sábado, 15 de abril de 2017

A ganhar embalagem

Sabendo-se que o V. Setúbal já demonstrou ser uma equipa muito bem preparada para fazer estragos aos grandes - dois empates com o Porto, uma vitória e um empate ao Benfica, e uma vitória ao Sporting na Taça da Liga -, não se pode, de forma alguma, desvalorizar o bom jogo que o Sporting fez na noite de ontem no Bonfim.

A equipa da casa entrou com tudo, conseguindo encostar o Sporting à sua área nos minutos iniciais, mas, uma vez sacudida essa pressão, a partida passou a ter um sentido único: o V. Setúbal foi incapaz de contrariar a pressão intensa a que foi submetida e o Sporting foi empurrando o jogo para junto da área de Bruno Varela. O primeiro golo surgiu com naturalidade, e, com maior naturalidade ainda, apareceram os outros dois golos, que se adivinhavam a qualquer momento após uma entrada fortíssima do Sporting na segunda parte.

Nota-se um Sporting cada vez melhor, física e tecnicamente, em que a equipa sabe tirar partido das melhores características dos seus jogadores, e vai-se ganhando embalagem para aquilo que se deseja que seja o melhor final de época possível, considerando a falta de objetivos melhores.





Mais uma exibição muito sólida - depois de uma sequência de jogos em que o Sporting foi ganhando sem convencer, a equipa parece estar agora a entrar numa fase em que vence categoricamente, com excelentes prestações nos dois lados do campo. O V. Setúbal entrou bem, dominando os primeiros dez minutos da partida, mas a partir daí o jogo foi completamente controlado pelo Sporting - com particular ênfase para o início da segunda parte, onde a equipa foi simplesmente arrasadora e encerrou a discussão sobre quem levaria os três pontos. 

A primeira parte de Gelson - foram vários os jogadores que se aproveitaram a um bom nível, mas Gelson Martins destacou-se dos demais durante a primeira parte. Foi oportuno na forma como aproveitou a hesitação de Fábio Cardoso para marcar o golo inaugural, e ainda serviu de forma magistral Dost e Alan Ruiz - naquelas que foram as melhores ocasiões do Sporting durante os primeiros 45 minutos. Numa dessas ocasiões sofreu um penálti que João Pinheiro converteu em livre. Foi substituído assim que a vitória estava garantida, não fosse o árbitro encontrar algum motivo para lhe mostrar amarelo e deixá-lo e fora do dérbi.

Outros destaques - Bruno César deu boa sequência à grande exibição que teve contra o Boavista: esteve envolvido no primeiro golo e fez a assistência no segundo; o seu rendimento caiu na segunda parte, a partir do momento em que andou a saltar de posição em posição; Alan Ruiz não marcou, mas voltou a fazer um bom jogo, parecendo cada vez melhor fisicamente; Marvin Zeegelaar pouco fez a atacar, mas esteve muito bem a defender; William e Adrien tiveram um início de jogo pouco seguro, mas com o passar do tempo acabaram por conquistar o meio-campo; Podence entrou muito bem.

O passe de Alan Ruiz para o golo de Dost - o melhor momento do jogo. O passe do argentino de trivela foi perfeito - com a bola a fazer o arco necessário para passar pela única nesga de terreno que havia fora do alcance de Frederico Venâncio e Bruno Varela - encontrando Dost, que só teve que encostar e agradecer ao companheiro. Teve o bónus de colocar o holandês, provisoriamente, na liderança da Bota de Ouro.


O amarelo a Zeegelaar - conforme seria de esperar, o árbitro foi particularmente zeloso quando Zeegelaar fez a sua primeira falta, e não lhe perdoou o cartão amarelo - o que deixa o holandês de fora do dérbi. Marvin é um dos patinhos feios deste plantel, mas a verdade é que está a passar por um bom momento e poderemos sentir a sua falta na próxima jornada. 



Quinta vitória consecutiva (com um total de 15-2 em golos marcados e sofridos), oitava vitória nos últimos nove jogos. O Sporting está, claramente, a recuperar o seu melhor nível físico e técnico, à imagem do que vimos no início do campeonato. Que continue assim até ao fim.

11 comentários :

  1. Uma primeira parte difícil, com o nosso meio campo a falhar alguns passes, e a tremer muito na parte defensiva, incrível como os nossos jogadores são amarelados por qualquer faltazeca junto á linha lateral, ao contrario de outros que andam á 19 jornadas a dar pau sem ver amarelos.

    No regresso do balneário a equipa pareceu-me mais segura de si, o que se confirmou com o golo de William. Seguido de mais um para o Dost que ainda falhou duas boas oportunidades uma na primeira parte e outra já na recta final do jogo, mas talvez seja eu que estou (mal) habituado aos hat tricks e pokers.

    Quanto ás substituições, bem nas substituições o mestre da táctica deu-me uma liçao de "como baralhar alguém" incluindo ele próprio e quiça o Couceiro. A mim baralhou-me mesmo e bem.LOL

    Entra Podence, sai Marvin, BCesar desce para fazer o lugar de Marvin. Passados 8 minutos sai Alan Ruiz (ainda nao foi desta que completou um jogo) e entra Esgaio. BCesar vai para a posiçao de Alan ruiz e Esgaio faz o seu lugar como lateral.

    Sou só eu que vejo aqui uma grande atrofiadela do mestre da táctica?

    Incrível como continuamos a ser a equipa com mais posse de bola e no entanto "fazemos" mais faltas será problema nosso, ou um problema de uma visao afectada por escarlatina do apitador de serviço. Apitador este que deixou por marcar um penalti sobre Gelson?

    Como tesourinho deprimente guardei o momento em que os lampiões carregados de moscatel começaram a gritar pelo Edinho!

    Outro tesourinho deprimente aconteceu fora dos estádio ainda antes do jogo, para onde a BTVI24, mandou a Catarina Cardoso, (ex reporter e pivot da SportingTv) numa tentativa vã de sacar alguns comentários aos Leões, á qual alguns deles muito carinhosamente recusaram responder nao pela Catarina mas pelo canal que representa! Ai Ai Catarina onde te foste meter! Lá diz o ditado "peixe grande num lago pequeno".

    PS:Agora vamos por isto em alvoroço com o seguinte:

    http://sporting.filtro.pt/depois-das-declaracoes-de-briguel-esta-noticia-da-mesmo-que-pensar/

    "Jogos comprados hoje em dia já não, pelo menos no futebol profissional, da I Liga, fora, claro, esses casos que envolvem o Oriental. Provas não tenho, mas sei de situações em que quando chegam os jogos grandes há clubes a aliciar jogadores, a prometer que vai para ali ou para acolá, que vai para o Benfica, para o Sporting e o rendimento depois já não é o mesmo. E sabem disso e aproveitam essas situações." in Expresso

    "Patrick seguido pelos rivais de Lisboa mostra-se na Luz" in DN

    #QueresUmaMala?
    #OAurelioLevouUmaPorDarUm
    #OAlyGazhalDeuUmELevouUma
    #ORosaDizQueSaoDasBoas
    #OLuisDoSeixalTambemJáTemUma
    #OZainedineTambemQueriaMasNaoConseguiu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário ao comentário sobre um jogo do sporting:
      --1º parágrafo: "ao contrario de outros que andam á 19 jornadas"- apesar do á, o visado é mesmo o Glorioso Tri Campeão Benfica.
      --2º parágrafo: só mesmo depois do intervalo e depois de um golo oferecido pelo defesa sádico, perdão sadino, é que o futebol lá engrenou.
      --3º,4º,5º e 6º parágrafo:uma alusão a como o mestre da titica se baralha a ele e a todos, provando ser mesmo um mestre da titica.
      7º parágrafo: mais uma alusão ao Glorioso Tri Campeão Benfica, comentando um jogo do Sporting. Tal como a nós, também aos sportinguistas o Benfica não lhes sai da cabeça.
      8º parágrafo- alusão ao apartheid que se propõem fazer a toda a comunicação social, exceptuando a SportingTV. A calimerice continua.
      Parágrafos restantes- tentar justificar porque é que o defesa do Setúbal não se fez à bola para que o Gelson tivesse só que a empurrar para a baliza.

      Eliminar
    2. Epa este ferro comprido doeu-te, pudera foi mesmo no cachaço...

      ...até levantas a cabeça, raspas a pata dianteira no chão, espumas bilis pela boca, dás cabeçadas, mas vê la não partas alguma haste...

      ...è sinal que o ferro ficou bem cravado.

      Missão cumprida!

      A verdade custa a ler e doí não doí!!!

      Tens bom remédio MUDA PARA O SPORTING!

      AHAHAHAHHAHAHAHAHAH

      Eliminar
    3. Sabes o que é mais curioso Rena desarmada?

      È que no meu post nunca referi a organização criminosa a que tu chamas de teu clube, nem a organização nem qualquer jagunço dessa organização!

      A conclusão que todos podemos retirar é que a carapuça te serviu!

      Parabens, pela forma como te expuseste, nao é uma cabecinha qualquer que veste uma carapuça destas, tem de ser um verdadeiro e grande melão!

      LOL Easy as pie!

      Eliminar
    4. Nunoalexixi, isso são desculpas de mau pagador e de quem não pensa noutra coisa que não seja o Benfica. Tudo o resto que escreveste são manobras de diversão que não pegam. Pensamento nº1: Benfica.
      Apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo. LOL

      Eliminar
    5. Curioso que tu passas a vida aqui a responder a posts sobre o Sporting...

      E eu é que penso no Vendifica! Parabéns mereces o prémio de hipócrita do ano, tu e o teu presimente Ex-aequo.

      Sobre quem é mentiroso LOL, basta ler os teus posts para tirar essa conclusão! Aqui sobre essa matéria ja nao enganas ninguém!

      LOL embrulho-te só com os teus argumentos...

      ...EASY AS PIE!

      Vá enterra bem essa carapuça, e tapa bem esse melão, nao quero que te constipes!

      Eliminar
  2. Tem que se incluír também no negativo a não convocatória de Francisco Geraldes, começa já a ser preocupante a teima de JJ com este jogador

    ResponderEliminar
  3. Os amarelos chovem com certa facilidade quando se trata do Sporting.

    Já por outros lados há jogadores que até gostam e bem de dar umas porradas e que conseguem passar 19 jornadas com o 5º amarelo à porta e não o levam.
    Já começo a pensar se isto não será um novo record do tipo campeonato sem expulsões ou campeonato sem penaltis contra.

    Que esta serie de jogos com vitórias sirva de abre olhos para ver se não se repete a asneira desta época onde se gastou e bem para nada, coincidência ou não desde que as "estrelas" caras se foram embora o Sporting voltou a encontrar o rumo do sucesso.
    A base da próxima época já esta no Sporting, não é preciso inventar muito e olhar principalmente para as laterais.
    Evitar a todo o custo o histerismo coletivo da pré época passada que nos levou ao sofrimento de jogos maus e sem sentido.
    E ter sorte, muita sorte com tudo o resto que decide o futebol podre português pois bastava o empurrão em Guimarães ser dado como falta e o golo na Madeira não ter sido anulado e neste momento tudo seria diferente, são só 4 pontos e nem é preciso falar de muita da porcaria que só a nos acontece, como jogar volei num campo de futebol.

    Mais vale gente nos lugares do que bons jogadores, a maior, e talvez única, verdade do futebol podre português.

    ResponderEliminar
  4. Bem verdade.

    http://leoninamente.blogspot.pt/2017/04/mais-um-erro-que-pode-valer-uma-bota.html

    Mas que na mentira do nosso futebol e sendo um jogador do Sporting não faz mal nenhum.

    ResponderEliminar
  5. O resultado dos vouchers, das malas e das cartilhas vê-se dentro das 4 linhas, onde não lhes são marcados penaltis, nem mostrados cartões, vemos agressões bárbaras passarem impunes, apitadeiros escolhidos e formados a preceito e, como se não bastasse, ainda são brindados com 4 auto-golos.
    #rumoaoTRETA

    ResponderEliminar
  6. o primeiro golo do sporting foi autogolo?
    não, acho que não temos ninguém do sporting actualmente no Setúbal...

    ResponderEliminar