sexta-feira, 21 de abril de 2017

O castigo de Brahimi


Brahimi foi castigado com dois jogos de suspensão na sequência da expulsão no Braga - Porto disputado no último sábado. Devo dizer que, por uma questão de princípio, acho que faz sentido que um jogador que veja cartão vermelho por protestos ou faltas violentas seja castigado com um mínimo de dois jogos. Não faz sentido equiparar estas situações às expulsões por duplo amarelo ou aos vermelhos que decorrem de lances normais de um jogo, como o derrube a um adversário isolado.

Ainda esta época, Heldon foi suspenso por três jogos por ter insultado o árbitro Vasco Santos. Segundo o relatório desse jogo, o extremo do Rio Ave disse: "És um borrado meu grande filho da p...! Vai para a grande p... que te pariu!". Convenhamos que até a mãe de Heldon terá concordado com o castigo. O que não faria sentido era que o castigo fosse apenas de um jogo, como foi prática corrente no futebol português durante vários anos.

Voltando à expulsão de Brahimi, as imagens da transmissão televisiva não são esclarecedoras. A dada altura, vê-se Hugo Miguel a dirigir-se para a área técnica portista, onde dirigentes e membros da equipa técnica protestavam com o quarto árbitro, mostrando, uns segundos depois, o cartão vermelho ao jogador argelino, que estava junto ao banco. Ou seja, não temos forma de perceber o que aconteceu para levar o árbitro a expulsar Brahimi.

Depois houve a reação de Brahimi ao ver o cartão vermelho. Dirigiu-se ao quarto árbitro, mas a linguagem corporal do jogador não pareceu anormalmente agressiva ou insolente. Resta aquilo que o jogador possa ter dito.

Aqui está o primeiro problema. Aquilo que vem descrito no documento divulgado pelo CD da FPF...


... não tem nada a ver com o que foi captado pelas câmaras da Sport TV. Esta justificação só pode fazer sentido caso os factos descritos tiverem ocorrido antes de a realização ter passado a seguir as movimentações junto ao banco.

Ora, considerando o momento da época e a importância do jogador em causa - provavelmente o mais desequilibrador de um dos dois clubes que estão a disputar o título -, teria sido sensato que o CD tivesse dado explicações adicionais. E não faz sentido que o CD remeta a justificação para o relatório do árbitro, pois falamos de um documento que não é público.

O segundo problema, a meu ver, é o aparente agravamento dos castigos para certo tipo de sanções. Não que veja qualquer inconveniente nesse endurecimento das sanções, desde que praticadas de forma coerente - para além disso, falamos de um CD que tomou iniciou funções esta época, pelo que tem toda a legitimidade de alterar a sua atuação em relação ao que se fazia nas épocas anteriores.

No entanto, para haver uma justiça efetivamente equilibrada, esta endurecimento disciplinar deveria ter sido acompanhado por um maior rigor no tratamento dos casos flagrantes de indisciplina que não são devidamente sancionados pelos árbitros durante o jogo. E é aqui que o CD está a falhar em toda a linha. Pior do que isso, está a passar a ideia de que há justiças diferentes em função dos clubes envolvidos.

Não é compreensível, por exemplo, que em duas jornadas consecutivas, Samaris agrida adversários e não seja julgado em conformidade: a agressão a Alex Telles passou incólume, enquanto o soco a Diego Ivo deu apenas direito a um processo que dificilmente conhecerá desfecho na época em curso.

(de notar que não me esqueci do caso de Slimani, mas não só foi tratado por outro CD, como também é o exemplo perfeito de como não se deve conduzir um processo disciplinar desta natureza)

Como também não é compreensível que o CD tenha ignorado o encosto de cabeça de Luisão ao árbitro Nuno Almeida, no jogo Benfica - Chaves, em fevereiro passado:


Isto faz com que o sentimento de justiça dispar acabe por ganhar ainda mais força, pois o encosto de cabeça no árbitro é precisamente um dos atos que o CD considerou na suspensão de dois jogos de Brahimi.

O CD não existe para servir de contrapeso às péssimas arbitragens que existem em Portugal - não só pela fraca qualidade técnica e disciplinar dos árbitros, mas também pela parcialidade revelada em favor dos de sempre -, mas ao agravar as penas sancionadas em campo e ao continuar a ignorar as que não são punidas pelas equipas de arbitragem, está, efetivamente, a ampliar o efeito das más arbitragens. E se já era muito complicado para as equipas não bafejadas pelo colinho da arbitragem poderem competir com as que são, esta nova política do CD torna essa batalha ingrata e desigual ainda mais difícil.

60 comentários :

  1. Tive mesmo que conferir se não tinha entrado por engano no reflexão portista ou no souportistacomorgulho por engano.
    Sobre o post, enfim o que se pode dizer? Recordo me de ouvir que o slimani foi duplamente punido por jogar meia época condicionado. No entanto no caso do samaris esse argumento já não se aplica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu és doente.

      A começar nos argumentos, passando pelas horas a que passas aqui a comentar TODOS os dias e seres sempre o primeiro a comentar (dormirás tu com o companheiro abaixo? Vocês até se atropelam de manhã para virem aqui) e terminando no facto de nunca contribuires para a discussão mas passares o tempo a criticar um blogue que é seguramente o primeiro site que tu abres todos os dias!

      Haverá alguma lógica na cabeça de um lampião? A resposta está dada.

      Eliminar
    2. E o samaris? E o eliseu? e o jardel? Se fossemos contabilizar todos os jogadores do carnide que deveriam ter sido expulsos e nem um amarelo levaram não saímos daqui. Mas tu em vez de seres sério, gostas é desviar e falar para o ar. Não tens bom senso nem seriedade suficiente para reconheceres que vocês são levados ao colo? Que são ajudados? Que vos são perdoadas coisas que aos outros clubes não são? Nojo de clube.

      Eliminar
    3. Na véspera de um Sporting Benfica tinha muito mais interesse falar do embate. Mas o mestre prefere seguir a cartilha do Francisco j Marques.

      Eliminar
    4. Já falo no dérbi à tarde, não sei é se vais apreciar. :)

      Eliminar
    5. Eheheh. É assim mesmo, Mestre. Pau nos corruptos!

      O Al Carnidão está sem argumentos novos, eles já não saem do modo repeat.

      Eliminar
    6. Ahahahahahahahahahahah! [Mestre] Ahahahahahahahahahah!

      Mas oh billocas, mas faz todo o sentido... ontem falou da vossa cartilha, hoje fala da do Porto... que é para não ferir quaisquer susceptibilidades!

      Eliminar
    7. NO NGB nao tem "poost" sobre o Derbi?

      Eliminar
    8. Essa do Slimani foi bem lembrada, John Billy. É mais uma a juntar à lista das incoerências. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    9. Aldo Duscher, a diferença é que a cartilha do Porto é a mesma que a vossa. Nem para inovar e criar uma cartilha própria o bdc tem competência. heheh

      Eliminar
    10. Na primeira agressão do Samaris (contra os corruptos do Norte), foi logo recusado o pedido de castigo pelo CD. Nem sei se chegou a ficar "condicionado" por 2 dias sequer.
      Agora, depois de dar um murro enquanto jogo está parado (!), já é um coitadinho que tem de ser ilibado rapidamente? Credo, nem 2 semanas passaram e já estão a comparar com o Slimani.

      Para o resto da malta: isto é um exemplo clássico de falta de coerência e lógica argumentativa. Se o objectivo é distribuir (John) bílis, estão a trabalhar bem. Para os quem têm um mínimo de honestidade intelectual (e um pingo de vergonha), este é o exemplo perfeito do que não fazer.

      Eliminar
    11. Mostra lá a cartilha do Sporting Já Foste.

      O resumo dos teus posts:

      Bla bla bla, calunia, bla bal bla mentiras, bla bla bla alianças, bla bla bla...

      Que BlaBlaBlabrego!

      Eliminar
  2. Estava eu a cogitar, no início do post, que finalmente o Mestre Da Cartilha se iria debruçar sobre todas as atrocidades que o clube seu aliado do Norte vem praticando neste ano e nos anos anteriores.
    Puro engano, é sobre o Glorioso Tri Campeão Benfica mais uma vez, o que manifesta claramente o complexo de inferioridade com que vivem os sportinguistas em relação ao eterno rival.
    Mas no fundo entendo este receio que o Mestre Da Cartilha e a dupla bruno-saraivosa (com letra pequena)têm em expor as verdades incómodas dos aliados do norte. Não se querem arriscar a acordar com a barba permanentemente feita até ao pescoço ou com o cabelo cortado à escalpelizador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espera... o Mestre faz um post sobre um castigo a um jogador do Porto... e esta bichona diz que é sobre o carnide... rutolfa, viada, tens que te deixar desses "combóinhos" que fazes com os panisgas dos teus amigos lãp, cheios da branca da #porta18, que isso está a rebentar com o que resta do teu teco...

      Eliminar
    2. Este post reflecte bem o tamanho da paranoia do rotolfo!

      Num post onde se discute o castigo de Brahimi, o cócó rotolfo mais uma vez enfia a carapuça e admite haver alguma ligaçao com o carnide, se isto não é uma admissão, não sei o que será!
      Curioso como esta mesma pessoa perita em conspirações, não vê qualquer ligação entre os assobios e o very light.

      Não te incomoda andares sempre de carapuça nos cornos?

      Eliminar
    3. Belíssimo truque!
      Não sei como o fazes, mas enquanto li o comentário, a voz que me aparecia na cabeça a dizer essas palavras era a do carlos janela!

      bravo!

      Eliminar
    4. Nunoalestetxixi, sê honesto uma vez na vida e tira essas palas verdes. O longo jejum está a fazer-te mal.
      "Num post onde se discute o castigo de Brahimi"
      Samaris, Samaris, Luisão, Nuno Almeida, no jogo Benfica - Chaves, a justiça não é igual, o CD porta-se de maneira diferente....
      Quem é o defecado agora, dejecto?

      Eliminar
    5. Depois do "segundo as minhas fontes" passámos ao "(com letra pequena)" e "Mestre da Cartilha".
      A culpa é minha. Queixo-me de uma coisa e acredito/defendo a mudança, mas esqueço-me que há sempre um nível mais baixo/estúpido onde estes personagens conseguem chegar. :(

      Eliminar
    6. Andas a ouvir vozes quando elas não fazem vibrar as cordas vocais, Tornozelo do Xandão. Isso é mau sinal, pode ser um pólipo imaginário.

      Eliminar
    7. Rodolfo há muito tempo que ja sei quem é o defecado!

      E tenho pena de te dizer mas foste tu!

      O teu pai defecou-te para dentro da tua mae, que não gostou muito da coisa e defecou-te de seguida, no WC da Repsol mais próxima.

      Eliminar
    8. Caldo Duche, nesse teu comboínho só se tu fores o Alfa e eu o Ómega, ou por palavras que possas entender, tu és a locomotiva e eu a última carruagem.

      Eliminar
  3. É um circo autêntico o futebol nacional...tudo muda em função do clube dos vouchers... não só são flagrantes os casos de critérios diferentes por parte da arbitragem a nível técnico e disciplinar como agora temos um conselho disciplinar da Liga que só tem mão pesada para aqueles que não são da cor daquele antro de criminosos de Carnide !...

    ResponderEliminar
  4. Estou curioso para ver o comportamento este Sábado de gente como Eliseu, Samaris, Fejsa, Luisão, Almeida e Jonas se a coisa começar a correr mal para o lado lampião.
    Tudo gente de bem como se sabe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A correr mal ou a correr bem, diria eu.

      Eliminar
    2. Não se preocupe, nem Eliseu nem Samaris nem Almeida nem Jonas devem jogar! Já pode dormir mais descansado. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Os castigos no futebol português são uma vergonha.
    Chegaremos ao dia em que jogadores com vermelho directo (por insultos, agressões, entradas violentas), sejam castigados só com multa ou com meio-jogo (castigado uma 1ª parte).
    Uma comédia.

    Se um jogador marcar 2 golos e levantar a camisola - expulso - 1 jogo
    Se um jogador lesionar intencionalmente um colega - expulso - 1 jogo

    Enfim...

    ResponderEliminar
  6. ... e, Mestre, não esquecendo as agressões à punhada que também protagonizou durante a época passada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos dérbis em que ganhámos 3-0 e 2-1 foi uma vergonha. Fejsa, Samaris (2x), Jardel, Jonas, todos agrediram jogadores do Sporting.

      Eliminar
  7. Ó Mestre, tu não te fartas desta lampionagem vir aqui dizer-te o que deves e não deves escrever? No teu próprio blog? Fico curioso como aguentas isto e admiro-te a paciência. Já mereces um lugar muito especial no céu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh, têm direito a não gostar. Não me incomodam as críticas. Avalio-as, considero as que me parecem pertinentes, reciclo as restantes. Amigos como dantes. :)

      Eliminar
    2. "Eheh"?! Porra, que agora assustei-me... parecia que a abécula do jf te tinha hackeado o perfil... depois lembrei-me que foi "Eheh" e não "hehe"...

      Eliminar
    3. João, tens que ver que o Mestre está apenas a ser caridoso. São claramente pessoas com dificuldades sociais que procuram aqui um pouco de atenção. Boa ou má, qualquer atenção vale apena quando se navega constantemente na sua ausência.

      Eliminar
    4. Aldo, parece que afinal me deixo influenciar pelos comentadores benfiquistas, e não me tinha apercebido. :)

      Eliminar
    5. Há quem peça 50 bilhetes para proporcionar um dia melhor aos menos afortunados. O Mestre deixa a casa aberta a #cartilhados. Cada um ajuda a tornar este mundo melhor da maneira que pode.

      Eliminar
    6. É natural Mestre, bem lá no fundo sabe que eu sou sempre muito sensato nas analises que faço e por isso vê em mim um exemplo a seguir. heheh

      Abraço

      Eliminar
    7. Pois é, jf (com letras pequenas como diz o outro) - olha também estou a ser influenciado! XD

      Diz-me lá, tu mal ligas o computador no centro recreativo abres logo o notepad, escreves "heheh", e fazes copy-paste, não? Fica o trabalho feito para o resto do dia! Nunca se sabe quando vai ser preciso disparar um heheh certeiro, em cheio no blog do MdC ou na cartilha(c) Sportinguista. Ninguém te apanha a dormir, pistoleiro...
      #heheh

      Eliminar
    8. JF está a ficar trend. hehehe e o cumprimentos. Assim se espalha a marca Benfica e dos seus adeptos.

      Eliminar
    9. É isso mesmo, Kóboi! heheh (ups, mais um)

      Cumprimentos

      Eliminar
    10. Adeptos?! Isso nao é sinonimo de selvagens, arranja lá outra palavra JojO!

      Eu dou uma ajuda:

      Bandidos,
      Desregrados,
      Vândalos...

      Para internacionalizar a marca podem lançar pizzas napolitanas Vendifica leva 4 paga 3, ou abrir uma casa de Kebabs, que também venda cachorros com salsichas alemãs!


      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

      Eliminar
  8. Off topic ou não!
    Não sei se já foi abordado aqui:
    Castigos:
    http://www.amorsporting.com/2017/04/sera-modaem-carnide.html?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso como nenhum jornal referiu que um jogador que custou 3 milhões agrediu ao soco um adversário... imaginem se fosse o Gauld a fazer uma coisa dessas na equipa B...

      Eliminar
    2. Esse veio na celebre camioneta de sérvios e rapidamente voltou de furgoneta para o esquecimento...

      Eliminar
  9. Excelente resumo. Acrescento que as más decisões técnicas das equipas de arbitragem, tenderão a aumentar de forma proporcional à inacção do CD. Será uma espécie de acréscimo de confiança sustentado na impunidade.

    ResponderEliminar
  10. Será que depois do último episódio dos "50 bilhetes sombra de Alcanadas" alguém tem dúvidas que a FPF, Liga, CD, CA, árbitros e mais alguns andam condicionados? Qual a melhor forma de controlar alguém numa ditadura? Não é controlar através do medo e da coação? É muito simples. Oferecem uns jantarzitos no "Museu", depois até dá jeito que a bomba estoirasse através de um rival e assim têm-se na mão os alegres comensais que se não colaborarem irão ser "apresentados" à CS. Com os bilhetes iria passar-se o mesmo. É pena que o haja uma "toupeira" na Etar de Carnide e isto está a deixá-los nervosos. O polvo começou a perder uma das sua ventosas.

    ResponderEliminar
  11. Ao ponto que se chega! Nem há comentários possíveis. heheh Explicações adicionais? Nem sequer o Porto as pediu! heheh

    Mas acerca da agressão do Samaris ao Alex Telles (?) MEestre, mostre lá uma imagem que dê para ver qualquer agressão, é que aquelas que eu vi nem o Alex se queixou, nem sequer o fiscal de linha que estava de frente para o lance a 1 metro deles viu o que quer que seja.

    Quando ao suposto soco, concordo, deve ser punido, mas os outros também devem. Refiro-me ao Corona e Maxi por apertarem o pescoço a adversários ao Danilo por agressão ao arbitro e ainda, por exemplo, ao Ederson Farias pelo soco que deu a um jogador do Braga. Sim, pois não se vai apenas castigar os jogadores do Benfica para que os antis tenham orgasmos múltiplos.

    http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/interior/video-imagens-da-tentativa-de-agressao-no-feirense-braga-5781619.html

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Quando ao suposto soco"
      Alto e pára o baile! Ribeiro Cristóvão, és tu?

      Eliminar
    2. Amanhã tu e os teus é que vão ter orgasmos múltiplos... Tal vai ser a esfrega

      Eliminar
    3. De acordo, JF, não estou a ver qual foi a do Corona, mas aquele beliscão do Maxi devia ser considerado como agressão e tratado em conformidade.

      Eliminar
    4. Mestre, refiro-me ao apertão do Corona ao Talocha, no jogo contra o Boavista.

      Eliminar
    5. Faz queixa este agora vem chorar para aqui a pedir que o SCP faça queixa!

      Não tens vergonha?

      Eliminar
    6. É impressionante a capacidade que estes vermes têm de mentir descaradamente, e com quantos dentes têm... quer dizer, mentem pelos dentes que têm, e pelos que já tiveram, já muitos, se não a maioria, deles, quase nem tem teclado...

      Depois admiram-se de um gajo não ter paciência para os aturar... "anti-carnide", dizem... "anti-carnide" o caraças, é mesmo falta de paciência e estômago...

      Eliminar
    7. Diga lá, Aldo, tem alguma coisa a dizer? Pode sempre tentar mostrar onde é que eu estou a mentir. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Escreve-se um texto cheio de nada, para falar de suposições do viu ou não viu, para depois espetar o Luisão. Como quem diz:" Bem, já vou nos 364 dias a falar no Benfica, deixa-me ver se agora os consigo enganar e dedico um título e um textozito ao Porto. Sou Mestre e Artista, por alguma razão. Pegai lá!"

    ResponderEliminar
  13. Já agora. Artista, vocês que se prezam pela formação, não há aí uns parabéns para mais uma final europeia da cantera do Benfica? Ou É o Jorge Mendes que também joga?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza deve haver no NGB...

      Vá vai para la dizer mal do teu clube que tanto defendes aqui!

      Eliminar
  14. Tanto texto para acabar onde?Benfica pois claro!
    O castigo do Samaris não saiu ainda porque isto está tudo montado para ele jogar até ao final da época pressionado! Sacanas! foi o que fizeram ao pobre do Slimani a época passada não foi?
    Conseguem ver uma CABEÇADA do Luisão? GOD!

    ResponderEliminar
  15. Não se pode comentar lances do FC Porto, porque somos dragartos.

    Também não se pode mostrar um lance do SL Benfica, porque depois só falamos deles.

    Falar do Sporting CP também não se deve.
    Primeiro porque o que é escrito não corresponde à verdade, apenas o que é escrito em blogs do Benfica.
    Segundo porque os artigos são coniventes com o que o presidente do SCP diz, o que, como se sabe, "o que esse senhor diz não interessa".

    Dito isto:
    Analisar um lance do FCP, comparando com um do SLB ajuizado de maneira diferente, significa que somos anti Benfica e dragartos.
    E lá aparecem umas hienas subnutridas a rir, estilo Lion King, numa mixórdia com o morsa, sempre prontos a fazerem-se de vítimas quando, imagine-se, são confrontados.

    Caro Mestre, uma força para alterar este padrão de comentários que nada oferecem de construtivo, sff.

    ResponderEliminar