segunda-feira, 17 de abril de 2017

Hipocrisia ao som de cânticos sobre o very-light

Sábado foi dia de dois dérbis, de futsal e andebol, no pavilhão da Luz. Como costuma ser hábito, as claques benfiquistas foram protagonistas de tristes situações que são recorrentes nos jogos de pavilhão que opõem Sporting e Benfica. À tarde, no jogo de futsal, assobiando de forma a imitar o som do very-light que matou Rui Mendes, na fatídica final da Taça de 1996. À noite, no jogo de andebol, juntaram aos assobios este cântico:


Os atos ficam com quem os pratica, e quando são deste tipo dispensam grandes comentários. Infelizmente, nenhum clube grande tem grande moral para atacar os outros quando episódios destes acontecem. O Porto teve, na semana passada, o cântico do avião do Chapecoense, enquanto o Sporting já usou tarjas igualmente ofensivas usando a morte de Eusébio ou de um membro de uma claque benfiquista falecido há cerca de 20 anos. E não coloco as mãos no fogo em como não acontecerão novas ocorrências do género no dérbi do próximo sábado.

Mas para além dos atos propriamente ditos, há outras duas questões importantes que devem ser referidas. 

A primeira é o comportamento da comunicação social, que se atirou (e bem) de unhas e dentes ao cântico do Porto, dedicando-lhe páginas e páginas de jornais, horas e horas de debate. Infelizmente, as repetidas atitudes das claques do Benfica - num passado nada distante - foram ignoradas. Veremos até que ponto a comunicação social conseguirá evitar abordar o que se passou no sábado.

A segunda tem a ver com a hipocrisia da direção do Benfica. Mais uma vez, fazem de conta que nada aconteceu. Não é nada de novo, pois tem sido sempre essa a postura face aos casos semelhantes que as suas claques protagonizaram no passado, mas desta vez a hipocrisia salta ainda mais à vista porque, dois dias antes, a direção benfiquista teve esta posição oficial:


Face à rápida demarcação do Porto relativamente aos cânticos das suas claques, o Benfica foi igualmente célere a aplaudir a atitude do clube do norte. No entanto, no momento em que escrevo este texto, já se passaram mais de 24 horas desde os cânticos das claques do Benfica, e ainda não houve qualquer reação por parte da direção.

Provavelmente essa reação nunca chegará. Relembro a ocasião em que as claques do Benfica exibiram, no pavilhão da Luz, uma tarja de grandes dimensões a gozar com a morte de Rui Mendes: o Benfica, pela voz do presidente - que estava presente no pavilhão - anunciou a abertura de um inquérito para apurar responsabilidades.


Dois anos depois, ainda se está por conhecer as conclusões desse inquérito.

Não é por falta de capacidade que o Benfica se mantém em silêncio. Quando as suas claques foram responsáveis por ferimentos em adeptos do Atlético Madrid, a condenação oficial por parte da direção benfiquista não se fez esperar. Era fácil perceber que a motivação por trás dessa condenação era o receio de penas duras, como a interdição do Estádio da Luz nas competições europeias. 

Em Portugal sabe-se como funciona a justiça desportiva. Por isso, para quê se darem ao trabalho de criticar as suas claques? É tão mais simples (e útil) continuarem a ignorá-las...

42 comentários :

  1. encerrar o pavilhão por 3 ou 4 jogos é que não há coragem...
    encerrar o estádio por 3 ou 4 jogos é que não há coragem...

    impunidade total.

    a estes filhos bastardos paridos em 1908 ninguém lhes toca, vivem acima da lei.

    ResponderEliminar
  2. Quanto aos assobios, volto a dizer que me pareceram ser para algum momento do jogo e não relativo a esse terrível incidente. Nunca os ouvi ao vivo.
    Quanto aos cânticos, sem a legendarização são imperceptíveis, mas a serem verdade são lamentáveis.
    Só mesmo uns energúmenos utilizam como arma de arremesso a violência física ou verbal ou brincam com a vida de outras pessoas. Isto para todas as claques.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. F*****e, Rudy, fazes-te de virgem até à última. Será precisa uma imagem de satélite a provar que a cratera é visível de órbita?

      Eliminar
    2. Alien, já voltaste? Tens que parar com o Chemsex, pá.
      Não contraíste hepatite aí por Lisboa nas tuas voltas feco-bucais?

      Eliminar
    3. "Quanto aos assobios, volto a dizer que me pareceram ser para algum momento do jogo"

      Das duas uma, ou és ou fazes-te!

      Eu ate acho que não és, mas penso mas fazes-te muito bem...

      ...vai dar banho ao cão!

      Eliminar
    4. Linda, com a vida que eu levo é sempre um risco... Para mais agora que reatei contigo... E sim, tou sempre todo chemmed out para ti... Em Dezembro passado tiveste medo e arranjaste um segurança para nos separar, mas este fim-de-semana vens aqui a casa e não te deixo escapar. Vou-te comer toda. Vais sair daqui satisfeita. Não vais querer mais nas próximas 4 semanas....

      Eliminar
    5. Aliona, tiveste vergonha de escrever barraca em vez de casa?
      Não é vergonha nenhuma, há gente muito humilde e respeitadora infelizmente ainda a viver em barracas.

      Eliminar
    6. E tambem há muita gente, até inteligente, mas que infelizmente so dá barraca, não é rotolfo!

      Eliminar
    7. Depende de quanto se paga pelo aluguer da barraca.

      Eliminar
    8. Olha a admissão da avença...

      Então como vai a vida no T1?

      Eliminar
  3. "são aqueles assobios que o Saraiva e alguns fanáticos identificam como o som do very light que infelizmente tirou a vida a um adepto? Que gentinha paranóica."

    Ainda vem este imbecil dizer estas coisas aqui!
    Juro que esta gente nem faz um mínimo de esforço para ser...gente!

    ResponderEliminar
  4. A hipocrisia desta escumalha vermelha não tem limites.

    A qualquer momento virá o Mr Burns dizer que é folclore...

    ResponderEliminar
  5. Sábado à mais...a melhor resposta possível é vencer dentro do campo contra 14 !...

    ResponderEliminar
  6. Os supermurcões bem tentaram roubar o título, mas nem uma semana volvida e os lampiões voltaram a mostrar alto e bom som quem é a escumalha mais reles do país...

    Não vou poder ir a Alvalade este fim-de-semana, mas gostaria de deixar um apelo e uma sugestão a quem lá for. Não desçam ao nível dessa gente. Mostrem, com os vossos cânticos, que somos um clube diferente, de pessoas diferentes, homens e mulheres que não desejam a morte de ninguém, mas tão simplesmente justiça desportiva e o fim da corrupção e da impunidade dos prevaricadores. Cantem o 'Grândola, Vila Morena' ou qualquer coisa assim. Demonstrações de ódio cego só servirão para manchar a imagem do Sporting e ofuscar o que realmente interessa. À boa maneira lampiã, serão usadas para atacar a nossa credibilidade e fazer crer os incautos que chafurdamos no mesmo lodaçal que eles. A nossa raiva tem que ser bem direcionada. A nossa luta é contra todo um sistema dominado pelo Benfica, não contra um bando de imbecis desmiolados a quem esse clube dá carta branca para o que quer que seja. Por mais ofensivos que sejam, não passam de ferramentas.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Epa, Mestre... a estes FDP só tenho a dizer que;

    https://www.youtube.com/watch?v=kaPDoYW0hQM

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente o futebol está conspurcado por gente horrível. Tanto a merda das claques como a porcaria das direcções que as apoiam. Enquanto não houver coragem para punir exemplarmente estes comportamentos, as pessoas que vão ao estádio unicamente para desfrutar de um jogo de futebol acabam por se afastar deste mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora falaste bem. Nem mais.

      Eliminar
    2. 'Tanto a merda das claques como a porcaria das direcções que as apoiam'

      Como!? Mas o Benfica apoia claques!? Sem estarem legalizadas!? Caraças, mas isso não é punível com jogos à porta fechada, segundo os regulamentos?

      Eliminar
    3. Mas para isso era preciso proibir certas pessoas de entrar em recintos desportivos, achas realmente que LFV, PdC, e ate mesmo o BdC, vão consentir isso?

      Isto só la vai com nova legislação e com as forças policiais á mistura!

      Eliminar
  9. Concordo com tudo excepto com a comparação da celebração do assassinato do Rui Mendes com a morte do Eusébrio e com o cântico dos super morcões. O único ponto em comum que essas situações têm é a falta de respeito pela vida humana em si. Mas em tudo o resto é diferente, e não é pouco. Essa comparação é a arma que os lampiões usam quando querem branquear o comportamento mais indigno dos seus adeptos, pondo todos no mesmo saco. Nem me vou dar ao trabalho de referir as diferenças de tão evidentes que são.

    ResponderEliminar
  10. A questão não passa só por atitudes das direcções, todas as claques do mundo têm energúmenos e mentecaptos. Então e as TV´s deste pais e os telejornais??? Não passam esta noticia durante 3 dias como fizeram com os superdragões???
    Mais uma prova que a corja jornalística apoia o benfica.
    Cabrões

    ResponderEliminar
  11. Comparar cânticos como estes a outros que 'ofendem a memória do eusébio' só pode ser piada. Então aquele filho da puta enquanto foi vivo aproveitou todas as oportunidades para insultar todos os Sportinguistas (recordo que até de racistas nos chamou inúmeras vezes) e nunca foi agredido por um adepto do nosso clube.

    Já os mesmos atrasados mentais ASSASSINARAM um de nós, e os canalhas daquela direcção têm a distinta lata de comparar aquilo que a sua claque ilegal fez a dizermos que o déuzébiu era um paniscas?

    Espero uma posição firme por parte da direcção do Sporting acerca deste tema.

    ResponderEliminar
  12. A resposta vinda da "organização" não espanta, surpreende e não se poderia esperar um folclore diferente.

    O que é mesmo sujo e um exemplo perfeito de um estado subjugado a um regime é o fazer de conta que nada se passa por parte da cs, dA fpf, do ipdj e por ai fora.
    Ainda vão descobrir uma multa carregada numa mula para dizerem que foram castigados depois de dizerem que desconheciam.

    ResponderEliminar
  13. Aquela hipocrisia normal.
    Então e os cânticos das claques do Sporting no jogo de futsal a mandar o pessoal ir ter com o Eusébio ?? Duas vezes que o mestre fala neste jogo mas sobre os seus assobia para o lado.

    ResponderEliminar
  14. Costumo estar de acordo consigo mas desta vez nao posso estar.

    Nao ha comparacao possivel entre vangloriar um ASSASSINATO e umas bocas sobre alguem que faleceu por doenca.

    No entanto, ambas sao lamentaveis!

    Recordo que, perante o codigo penal Portugues, as accoes dessa escumalha configuram um crime.

    Um crime publico! Um crime publico nao precisa de queixa.

    A partir do momento em que, na transmissao televisiva, e perfeitamente audivel o MP tem que se chegar a frente.

    O SCP nem precisaria de apresentar queixa, caso a justica em PT de facto funcionasse mas, infelizmente, nao e o caso.

    E aquele clube continua a viver numa total impunidade.

    PS: Ainda estou a espera do castigo a esse clube aquando da invasao de campo de um adepto para agredir um fiscal de linha...
    Coaccao?! Qual que...

    ResponderEliminar
  15. Pelos vistos o único clube que não repudia estes atos é o SCP. O Benfica já reagiu a uns simples assobios, mas ninguém do Sporting falou dos cânticos ao Eusébio. Realmente são um clube diferente. heheh

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que dá falar antes do tempo!
      Ejaculação precoce já tem cura...

      Qual será o próximo tiro de pólvora seca???

      Eliminar
    2. Mas quais simples assobios meu otário? É preciso ser tão baixo nível para nem sequer reconheceres a merda de adeptos que o teu clube tem? E vai lá ver as t-shirts que os lampiões tinham vestidas? Também não sabes ler?

      Mestre nem sei se este comentário vai passar mas este lampião devia ser banido daqui.

      Eliminar
    3. E já agora queres comparar? Nós não matámos o Eusébio (como foi o vosso caso e ORGULHAM-SE DISSO) nem desejámos a morte a ninguém (como nos cânticos dos super dragões). Não compares a dimensão das ofensas.

      Eliminar
    4. Ejaculação prematura foi terem feito o choradinho a semana passada por causa dos cântico dos SD e depois fazerem isto na semana a seguir.

      Isso sim é ejaculação prematura, mas vocês ja nem dão conta tal é o habito!

      Eliminar
    5. Já Foste Para quê repudiar ou abrir inqueritos se na proxima semana se deixa acontecer o mesmo?

      Qual o resultado do inquerito aberto pelo teu clube? ZERO

      Qual o resultado do repudio do teu clube? ZERO

      Apenas operações de cosmética? É como aquela celebre frase "Não falem nos outros!"

      Então guarda lá viola...

      eheheh

      Eliminar
    6. Eu por acaso fiz algum choradinho? Deve me estar a confundir. Eu limito-me a ver futebol. O resto são desculpas de falhados.

      Mas tem graça vir a tropa toda criticar os assobios quando no mesmo local e à mesma hora, a claque do SCP (a tal legalizada) fez cânticos acerca do Eusébio (o que prova que houve premeditação). heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    7. Simples assobios? Então és conivente com assassinatos.

      Eliminar
    8. JF tu representas totalmente o nojo que é o teu clube.

      Eliminar
    9. Oh Já foste andas há uma semana com o choradinho dos canticos!

      Nao lhe queres chamar choradinho?
      Chama calimerice, hipocrisia, queixume, azia, chama o que quiseres!

      Mas se voltas a dizer que nao fazes choradinho, eu vou buscar todos os teus post sobre este tema e mais uma vez vais sair envergonhado da conversa!

      Pensa e depois escreve moço!

      Eliminar
    10. J1906, o seu clube é o único que não se distancia das provocações e cânticos infelizes das claques. Aliás, a resposta que o seu clube dá a isso são comunicados ainda mais provocatórios. É uma atitude muito triste, que merece ser repudiada.

      Cumprimentos

      Eliminar
    11. OU seja voces matam, insultam dão vouchers, vendem droga, etc...

      Depois lançam um comunicado e está tudo numa boa, porque apesar de praticarem os actos, ao mesmo tempo repudiam-nos!

      Isso tem nome chamasse CINISMO!!!

      Eliminar
    12. jf, faz como o farinha, e vai mamar na 5ª pata do vieira, pah!

      Eliminar
  16. Da porta 18 jamais ouvirás algum pedido de desculpas.

    Quando muito poderá o PdC faze-lo, pois diz que temos que ser todo solidários uns com os outros...

    ResponderEliminar