terça-feira, 4 de abril de 2017

Bateria de queixas

O Sporting anunciou ontem que vai fazer um conjunto de queixas à Liga contra o Benfica sobre acontecimentos ocorridos nas últimas semanas, incluindo incidências do clássico de sábado passado. Estas queixas têm como alvos:

  • Jonas, pelo empurrão a Nuno Espírito Santo no jogo de sábado;
  • Samaris, por uma eventual agressão a Alex Telles no mesmo jogo;
  • Rui Vitória, pelas declarações de Rui Vitória de há uma semanas: "Não brinquem comigo! Eu sei que se tiver uma atitude acicatada aqui ou dentro do campo, tenho 6 milhões de pessoas atrás de mim que se revêem muito naquilo que eu digo. E se eu tenho uma postura cautelosa, também sei que 6 milhões de pessoas têm posturas cautelosas";
  • Domingos Almeida Lima, vice-presidente do Benfica, por ter questionado a parcialidade de Conselho de Disciplina, Comissão de Instrutores, FPF e Liga;
  • Luís Bernardo, diretor de comunicação do Benfica, pelo comunicado emitido na semana passada em que acusa a justiça desportiva de ser parcial;
  • Benfica, enquanto corresponsável pelas declarações do seu treinador, vice-presidente e diretor de comunicação e pelo apoio a claques não legalizadas.

Isto já não é uma questão de se ter razão ou não. As queixas entre os dois clubes têm-se sucedido desde que o Benfica decidiu colocar o processo dos 14 milhões ao Sporting e a Jorge Jesus. Nenhum clube tem querido dar o braço a torcer, pelo que quer um quer outro irão utilizar todas as oportunidades que tiverem para se atacarem mutuamente.

O facto de o Sporting nada ter a ver diretamente com o Benfica - Porto é irrelevante. Convém relembrar que Bruno de Carvalho foi castigado durante 113 dias por causa de declarações sobre Vítor Pereira, a partir de uma queixa do Benfica, que não era, supostamente, parte diretamente interessada. Há cerca de dois meses, quando André Geraldes e Ryan Gauld regressaram ao Sporting do seu empréstimo ao V. Setúbal (por acordo mútuo entre os dois clubes), o Benfica também colocou uma queixa contra o Sporting. Aqui, definitivamente, o Benfica não teria absolutamente nada a ver com o assunto, nem direta nem indiretamente. Portanto, dispensa-se o rasgar de vestes dos adeptos benfiquistas (e dos sportinguistas, quando o Benfica faz o mesmo). Estes ataques já vêm muito de trás e irão continuar. Como tal, é aguentar, de parte a parte.

Enquanto sportinguista, compreendo que o meu clube faça isto. A suspensão de Bruno de Carvalho está demasiado fresca na memória para não atacarmos na mesma moeda. É bonito? Não, mas nestas coisas não se pode comer e calar. Não por uma questão de se ter mais razão do que outro, mas porque só uma pessoa muito ingénua é que pode achar que o Benfica não nos continuaria a atacar caso deixássemos de responder. Os bullies não são sensíveis à razoabilidade. Pelo contrário, costumam interpretar a razoabilidade como um sinal de fraqueza.