domingo, 9 de abril de 2017

Finalmente, a nota artística

Alvalade teve ontem oportunidade de assistir a uma das exibições mais sólidas do Sporting esta época. Do início ao fim, a equipa esteve bem em todos os aspetos do jogo: veloz e criativa a atacar, pressionante e concentrada a defender, chegando com facilidade à baliza do Boavista e impedindo o adversário de causar qualquer lance de perigo. Os golos foram aparecendo com naturalidade, graças, sobretudo, ao bom aproveitamento dos erros alheios, mas podia ter acabado numa goleada bastante mais expressiva, tal foi a superioridade evidenciada durante os 90 minutos. Tal como disse Jesus na flash interview, finalmente apareceu a nota artística.




Avé César - na minha opinião foi o melhor em campo, não só pela sua influência direta em três dos quatro golos de ontem, mas também pelo dinamismo que conseguiu dar ao flanco esquerdo do ataque. Parece estar muito melhor fisicamente, mais rápido, a aguentar melhor o confronto físico com adversários, sinais que já tinha dado na semana passada em Arouca - prometendo um excelente final de época. Os momentos altos foram as duas assistências que fez para Dost, que precisou apenas de encostar. De referir que o penálti surgiu por falta sobre Bruno César mas, na minha opinião, foi mal assinalado: o brasileiro cavou a falta, arrastando o pé de forma a procurar o contacto com o adversário. Foi substituído a quinze minutos do fim para uma justíssima ovação. 

Mais três golos para Dost - mérito, sobretudo, por ter conseguido estar no sítio certo para finalizar nos dois golos de bola corrida. Bateu bem o penálti, muito melhor do que aqueles de que dispôs contra o Tondela. Leva 27 golos em apenas 25 jogos, com uma magnífica média de um golo marcado a cada 80 minutos. Com os três golos marcados ontem, apanhou Messi no topo da classificação da Bota de Ouro. Vai ser difícil alcançar esse prémio, obviamente, mas a equipa parece empenhada em ajudá-lo nesse objetivo.

Ruiz desbloqueador - Alan Ruiz marcou o sexto golo nos últimos oito jogos, revelando cada vez mais uma característica muito preciosa para o plantel: a capacidade de desbloquear jogos ou, no mínimo, abrir caminho para a baliza adversária. Todos os seis golos marcados por Alan Ruiz foram o primeiro do Sporting nos respetivos jogos. De destacar ainda o excelente trabalho no lance do quarto golo, ao segurar e proteger a bola de um adversário enquanto esperava o momento certo para aproveitar a desmarcação de Bruno César pela esquerda. O passe saiu perfeito, Bruno César e Dost fizeram o resto.

Tempo de jogo para os miúdos - face à ausência de Gelson, Jesus colocou Daniel Podence no flanco direito e o jogador não desperdiçou a aposta. Sempre muito dinâmico, sem medo de arriscar, teve o seu momento alto na recuperação de bola e passe imediato para Schelotto no lance do primeiro golo. Esteve perto de marcar em duas ocasiões: num remate de ângulo difícil após ter ultrapassado Meira, e quando, isolado, deveria ter finalizado em vez de tentar o passe para Bryan. Francisco Geraldes teve mais quinze minutos, os primeiros em Alvalade com a camisola da equipa principal, que foram suficientes para mostrar pormenores deliciosos. Quer um quer outro mostraram que merecem ter cada vez mais minutos.

O regresso de Adrien - a ovação da noite foi para o momento em que o capitão entrou em campo. Adrien parece estar totalmente recuperado da lesão. Jogou com intensidade e não evitou disputas de bolas com adversários.

O ambiente em Alvalade - apesar de a classificação final do Sporting estar praticamente definida - abaixo das expetativas iniciais - as bancadas estiveram novamente muito bem compostas e com grande entusiasmo. Isto é a confirmação de algo essencial para o clube: há cada vez mais sportinguistas que recuperaram o hábito de ir ao estádio, independentemente da situação desportiva da equipa.



Desconcentrações momentâneas, especialmente no início do jogo - refiro-me a algumas perdas de bola desnecessárias, cometidas por alguns jogadores. Estamos bem quando não há nada de pior a indicar num jogo de futebol.



Quarta vitória consecutiva, a sétima nos últimos oito jogos. A equipa parece estar a subir de forma e capaz de conseguir uma ponta final muito forte. Mesmo que isso de pouco nos sirva para o que resta desta época, não será trabalho desperdiçado, pois finalmente começa-se a ver uma base de equipa para a próxima época.