terça-feira, 4 de abril de 2017

Agressão vs agressor

José Manuel Ribeiro, diretor do jornal O Jogo, escreveu hoje um texto de opinião sobre o caso Canelas. O jornalista critica o facto de se estar a colocar o foco no agressor e não no problema da violência no futebol, referindo que há quem esteja a usar o Canelas e os elementos dos Super Dragões que lá jogam como mais uma extensão da rivalidade entre Benfica e Porto.


É evidente que a existência de vários elementos dos Super Dragões encorajou a que se apontassem os holofotes ao Canelas quando apareceram os primeiros relatos de violência nos seus jogos. Como tal, é legítimo que se diga que o impacto mediático teria sido muito inferior se, na altura, tivessem aparecido imagens de agressões de qualquer outro clube do futebol distrital que não o Canelas. Até aqui, dou razão a José Manuel Ribeiro. 

Mas o problema é que os incidentes com o Canelas não se limitam a um caso isolado. Os casos de violência que envolvem este emblema são recorrentes, tendo-se chegado ao ponto de haver vários clubes da mesma série que preferiram pagar uma multa elevada por falta de comparência do que ter que os defrontar em campo. E, depois disso, ainda houve suspeitas de fogo posto em propriedade de dois dos clubes que boicotaram os jogos com o Canelas.


No fim-de-semana passado, com a agressão de um jogador ao árbitro, a violência praticada por elementos deste clube atingiu um novo patamar. A atenção mediática que há neste momento sobre o Canelas é, por isso, completamente justificada. A prova de que não é uma questão de rivalidade entre Benfica e Porto pode ser avaliada pela atenção que o Canelas tem merecido no estrangeiro.

A questão das múltiplas agressões merece este destaque. E depois há a questão do agressor. O foco colocado na ligação entre o Canelas e os Super Dragões é completamente justificado a partir do momento em que os dirigentes da AF Porto - nomeadamente o seu presidente, Lourenço Pinto -, conotados com o clube da claque em causa, nada fizeram para terminar com este circo. A AF Porto protegeu o Canelas até aos limites das suas possibilidades, em detrimento dos interesses dos doze clubes que se recusaram a entrar em campo. Será que a passividade demonstrada seria semelhante se não existissem Super Dragões no Canelas?

Ao princípio, a atenção pode ter sido captada como aproveitamento da ligação entre o Canelas e os Super Dragões. Mas neste momento, já ultrapassou em muito a questão da rivalidade clubística. É um caso gravíssimo que demonstra uma total falência organizativa e disciplinar no controlo da violência por parte da AF Porto e, em certa medida, da própria FPF. Dispensava-se a tentativa de José Manuel Ribeiro em tentar transformar isto em mais uma querela Benfica-Porto ou Norte-Sul.

21 comentários :

  1. E mais - o histórico não é o só das agressões a jogadores e árbitros, é a ameaça e intimidação constante a esses mesmos adversários e árbitros

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo com o texto. Como ponto prévio faço desde já uma declaração de intenções ao afirmar-me como adepto do Sl Benfica mas que aprecia visitar esta página com naturais discordâncias com o conteúdo de algumas publicações. No que concerne ao conteúdo do presente concordo em pleno, classificando ainda o texto do director do jornal O Jogo como inaceitável. Apenas acrescentaria uma coisa que verifico há vários anos (desde os finais dos anos 80) que respeita há impunidade de muitos agentes desportivos e grupos organizados a Norte, concretamente na região do Porto pela Justiça Civil (a desportiva já sabemos como é) que permite a existência de este tipo de condutas dentro e fora de campo por membros dos Super Dragões os quais têm um estilo de vida marginal em muitas situações como sabemos, ao contrário de muitos elementos das claques de futebol do Benfica e do Sporting que ao longo dos anos foram detidos pela Justiça por comportamentos contrários à lei. Já os membros do FC Canelas parecem ter sempre as costas quentes da Justiça desportiva e da Civil. Atenciosamente TSM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa das mais achas para a fogueira da querela Benfica -Porto . So vens dar razao a cronica com esse moralismo de pacotilha

      Eliminar
  3. O modus operandi é comum, quando algo corre mal com amigos ou conhecidos lá vai uma opinião encomendada com base em bairrismos bacocos.
    O mais extraordinário é que a própria existência deste texto de opinião reforça o facto do Canelas não ser um clube como os outros.

    ResponderEliminar
  4. Em certa medida não, a FPF é a maior responsável, se eles se focassem no que devem( selecções e futebol amador) se calhar isto não andava assim! Mas o Bruno de Carvalho é mais importante p essa gente!

    ResponderEliminar
  5. Artista, fizeram-te uma menção no Geração Benfica. Parabéns: Chegaste ao topo:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh coisas de alcoviteiras, mas enfim...

      ...para um Sportinguista acaba por ser uma nodoa...

      Eliminar
    2. O topo do Artista está alcançado hà muito e é ter a atenção diária de ti e de outros ilustres opinion-makers da blogosfera

      Eliminar
    3. É respeito, Nuno Alex. O Shadows e o Artista respeitam-se mutuamente. É possível entre adeptos de clubes diferentes. Um dia experimenta não ser tão narrow-minded e verás.

      Eliminar
    4. Eu de ti nao preciso ver nada JojO! ja te disse que desde a tua foto ate á data de nascimento passando pela morada conheco-te muito bem.

      E a tua mente é tao abrangente que se dá ao luxo de dizer uma coisa aqui e outra completamente diferente noutro blog. Sabes la o que é respeito quando nem a tua própria opiniao respeitas!

      Uma coisa eu tenho que tu nunca tiveste nem terás...

      ...uma espinha dorsal!

      Muahahahahahahahahaha

      Eliminar
    5. PS: JojO quem eu estava a chamar de alcoviteira eras tu, mais uma ves nem o insulto entendes, ficaste com a cueca molhada la no NGB e vieste logo a correr largar a pinguinha aqui!

      Alcoviteira = A Mulher intrometida; fofoqueira; mexeriqueira; lambisgoia; langroia, fuxiqueira, enxerida, sirigaita, assanhada, metediça.

      Eliminar
  6. Boas,

    Adicionei o vosso blogue à minha lista de blogues a seguir. Gostaria que adicionassem o meu.

    http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt/

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Mestre, lamento em parte não posso concordar com o post. Quando refere que os incidentes com o Canelas não se referem a um caso isolado, deveria dizer que os incidentes em Canelas, são apenas mais um caso, no meio de tantos.
    - Onde estão os castigos ao clube em que um seu adepto mascarado com dois cornos na testa entrou em campo para dar um valente calduço no bandeirinha?
    - Onde está o castigo para o clube cujo capitão armado em boi espetou uma valente marrada no arbitro?
    - Onde está o castigo para o clube cujos adeptos festejaram efusivamente um troféu, num jogo em que a sua anónima e cobarde claque disparou um foguete assassino.
    - Onde está o castigo para o clube em que os seus dirigentes consideraram folclore a atitude dos seus adeptos a imitarem os sons do foguete assassino?
    - Onde está o castigo para o clube cujos adeptos, num ambiente de folclore, habituaram-se a lançar tochas para o meio dos adeptos adversários?
    E podia continuar ......

    Quem protege dos castigos este clube hipócrita e corrupto que agora se indigna com o Canelas ou claque do Porto?

    Lamento mas na minha opinião, o Canelas ou claque do porto são apenas uma das nádegas e do meio das duas nádegas, apenas saí trampa.

    A questão não é Benfica vs Porto ou Norte vs Sul, a questão é como desinstalar da estrutura do desporto (incluo a comunicação social) os interesses obscuros que ao longo dos anos se instalaram e que apenas defendem interesses pessoais e que lhes garante de uma forma ou de outra, agora num cargo amanha noutro, elevados dividendos.

    ResponderEliminar
  8. PAZADAS DE CARVÃO


    Em menos de 24 horas após a entrevista, o Presidente do Sporting é alvo de novo processo disciplinar, apenas porque… exerceu o direito à sua liberdade de expressão!
    Esta é a prova que os sinais vermelhos para a justiça são provas de celeridade e garantia da defesa dos direitos fundamentais. Viva a democracia, viva Portugal!

    AS REAÇÕES


    1- “Considero desde já um absurdo este novo inquérito aberto pelas declarações do director geral Bruno à TVI.”
    By rudolfo dias, 31 de março de 2017 às 08:27

    Nota: Devia ter ficado por aqui, mas como é falso e hipócrita, vai contradizer-se já de seguida.


    2- “No entanto os castigos são para serem cumpridos (…)”
    By rudolfo dias, 31 de março de 2017 às 08:27

    Nota: O roto a dias até pode um dia vir a ser condenado inocentemente, mas como “os castigos são para serem cumpridos”, é justo ir ver o sol aos quadradinhos.


    3- “o clube pode e deve ser punido com perda de pontos ao iniciar o próximo campeonato, se estas atitudes de desafio se mantiverem”
    By rudolfo dias, 31 de março de 2017 às 08:27

    Nota: Ou seja, se os absurdos continuarem a verificar-se, é justo que as penalizações se agravem.
    Surreal, este tipo.

    4- “Tudo isto vem na sequência dos 113 dias de suspensão aplicados ao Bruno, esses sim na minha perspectiva, escassos para tantas declarações difamatórias.”
    By rudolfo dias, 31 de março de 2017 às 08:27

    Nota: Em setembro o Carnide faz 110 anos. Em conformidade, a próxima suspensão será de 110 dias. Ou serão 114 dias?


    5- “Há um presidente que logo após sair o seu castigo vai dar uma entrevista a um canal de televisão”
    By John Billy #35 vota Bruno de Carvalho, 31 de março de 2017 às 09:51

    Nota: A democracia é assim, mas há quem seja intelectualmente desonesto e considere estranho alguém ter o direito de se expressar livremente!


    6- “Mas fazem muito bem de ir para a frente com esta guerra. Já que a FPF não tem coragem para vos castigar, terá que ser a FIFA e a UEFA a punir o vosso clube.”
    By John Billy #35 vota Bruno de Carvalho, 31 de março de 2017 às 09:51

    Nota: Querem ver que também oferecemos fruta, café com leite e vouchers e a FPF não teve coragem para nos castigar?


    7- “Provavelmente o tribunal constitucional ou os tribunais europeus podem dar razão ao Sporting porque nenhuma federação está acima da Constituição.”
    By John Billy #35 vota Bruno de Carvalho, 31 de março de 2017 às 12:27

    Nota: Olé! Mas….


    8- “E entretanto o que vai acontecer ao vosso clube? Perca de pontos, descida de divisão, proibição de participar nas competições europeias?”
    By John Billy #35 vota Bruno de Carvalho, 31 de março de 2017 às 12:27

    Nota: Pá, acorda desse sonho molhado! Aconchega a rudy e volta a adormecer!


    9- “Corrupção mais explícita que depositar 2000 euros na conta de um árbitro não há.”
    By rudolfo dias, 31 de março de 2017 às 13:42

    Nota: Isto não é desonestidade, é demência galopante atenuada pelo RSI.


    10- “As regras são para cumprir, mas, tal como tem sido hábito no Sporting, há sempre alguém a querer viver acima delas.
    Cumprimentos”
    By JF, 31 de março de 2017 às 09:56

    Nota: Este é o exemplo de um lampião do mais execrável que pode haver: caga, deixa a sanita imunda e escreve na parede com os dedos que lhe limpam o cu - “cumprimentos”.


    11- “Há gente sem vergonha nesta sociedade.”
    By jorgen80, 31 de março de 2017 às 15:49

    Nota: E comentam no Artista do Dia.




    BUJARDA DO DIA

    - “Brevemente terão que fazer anos com mais dias para que o Bruno possa cumprir os castigos a que tem direito.”
    By rudolfo dias, 31 de março de 2017 às 08:27

    Nota: E o Prémio Nobel dos “castigos a que tem direito” vai para…roto a dias!!!



    INDIGNAÇÕES LEONINAS

    - “Mas até quando é que nós, sportinguistas - sócios e adeptos - vamos tolerar isto?”
    By Vítor Marques, 31 de março de 2017 às 08:28

    Nota: O Levantamento SPORTING, responde:
    -“ Ontem era tarde; mas para isso é necessário que o clube tenha verdadeiros lideres nos grupos de adeptos organizados.”




    Saudações Leoninas,
    CB


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doidas doidas doidas andam aa galinhas...

      Eliminar
    2. 10- “As regras são para cumprir, mas, tal como tem sido hábito no Sporting, há sempre alguém a querer viver acima delas.
      Cumprimentos”
      By JF, 31 de março de 2017 às 09:56

      Nota: Este é o exemplo de um lampião do mais execrável que pode haver: caga, deixa a sanita imunda e escreve na parede com os dedos que lhe limpam o cu - “cumprimentos”.

      LOL. Esta teve piada, mas é apenas o jogo da vida e das palavras. É como se dizer, "A lagartagem neste blog mete-me nojo, mas o artista é o maior ser humano à face da terra".

      Eliminar
    3. Escreves tanto e não dizes nada, o Rodolfo tem a lambid@.

      Eliminar
    4. JojO é o jogo da vida?

      tambem limpas o cu com os dedos?

      e depois também fazes bonecos na parede?

      Espero que nao lambas os dedos e de seguida vas lamber o sapato do Artista!

      Eliminar
  9. A situação do Canelas é ridicula a tantos niveis que nao há como comentar.

    Sinceramente, a face de uma de um nível organizacional criminoso.

    ResponderEliminar
  10. De acordo com quase tudo, exceto o segundo paragrafo em que O Mestre "dá uma no cravo".
    Não, não "É evidente que a existência de vários elementos dos Super Dragões encorajou a que se apontassem os holofotes ao Canelas...".
    O nome SD não encorajou rigorosamente nada. Agora, o constante nível de agressividade e violência durante os jogos, queixas de ameaças à vida e à família de vários árbitros e dirigentes de outros clubes efetuados por profissional de futebol que curiosamente atuam todos no mesmo clube...isto sim parece que chama a atenção.

    ResponderEliminar
  11. É por causa de tipos como este J.Manuel Ribeiro, eternamente saudosos dos tempos do apito dourado, que a situação do Canelas não está já resolvida há muito... Hoje ou ontem, na gala do jornal "O Gaiense" (seja lá o que isso for, mas teve vários destaques nos principais telejornais), o Macaco foi homenageado, teve ainda oportunidade de anunciar o prémio do Fernando Santos que fez questão de agradecer apoio da claque de da Seleção que considerou fundamental para a conquista do Euro... Só neste país!

    ResponderEliminar