quinta-feira, 23 de março de 2017

O outro lado do jogo de Dost

Tem sido evidente o aumento da influência de Bas Dost no futebol do Sporting, graças, sobretudo, aos golos que tem vindo a marcar, cada vez com maior frequência. No entanto, este aumento de influência não se limita aos golos que marca: o holandês é quase imbatível nos duelos aéreos; está cada vez mais eficaz nos apoios frontais que dá aos colegas, quando recua no momento de construção; e também se tem mostrado generoso no momento de servir os companheiro para finalizarem.

Vale a pena ler este post (com vídeo) da página de Facebook Treinador Daniel Silva, sobre o outro lado do jogo de Dost.


30 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa posta. Só não concordo com esta parte:
      "choque e do jogo aéreo. Na verdade, não se destaca em nenhum desses"

      Na liga tuga muito raramente perde bolas de cabeça, em lançamentos longos (normalmente do GR, através de pontapés de baliza), e coloca bem para iniciar ataque. Em termos de finalização, tem menos golos de cabeça do que seria expectável, mas temos poucos jogadores que saibam cruzar decentemente. Gelson, então, consegue fazer 1 bom cruzamento em cada 10 tentativas...

      Eliminar
    2. Sim mas é verdade lá por ter aquele perfil físico é um jogador franzino não é um tanque e foge claramente ao choque e não é um exímio cabeceador!

      Eliminar
    3. Não falei do choque, mas não percebo isso do exímio cabeceador. Quais as valências a considerar ao certo?
      È que não estou a exagerar quando digo que ganha (e coloca em colegas) para cima de 70% das bolas longas que vão na sua direcção. E são bastantes, basta ver que recebe todos (mais ninguém salta à 1a bola) os pontapés de baliza. Portanto em capacidade de salto, percepção de onde vai cair a bola, posicionamento, e jogo de cabeça (para colocar em colegas) está num nível altíssimo.
      E nem tenho em conta as limitações do RP no jogo longo. Muitas vezes Dost quase que tem de ir buscar as bolas à bancada, ou à linha de meio campo.

      Eliminar
  2. É craque. Enganei-me em relação ao potencial deste jogador. É claramente "invenção" de Jesus. Incrível a evolução. Não tem características para jogos Champions, mas será sempre um jogador a ter em conta na Liga PT. Um pinheiro com muita técnica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enganaste em relação a tanta coisa, por aqui é quase tudo! Pois a tua opinião é enviesada pela avença...

      ...a melhor parte é que nao enganas mais ninguém, que nao seja a ti próprio!

      Curioso o facto de com menos jogos na Champions, Bas Dost tem mais minutos e o mesmo numero de golos que os dois pontas de lança do teu "clube"!

      Xoninhas
      http://www.zerozero.pt/player.php?id=32221
      GluGlu
      http://www.zerozero.pt/player.php?id=40425
      Bas Dost
      http://www.zerozero.pt/player.php?id=70268

      Só com este pequeno facto, se vê a isenção do teu comentário e o que percebes de bola, ou seja ZERO, NADA, ÉS UM VAZIO DE IDEIAS OU FACTOS, REPLETO DE PALAVRAS BONITAS! JojO CONVENCE-TE QUE O CONTEÚDO, TEM MAIS VALOR QUE A FORMA!

      Ai... Ai... JojO... tu se te mandasses do topo de um prédio, perdias-te no caminho!

      MUAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAH

      Eliminar
    2. Incrível, mesmo quando não vens para aqui com a cartilha consegues não mandar uma para caixa... "Invenção" de Jesus? Pode ter evoluído, como acontece normalmente aos jogadores que chegam às mão do JJ, agora daí até ser "invenção"... Vai uma distância enorme.

      O Bas Dost é dos poucos rumores de mercado que me deixam imediatamente entusiasmado, a partir do momento em que eu considere haver uma possibilidade real para integrar o plantel. Um ponta de lança que seria sempre, à partida, uma garantia de golos. Eu raramente ouço falar dos reforços do SCP antes de cá virem parar (só acompanho as equipas de topo no futebol internacional), mas a qualidade do Dost já era bem conhecida. Principalmente pela época em que defrontou o Sporting, numa altura em que estava a marcar mais golos ainda do que os que está a marcar nesta fase. Esta liga para ele é uma brincadeira de crianças.

      Eliminar
    3. Até eu, que pouco ou nada percebo de bola, tenho q rir desse teu comentário. Patético.

      Eliminar
    4. Podes fundamentar porque é que achas que ele não é bom para a europa quando ele foi precisamente o nosso melhor (e único) avançado na fase de grupos. Aliás o nosso maior problema em toda a 1ª metade da época (campeonato e liga dos campeões) foi que não tínhamos um único avançado decente para entrar quando o Bas não marcava.

      Eliminar
    5. "Enganaste"

      Hahahahahahahahw

      Estes erros são mesmo a tua cara, Nuno Bot...
      As 3 cadeiras que deixaste na primária, agora fazem-te falta, nessa busca incessante por emprego como patinadora "à caixa central".

      A felicidade de terem este bom jogador, de quem são quase totalmente dependentes, é revelador da vossa falta de projecção!
      O Paços também está dependente do Welthon...

      Eliminar
    6. Diogo,
      Serão poucos os jogos em que um clube como o Sporting- Ou Benfica, ou Porto-se poderá considerar favorito numa competição como a Champions. Se os dois na frente não são capazes de fechar os caminhos dos centrais ou do trinco playmaker, o meio-campo do Sporting é engolido. E se a este juntares o Alan Ruiz que pouco faz defensivamente, a coisa complica-se.

      O facto de ser um jogador lento, também facilita a vida Às grandes equipas que jogam com a linha defensiva quase no meio-campo.

      Em Portugal é como peixe na água. As equipas fecham-se na sua área, e ele como é um jogador brutal off ball, vai busca-las todas sem se mexer muito.
      Mas a nossa Liga é uma brincadeira.

      Eliminar
    7. Bernardo Carvalho, este Bas Dost nada tem a ver com o do Wolfsburgo. Tem evoluído em todos os "stats". Para mim, é um jogador renovado, tal como o Adrien.

      Eliminar
    8. serginho o site da porto editora é na porta ao lado! Mas acho que já nao aceitam candidatos, terás de continuar a sobreviver apenas com o RSI!

      Voces, (tu e a JojO) sao muito (pouco) inteligentes, e a forma da vossa escrita é muito linda, pena é o conteúdo nem para esterco servir! Como é exemplo esse teu ultimo comentário!

      Bastou-me abrir 3 paginas no zero zero para refutar os vossos argumentos!

      A tua cabeça serginho é muito rica em nada, e como ninguém precisa de nada, a tua utilidade é nula!

      Sempre a navegar na mayonese...

      Eliminar
    9. Serginho esta tua frase:

      "As 3 cadeiras que deixaste na primária"

      Revela o teu profundo conhecimento do ensino primario, algo que segundo a tua frase duvido que tenhas alguma vez frequentado!

      O que nao tem mal nenhum, tu com a tua tele-escola tens conseguido safar-te.

      MUAHAHAHAHAHHAHAHAHAH

      Eliminar
    10. não concordo Jorgen.

      Se não tivéssemos um plantel com jogadores tão maus a serem opçao no início da época (elias, markovic, andré, petrovic, douglas) teríamos passado facilmente, e o Bas fez o que conseguiu nos dois jogos equilirados que fizemmos com o borussia

      Eliminar
    11. Até ferves... Ou fedes... Ou ambos! (2 respostas em poucos minutos! Estou emocionado...)

      Um pesaroso "deixa lá isso, indigente" com muita comiseração, meu caro Bot.
      (Já tens tpc... Aprender o significado de indigente e de comiseração)

      Pede emprestado um telefone com auto-corrector, aí no Chapitot.
      Nos intervalos do "mulher de barba" e "palhaço pobre" sempre escrevias uns textos sem erros, aqui no Artista do Dia!

      Eliminar
    12. Serginho tens muita palha para roer ate me enervares, menino...

      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

      Chapitot? Que é isso? Ou será que querias escrever "Chapitô"?

      Santa ignorância a tua, que tao bons momentos humorísticos nos proporcionam aqui no artista! As tuas palhaçadas, nao sao nem ricas, nem pobres, sao simplesmente...

      ...infantilismos!

      Va toma lá palha e vai roendo!

      Quando saíres da manjedoura responde...OK

      MUAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

      PS: Serginho, eu se comesse sopa de letras, cagava um insulto melhor que esse! LOL

      Eliminar
    13. Não estarás a confundir o Dost com o Piscinas? Esse é que não joga a ponta de um lampião (corno) em jogos contra os grandes. Quando defronta defesas menos meigos lá desaparece o inválido. Há quanto tempo ele está cá? Quantos golos em jogos grandes? Revelador, de muita coisa. O Dost corresponde, independentemente do adversário. Já o Sli era o oposto do Jonas, quanto mais difícil o adversário e as circunstâncias mais provável era ele aparecer. Um verdadeiro leão!

      Eliminar
    14. Bernardo Carvalho, já vi que és lagarto. Bas Dost é o melhor avançado de todos os tempos, e o Jonas a maior merda de sempre. Contente? Ainda bem.

      Eliminar
    15. Ainda tinhas dúvidas em relação à minha raça? Eu a ti topei-te logo, e graças a Deus que o computador não tem cheiro...

      Quanto ao resto... Não concordo contigo, mas sim estou contente. Ainda bem, como dizes.

      Eliminar
    16. LOL

      Nao jogo mais...

      Vou para casa e levo a bola...

      Quando faltam argumentos acaba assim!

      Eliminar
  3. Que o gajo é ganda PL, é! Agora já vai participando mais nas jogadas e pressionando mais alto, como o Sli fazia... a dupla Dost/Ruiz na próxima época...

    ResponderEliminar
  4. Não vou dizer que Dost é melhor que Jardel, Liedson ou Slimani, mas a verdade é que é de facto um PL fenomenal. Não o era em Agosto, mas é o agora, sem dúvida nenhuma.

    Não estou confiante no parceiro dele para o ataque. AR não me convence, e duvido que esteja ai nível do que a equipa necessita. Dos principais pontos criticos para JJ resolver.

    ResponderEliminar
  5. O prometido pinheiro sempre chegou, mas a segunda época de Dost não será como esta primeira. E se nesta nem com o melhor marcador conseguiram ser campeões....
    As equipas, mais atentas, colocarão um central eucalipto que, ou é mais alto ou seca pela raiz os pinheiros à sua volta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e nós contratamos um "koala" para comer comer esses eucaliptos todos!

      Eliminar
    2. Credo. Parece que estou a ler (ouvir) um puto de 10 anos a discutir futebol.
      "Mete um gajo alto e não passa nada!"
      E o jogo pelo chão? E o posicionamento? Será que as equipas não tentam à partida escolher gajos altos, mas com algum jeitinho para o futebol? Aliás, essa mesma "discriminação" não é feita automaticamente nas camadas jovens? Quantos centrais "baixos" jogam em grandes clubes no futebol moderno?
      Vão lá buscar gajos ao basket, que os adversários agradecem. Santa ignorância...

      Eliminar
    3. Keboi, que coisa disparatada, convém ler o comentário todo.
      O termo secar pela raiz, uma analogia com cortar pela raiz diz-te alguma coisa?
      Neste caso o lenhador não necessita de ser particularmente alto para fazer tombar o pinheiro.

      Eliminar
    4. Nunoalexictxi, para ti desta vez vai um Eheheh.

      Eliminar
  6. visita o meu blog em http://sporting1967.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  7. A malta também tem de ter um pouco mais calma, Bas Dost PARECE-ME um excelente PL, mas nao o vou julgar já, com apenas uma época em Portugal.

    Montero quando chegou também marcou uma porrada de golos, depois foi a secura que se viu!

    Deixem-no Bas é jogar! :)

    ResponderEliminar