domingo, 9 de abril de 2017

Finalmente, a nota artística

Alvalade teve ontem oportunidade de assistir a uma das exibições mais sólidas do Sporting esta época. Do início ao fim, a equipa esteve bem em todos os aspetos do jogo: veloz e criativa a atacar, pressionante e concentrada a defender, chegando com facilidade à baliza do Boavista e impedindo o adversário de causar qualquer lance de perigo. Os golos foram aparecendo com naturalidade, graças, sobretudo, ao bom aproveitamento dos erros alheios, mas podia ter acabado numa goleada bastante mais expressiva, tal foi a superioridade evidenciada durante os 90 minutos. Tal como disse Jesus na flash interview, finalmente apareceu a nota artística.




Avé César - na minha opinião foi o melhor em campo, não só pela sua influência direta em três dos quatro golos de ontem, mas também pelo dinamismo que conseguiu dar ao flanco esquerdo do ataque. Parece estar muito melhor fisicamente, mais rápido, a aguentar melhor o confronto físico com adversários, sinais que já tinha dado na semana passada em Arouca - prometendo um excelente final de época. Os momentos altos foram as duas assistências que fez para Dost, que precisou apenas de encostar. De referir que o penálti surgiu por falta sobre Bruno César mas, na minha opinião, foi mal assinalado: o brasileiro cavou a falta, arrastando o pé de forma a procurar o contacto com o adversário. Foi substituído a quinze minutos do fim para uma justíssima ovação. 

Mais três golos para Dost - mérito, sobretudo, por ter conseguido estar no sítio certo para finalizar nos dois golos de bola corrida. Bateu bem o penálti, muito melhor do que aqueles de que dispôs contra o Tondela. Leva 27 golos em apenas 25 jogos, com uma magnífica média de um golo marcado a cada 80 minutos. Com os três golos marcados ontem, apanhou Messi no topo da classificação da Bota de Ouro. Vai ser difícil alcançar esse prémio, obviamente, mas a equipa parece empenhada em ajudá-lo nesse objetivo.

Ruiz desbloqueador - Alan Ruiz marcou o sexto golo nos últimos oito jogos, revelando cada vez mais uma característica muito preciosa para o plantel: a capacidade de desbloquear jogos ou, no mínimo, abrir caminho para a baliza adversária. Todos os seis golos marcados por Alan Ruiz foram o primeiro do Sporting nos respetivos jogos. De destacar ainda o excelente trabalho no lance do quarto golo, ao segurar e proteger a bola de um adversário enquanto esperava o momento certo para aproveitar a desmarcação de Bruno César pela esquerda. O passe saiu perfeito, Bruno César e Dost fizeram o resto.

Tempo de jogo para os miúdos - face à ausência de Gelson, Jesus colocou Daniel Podence no flanco direito e o jogador não desperdiçou a aposta. Sempre muito dinâmico, sem medo de arriscar, teve o seu momento alto na recuperação de bola e passe imediato para Schelotto no lance do primeiro golo. Esteve perto de marcar em duas ocasiões: num remate de ângulo difícil após ter ultrapassado Meira, e quando, isolado, deveria ter finalizado em vez de tentar o passe para Bryan. Francisco Geraldes teve mais quinze minutos, os primeiros em Alvalade com a camisola da equipa principal, que foram suficientes para mostrar pormenores deliciosos. Quer um quer outro mostraram que merecem ter cada vez mais minutos.

O regresso de Adrien - a ovação da noite foi para o momento em que o capitão entrou em campo. Adrien parece estar totalmente recuperado da lesão. Jogou com intensidade e não evitou disputas de bolas com adversários.

O ambiente em Alvalade - apesar de a classificação final do Sporting estar praticamente definida - abaixo das expetativas iniciais - as bancadas estiveram novamente muito bem compostas e com grande entusiasmo. Isto é a confirmação de algo essencial para o clube: há cada vez mais sportinguistas que recuperaram o hábito de ir ao estádio, independentemente da situação desportiva da equipa.



Desconcentrações momentâneas, especialmente no início do jogo - refiro-me a algumas perdas de bola desnecessárias, cometidas por alguns jogadores. Estamos bem quando não há nada de pior a indicar num jogo de futebol.



Quarta vitória consecutiva, a sétima nos últimos oito jogos. A equipa parece estar a subir de forma e capaz de conseguir uma ponta final muito forte. Mesmo que isso de pouco nos sirva para o que resta desta época, não será trabalho desperdiçado, pois finalmente começa-se a ver uma base de equipa para a próxima época.

18 comentários :

  1. Excelente análise. 100% de acordo.

    ResponderEliminar
  2. Concordo na integra!

    A equipa esta em clara subida de rendimento.

    Fico feliz, mas ao mesmo tempo desapontado pois, tinhamos mais que condicoes de estar colados aos rivais. Mesmo com algumas arbitragens altamente penalizadoras.

    No entanto, acredito que ainda podemos tirar mais alguma coisa deste campeonato e, para isso, temos que ganhar todos os jogos que faltam.

    Bruno Cesar foi, de facto o melhor em campo. E daqueles jogadores que fazem sempre falta em qq plantel. Nao e excepcional em nenhuma posicao mas e muito competente em quase todas.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Mestre, desculpe o off-topic, mas isto tem que ser dito.
    Vejam lá se adivinham qual o (autoproclamado) blogue mais lido de Portugal, que após todo um ano civil de 2017 sem uma única notícia ou qualquer outro item que seja sobre Andebol, decidiu, ontem à noite, publicar uma, certamente por coincidência?
    E depois vêm com conversas sobre teorias da conspiração sobre o seu blogue e sempre a falarem de como são imparciais. Quando sempre ouvi falar que quem está sempre a reiterar alguma coisa sobre si mesmo é quem, na verdade, não se sente seguro sobre isso mesmo...

    ResponderEliminar
  4. Cada vez mais me parece que este Sporting de Jesus se dá muito bem com um joguinho por semana e sem mais competições a atrapalhar.

    Vamos ver como se porta a equipa neste jogos finais onde ainda vamos encontrar Benfica e Braga.
    Há jogadores em nítida subida de forma como Bruno César e o sangue novo de Podence e Geraldes mexe com a equipa e com eventuais acomodamentos de jogadores titulares (Gelson que se cuide e Bryan é claramente o elo mais fraco no meio campo).

    O dia foi brilhante para o futebol com a vitória dos juniores e a melhor exibição dos seniores de há muito tempo a esta parte.

    Pena foi que o andebol e o hóquei tenham borrado a pintura deixando a maioria dos sportinguistas desiludidos com tão fraca prestação e tão pouca ambição...

    ResponderEliminar
  5. PAZADAS DE CARVÃO


    A CARTILHA

    Parte III – Forte abalo na lampiolândia com epicentro na Jamba


    Sem escapatória possível, o estado lampiânico desdobra-se em desculpas esfarrapadas, no sentido de minimizar os estragos na máquina de propaganda e na defesa da imagem dos mentecaptos ao seu serviço.
    Olha, lembrei-me dos vouchers! Parte III.


    1- “Não estou enganado, não, mongoloides.
    Qual a necessidade de alguém como o RGS vir confirmar o cartilhamento quando o poderia muito bem ter desmentido? Já pensaram? Mais alguém o confirmou?”
    By rudolfo dias, 7 de abril de 2017 às 14:55

    Nota: Só falta a rudy confirmá-lo, mais ninguém.


    2- “RGS prepara algo para daqui a 3 anos, e este foi o tiro de partida. Sei isso de forma segura ”
    By rudolfo dias, 7 de abril de 2017 às 14:55

    Nota: Impressionante a facilidade com que estes merdas descartam os “seus”.


    3- “Pior do que uns comentadores benfiquistas receber uma cartilha do clube deve ser dirigentes do Sporting receberem uma cartilha do Porto.”
    By John Billy #35 vota Bruno de Carvalho, 7 de abril de 2017 às 10:56

    Nota: Perfeito. Os papagaios receberam nova cartilha, mas o discurso nem a eles próprios convence.


    4- “Mas a união de Sporting e Porto só reflecte a nossa grandeza”
    By John Billy #35 vota Bruno de Carvalho, 7 de abril de 2017 às 10:56

    Nota: “O Benfica está num patamar superior a todos os níveis” (in Cartilha)
    Ó papagaio, foi aqui que te inspiraste?



    → TAUTAU NAS NÁDEGAS

    1- “Agora, que existe um bufo dentro do Benfica, ficaram todos com muito medo que se saiba mais coisas. Todos tem o rabo preso uns aos outros e vai sobrar para o mais fraco que é o Hugo Gil.”
    By Carlos Sousa, 7 de abril de 2017 às 08:49

    Nota: Duvido. O porco gil já os ameaçou de forma bem evidente, dizendo que se põe a boca no Calado, perdão, trombone, a casa vai abaixo!


    2- “Este assunto é de muito maior gravidade disciplinar do que aparentemente parece.
    Antevejo complicações desportivas para o Benfica.”
    By Abel Alves, 7 de abril de 2017 às 09:12

    Nota: Espero que estejas certo, mas já ouviste falar no… #rumoaoTRETA?


    3- “Este animal, o janela e o antunes ontem, tal como o calado anteontem, estão com a tomatada tão apertadinha... foi mesmo uma enorme golpada nos miseráveis...”
    By Aldo Duscher, 7 de abril de 2017 às 10:49

    Nota: Vale a pena massacrar a box e ver esses nojentos?



    BUJARDAS NOS BARDAMERDAS

    1- “"Não falem dos outros"....não era o que o filho da puta do escroque do Orelhas dizia com o seu ar tão cândido para os seus comentadores ?”
    By King Lion, 7 de abril de 2017 às 08:42

    Nota: Eu substituía “Orelhas” por “Estadista”, mas o restante aplica-se na perfeição.


    2- "Existe mais do que matéria para um processo crime por difamação calúnias e se fosse um bom advogado mais umas dezenas de hipóteses de queixa.
    Basta lembrar que o castigo de Bruno de Carvalho é, riam-se, por lesão da honra destes que escrevem estas cartilhas. Extraordinário.”
    By Paulo Lopes, 7 de abril de 2017 às 10:20

    Nota: Isso é que era serviço… extraordinário!



    INDIGNAÇÕES LEONINAS

    - “Então e não "vai provar" essa nossa união...ou limita-se a "ser eco" de mais uma atoarda benfiquista...?"
    By MaximinoMartins, 7 de abril de 2017 às 13:18

    Nota: Quando confrontados com algo que não está na cartilha, mudam de assunto ou remetem-se ao silêncio!



    ALERTA LEONINO

    - “ps. um unico aspecto nesta história me deixa de pé atrás. É o facto de ser o porto a desenterrar os documentos.”
    By Paulo Lopes, 7 de abril de 2017 às 10:20

    Nota: Presidente, um olho no burro e outro no cigano!



    PIADAS DO DIA

    1- “Espera ai Aldo, o Calado com os tomates apertados? Algo nao bate certo...
    ...o gajo nao é um eunuco?
    Nao querias dizer com o cuzinho apertado?”
    By nunoalexctx, 7 de abril de 2017 às 13:08

    Nota: Nuno, sejamos sérios, não pode valer tudo. Todos sabemos que ele tem uma filha … do Pedro Guerra!


    Saudações Leoninas,
    CB

    ResponderEliminar
  6. Excelente jogo do Sporting ontem, estive presente em Alvalade e de facto teve um ambiente bastante bom, para um equipa que está num "seguro" 3º lugar, numa época para esquecer.

    Mais 3 golos e Bas Dost, normal já...
    Gostei também de Alan Ruiz, tem um toque de bola bastante "apurado", apesar de "correr muito", ele coloca a bola onde quer quase sempre e ontem colocou o seu remate em acção.
    E finalmente o destaque para entrada do puto Geraldes!

    SL!

    ResponderEliminar
  7. POis.

    O futebol em portugal é isto:

    http://desporto.sapo.pt/multimedia/videos_futebol/#/video?36354

    http://desporto.sapo.pt/multimedia/videos_futebol/#/video?36355

    https://twitter.com/HugoAlbu13/status/851179715033485312

    Enfim, veremos o que sairá da cartilha .

    ResponderEliminar
  8. Bom jogo...

    Dost a ser Dost, ele é pokers, ele é hat tricks, ja nao ha palavras para o descrever!

    B.César a jogar onde deve, chega de experiências com o homem...

    Continuamos a precisar de laterais, e a nossa defesa é que precisa de ser trabalhada lá na frente está tudo bem.

    PS: Será que é desta? O ditado diz que não há uma sem duas, nem duas sem trés!

    https://www.dailymotion.com/video/x5hooj4_andreas-samaris-punches-moreirense-s-player_sport

    ResponderEliminar
  9. Digo eu, medroso, que este ano é tudo vosso. "Eles comem tudo e não deixam nada".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enganaste-te no lugar do R na palavra "medroso"...

      ...devia estar antes do D e não depois!

      Se andas contente depois do triste jogo de ontem ainda melhor!

      Muahahahahahahahahah

      Eliminar
  10. Caro Mestre,

    É nestas alturas em que ganhamos de uma forma indiscutível que temos de fazer algumas perguntas que nos podem preparar para jogos futuros. A pergunta que faço é: porquê Ruben Semedo em vez de Paulo Oliveira? Mal pode, o treinador do SCP voltou a apostar no Semedo... que na minha opinião foi o pior leão em campo. Está sempre desconcentrado, treme com a bola nos pés, níveis de agressividade completamente desadequados aos momentos de jogo... enfim, podia continuar. Ao invés, Paulo Oliveira é quase a antítese desta descrição. Não percebo o problema que JJ tem mas leva-me a alimentar a história de possiveis comissões.
    Outra pergunta é: porquê tirar o Podence e não o Alan Ruiz para entrar o Geraldes? Não precisará o Podence de mais minutos em jogos destes? Não estava o Alan Ruiz já em quebra evidente? Mas o principal: vai o JJ colocar o Geraldes nas alas?

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "vai o JJ colocar o Geraldes nas alas?"

      Parece que sim.
      O próprio JJ já o disse.

      Eliminar
  11. Penaltie mal assinalado sobre Bruno César?!?!?

    O B. César cavou o penaltie, é verdade, mas ele existe, é claro como a água.

    Depois queixem.se dos penalties escandalosos que nos sonegam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. penalti cavado de xonas e ASSINALADO PELO ARBITRO foi aplaudido na praça publica pela maioria das alcoviteiras carnidenses e ex arbitros.

      Penalti cavado pelo B Cesar e NÃO ASSINALADO PELO ARBITRO neste caso a opiniao das alcoviteiras de carnide e ex arbitros comentadores dá uma volta de 180º.

      Como as coisas mudam em apenas uma semana!

      Eliminar
  12. Pelo número de comentários neste post podemos constatar que falar do Sporting é simplesmente ABORRECIDO! heheh

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viste o jogo do teu clube ontem?

      Se um jogo de 4-0 é aborrecido que dizer de um jogo onde uma equipa ganhou com ajuda do arbitro e mesmo assim andou 90 minutos aflita!

      Tu nem és cromo, é apenas um Tó Culante! Ou Emplastro, sim emplastro fica-te bem!

      EHEHEH

      Eliminar
    2. Nuno, onde eu disse que o jogo foi aborrecido? heheh Não admira que o Nuno não tenha capacidade para argumentar tendo em conta que nem ler sabe.

      Cumprimetos

      Eliminar
    3. Eheheh

      Nao tento sequer argumentar, nao vale a pena, estás formatado e encartilhado, ja nada pode ser feito por ti ou de ti...

      ...a nao ser uma bela caracolada.

      PS: Nao te esqueças de ir aos blogs do clube elogiar o jogo de merda que a tua equipa fez!

      eheheh

      Eliminar