segunda-feira, 13 de março de 2017

Com Alan Ruiz e Bruno César disponíveis, que onze para o jogo com o Nacional?

Uma vez cumprido o jogo de castigo pela acumulação de cinco cartões amarelos, Alan Ruiz e Bruno César farão parte do lote de disponíveis para o jogo com o Nacional, no próximo sábado. Isto significa, em princípio, que Jorge Jesus voltará a mexer na equipa inicial.

Alan Ruiz tem sido dos melhores jogadores do Sporting em 2017. O argentino fez o suficiente para justificar, de momento, o estatuto de titular. Mas fará sentido retirar Podence - que só não foi o melhor em campo em Tondela porque Dost meteu a bola na baliza por quatro vezes - do onze? A meu ver, não.

Felizmente, Alan Ruiz e Daniel Podence não são jogadores incompatíveis. Recordo que demonstraram um excelente nível de entendimento nos quinze minutos que estiveram juntos em campo em Moreira de Cónegos. A jogada seguinte foi disso um bom exemplo.


Considerando que Alan Ruiz gosta de pisar terrenos centrais, meio descaído para a direita, Podence pode ser um complemento perfeito: é um jogador que, mesmo estando colocado na esquerda, tanto pode aproximar-se de Ruiz para jogar em apoio, como solicitar a desmarcação em profundidade; à semelhança do argentino, tem capacidade para jogar em espaços reduzidos; e oferece uma capacidade de pressão sobre a defesa adversária para a qual Ruiz não está minimamente talhado (ou interessado).

O sacrificado, neste caso, seria Matheus Pereira, o que acaba a soar um pouco a injustiça face ao bom jogo que fez. Mas pode perfeitamente ser lançado durante o jogo - até porque sabemos que Alan Ruiz não costuma durar mais do que 60 minutos.

Bruno César pode ser também uma opção, mas a meu ver faz mais sentido que seja considerado para a posição 8 - apesar de Bryan Ruiz ter estado bem nessas funções em Tondela. Para além disso, face ao momento de forma menos fulgurante de Gelson, não me chocaria se o extremo fosse poupado - o jogo com o Nacional é, em teoria, dos menos complicados que teremos até ao final da época -, abrindo assim espaço para Francisco Geraldes fazer um papel semelhante ao que era dado a João Mário na temporada passada.


Boas dores de cabeça para Jesus, caso a sua intenção seja mesmo apostar neste conjunto de miúdos que parecia não fazer parte das suas contas.

37 comentários :

  1. Mestre,

    o mais certo é Podence e Matheus voltarem para o banco (Matheus teve "sorte" de fazer aquela exibição, senão voltaria para a bancada), Palhinha continue no banco e Geraldes vá até à B(ancada).
    Sem ilusões.
    A. Ruiz só dura 60m? Sem problema, tem "cultura táctica".
    A equipa, à imagem da época e do jogo com o Vitória, não criará tantas oportunidades nem controlará o jogo? Sem problema, isto "dos putos a jogar não é assim".

    Bruno César tem de voltar à lateral-esquerda e não sair dali. É bom? Não. É melhor que temos.

    Patrício
    Esgaio; Coates; Oliveira/Semedo; B. César
    William; Geraldes
    Gelson; Podence; Matheus
    Dost

    Mas isto sou eu a sonhar...

    um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que consiga não enterrar (contra-senso?) acho que o Marvin deve continuar a jogar. Pelos vistos tem algum mercado e temos que o rentabilizar. O Geraldes com o JJ não joga a 8.

      Eliminar
    2. FCS,

      esse argumento, para mim, não faz sentido. O Sporting precisa de vitórias e de valorizar quem tem valor. Não podemos andar a brincar para que uns cepos sejam olhados por outros como aquilo que não são, cepos.
      Por acaso o Paulo Lopes joga no lugar do Ederson ou Júlio César? Se houvesse Grimaldo, achas que jogava o Eliseu? Só para valorizar?

      Entendo o raciocínio mas a exigência tem de passar por vencer, sempre, e com os melhores. Sacrificar resultados e exibições (e jogadores melhores) para (tentar) emendar erros? Não concordo.

      SL

      Eliminar
  2. Acho que mais cedo ou mais tarde o Jesus vai ter de dar o braço a torcer com o Xico a 8. Com a saída do Adrien vai ser inevitável, por isso mais valia começar esta época do que na próxima pré-época. Não quero mais melis e elias, tendo aquele puto no plantel e espero que o Bruno não entre em loucura como no defeso anterior

    Rui
    Ezequiel Paulo Coates BCésar
    Xico William
    Gelson Alan Podence
    Bas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e como tenho tempo livre a mais já fiz o meu plantel para a próxima época:

      Gr - Rui, Pedro Silva
      Laterais - Schelotto, Esgaio, Jonathan, Empis (ou contratação)
      Centrais - Coates, Paulo, Semedo, Domingos
      Médio Defensivo - Palhinha, William (contratação se este sair )
      Médio Centro - Geraldes, Gauld/Wallyson (a contar com a saída do Adrien)
      Extremos - Iuri, Matheus, Gelson, Bruno Cesar, Mané (se não for comprado pelo estugarda)
      Segundo Avançado - Podence, Alan (o Iuri e o Matheus tb fazem isto)
      PL - Bas, contratação e o Ruiz da b

      Eliminar
    2. Diogo,

      Eu diria que para a próxima época devíamos contratar 4 jogadores, 4 bons jogadores, com selo de qualidade (já chega de tiros no escuro e apostas de risco) para as seguintes posições:

      - 1 lateral esquerdo
      - 1 lateral direito
      - 1 médio 8 (não acredito que Adrien fique mais uma época)
      - 1 ponta de lança (para sombra do Bas Dost)

      Nas laterais era vender/despachar Schelotto, Marvin, Jefferson e fazer regressar Jonathan Silva.

      O JJ pode demorar mais algum tempo mas claro que vai dar o braço a torcer com o Geraldes, é um talento que não pode ser desperdiçado! E pode, como é obvio, jogar a 8 e com muita qualidade.

      Para além claro de Podence, Matheus e...Iuri que ontem marcou mais 2 livre e fez uma assistência.

      Eliminar
    3. Não lhe chamo loucura, quando não sabes ou tens a certeza, como os putos vindos da B e dss rodagens se vão comportar... e a pré-época é determinante para o Jasus, e Podence e Iuri e Palhinha e Matheus Pereira estiveram lá e deixaram imenso a desejar (e eu vi os jogos todos)...

      Por isso RODAGEM e adaptação aos esquemas tácticos é importantíssimo.

      E assim tens mais 2 a juntar aos q já lá estão, q são Iuri e Gauld (mais um jogão pela B sem desanumar)... Não é preciso mais Melis e Elias, é preciso é que os putos QUEIRAM REALMENTE MELHORAR sem pensar q já são craques feitos... como a aficion *feitichada* puxa...

      Com esses todos e a já darem algumas provas, mesmo assim não eras campeão de certeza!.. e depois se queres realmente fazer boa figura na Europa, então uma ou duas loucuras com consagrados q não estejam em fim de carreira vai ser necessário (Defesas laterais e um tipo MUITO rápido para a frente/ponta).

      Se vierem 3 ou 4, é porque saiem 3 ou 4(André Pinto +) , vendidos ou emprestados (não creio que seja alguma das pérolas)... por isso é muito melhor afiar a razão q a língua (uma constrói a outra destrói).

      E as loucuras do ano passado também se deveu à lesão do Spalvis e à oportunidade de negócio com o Corinthians, devido ao dinheiro que ainda nos deviam... depois da Varridela q mesmo assim ainda conseguiu dar um lucrozito nos passes, fica o Petrovic como o ERRO realmente, e as incógnitas Castaignos Spalvus e Bruno Paulista (todos muito jovens ainda) e que custaram todos entre 6 a 7 milhões...

      Portanto nada que tire o sono (todos custaram menos que o Dost ou o Alan Ruiz sozinhos) e se não correu muito bem por várias razões, incluindo lesões graves e sucessivas... a *loucura* não é de estranhar nem surpreender... basta olhar o caixote de reserva dos rivaus, e quanto custaram(diferenças abismais q ninguém fala).

      CONCLUSÃO: Não se deve dar ouvidos à JORNALIXEIRADA, eles percebem menos de futebol (a maioria) q um deficiente mental numa casa de acolhimento (neste caso é casa de propaganda)... e eles e a influência deles, é a razão porque Portugal não ganhou mais Europeus Mundiais e outros torneios de valor(depois a culpa é do Ronaldo e do Engenheiro como já estavam a ensaiar)... quando nos escalões de formação que eles não ligam é só somar!..

      Eliminar
    4. Não chega para ser campeão Diogo, com um meio campo desses acontecia-te o que acontece ao benfica contra equipas mais fortes.
      Falta qualidade nas laterais também.

      Eliminar
    5. PM, duvido que o Adrien saia, pelo contrário até está em perigo de não ir à selecção por causa das lesões...

      Depois era

      René o rápido craque do flamengo para DE

      Van der Wiel o rápido internacional holandês q quer sair do Trasonspor para DD

      Nabil Bahoui do Hamburgo, o experiente internacional sueco para fazer companhia ao Dost

      Adam Ounas do Bordéus, como um ala/extremo/avançado super rápido como joker(e que joker!, e muito jovem)... e podiam levar o Abébias Jug de volta... quase à borla...

      Eliminar
    6. Eu não comprava ninguém para defesa direito, acho o schelotto bom jogador e o esgaio chegava para os 10 jogos que sobravam.
      Para defesa esquerdo o Jonathan vai ser o titular, por isso para suplente disse o empis, pois gosto dele, cruza e ataca bem, o problema é a defender. Admito que achem que ele não é o que precisamos e seja necessário ir ao mercado.
      Para médio defensivo compra se o William sair.
      Para médio centro duvido que haja no mercado acessível melhor que aqueles que nós temos. Não quero cá mais melis e Elias. Os nossos dão mais garantias do que um argentino ou brasileiro vindo às 3 pancadas, além disso corre-se o risco de acontecer com o gauld ou o geraldes o que ta a acontecer com o Iuri. Não arriscava.
      Extremos e 2os avançados está bom.
      Para ponta de lança é preciso um de certeza. O spalvis era perfeito, mas tivemos azar.

      Resumindo, eu só compraria um ponta de lança e talvez um defesa esquerdo

      Eliminar
    7. Como é Moutinho? Entao nao chega para ser campeao, mas voçes foram!

      Fugiram-te os dedos para a verdade? Será essa afirmação, uma inconciente admissao do colinho da afaf?

      Eliminar
    8. Diogo o Jonathan já nem é titular do Boca.. pelo menos o Zé Glar já está ambientado. (~2 anos a regredir devem pesar e de que maneira).

      Eliminar
  3. Não temos volta a dar. Neste momento Jorge Jesus tem um conjunto de jogadores de grande valor. No próximo jogo contra o Nacional, colocava a seguinte equipa : GR: R. Patrício, schelotto, Coates, Paulo Oliveira, Jeferson , Médios: W. Carvalho, Bruno Cesar, Francisco Geraldes, Podence, Mateus Pereira e Das Bost. Jorge jesus vai ter que dar vida a estes jovens que tem muito futebol nas pernas e que com toda a certeza vão ser muito importantes para o Sporting nos próximos anos. Gelson Martins necessita de descanso, mas também pode jogar… só gostava de ver Francisco Geraldes a jogar mais tempo neste Sporting. Alan Ruiz é muito bom jogador, mas ainda não estou totalmente satisfeito, ainda falta qualquer coisa para ser grande jogador. Estou a espera de ver o regresso de Adrien para o meio campo: W.Carvalho/Adrein e com os meninos na frente Francisco Geraldes/Gelson Martins/Podence/M. Pereira/Alan Ruiz. Jesus pode ter aqui um conjunto de jogadores que bem trabalhados pode finalmente chegar a muitas conquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se percebo o critério muito depende como os jogadores se portarem nos treinos... para quem não ouviu foi exactamente isso que o Jasus disse ao Matheus no meio da conversa:"joga como jogas nos treinos" (e assim deve ser)

      Eliminar
    2. Depois Geraldes não é ponta, nem tem a mobilidade *ainda* dum JME para jogar a falso ponta... nem a agressividade dum Adrien a defender, para jogar a 8 à Jasus... nem a capacidade de remate e finalização dum Alan Ruiz para jogar a 10... é muito bom jogador, mas fica curto por detalhes -> Nada que uns treinos com o nestre de kickbox e com o Obikuelo não resolvessem.

      Depois oh Carlos, com William e Adrien no meio e Geraldes/Podence/Matheus/Gelson/Alan Ruiz mais à frente, ou jogavas sem o Dost ou jogavas com uma defesa a 3.

      É que a bazófia e o ruído é tão intenso vindo de fora sobre a formação, q as pessoas esquecem quantos é que já lá não estão da formação e são jovens (Alan tem 22)... se incluisses o Esgaio (nunca comprometeu a meu ver), o Palhinha e o Ruben Semedo q já jogaram todos e bem(a meu ver), tinhas uma equipa practicamente toda da formação (nenos 3), e uma média de idades pouco acima dos sub23... NÃO CREIO QUE ISTO FAÇA UM CANPEÂO.

      Eliminar
  4. Eu apenas trocava Brian Ruiz por Bruno César... Embora acredite que se manterá Podence na esquerda e entre Alan Ruiz no apoio a Bas Dost e Bruno César por Brian Ruiz.

    ResponderEliminar
  5. Alan Ruiz vai entrar no 11. Podence para a esquerda, Matheus no banco.
    William e Bryan no meio campo.
    Duvida na lateral esquerda, sendo que ainda não apanhei bem o critério de escolha, pode ser um dos 4 que já jogaram nessa posição.

    ResponderEliminar
  6. No dia que o Bryan sair do 11 (e que não esteja lesionado nem foi à selecção no dia anterior), é o dia em que JJ já não é treinador do Sporting...

    ResponderEliminar
  7. O Nacional vai fechar-se lá atrás, por isso precisamos de velocidade e imprevisibilidade na frente: apenas B.César no lugar de Bryan e mantinha Podence e Matheus na equipa. Na 2ª parte, entraria com o Xico e o Alan e, mais tarde, o Esgaio.

    ResponderEliminar
  8. Não acredito que o Bruno César entre a meio-campo. Se entrar é a defesa esquerdo, portanto um Bryan Ruiz claramente a subir de forma deve jogar também (pode jogar na ala, ao centro e até ajudar na área), para imprimir bom dinamismo com o esquema táctico q ele já conhece bem, e *dinamismo* é o mais importante...

    Bruno César a DE, pois não me parece que o Nacional tenha ponta/ala direito para causar grande sobressaltos se algum.

    Depois concordo consigo Mestre, o Podence tem mais facilidade no espaço reduzido q o Alan Ruiz apsar de não ter a capacidade finalizadora deste... devem jogar os 2... Não só porque Podence adapta-se bem à ponta, mas até porque o Nacional vai andar a cheirar a redondinha com o tiki taka do Jasus, e de camião TIR sempre armado como se prevê.

    A grande incógnita vai mesmo ser como vai *jogar* o apitadeiro corrupto!???... se fôr isento como em Tondela prevê-se outra goleada isenta e esclarecedora.

    ResponderEliminar
  9. Tirem as vossas ilusões! O Xico irá jogar à João Mário ou a segundo avançado. Mas, muito provavelmente, vai ser a primeira opção. E bem, digo eu! Enquanto Adrien não sair (e acho difícil que venha a sair), ele está lá muito bem.

    ResponderEliminar
  10. Sai matheus e entra ruiz, podence para a ala.
    Bryan novamemte com William e alan????
    Uiiii que passadeira sera aqurle meio campo, vamos ver quem pressiona menos.
    Ja temos as laterais fracas e começar o jogo com dois jogadores que so se veem em campo qnd teem a bola nos pes vai ser mais um jogo de nervos esperemos q os homens da frente do nacional estejam em dia nao pois as oportunidades surgirao.
    Depois do jogo com o tondela em q os homens do jogo foram dost matheus e podence, apenas tiraria bryan e dava o lugar ao geraldes que tem 10vezes mais intensidade.

    ResponderEliminar
  11. A minha proposta:

    https://www.buildlineup.com/shared/58c6ffc88dd5dd25d4d19e89

    ResponderEliminar
  12. Por mim não há nenhum Ruiz no onze inicial.

    ResponderEliminar
  13. Concordo com este onze do Mestre, tal como ja o tinha referido ontem.

    Alan Ruiz nao merece perder o lugar no onze visto que o seu rendimento ate tem vindo a subir, e tem concretizado nos últimos jogos. Tira-lo neste momento era desfazer o trabalho ja feito para alem de injusto.

    Podence e Gelson para escavacar os laterais adversários e B.Cesar no lugar de Adrien, pois é um jogador com capacidade de choque e um bom remate de fora da area. Chega de experiências com BCesar a lateral.

    Tenho pena de escrever isto mas B.Ruiz esta muito longe da forma apresentada a época passada, e já merecia uma passagem pelo banco.

    quando Alan estourar perto do minuto 60\70, puxa o Podence para o lugar de Alan e entra Bruiz para a esquerda. É uma fezada que tenho, acho que Podence atrás de Dost é uma dupla imbatível.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunualexixi, tu concordas sempre com tudo o que o MdC diz. Nunca discordas.
      Ou és o Saraiva ou o próprio MdC ou um avençado ou um robot programado pela central de desinformação e intoxicação do Lumiar. Copia estes caracteres só para perceber se não és um robot: JÁ VOU EM 15 ANOS DE FRUSTRAÇÃO.

      Eliminar
    2. Pesquisa bem Rotolfo e verás que mentes.

      O que tu queres sei eu Rotolfo, mas psicanálise é no teu blog, eu cobro muito caro e posso ate garantir-te que nao tens cura.

      Portanto é melhor ires espalhar as tuas frustrações diárias la no teu cantinho intitulado de Disfunções Mentais do Rudolfo Dias. Deves ter tanto para escrever... pena ninguém te responder ou comentar por lá.

      Como o titulo do teu blog te assenta bem.

      PS- Nao entendo... porque razão alguém seria avençado e a sua função é escrever entre os seus? A propaganda lança-se sempre sobre o inimigo nao sobre os nossos. Os nossos já sao nossos, nao necessitam de ser convertidos.

      Mas é normal que penses assim, nao se pode pedir a um Seat Ibiza mk de 88 para andar a 200 á hora.

      Eliminar
    3. Ah pá Rena!, não é só frustração é também raiva de tantos anos de ROUBOS e tudo a resvalar para o buraco...

      Mas mesmo assim era muito pior a 30 anos da VERGONHA de ROUBOS COMPADRIOS COLINHOS E CONLUIOS... ontem BEM se viu com um tal Rosa do belenenses q já foi do Merdica, a oferecer um golo e a falhar 2 de baliza escancarada... isto fora os 2 penaltis descarados a favor do belenenses aka Merdica C, (nem protestaram os m*rdas) um q dava uma expulsão directa... para não falar do golo fora de jogo, tal como no caso do do Boavista, a bola passa a menos de 2 metros do Jonas bem adiantado, q se faz ao lance, antes de sobrar para o Mijoglu (se não tivessem q marcar 4 também é q eu me admirava)

      Eliminar
    4. Não consegues copiar os caracteres sugeridos.
      És mesmo um robot da central de desinformação e intoxicação do Lumiar.
      Mas já agora elucida-me, quando dizes "eu cobro muito caro", quanto levas à hora?

      Eliminar
    5. A ti nao te atendo Rotolfo, eu quero é gajas...

      ...e das boas, nao velhas desdentadas!

      Eliminar
    6. Nunoalectxixi, o que estás para ai a dizer? Podes escrever português para ver se entendo?

      Eliminar
    7. Normal que nao entendas rotolfo, como disse mais acima, nao se pode pedir a um Seat Ibiza de 88 que dê 200 km\hora!

      Eu compreendo as tuas limitações Rotolfo, e prometo que de agora em diante, quando te dirigir um comentário vou passar escrever com palavras mais simples.

      Eliminar
    8. E se a velha desdentada tivesse muito mas mesmo muito dinheiro e não tivesse herdeiros?
      Do género de pagares as VMOCs do teu clube e ainda sobrar 10 vezes mais para ti?

      Eliminar
    9. Nao queria rotolfo, o Sporting trata de si, e a minha modesta contribuição dou-a mensalmente...

      Mas pelo que entendo tu ias de cabeça, para o meio das teias de aranha.

      Sao gostos, ou no teu caso a falta dele. Ou talvez já algum desespero da tua parte...

      Eliminar
  14. Não deveria ser primordial dar tempo de jogo ao Podence nesta fase?

    PS: o Lampião de Mercado continua a fazer de conta que anteontem não houve clássico de júniores e Kelvinàda ao minuto 92, caiu de vez a máscara àqueles bostas.

    ResponderEliminar
  15. R.Patricio,Schelloto,Coates,P.Oliveira,B.Cesar-William,Palhinha-Gelson,Podence-Alan e Bas.


    SL

    ResponderEliminar
  16. O pior que pode acontecer a JJ esta época, é começar a apostar nos jovens da formação e o Sporting não vacilar mais até final da época pois lhe dará menos margem para pedir reforços no final da temporada. Por essa razão, penso que Geraldes e Matheus estão praticamente excluídos e terão muito poucos minutos até final da época.

    ResponderEliminar