sexta-feira, 7 de abril de 2017

A mentira teve perna curta

As reações à divulgação do briefing de Carlos Janela para os elementos da propaganda benfiquista continuam a suceder-se. Já várias pessoas confirmaram a autenticidade dos documentos, numa espécie de fuga para a frente que demonstra que, naquele clube, as narrativas vão sendo adaptadas à medida das circunstâncias.

Uma dessas pessoas foi Rui Gomes da Silva, representante do Benfica no Dia Seguinte. Em declarações feitas ontem à SIC Notícias, o ex-VP do clube não só confirmou a veracidade do documento e Carlos Janela como seu autor, como disse ainda que recebe "20 a 30 documentos todas as semanas". Rui Gomes da Silva alinhou também pelas palavras que outros comentadores - alguns assumidamente benfiquistas, outros supostamente "isentos", como Ribeiro Cristóvão -, dizendo que isto apenas é uma prova de competência por parte da estrutura de comunicação do Benfica.

Aqui ficam as palavras de Gomes da Silva:


Não espanta que Rui Gomes da Silva considere os documentos "muito bem feitos". É natural que um dos maiores promotores do ódio aos adversários que existe no futebol português veja qualidades na linguagem e narrativas que Carlos Janela compilou para os paineleiros e comentadores (e, muito provavelmente, jornalistas) com ligações à máquina de propaganda benfiquista.

A questão de vermos os representantes benfiquistas a assumir a estratégia e a defendê-la com unhas e dentes é interessante. É que, ainda nem há uma semana, o mesmo Rui Gomes da Silva foi entrevistado pela revista Visão no âmbito de um artigo sobre os comentadores dos três grandes, e disse o seguinte:


Gomes da Silva disse que se prepara nas redes sociais, vendo resumos e jornais. O resto é de memória. Memória fraca, pois esqueceu-se de mencionar os 20 a 30 documentos que recebe por semana. Neste caso, a mentira teve perna curta (pun intended).

Mas Rui Gomes da Silva não foi o único a mentir sobre (ou omitir, como preferirem) este assunto. Veja-se o que disse João Gobern como se prepara, na mesma entrevista:


Mais um que se esqueceu dos briefings. Se é sinal de competência, por que não os reconheciam?

Há que dizer, no entanto, que os comentadores não estão mais do que a seguir o exemplo que vem de cima. É que a direção de comunicação do Benfica também se pronunciou sobre o assunto há cerca de seis meses, quando havia quem colasse as opiniões dos comentadores afetos ao Benfica à posição do clube:


A existência de briefings, por si só, não é muito relevante. É fácil perceber, no entanto, por que motivo os comentadores e dirigentes benfiquistas sempre os negaram categoricamente até há dois dias: o facto de haver coordenação superior reduz a imagem de independência dos comentadores assumidamente benfiquistas, transformando-os em meros papagaios (com o óbvio impacto que isso tem na sua credibilidade), e destrói por completo a reputação dos comentadores que tentam passar-se por isentos. E deixa outra pergunta no ar, já com outro nível de importância: quantos jornalistas receberão os briefings e os usarão no seu trabalho?

Outra coisa é a existência de briefings com este palavreado, incendiário e de incitamento ao ódio. Isso, sim, é obrigatório que seja analisado pelas autoridades desportivas competentes. Deita também por terra algum do discurso oficial do Benfica, nomeadamente o do seu presidente. Fica claro que todos os apelos ao equilíbrio e apaziguamento que Vieira fez no passado - que, verdade seja dita, só convenciam os adeptos mais fanáticos e alguns jornalistas tradicionalmente muito apreciadores do presidente benfiquista - são um dos maiores atos de hipocrisia da história do futebol português.

37 comentários :

  1. Isto é exatamente o mesmo que se passou com os vouchers.

    Ninguém disse nada mas quando se descobriu todos negaram, quando fizeram tudo para que passasse a ideia de que tudo era legal, dizem que dão vouchers porque sabem receber bem as pessoas.

    Ninguém tinha cartilha,agora que se sabe já muitos admitem mas atenção, agora que já se confirmou já é pura competência da estrutura de comunicação.

    ResponderEliminar
  2. Repitam todos comigo

    Propaganda = competência
    Incentivo ao ódio = competência
    Suborno = cortesia

    ResponderEliminar
  3. cof cof... cof cof...

    não consigo ler o post mestre... tal é a fumarada que vai no ar por causa da capa de hoje do record...

    cof cof... insuportável!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simplesmente para rir essa capa encomenda de pelo Janela ao Farinha...

      Eliminar
    2. É preciso desviar o foco de discussão que é a cartilha e a capa parece mesmo a pedido.

      Eliminar
    3. O engraçado é que essa capa do Record de hoje também faz parte da cartilha do janela

      Eliminar
  4. Se a Sonae usa o Público ou o Governo Angolano algum dos órgãos de comunicação social sobre os quais tem ascendente em Portugal, "aqui d'el rei que isto é um atentado à liberdade de imprensa!". Se o Benfica instrui opinadores "independentes" transformando-oa em caixa de ressonância da voz do dono, "só prova a competência do Benfica".
    Assm vai a qualidade do pensamento crítico em Portugal.

    ResponderEliminar
  5. "Não falem dos outros"....não era o que o filho da puta do escroque do Orelhas dizia com o seu ar tão cândido para os seus comentadores ?.Não há ralé como esta no futebol da Europa,espera estão na vanguarda da comunicação !...ehehehehehe

    ResponderEliminar
  6. Hoje ja saiu mais uma cartilha para os comentadores/jornalistas acefalos.

    ResponderEliminar
  7. Mais um excelente post! Está gente é hipócrita e mentirosa. Agora, que existe um bufo dentro do Benfica, ficaram todos com muito medo que se saiba mais coisas. Todos tem o rabo preso uns aos outros e vai sobrar para o mais fraco que é o Hugo Gil. Coitado do Gil, vai ficar com o rabinho bem assado porque os outros nomeadamente o Janela vai sacudir a merda para outro. Era muito bom começar aparecer na comunicação social alguns dos documentos que foram feitos estes últimos anos, tenho a certeza que destilaram e escreveram muito ódio sobre o Presidente do Sporting. Se isto acontecesse nos comentadores do Sporting era caso de primeira pagina de jornais…. Hoje temos a certeza que existe muitos jornalistas que recebem e escrevem sobre o que leem nestes documentos de ódio do Carlos Janela. Tenho pena dos benfiquistas, realmente ter está gente a representar o seu clube é muito triste. Como eu hoje compreendo a luta do meu Presidente!

    ResponderEliminar
  8. O Vieira é um isto. Pela frente um presidente que "não se mete em polémicas", que "só responde dentro do campo", que "pede para se falar só no Benfica".

    Por trás, este jogo sujo. Os vouchers para árbitros (quando apareceram foi uma polémica parecida com esta), cartilhas para comentadores atacarem tudo e todos (comunicação social comprada, com especial destaque para a Bola e programas com muitos "isentos") e magistrados e juízes na Comissão de Honra...não vá precisar de alguns favores futuramente.

    ResponderEliminar
  9. Este assunto é de muito maior gravidade disciplinar do que aparentemente parece.

    Antevejo complicações desportivas para o Benfica. O documento é insultuoso de animo leve, e isso é inadmissível.

    ResponderEliminar
  10. Se são profissionais na estrutura de comunicação tem de ser responsabilizados na estrutura por isso

    ResponderEliminar
  11. Oh rena, anda cá ler isto!
    Estavas errado pela primeira vez desde que escreves por aqui. A excepção faz a regra, companheiro. Seguimos juntos! #renacredivel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahaha fosse a primeira vez koboi...

      Eliminar
    2. Deixa lá a rena, coitada... deve estar entretida com a sua mais-que-tudo-jorgen...

      Eliminar
    3. Andam os dois, na net á procura de vips mascarados á Venfiquê!

      😀

      Eliminar
    4. Não estou enganado, não, mongoloides.
      Qual a necessidade de alguém como o RGS vir confirmar o cartilhamento quando o poderia muito bem ter desmentido? Já pensaram? Mais alguém o confirmou?
      RGS prepara algo para daqui a 3 anos, e este foi o tiro de partida. Sei isso de forma segura (soltem o Keboi).

      Eliminar
    5. Eia a teoria da conspiração... Rgs passou de santo, a diabo!

      Tu quando cais na brejeirice revelas um enorme desespero, pois normalmente ate és um gajo com elevaçao no insulto. tem calma e vai lendo os faxes que te vao chegando!

      Eliminar
  12. Bom,

    atendendo à linguagem utilizada nos documentos, atendendo ao facto já confirmado pelos próprios (eu ontem ouvi na CMTV um deles dizer que não colaborou mas que o receu directamente do clube) que a origem do documento é a direção de comunicação do clube (razão pela qual agora se fazem deslumbrados com a sua enorme capacidade organizativa - também o Al, o Al Capone era organizado lembram-se),

    Existe mais do que matéria para um processo crime por difamação calúnias e se fosse um bom advogado mais umas dezenas de hipóteses de queixa.

    Basta lembrar que o castigo de Bruno de Carvalho é, riam-se, por lesão da honra destes que escrevem estas cartilhas. Extraordinário.

    Já estamos a assistir ao tradicional assobiar para o lado, ou como dizia um dos responsáveis da comunicação do carnide, ao folclore.

    Estou muito curioso para ver como vai o Sporting reagir a estas coisas que são agora publicas. Do meu clube, do Sporting, não espero menos do que uma queixa nos tribunais civis e desportivos contra os autores institucionais desta brincadeira.

    As coisas que ali estão escritas, sendo institucionais, são de uma gravidade sem precedentes. Uma coisa é eles desculparem-se dizendo que não têm nada a ver com os paineleiros, uma coisa é eles desculparem-se dizendo que a claque não é legalizada, mas quando os fios da meada conduzem aos cabecilhas a coisa fica mais séria.

    ps. um unico aspecto nesta história me deixa de pé atrás. É o facto de ser o porto a desenterrar os documentos. Mostra que ainda têm muita margem de manobra nos bastidores e que para andarem sossegaditos é porque a coisa deve estar muito negra e alguém deve andar a exigir que não façam muito barulho.

    ResponderEliminar
  13. Tão profissionais que eles são na arte de manip... comunicar, que se esqueceram do profissionalismo na arte do confiar. O problema é que eles compram a confiança com €, e para contornar isso basta atirar com mais € para debaixo da mesa. São os problemas do profissionalismo e de distribuir a cartilha por tanta gente. Agora quero vê-los a identificar onde está a fuga. Será de um soldado raso? De um general? Ou será de um "independente"? Ou antes de um "jornalista"?

    Entretanto ficam aqui os nomes que o novo briefing revela terem acesso ao documento:

    "• Os nossos adversários andam em SURDINA a tentar imitar-nos. MAS faltam-lhes o Luis Bernardo, Pedro Guerra, o Jaime Antunes, o João Gobern, o José Calado, o Antonio Figueiredo, o André Ventura, Domingos Amaral, o Rui Gomes da Silva, o Telmo Correia, o João Alves, a Leonor Pinhão, o Sílvio Cervan, o Pedro Adão Silva, o Bagão Félix, a equipa de comentadores da BTV, etc."

    https://www.docdroid.net/PlXs5Ot/informacao-semana-36-06-abril.doc.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela partilha Bernardo, raios o Sporting nunca me faz chegar nada! :)

      Eliminar
  14. Este animal, o janela e o antunes ontem, tal como o calado anteontem, estão com a tomatada tão apertadinha... foi mesmo uma enorme golpada nos miseráveis...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espera ai Aldo, o Calado com os tomates apertados? Algo nao bate certo...

      ...o gajo nao é um eunuco?

      Nao querias dizer com o cuzinho apertado?

      =)

      Eliminar
  15. Pior do que uns comentadores benfiquistas receber uma cartilha do clube deve ser dirigentes do Sporting receberem uma cartilha do Porto.
    Mas a união de Sporting e Porto só reflecte a nossa grandeza-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas o mais engraçado é que estes briefings e afins só falam sobre ....os outros. Aí está a vossa grandeza claro!

      Eliminar
    2. Ahahahahahahahahahah! Ya! Ahahahahahahah! Mete mais chocolate pah!!!

      Eliminar
    3. Então e não "vai provar" essa nossa união...ou limita-se a "ser eco" de mais uma atoarda benfiquista...?

      Eliminar
    4. Essa nova fuga para a frente saiu da tua cabecinha ou leste na cartilha da porta 18?

      Eliminar
    5. Um corneto para ti...
      Um corneto só para ti...
      Um corneto unicamente para ti...
      Lampiões palhaços como sempre.

      Eliminar
  16. Por mim, até podiam fazer 50 cartilhas....

    O que está em causa é que se julgam Únicos no Mundo, acima da lei e da Justiça e acham que tudo podem, que tudo lhes é permitido.

    São Únicos no Mundo a poder dar os seus próprios jogos, no seu próprio estádio, no seu próprio canal de Tv.

    A poder oferecer vouchers com jantares aos árbitros, delegados, observadores... e agora, ficamos a sabre que até colocam câmaras ocultas ilegais a espiar os bancos adversários e microfones nos balneários!!

    A traficar pó de talco marca Porta 18 nas suas instalações e viaturas.

    ISSO é que está mal e devia ser questionado por todos os outros clubes, pela Com. Social e pelas Autoridades, a começar pela PGR.

    ResponderEliminar
  17. Um dos spins da propaganda lampiónica vindo do ano passado foi que os erros estratégicos da comunicação do SCP nos teriam valido um campeonato. Apesar de existirem, nunca aceitei que estes fossem o que decidiu o campeonato, mas antes toda a sucessão de "homens certos nos lugares certos" com que, dentro e fora das quatro linhas, foram inclinando a competição. Entre eles, os pasquineiros que repetem a cassette mais ou menos veladamente ou descaradamente, escondendo a acção do estado lampiânico por detrás do fogo que lançam sobre os outros, em particular, o SCP.

    Para mim, só foi surpreendente ser o Janela o maestro da comandita. Sempre pensei que fosse o cachalote.

    Quem paga isto tudo? Continuo a achar que a máquina de fazer dinheiro que alimenta tudo isto é sempre a mesma. Se fosse possível seguir-lhe seguisse o rastro, haveria sempre um Jorge num ponto qualquer.

    ResponderEliminar
  18. Parabéns por mais um grande artigo de opinião. Concordo que não esteja em causa a tal cartilha como processo de comunicação institucional, até porque qualquer empresa tem o dever de o fazer, mas sim a partilha de calúnias, intrigas, veneno. Veneno institucional é lamentável.

    ResponderEliminar