terça-feira, 11 de abril de 2017

O Al Carnidão pariu um rato

Durante o dia de ontem, o CM e o Record noticiaram, sem grandes detalhes, que o Sporting também tem a sua cartilha, enviada diretamente pelo presidente para os comentadores afetos ao clube. Era óbvio que a história completa estava reservada para os programas de televisão de segunda à noite, e, sem surpresa, foi mesmo isso que sucedeu.

No entanto, a cartilha benfiquista pariu um rato: os paineleiros benfiquistas leram um mail datado de junho do ano passado - curiosamente, o mesmo mês em que Luís Bernardo saiu do Sporting e foi anunciado como diretor de comunicação do Benfica (fica registada a coincidência) - em que Bruno de Carvalho terá passado várias informações relativas à posição que o Sporting tem sobre... assuntos do Sporting. Segundo Pedro Guerra, os tópicos mencionados nesse mail - de forma bastante resumida - eram a especulação que havia na altura sobre eventuais transferências de João Mário, Slimani e Naldo. O teor das informações passadas era coerente com as posições públicas da direção.

Os destinatários revelados por Pedro Guerra eram, unicamente, comentadores ligados ao Sporting. Não foi indicado nenhum comentador supostamente isento nem nenhum jornalista.

O momento mais engraçado foi aquele em que José de Pina batizou a cartilha benfiquista de Al Carnidão, uma sequela brilhante a outra criação sua: o Estado Lampiânico. Vale a pena ver:


Al Carnidão. Tem tudo para pegar. :)

Noutro tipo de registo, também vale a pena ver o que disse Paulo de Andrade, na CMTV, sobre o assunto. O comentador sportinguista confirmou ter recebido esse tipo de mails, mas sem a regularidade das cartilhas benf-- perdão, do Al Carnidão. Segundo Paulo de Andrade, recebeu 6 ou 7 mails de uma página no espaço de um ano, sendo que os últimos continham unicamente posts de Facebook de Bruno de Carvalho ou Nuno Saraiva. Aqui fica a sua excelente análise sobre todo este caso:


Está marcado para logo um novo capítulo sobre o Al Carnidão. Francisco J. Marques disse que vai revelar os destinatários dos briefings de Janela, garantindo que a lista é muito extensa. Vamos ver até que ponto é dirigido apenas a comentadores assumidamente benfiquistas, ou se vai incluir comentadores supostamente isentos e jornalistas. Isto promete.