois o passivo consolidado deve baixar para os 300 milhões ou menos... para não falar numa Doyen que estão nas contas como se já tivéssemos pago (SÓ LAMPIÕES DE MÁ FÉ NÃO PERCEBEM ISTO)... e não é todos os anos que vamos ter de pagar os mesmos 15 milhões... (por acaso foi pago nas contas do ano passado, o que tem sofrido este ano é as receitas com verbas avultadas retidas)..

      O tal centro de alto rendimento pode ser construído pelo Naming do Pavilhão mais um bom aumento da quotização (as equipas de milhões das modalidades até deram lucro) pela entrada de mais sócios... Rumo aos 170 mil!

      Vender pérolas ala merdica e oporco é exactamente contrário ao modelo... e mesmo que para o ano dê prejuízo (DUVIDO), não há crise nenhuma se fôr inferior ao lucro desta... É PRECISO É OBRA E CONSOLUDAÇÃO PARA O FUTURO.

      Eliminar
  2. este verão vamos ter taça das confederações... como o Sporting vai ser o clube mais representado, podemos ter alguma valorização dos nossos jogadores portugueses.

    o benfica de jogadores portugueses já vendeu tudo o que podia gerar mais valias fora dos mendilhões. Durante os próximos 4-5 anos não fará nenhum negócio rentável.

    o porto precisa de vender mais de meia equipa para não ser expulso das competições europeias.

    eu ainda acredito que vamos ser campeões. Ganhando todos os jogos que faltam ficaremos com 80 pontos, não estamos em desvantagem contra as outras equipas.

    e não acredito que os outros cheguem tão folgados aos 80 pontos, aliás acredito que pelo menos 1 deles vai ficar pelo caminho, atrás de nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahaha
      -GRIMALDO (melhor defesa esquerdo em PT)
      -Lindelof
      -Nelson semedo
      -Ederson
      -Mitroglou

      "Durante os próximos 4/5 anos o Benfica não fará nenhum negócio rentável"!!!!

      Hahahahaha

      Maravilhoso o que se lê por aqui...

      Assim como:"eu ainda acredito que vamos ser campeões"

      É de louvar essa crença em milagres!
      Olha, eu acredito que o Elvis ainda está vivo!

      Até Maio (vulgo, até Abril... Por aqui)

      Eliminar
    2. lindelof? nelson semedo? grimaldo? LOOOL ó sergay.............

      Eliminar
    3. Ó Ser-gay, essa fé inabalável nos milagres do carrosel mágico dos mendilhões até tem alguma razão de ser... mas chega uma altura que até a melhor magia começa a falhar. Isto bem visível num Polvo Encornado que queria fazer 200 milhões em vendas de Jogadores nesta época que está a findar...

      Tal como o Porto ainda tens parte de Maio e Junho para a coisa entrar neste exercício, mas é de longe a PIOR OPCÇÃO, pois o mercado só abre a 1 de Julho... e vai ser preciso muita mágica e torcer de braços para convencer alguém a antecipar as escolhas...

      Por mim o Sporting ainda vai parar 'directinho' à Champions porque o Porto vai ser excluído... e Braga ou Guimarães à eliminatória...

      Esta crença do tudo ou nada em certo tipo de magicas, é que devia de deixar qualquer um minimamente inteligente completamente abismado...

      Eliminar
  3. Com estes resultados terríveis, se Bruno de Carvalho ganhar no sábado, não consegue aguentar-se 3 meses na presidência.

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha.. caiu neve uma vez em Lisboa, venderam-se 2 anéis.. e é tudo verde !!

    :-)

    E até se dão ao luxo de contabilizar o dinheiro da Doyen como receita e as partes que são dos Bancos e dos Detentores dos passes como tudo nosso !!

    É um fartote :-)

    Engraçado é que o dinheiro do aumento da PPTV nem sequer aparece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rapazinho, eu até te explicava... mas depois ainda percebias, e ficava a parecer que até eras um gajo inteligente...

      Eliminar
    2. Quid já que és tão sabido na matéria, porque não ires dar umas aulas de gestão ao teu clube?

      Eliminar
    3. A dívida à Doyen já entrou nas despesas, o dinheiro das competições europeias é para também ser contabilizado como receita. Não sei onde está a dúvida.

      As partes que foram para os bancos, foram para o abate da nossa dívida.

      Eliminar
    4. Quid quid...

      "E até se dão ao luxo de contabilizar o dinheiro da Doyen como receita e as partes que são dos Bancos e dos Detentores dos passes como tudo nosso !!"

      Mas o dinheiro que servirá, caso o tribunal assim decida, para pagar à Doyen é de quem? Do Alexandre Pinto da Costa ou do Sporting?
      Mas o dinheiro que o Sporting entrega à banca para amortização da divida é do Sporting ou do Alexandre Pinto da Costa?
      Mas os lucros (mais valias) com a alienação de atletas do Sporting, são para ser relevados nas contas do Sporting ou entrarão na declaração de IRS do Alexandre Pinto da Costa?

      A renegociação da PPTV está lá, cerca de 5M€ a mais por época desde a é poca passada e até final do presente contrato, onde iniciará o novo contrato, muito mais vantajoso.

      Agora vai lá até à Foz e contempla o magnífico azul que é o mar...

      Eliminar
    5. Quid, o dinheiro é do Sporting. Quando for entregue aos bancos, servirá para abater dívida. Em relação à Doyen, já foi assumido o prejuízo na época passada, que compensa o lucro assumido há duas épocas. Mas quem está a precisar que caia neve é mesmo o Porto... 30 milhões de prejuízo, apesar das receitas da Champions. Se não vendessem até final da época, chegariam aos 80 ou 90 milhões de prejuízo.

      Eliminar
    6. Os Bancos transformaram 135 Milhões.. em VMOCS. Mas isso, essa habilidade nada tem a ver nada com as percentagens que devem ser retidas obrigatoriamente das vendas de jogadores. Escusam de querer misturar duas coisas, operações distintas.

      Em 2015 esqueceram-se de fazer a provisão.
      Em 2016 disseram que já tinham feito a provisão.
      E agora em 2017 dizem que são os dinheiros da UEFA.

      Ora se o dinheiro é da UEFA e vai depois para a Doyen como é que é somado,
      adicionado no R&C como receita?!

      Não pode.

      O FCP não vendeu anéis, nem os dedos. O FCP pelo contrario até comprou, investiu mais. E até já pagou o seu Estádio. Tá pago !!!

      E, sim, já sabemos que em Junho irá vender. Mas o FCP não tem dívidas bancárias astronómicas, nem tem VMOCS, nem tem N de indemnizações a pagar...

      Um pouco mais de seriedade, por favor. O FCP não empurra com a barriga os problemas para a frente.

      Eliminar
    7. Quid aqui...

      http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/noticias/2017-03-01/sad-com-melhor-resultado-de-sempre

      Eu acho que o teu problema é que tu não lês, por isso dizes tanta bacorada.

      Se os montantes da UEFA *é um DIREITO*, porque q é que o Sporting não há-de contabilizar???

      Estás no ACTIVO (como se devessem a nós Sporting)... mas não afecta saldos de caixa,pois deve estar com que uma imparidade total por assim dizer.. Já que o plum o graveto não entrou realmente.

      O Sporting JÁ PAGOU À DOYEN NAS CONTAS de 15/16.. REPITO... JÁ PAGOU À DOYEN, através do reconhecimento dessa dívida (logo passivo), e da constituição duma 'Provisão especial' (que equivale nas contas a pôr dinheiro de parte), provisão essa que foi reforçada no 1o trimestre por causa dos juros, e que entra nas contas como *despesa*, logo com influência directa no Resultado Líquido do Exercício...

      ... por isso é que a época passada deu 15 milhões a mais de prejuízo do que deveria ter dado.

      Se NÃO CONTABILIZASSE OS MONTANTES DA UEFA era como se estivesse a pagar a mesma coisa mais de 2 VEZES (isto para as contas, já que os valores retidos são SUPERIORES aos da dívida).

      Se és sempre assim só vais ganhar amigos oh Quid Quid... de tromba partida!.. (quando abrires um café ou uma loja é certinho, se fizeres o que dizes aqui, aos clientes)

      Quando fôr tudo saldado já não afecta practicamente em nada para RESULTADOS as contas.. Apenas essa divida desaparece, logo passivo diminui 15 milhões, e a diferença a mais dos dinheiros da UEFA entram em caixa como disponiveis(como receita), diminuindo o ACTIVO pelo valor total que agora está como crédito do clube. ponto

      Tu és mesmo um ganda perito em contabilidade oh Quid!!, se visses as do teu clube, então calcúlo que deveria de ser só sorrisos de felicidade lol.. tal não é o entendimento da coisa da animalidade lol..

      Eliminar
    8. Galego, 'tas todo queimado... faz como o outro, como a tua presença aqui está a ser divertidamente inconveniente, finge que vais defecar, e baza sem voltar, ok?

      Eliminar
    9. Isso querias tu mouro zebrado comedor de alface e capim.. ficar aqui sozinhos a lamber-vos e a coçar uns aos outros as patitas.. para não dizer outra coisa!!

      Eliminar
    10. Diz o Quid: ... o FCP não tem dividas bancarias astronómicas ...

      Abre os olhos Quid ou aprende a ler ou pede a alguém que te leia a Nota 11 do ultimo relatório do teu clube. Até lá eu faço um pequeno resumo:
      Divida bancaria corrente: 88M divida bancaria não corrente: 77M
      Total divida bancaria: 165M
      Depois num quadro com letra muito pequenina podes ver financiamento a financiamento aquele que se vence este ano e que terá de ser pago ou renegociado e são 90M

      É cada cromo, não tem divida bancaria astronómica, vai é pensando e sugerindo uma forma para cumprirem, talvez encontrem um banco que faça uma operação do género das vmocs ou uma doyen ou mendes interessado em comprar o clube.

      Eliminar
    11. Sabes o significado de 'astronómica?!

      Deves pensar que o FCP tem escondidos debaixo do tapete mais de 500 Milhões de Passivo!!

      :-)

      Eliminar
    12. Alex, temos um conceito de dimensão muito diferente. Com um capital social de 112M e uma divida bancaria de 165M e achas que não é astronómica. Atendendo ao teu conceito de astronómica, tenho a certeza que deve haver uma fila de investidores à porta da SAD a propor novos financiamentos.
      Talvez possas explicar a tua noção de astronómica aos auditores, que numa das ultimas paginas do r&c escreveram o seguinte:
      "...Entidade se encontrar em incumprimento com
      os requisitos do “break-even”, tal como definido pelo Regulamento de Licenciamento de Clubes para
      as Competições da UEFA"
      E mais abaixo teve a ousadia (espero que os SD permaneçam calmos) de escrever:
      "...as demonstrações financeiras individuais da Entidade evidenciam
      estar perdida a totalidade do seu capital social"

      Mas Ok, tudo bem ... não acordes para a realidade que não vale mesmo a pena.

      Eu, em momento algum falei em passivo e ou se o FCP o esconde ou não, pelo que essa boca não deve ser para mim. Mas se tiveres alguma duvida que queiras esclarecer sobre passivos, é só perguntares que quando e se tiver tempo respondo.

      Eliminar
  5. -PAZADAS DE CARVÃO-

    AS ELEIÇÕES – Parte IV


    “Já deu para perceber em quem votariam os inimigos do Sporting caso fossem sócios com quotas em dia.”
    By Mestre de Cerimónias”

    Mas o mais curioso é que começam a perceber que vão ser derrotados e mudam o discurso para o “ainda bem que Bruno de Carvalho vai ganhar!”


    → CITYDOG É O CANDIDATO DOS INIMIGOS DO SPORTING

    1- “Também achei Madeira Rodrigues muito superior? Sou sócio Há quase 20 anaos ineterruptos... Será que tn sou "inimigo do Sportng"?”
    By Unknown, 24 de fevereiro de 2017 às 14:21

    Nota: Corneto na testa tens de certeza, Sportinguista… duvido muito!


    2- “Resumindo, ou pensam como vocês ou são uns vendidos.
    Não se esqueçam, 60% para o BdC 40% para o Madeira.”
    By John Billy #35 vota Bruno de Carvalho, 24 de fevereiro de 2017 às 15:15

    Nota: ´Não me esquecerei!


    3- “Sportinguista vota bdc... Não vá na conversa da cs vermelha.
    Com mais 4 anos de bdc o pior que pode acontecer é serem iguais a estes. Lol”
    By Nuno Martins,24 de fevereiro de 2017 às 15:28


    Nota: O matacão martins confirma a derrota antecipada.


    4- “Ps: eu votaria pela certeza: BdC!
    Já todos sabemos o que vale...
    O desconhecido que PMR representa, poderia vir a ser um perigo para os objectivos do actual tri, e com BdC ao leme, provável HEPTA”
    By Sergey, 24 de fevereiro de 2017 às 15:36

    Nota: Sergay, ainda não ganhaste o TRETA, e sim, Bruno de Carvalho amedronta-te!


    5- (para o Grande Ricardo)
    “Oh rapazito (…) Já estou farto de ver o meu nome nos teus comentários.
    Procura vida noutro lado. Não eras tu que crias, antes, que este Blog acabasse a existir diversidade de opiniões? Devias ter vergonha de debitar por aqui.”
    By jorgen80, 24 de fevereiro de 2017 às 17:16

    Nota 1: déjà-vu!

    Nota 2: Crias? QI80, crias ter um cérebro?

    Nota 3: “Procura vida noutro lado”. LOL, do melhor, vindo de um lampião acéfalo que não larga o Artista!


    6- (…) “até se fica burro com esta gente.”
    By jorgen80, 24 de fevereiro de 2017 às 23:24

    Nota: Buuuuuuurrrroooooooooooo.


    7- (…) “Surpreendeu-me o Pedro. Tem classe de Presidente. (…) Mostrou carácter e o Bruno à beira deste, é um Zé Ninguém no trato e na educação. (…) Postura de líder e qualidade no discurso; Convicção sem arrogância. Um líder, em suma.”
    By jorgen80, 24 de fevereiro de 2017 às 23:24

    Nota: Acorda burro, estavas a delirar!


    8- (…) “Espero, por isso, que todos votem massivamente no Bruno.”
    By jorgen80, 24 de fevereiro de 2017 às 23:24

    Nota: E o Prémio Nobel da hipocrisia vai para… QI80!!!


    9- “Foi tão evidente que ontem o BdC perdeu o debate, que hoje sentiu necessidade de mais um post no Facebook para dar as respostas que não teve coragem de responder na cara.”
    By John Billy #35 vota Bruno de Carvalho, 24 de fevereiro de 2017 às 17:36

    Nota: E tens esperanças (hipócritas) que o CityDog ganhe as eleições?



    Saudações Leoninas,
    CB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abençoado regresso das Pazadas de Carvão !

      SL

      Eliminar
    2. Reparem bem na pazada de carvão que hoje me enviaram:

      "Eleições SCP - Lista A. No dia 04 de Março venha votar e faça ouvir a sua voz. Vota Lista A para, juntos, voltarmos a pôr o nosso Sporting #SempreNaFrente
      #PMR"

      Nota: Vade Retro CityDog!!!

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Também recebi essa linda mensagem...
      Desde quando é que eu dei autorização para darem o meu número ao Caruncho Rodrigues?

      Eliminar
    5. Nem reagem os lampiões face à clareza com que o CB expõe a estupidez, hipocrisia e outras limitações de QI...

      Eliminar
    6. Tambem recebi!
      Ao que chegou o desespero!

      Eliminar
    7. Epa ó CB isso nao é uma pazada isso ja pode ser considerado uma sacada de carvao.

      Eliminar
  6. MIster, relativo aos "Camarotes e Business Seats" aumento de 14% vs 2S do ano anterior. Concordo que temos espaço e caminho para crescer, mas esta rubrica é no 2S que entram os maiores valores, tradicionalmente atingindo valores que duplicam os do 1S. Aplicando o mesmo crescimento teríamos mais de 4,5M no final do Ano. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, sim, o valor continuará a crescer até ao final da época, porque as receitas deste tipo (bilheteira, camarotes, TV, publicidade) é repartida equitativamente ao longo do ano. De qualquer forma, o crescimento da parte corporate desiludiu-me, porque há imenso espaço para melhorar.

      Eliminar
  7. Foi pena ter se arriscado tanto esta época e falhado desportivamente. Percebo o que se fez, mas espero que se aposte mais em jogadores da casa e se concentre o investimento em 1 ou 2 jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. os investimentos mais altos se não estou em erro (Dost de caras e Alan de uma forma gradual) parecem ter sido tiros certeiros.

      Eliminar
    2. Gastando mais dinheiro, a hipótese de se acertar é sempre superior. Esperemos que a direção saiba tirar as conclusões devidas do que se passou esta época.

      Eliminar
    3. Normal.. Lá fora não são assim tão burros como deixam entender pela elogia propagandistica que fazem às vendas do Merdica.

      Quanto menor é o préço, directamente proporcional tem a qualidade a tendência de o acompanhar.

      Mas pa jornalixeirada o Merdica vende super craques aos 20 e 30 milhões, e só compra craques para valorizar mesmo de 2 e 3 milhões... por isso é que tem um armazém cheio a ganhar pó... Às vezes tem-se sorte!.. 1 em 10.. mas tantos sem sorte nenhuma como o Carnide, é caso para dizer dass! Tabarato!

      Sim se o Sporting comprar que gaste 8 a 10 milhões em cada um... mas reforços realmente de peso, que se veja q possam ser reais mais valias.

      Eliminar
  8. Relativo aos camarotes e business seats o Sporting já começou a fazer o seu trabalho e renovou uma série de camarotes:

    http://www.betabrand.pt/pt/projects/sporting.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm bom aspeto. Agora há que melhorar o acompanhamento dos potenciais clientes.

      Eliminar
    2. Aquilo é um luxo mestre... duvido que alguém tenha igual.

      Acompanhamento... e serviços... aquilo são sítios que ninguém se sentiria mal até numa refeição... e mesa já têm.

      Eliminar
  9. Assim não vale, falar nas contas do Sporting sem anunciar "BOMBA" ou EXCLUSIVO" não tem piada nenhuma.

    ResponderEliminar
  10. Custos com pessoal absurdos para a merda de época que estamos a fazer. Não é um caminho sustentável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JRamos, não é o caminho desejável, obviamente. Sustentável até é, mas não é aceitável que se repita este nível de desperdício de recursos.

      Eliminar
    2. Este foi o maior erro do mandato. Ainda há muito por onde cortar no plantel, Douglas, marvin, Jefferson, petro, Campbell pelo menos

      Eliminar
    3. Parece-me uma estratégia arriscada. Nós não temos os árbitros como têm benfica e porto para nos garantir a CL. Confesso contudo que não sei o que se deve fazer para não perde competitividade mas passará pelo scouting, pela formação e por u dept. de futebol de excelência coisa que eu duvido qe BdC seja capaz com amaiia que ele tem que quer dirigir pessoalmente o futebol. Não quero dizer com isto que PMR deva ser presidente porque me parece um gajo para ser comido de cebolada pelo Vieira e pelo Pinto da Costa, quero dizer apenas que não acredito muito no modelo de estrutura para o futebol de BdC.

      Eliminar
    4. ~ 5 milhões por mês em TODO o pessoal não é muito... É REALISTA...

      A menos que não queiras competir a sério com ninguém... logo à partida os rivais estariam constantemente a acenar com ordenados muito maiores aos teus jogadores (ONDE É QUE EU JÁ VI ISTO!?)... e sem necessidade pois repara, o Sporting fez 49 milhões só no 1o Semestre sem contar com vendas de Jogadores (contando foi aos 122 milhões só no semestre)... em termos oficiais está a 11 de conseguir TODO o dinheiro para pagar esses 5 milhões todos os meses a TODO pessoal...

      Eu acho que até pode ir um pouquinho mais além... quando entrar a NOS de certeza que vai..

      Agora os problemas com um passivo e dívidas altíssimas de muitos anos de desgoverno, é claro que não permitem extravagâncias, nem disparates crassos de se pôr a comprar aos 50 e 60 milhões de Jogadores por época como fazem Porco e Merdica.

      Jasus e aposta na formação é para continuar como está... e estão lá 13 da formação 9 dos quais muito jovens (mais do que isto só tudo basicamente da formação).. e o Alan Ruiz, Spalvis e o Castaignos também são bem jovens... e o Gelson Dala para mim também tem futuro..

      Eliminar
  11. Reproduzo um comentário que fiz ontem sobre uma análise breve que fiz ao documento:

    "
    As contas são globalmente positivas, e acabam por ser um reflexo do trabalho meritório que a atual direção fez no seu mandato.

    No entanto, há alguns pontos do relatório e contas do primeiro semestre que considero importantes para analisarmos nos próximos tempos:

    1. As receitas geradas decorrem em grande parte do desempenho realizado no passado (vendas, liga dos campeões, bilheteira) e não é líquido que no próximo ano tal volte a suceder. É por isso crítico ajustar os custos operacionais para um nível sustentável (~75% receitas, ainda que julgo que os organismos do futebol apontem como prática o limite de 60%) que ainda assim permita encurtar de alguma forma o gap de competitividade para os rivais.

    2. A dinâmica operacional ainda não é virtuosa. Não temos uma base de custos operacionais que gerem o rendimento correspondente. É fundamental voltar a privilegiar os jogadores formados em Alcochete com custos salariais mais baixos e rendimento suficiente para as competições internas.

    3. O montante de ativo corrente é bastante inferior ao passivo corrente (creio que à volta de 50 milhões). Face às responsabilidades de curto prazo, terão de ser asseguradas novas disponibilidades suficientes para cumprir com as mesmas. Naturalmente existirão já soluções tácticas para dar resposta a essas obrigações de curto prazo (ex.: entrada em capital dos 18 milhões, emissão de novas Vmoc's prevista, ou venda de jogadores). Para termos uma noção desta falta de liquidez que me parece existir, apresentava-se em caixa 5 milhões de euros, que corresponde, ao valor médio do primeiro semestre, da rubrica de gastos com pessoal. Acresce que, ainda que os custos com pessoal sejam menores no semestre corrente, não vai haver prémios de UEFA e outras receitas sazonais no mesmo período. As necessidades de fundo de maneio serão por isso crescentes neste período, a juntar à situação de curto prazo complexa apresentada no R&C.

    4. Por último, nenhum dos pontos acima me faz questionar a recuperação económica e financeira levada a cabo nestes 4 anos. Confesso que não consigo entender como alguém, com base na informação pública e auditada por entidades independentes, pode questionar a evolução tremenda que foi conseguida. A situação atual está longe de ser ideal (e os pontos que levanto creio que descrevem as minhas principais preocupações com o presente e futuro próximo). Mas quem conseguiu o que conseguiu neste campo nos últimos 4 anos, será capaz de resolver certamente os problemas financeiros que hoje vivemos. Na vertente "contas" a lista de Bruno de Carvalho ao Conselho Diretivo mereceria indubitavelmente o meu voto.

    "

    Volto a reafirmar o trabalho extremamente positivo desta direção, mas o desalinhamento de maturidades entre disponibilidades e responsabilidades é um aspeto que gostava de ver corrigido, até pelo impacto que pode ter na competitividade da equipa na próxima época, com a eventual necessidade de venda de ativos que não tem de momento substituto à altura da primeira equipa.

    Saudações Leoninas
    Tearjerker

    ResponderEliminar