quinta-feira, 30 de março de 2017

Record ataca Nuno Saraiva (e Francisco J. Marques) usando Hugo Gil como fonte

Ontem, enquanto decorria a entrevista de Bruno de Carvalho à TVI, a CMTV debruçou-se longamente sobre um post do blogue Hugo Gil, no qual Nuno Saraiva e Francisco J. Marques - respetivamente diretores de comunicação de Sporting e Porto -, eram acusados de terem telefonado para um fórum da TSF usando identidades falsas para atacar o diretor de comunicação do Benfica.

Print screen do post do blogue Hugo Gil, captado a 30-Mar.

O teor deste post não surpreende, vindo de quem vem. É carvão, mas carvão do mau. A voz do primeiro participante que é associado a Saraiva é parecida, de facto, mas, não me parece que seja dele. A segunda voz associada a Saraiva... não tem absolutamente nada a ver, e até tem um ligeiro sotaque do norte (!):


De qualquer forma, o facto de ser ou não ser Saraiva e o facto de ser ou não ser Francisco J. Marques (que desmentiu no programa Universo Porto da Bancada ter telefonado para a TSF) até é secundário. 

Não me espanta que a CMTV tenha pegado nisto e tenha apresentado o post de Hugo Gil como um facto comprovado, sem qualquer tentativa de apuramento da verdade antes de avançarem por este caminho - apenas me custa ver o papel patético a que José Manuel Freitas se presta. 


De facto, vivemos num país do faz-de-conta. José Manuel Freitas foi um jornalista que em tempos prezei, e hoje em dia parece condenado a fazer o papel de palhaço de serviço para um canal que vive do sensacionalismo. Diz que Nuno Saraiva devia ter ligado para a TSF, identificando-se como diretor de comunicação do Sporting - mas, na realidade, não é nada que Nuno Saraiva não tenha feito às claras, como o que se passou há pouco mais de dois meses... na própria CMTV:


Cabe na cabeça de alguém que Saraiva teria problemas em telefonar para uma rádio séria como a TSF, quando já demonstrou não ter problemas em telefonar para uma esterqueira como a CMTV?

Mas até aqui, tudo normal, considerando os intervenientes. O que realmente me incomoda é ver o Record - um jornal que, a meu ver, ainda não desistiu completamente de querer ser levado a sério - também a dar cobertura a esta fantochada, quer no online, quer na edição em papel:


Por azar, só encontraram a fotografia de Nuno Saraiva

Foi também uma pena a CMTV, José Manuel Freitas e o Record não terem visto este comentário no blogue Hugo Gil:


Se uma é fonte suficientemente legítima, então por que não dar o mesmo nível de credibilidade a este comentário? O perfil de Facebook indicado como sendo o do participante no fórum parece ser real.

Basicamente, o que aconteceu foi isto: o Record pegou numa não-notícia, usando como pretexto uma reação da TSF, para difundir de forma detalhada toda a versão do blogue benfiquista mais conotado com a equipa de propaganda oficiosa do Benfica. Com que objetivo? Evidentemente que não é o de informar os seus leitores, pelo que seria interessante que esclarecessem o motivo que levou os responsáveis do jornal a decidir publicar este artigo. Para mim, é claro: um ataque aos diretores de comunicação de Sporting e Porto.

E que raio de critério jornalístico é este? Desde quando é que o blogue Hugo Gil, um espaço que não é propriamente conhecido pelo rigor (e pela inteligência, já agora) com que aborda os temas que escolhe, serve de fonte de informação para o Record? Querem ser levados a sério? Assim fica difícil.

29 comentários :

  1. Era para ter comentado isso na posta onde um dos multinicks montou a sua churrascaria, mas ainda bem que o Mestre se deu ao trabalho de desmontar esta (mais uma) palhaçada. É que é tal e qual! Se alguém jura a pés juntos que até a primeira voz é do Nuno Saraiva, então sinto muito. Se pela sua sanidade mental ou se pela sua falta de caráter, deixo ao critério do júri.

    ResponderEliminar
  2. Mas na suposta voz do Pedro Berra, no papel de seleccionador nacional, já vocês se acreditaram. Os vossos rádios emitem as vozes às cores, só pode.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Rodolfo!... !... !... E depois não querem que a gente diga que comem gelados com a testa! Eu depois, um dia, talvez, se estiver para aí virado, levo-te ao Instituto Nacional de Linguística, ou lá como é que aquilo se chama, e, nessa altura, se não compreenderes ou, por acaso do destino, não conseguires ouvir bem as gravações, faço-te um desenho! E não sei porque escrevo tanto para responder a alguém que tem umas palas como se pôe aos burros!

      Eliminar
    2. Essa é outra que deu para rir. Nesse telefonema não houve dúvidas, já neste... "a voz é parecida mas não é a mesma pessoa". heheh

      Eliminar
    3. Levas-me a uma entidade cuja designação não existe?
      Mas se isso for aí por Lisboa, cuidado com a tua linguística que tem dado muitos casos de hepatite.

      Eliminar
    4. ... aí por Lisboa ... a compulsividade não tem limites ...

      Eliminar
    5. Foda-se ouvem tao bem que ate ouvem e entendem o que nao existe, e depois levam com a propaganda do Daesh encarnado e papam-na toda.

      Sao um "case study" estas papoilas...

      Eliminar
  3. Mas quem é este Paulo Sérgio Silva? Não se conhece, não interessa. O que interessa é vender mentiras e pôr (ainda mais) carvão.

    ResponderEliminar
  4. Interessante era a cofina dar o mesmo destaque ás escutas do porco Gil e confrontar as pessoas referidas com o auê ele diz.

    ResponderEliminar
  5. Carvão todo a fundo q sábado há jogo importantíssimo!
    Depois da música "Boicotes", seguiu-se "Claque da Selecção". Contudo o preferido de todos continua a ser "Eles querem calar-nos, são uns antis", la-la-la-la....

    ResponderEliminar
  6. É que as ditas vozes são tão iguais às dos ditos cujos, como o busto do CR7, inaugurado ontem no aeroporto da Madeira, é parecido com ele. É muita poeirada (branca) no ar.

    ResponderEliminar
  7. Interessante o ar de gozo do "moderador" ao afirmar que tem instruções precisas para mostrar a peça de carvão...

    ResponderEliminar
  8. Que comédia! Tanto falaram no Pedro Guerra e agora na vossa casa há um bem pior. heheh

    E nem sequer há coragem para admitir o óbvio.

    Mas uma coisa é certa, excelente parceria que o Porto arranjou, uma parceria que já tem alguns anos e lhes valeu bastantes troféus.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O obvio!?

      Lolololololol

      Ès um papa Propaganda...

      ...arrota para ai, ja que andas de barriga cheia de panfletos!

      PS:Quem papa as palavras de Hgil e Paquiderme revela pouca destreza mental!

      Eliminar
    2. e porque é que a fonte do porco gil deve ser considerada mais credível do que a de um rapaz benfiquista que diz conhecer a pessoa? Hipocrisia vivem vocês que pensam que toda a gente tem que descer ao vosso nível OU melhor ainda: denunciar desmascarar o vosso presidente para depois ir prestar vassalagem (e muito triste...) sem limites.

      Eliminar
  9. Tribunal com o Gil, com o CM e com o Record. Todos são responsáveis por ofensa à honra. O Sporting tem que judicializar a relaçã com a comunicação do benfica em vez de andar no bate boca.

    JRamos

    ResponderEliminar
  10. Esta teoria lampiónica é engraçada. Isto é pura propaganda ao tentar incutir em terceiros as técnicas de "Fernando dos Santos Alves". Mas alguém acredita que logo os 2 directores de comunicação do SCP e FCP iam ligar incógnitos para a TSF quando há maior visibilidade nas redes sociais ou tv? A única conclusão que se pode tirar é que os porcos encornados papam tudo o que é programas para "usar e vezar" nesta Guerra. "Ó Sousa Martins não pode valer tudo..."

    ResponderEliminar
  11. pela enésima vez o porco gil conseguiu entrar em todos os jornais através de uma fake news...

    ResponderEliminar
  12. Mestre,

    Que se saiba o único que ligou para um canal (Btv) e que se fez passar por outro foi mesmo um lampião asqueroso de nome Guerra.

    Estas tácticas nojentas são um exclusivo de gente pequena.

    https://youtu.be/OYDIpPnzX00

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é que é comer gelados com a testa.
      Relativizam a verdade em função das cores clubísticas.
      Sai mais um cornetto até morrer!

      Eliminar
  13. Isto de facto está horrível, mas os "jornaleiros" que já desistiram de ser jornalistas, ainda ajudam à festa. Por mim já desisti de gastar o meu tempo com "jornalixos", tipo "Rascord", "Burla" e "Nojo". De mim, nem um "tusto" veem, quer em online quer em papel. Para "Bardamerdas" emporcalhados, decisões radicais, porque a saúde mental agradece.

    ResponderEliminar
  14. Pensa o ladrão (neste caso o "comentador de imitação" Fernando Santos/Pedro Berra no forum da btv) que todos são da sua condição...

    O record está cada vez mais jornalixo repugnante e farinhudo (deve ser a ânsia de competir com a bolha vermelha pelos favores do orelhas)...

    ResponderEliminar
  15. Tou farto de referir isto, o que se faz hoje em Portugal nao é jornalismo, mas sim coscuvilhice brejeira, desde quando sites facciosos sao fontes credíveis?

    E diria o mesmo se a fonte fosse um site do Sporting!

    Ja dizia Juvenal "Panem et circenses" para distrair a plebe.

    ResponderEliminar
  16. Ainda ontem a SIC transmitiu uma reportagem sobre este tipo de 'coisas', tipo CM (TV), ou ABola - A VERDADE SOBRE A MENTIRA.

    O unico personagem que costuma ligar para programas a fazer-se de outrem, é um paquiderme que habitualmente estaciona às segundas feiras num programa de TV.

    ResponderEliminar
  17. Saraiva ta a amais no sporting...Nao me revejo nisto enfim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Saraiva não necessita de se esconder, uma vez que quando sentiu necessidade de repor a verdade, num programa de comentadeiros da bola, identificou-se, sem qualquer problema.
      Não está a mais no clube, porque o seu papel é defender o clube em todas as circunstâncias, nomeadamente dos reles ataques vermelhuscos.

      Eliminar
  18. Boa noite. Isto é uma trememenda estupidez. Fui eu quem ligou com o nome Carlos Antunes porque... é o meu nome! Já apresentei queixa crime contra o Hugo Gil e os diretores de comunicação vão fazer o mesmo, segundo penso

    ResponderEliminar