sábado, 8 de abril de 2017

O jornalismo que não se consegue separar da cartilha

Muito interessantes as intervenções de ontem de Eduardo Garcia sobre o tema da cartilha do Benfica, no programa Pré-Jogo, na Sporting TV. O comentador aborda de forma muito completa as principais questões: não o facto de a cartilha existir, mas o ódio que salta à vista, as incoerências da estrutura benfiquista, as implicações que a prática continuada desta estratégia, ao longo de anos, tem para o ambiente do futebol português, os isentos dissimulados, e as ligações perigosas com um grande número de "jornalistas" de desporto.

Aqui ficam as palavras de Eduardo Garcia, para quem não teve oportunidade de ver.


O artigo do Expresso a que Eduardo Garcia se refere é vergonhoso. Em vez de se debruçar sobre aquilo que (agora) se sabe - convém relembrar que o tema da cartilha nunca foi abordado pela comunicação social porque era algo criado pelos maluquinhos das teorias da conspiração -, o Expresso, através de Diogo Pombo e Lídia Peralta Gomes, tentou "compor um bolo" sobre cartilhas onde pudesse incluir de imediato Sporting e Porto.


O artigo pode ser lido aqui: LINK.

Portanto: o Expresso, em vez de analisar o que representa a existência de uma cartilha do Benfica nos termos que todos agora conhecemos, tentam normalizar a situação procurando colar de imediato Sporting e Porto ao mesmo fenómeno. E a conclusão que retiraram das respostas do Benfica e da ausência de respostas de Sporting e Porto é de uma desonestidade atroz:


"O problema é que, à falta de respostas de FC Porto e Sporting". O problema é que FC Porto e Sporting não têm que responder nada sobre o assunto. Enquanto não abordarem de forma honesta e isenta o que se sabe da cartilha do Benfica, nenhum órgão de comunicação social tem o direito de perguntar aos outros se fazem o mesmo. Assim, fica apenas à vista de todos que isto não passa de jornalismo de cartilha.

Ainda sobre esta questão, vale também a pena ler este texto (LINK) publicado por Diogo Bernardo na sua página de Facebook. Estão aqui muitas das conclusões que a comunicação social deveria ter retirado de tudo o que se tem passado. Tomei a liberdade de destacar as partes que me parecem mais importantes.


"Afinal, nos últimos anos, Luís Filipe Vieira tem insultado, criticado, mentido e atacado o Sporting TODOS OS DIAS, através de outras pessoas. Afinal, havia outra verdade. E essa verdade é a notícia que nunca nos irão escrever." - está aqui o teste do algodão: veremos quantos jornalistas terão coragem de apontar o dedo a Vieira pela gritante hipocrisia. Infelizmente, concordo com o Diogo: é a notícia que nunca irão escrever.

67 comentários :

  1. delicioso ver o carlos janela a esbraçejar como um bebé chorão...

    crime informático!!!

    prendam-nos!!!

    hahahahaha

    Sobre o post de Diogo Bernardo: não, não concedo que os clubes tenham líderes de opinião briefados a defendê-lo. Isso não é próprio de sociedades democráticas mas de ditaduras.

    gestão da informação
    gestão da expetativa das pessoas.

    tudo isso no leva à manipulação.
    informação manipulada é ditadura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa do crime informático só dá para rir, mesmo. :)

      Eliminar
  2. Claro que é a PEDIDO. Mas alguém acredita que esses indigentes iriam ser pagos para obedecerem cegamente ao dono? Abdicariam de ter opinião própria a troco de uma singela gratificação? Sujeitar-se-iam a ser rebaixados à condição de uma simples caixa de ressonância, seguindo uma cartilha odiosa, mentirosa, ofensiva e difamatória? Não, não é possível existirem seres humanos sem coluna vertebral a prestarem-se a tal serviço!

    Quando se diz que "Luís Filipe Vieira tem insultado, criticado, mentido e atacado o Sporting TODOS OS DIAS, através de outras pessoas" é sempre de desconfiar, pois todos sabemos que um Estadista nunca faria tal coisa!

    A verdade é que Bruno de Carvalho faz mal, ameaça e põe em causa "este" futebol português, dominado por esta corja nojenta. Percebem-se assim, os ataques diários de que é alvo, com o claro objetivo de o afastar do Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica já disse que não paga aos seus comentadores. Suspeito que essa será a próxima mentira a ser desmascarada.

      Eliminar
    2. Recebem em vouchers, Mestre :)
      Só em vouchers, o Gordobern e o Paquiderme Guerra devem rebentar com o teto salarial dos avençados, daí o grunhir de lamentações constante do Porco Gil... Afinal são meninos com algum "peso" ma estrutura encartilhada.
      Junte-se a estes, todos os outros "red minions" a quem lhes foi dada uma Janela de oportunidade, et voilá... dará certamente uma fortuna em vouchers, tudo em prol da "cartilha", o que será (bem) mais (esta arrisco eu...) que os 100 mil euros anuais que o Fernando Mendes revelou.

      Eliminar
    3. O Fernando Mendes disse que o Benfica a paga a comentadores por isso acho que estará mais perto da verdade do que alguém dizer o contrário

      Eliminar
  3. Subscrevo.

    No entanto, estou a adorar tudo o que se esta a passar pois, a credibilidade deles, mesmo aos olhos dos mais cepticos, pura e simplesmente acabou!

    Agora que foram expostos estao a tentar controlar os danos.

    Um pouco por toda a CS ve-se uma tentativa clara de desvalorizacao.

    Se nao resulta tenta colar-se aos rivais praticas semelhantes ou, elogia-se a "estrutura" ( por estrutura nao me refiro a APAF) dizendo que os rivais tambem tentam mas nao conseguem, por falta de competencia.

    Como Sportinguista devia sentir odio dessa gente e desse clube mas so consigo sentir nojo e pena.










    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente, nota-se perfeitamente a tentativa de desvalorizar a questão. O Record perguntou aos seus comentadores se recebem, o que já é alguma coisa. Mas ainda falta muito para isto ficar esmiuçado como deve ser na CS. Duvido que alguma vez o seja.

      Eliminar
    2. Mestre, agora que é publico que a comunicação do Benfica briefa os seus agentes para que estes propaguem certas mensagens, pergunto eu se acha que estas caixas de comentários não censuradas continuam a reflectir a opinião dos leitores e favorecem um debate isento entre a comunidade futebolística?
      É que a mim parece que este espaço apenas beneficia a propaganda lampiã, em que os argumentos/briefings são passados para que os outros(não por dentro dos assuntos) saibam como argumentar.
      As caixas destes últimos posts estão minadas (pelos mesmos) da historia FCP/SCP npara que seja repetida pelos mais ingenuos...como manda a cartilha...
      SL

      Eliminar
    3. Apesar do MDC não publicar grande parte dos meus coments(não sei porquê,será de eu chamar os lampiões pelo nome que eles são na realidade?),continuo a vir ao Artista do Dia todos os dias, e a divulgá-lo junto de outros leões.SL

      Eliminar
  4. Bom dia. Não há como descrever a podridão que se instalou no futebol português, com a cobarde conivência de uma comunicação social que envergonha o que deveria ser o Jornalismo.
    E assustador é ler a convicção de que "o nosso clube (slb) irá manter por muitos anos a hegemonia do futebol português". Isto é o assustador, o patético é afirmarem que " lhes faltam é comentadores como o Pedro Guerra, o Gomes da Silva, o André Ventura...".
    MdC, são Sportinguistas como o senhor, trazendo estes sórdidos personagens ao conhecimento público, que poderão travar o propósito que resolveram almejar, liderados por um presidente que é o retrato vivo da hipocrisia e ausência de valores.
    Muito triste é assistir àqueles adeptos lampiões que aqui aparecem tentando defender o indefensável.
    Pois é, o Bruno de Carvalho é que tem culpa disto tudo, é o incendiário. Não concordando eu com algumas momentos seus, vê-se agora, mais do que nunca, porque é o alvo a abater.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou fazendo o que posso, jmfigueiredo. :) Mas é preciso o empenho de gente com muito mais influência para se conseguir desmontar isto.

      Eliminar
    2. Mestre,o seu blogue é muito citado em diversas conversas de televisão e outras publicações.SL

      Eliminar
  5. Dada a extensão dos avençados identificados não é possível reconstruir a teia. A "comunicação" do benfica acabou!

    das ruinas da "estrutura ganhadora" ainda sobram 2 outros alicerces que é preciso destruir:

    os negócios com jorge mendes
    as estranhas convocatórias para as seleções nacionais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não acho que tenha acabado. A maior parte da CS vai continuar a dar cobertura a isto...

      Eliminar
  6. Cartilha: o novo pesadelo dos sportinguistas.

    Até dava um bom nome para um filme, podiam apostar nisso. heheh

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entao, mas a cartilha é verdade ou nao?

      O cómico disto é que, és enganado todos os dias, mas gostas!

      Aquilo que na gíria se chama de corno manso!

      Eliminar
    2. Consegues comentar alguma coisa com sentido?

      Construir uma frase com princípio, meio e fim ou acaba tudo num ehehe estúpido e vazio como o teu cérebro limitado de lampião?

      Eliminar
    3. Sim, porque o Pina, Dias Ferreira, Otavio, bdc, etc dizem coisas muito diferentes daquelas que estão na tal cartilha. heheh

      Mas se voces se deixam influenciar por isso, então lamento, mas cérebro cheio de nada é aquilo que voces têm. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    4. JF, a cartilha é o nosso gozo, a cartilha é o VOSSO pesadelo!
      Foram desmascarados, pá, todo o que vocês diziam se confirma que é mentira, tudo o que vínheis a dizer eram mentiras, difamações, calúnias.
      Não é a cartilha em si mesma que está mal, errada; o que ela contém, sim, é um apelo a que vocês, vós do dono, abdiquem da dignidade, dos bons princípios éticos e morais e vos transformeis em seres sem carácter.
      Que raio de gente é essa em que vos transformaram e vocês aceitaram transformar-se, que não vos deixa um pingo de vergonha quando vos olhais a um espelho? Sereis zombies?
      Não vos custa chegarem perto de familiares, amigos, conhecidos e serem apontados como "pobre diabo"?
      Se tendes família, filhos, não vos incomoda saber o gozo que estais a dar?
      Difamar, inventar, insultar, mentir, mandados e manipulados por um gajo como o Janela? Epá, olhem-se ao espelho, tenham vergonha, recuperem alguma dignidade!
      Vendeis-vos por quanto? ... Vale a pena serem colocados e colocarem a família ao nível de bandalhos?
      Tem juizo, LÊ o que está nessa cartilha e PENSA, um bocadinho só que seja - abdicar da dignidade por tão pouco, valerá a pena?

      Eliminar
    5. Pesadelo nenhum para os sportinguistas. Pesadelo para a comunicação benfiquistas, que já não poderá negar a ligação com os seus pontas-de-lança da podridão.

      Eliminar
    6. JF (JáFoste) o teu presidente é que pensa que o vosso (adeptos do carnide) cérebro esta cheio de nada!

      Se assim nao fosse nao enviava cartilhas! Mas como ele é esperto e sabe que voces sao burros, tem de enviar semanalmente umas guidelines, para que a vossa burrice nao saltar muito á vista!

      ehehehe

      Eliminar
  7. Cada vez mais exposta a grande hipocrisia que reina nos lampiões. A obediencia total das redações pelos avençados plantados estratégicamente.

    ResponderEliminar
  8. PAZADAS DE CARVÃO


    A CARTILHA

    Parte II – A vergonha envergonhada


    Após o confronto com a realidade, o estado lampiânico remete-se ao silêncio. Os acéfalos que aparecem estão visivelmente desorientados, esperando ansiosamente por novas instruções.
    Olha, lembrei-me dos vouchers! Parte II.


    1- “A ser verdade a existência dessa cartilha, ficamos a perceber a razão dos comentadores do Benfica vencerem sempre os debates” (…)
    By John Billy #35 vota Bruno de Carvalho, 6 de abril de 2017 às 10:55

    Nota: Sim, está bem, és o maior. Mais alguma coisa?


    2- (…) “apesar de estar sempre em inferioridade numérica de 1 para 3 e de 1 para 4 no caso do Play Off.”
    By John Billy #35 vota Bruno de Carvalho, 6 de abril de 2017 às 10:55

    Nota: Certo, e que mais? Está difícil, não está?


    3- “Em vez de elevar o bom nome de Portugal, andamos em briefings. Deixem-se disso. Sintam a nação. Que orgulho!

    Cumprimentos x)))”
    By jorgen80, 6 de abril de 2017 às 11:00

    Nota: Até o anão da Jamba assumiu, mas pronto, a desonestidade assim obriga.


    4- “E vocês "acraditam".
    Inocentes, não se está mesmo a ver que foi o departamento de desinformação e propaganda dos andrades, quiçá junto com o do Sporting, que elaborou aquele documento?”
    By rudolfo dias, 6 de abril de 2017 às 13:59

    Nota: Acorda, pá! A fase da negação já passou.


    5- “Qualquer um o poderia ter feito e até digitalizar a assinatura do Carlos à Janela era fácil, pois foi vosso funcionário, devem ter várias assinaturas dele.”
    By rudolfo dias, 6 de abril de 2017 às 13:59

    Nota: Rudolfo, o falsificador.


    6- “Inocentes, tenham mas é cuidado com o que metem na boca” (…)
    By rudolfo dias, 6 de abril de 2017 às 13:59

    Nota: Não te assenta na perfeição porque de inocente não tens nada, ó roto.


    7- O merdeu falou assim acerca da cartilha:

    - “discurso de odio do estimado presidente do Sporting” ; “o pedido é ignorar o homem” ; “vosso estimado presidente um pedante vaidoso” ; “exemplo de odio para ele será mesmo alguem ignora-lo” ; “vosso estimado presidente” ;” A cartilha do Porto e Sporting está a vista de todos!”
    By Tadeu, 6 de abril de 2017 às 14:21

    Nota: O merdeu foi cartilhado!


    8- “Uma vergonha. Ou a cartilha é verdadeira, e vergonha de quem a fez e quem a segue, ou a cartilha é falsa e vergonha de quem a inventou.”
    By Carlos Granja, 6 de abril de 2017 às 18:33

    Nota: Agora larga o osso e vai atualizar-te!



    → TAUTAU NAS NÁDEGAS

    1- “Enfim... Benfica a ser Benfica. A escumalha desta sociedade. São merda e disso não hão de passar.”
    By Bernardo Carvalho, 6 de abril de 2017 às 08:40

    Nota: Pode ser… benfica a ser benfica?


    2- “A parte onde diz que o Sporting prometeu ao porto ganhar o jogo contra o carnide é reveladora da demência do bixo\a.”
    By nunoalexctx, 6 de abril de 2017 às 09:52

    Nota: Demência, azia, ressabiamento, dor de corno, frustração, inveja.
    Chiça, agora lembrei-me do quid!



    BUJARDAS NOS BARDAMERDAS

    1- “Os lampiões são tão burros, mas tão burros, que investem milhões numa Máquina de Propaganda para desacreditar o presidente do Sporting, o resultado dos milhões investidos nessa “Janela de oportunidade” é a vitória nas eleições com 90 por cento dos votos, e a conclusão dos lampiões é que ainda têm de “meter mais carvão”...

    CA BUUUUURRRROOOOOOOOOOS!”
    By JMF6 de abril de 2017 às 23:45

    Nota: Do melhor, a lampionagem!



    INDIGNAÇÕES LEONINAS

    - “O que me "frustra" no meio disto tudo é ter tido um Carlos Janela como director desportivo do Sporting. Anos e anos a meter cavalos de Tróia dentro de portas porque "são todos profissionais"
    By Liga dos Mancos, 6 de abril de 2017 às 09:17

    Nota: Fdx, como foi possível?!



    PIADAS DO DIA

    1- “Quanto ao Janela, que pena os adeptos do Belenenses não lhe terem amolgado definitivamente o focinho.”
    By noureddine04, 6 de abril de 2017 às 08:44

    Nota: E tratado da cremalheira.



    Saudações Leoninas,
    CB


    ResponderEliminar
  9. O mais engraçado em tudo isto, é que aquilo que eles afirmavam ser mentira, á umas semanas atras, agora passou a ser verdade e totalmente normal. Nao passa de contorcionismo puro e duro, apenas possível a seres com total ausencia de coluna vertebral, Nao passam de corpos com massa disforme!

    Mas nada disto é novo, basta lembrar o caso dos vouchers, onde primeiro sentiram-se indignados com a ofensa á memória do eusebrio, para de seguida confirmarem que era uma meia verdade pois só era entregue no final dos jogos, e os árbitros nao usavam os vouchers, ate chegar ao ponto de ser uma singela cortesia que todos fazem.

    O modus operandi é o seguinte:

    1º-nega-se
    2º-nao podendo mais negar(devido a provas) confirma-se.
    3º-depois desvaloriza-se dizendo que todos o fazem.

    Isto é coisa de quem ja passou por uns interrogatóriozitos nos calabouços da judite.

    Depois admiram-se que existam tantos Antis! Eu sou um deles e continuarei a ser, enquanto estas acções continuarem a ser perpetradas pelo clube que faz de IPSS dos árbitros e comentadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. O artigo do Expresso é o melhor exemplo disso.

      Eliminar
  10. quiseram guerra com os gajos do porto , e ainda nao acabaou.... que como todos sabemos , o pinto da costa chegou ao poder em 82e em 84 ja andava em finais europeias, nao é o vieira o janelas e meia duzia de grunhos que vao ensinar os gajos do porto a andar neste mundo do futebol!!!!

    ResponderEliminar
  11. Muita gente ainda não percebeu o óbvio: o jornalismo MORREU. Os próprios jornalistas sabem e dizem isso entre eles. Todos sabemos o que vai acontecer, caso não se obedeça aos superiores.

    Dizem, inclusivamente, que há exemplos diversos de ex-jornalistas, que só são "ex" por isso mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, infelizmente a decadência do jornalismo, subjugado ao poder (económico ou de influência) de terceiros, é uma realidade.

      Eliminar
  12. Mestre,

    O mesmo fez o caracolinhos esta semana na SIC Noticias.
    Ao ser confrontado pelo jornalista com a existência da cartilha, não negou a existência desta, mas disse de imediato que os paineleiros do Porto não tinham uma cartilha (?), mas que provavelmente os do Sporting também tinham uma (?????)...

    Ou seja, ligou logo ali o Sporting a algo que é exclusivo dos lampiões.
    O caracolinhos é só mais um fdp de paneleiro supostamente isento.

    Quanto ao serem ou não pagos estes paineleiros, não foi o Porco Gil, nas gravações recentemente publicadas, que se queixou de não receber o mesmo que os outros e que ia fazer queixinhas?
    Caso para dizer que são mercenários avençados e biefados o que vemos diariamente entre os paineleiristas lampiões.
    Gente de merda!

    ResponderEliminar
  13. Mais uma bela história do futebol português...a questão principal não são as cartilhas, é o seu conteúdo mas o que é ainda mais grave é que não é só a comentadores que são enviadas...são enviadas, a jornalistas, jornais, canais de televisão e a blogs mais visitados do país. Talvez nem no tempo da PIDE ou em países comunistas há uma propaganda tão bem concertada. Mas o outro é que está sempre a falar no rival, o outro é que incita a violência...Controlar a comunicação social e assim as opiniões do povo É MUITO GRAVE!!! Termino com um viva ao futebol português e um bem haja aos falsos moralistas...

    ResponderEliminar
  14. Enquanto que o Departamento de Comunicação Unida do Sporting Clube do Porto e o MdC andam entretidos com o encartilhamento de 33 páginas (22+9), no mundo real o IFFHS publicou o ranking dos 100 melhores clubes onde o Benfica está em primeiro dos clubes portugueses, o ScP nem consta e até o Braga está à frente do Sporting.
    Só pode ser o Mendes que publica este ranking.
    Mas o que interessa é a cartilha que vos faz chuchar no dedo há 16 anos. Nem a Chicco inventou uma chupeta tão dolorosamente resistente como a cartilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. heheh

      Cada ano que passa arranjam um trauma novo e quando chegam ao 1º lugar tremem como varas verdes. Que venham mais cartilhas. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Rudolfo, meu anjo, não fujas ao assunto, nós sabemos isso. A questão é o que apregoais na cartilha, o incentivo ao ódio, à difamação, à mentira.
      Diz-me, objectivamente, se não tens vergonha de teres deixado que te transformassem numa correia de transmissão, tipo partido totalitário, numa espécie de zombie?

      Eliminar
    3. O ranking IFFHS é absurdo. Hiper-valoriza os resultados das competições europeias. Uma vitória na UEFA vale 12x mais que uma vitória em competições internas. Mas força com esses festejos.

      Eliminar
    4. Rotolfo, essa vinha na cartilha de hoje?

      Eliminar
    5. Claro Mestre, ganhar a um Dortmund não deverá ser o mesmo que ganhar a um Tondela.

      Eliminar
    6. Ehehheh

      JaFoste outra vez!

      Assim como levar $ pizzas napolitanas..

      ou 4 salcichas alemas...

      ou ate 3 kebabs turcos...

      ...belos piqueniques voces teem feito por essa europa fora!

      eheheh

      Eliminar
    7. Sim Nuno, e o que é que isso tem a ver? heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    8. 4 SALcICHAS ALEMAS!!! Devias estar calado quando falas da vitoria contra o dortmund em lisboa, pois fizeram um jogo miserável, e ficou á vista de todos o real valor do teu clube depois do jogo em Dortmund! 4 SALCICHAS!!!

      É PRECISO VIR AQUI O ESPIRITO SANTO COM O BLOCO DE RASCUNHOS?

      Ganhas ao mortondela porque existe sempre sempre um verissimo, um JSousa ou um capela que vai dando uns empurroezinhos, porque lá fora e sem ajudas e empurrões em apenas 3 jogos sofrem "a modica quantia" de 11 golos na peida.

      Entendes agora?

      Esse é o vosso problema, nao vem na cartilha, nao existe! Logo o vosso espírito critico é ZERO!!

      eheheh

      Eliminar
    9. Ok Nuno, mas volto a perguntar, o que é que isso tem a ver com os pontos por vitória? heheh

      Eliminar
    10. eheheh

      Para os mais lentinhos...

      4 pizzas napolitanas...

      3 kebabs turcos...

      e como ainda havia espaço no entrefolhos...

      mais 4 salsichas alemãs...

      Deves gostar de ver isto escarrapachado na net...

      ...continua que eu posso sempre repetir, é tao simples como ctrl+c e ctrl+v, por favor continua!

      eheheh

      Eliminar
    11. Então continue Nuno, se gosta de fazer figura de bot está à vontade. heheh

      Eliminar
    12. Entao toma la para nunca esqueceres! Os tristes que vocês são!

      4 pizzas napolitanas...

      3 kebabs turcos...

      e como ainda havia espaço no entrefolhos...

      mais 4 salsichas alemãs...

      PS:Tu pensas pela cartilha e o bot sou eu !!!

      eheheh

      Eliminar
  15. OFF

    Bummm

    Afinal o moço da NBA é patrocinado pela adidas ou seja é pago para vestir camisolas de clubes que sejam também eles da adidas. Por acaso ja desconfiava, a SIC confirmou no jornal da tarde.

    Estes carnidenses acéfalos nao enjoam gelados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mister do Café fez um post sobre isso. Mas acho que é bem jogado pela marca, e enche o ego dos adeptos durante uns dias.

      Eliminar
    2. E da Macron, ninguém faz publicidade, artista? :))

      Eliminar
    3. E o Benfica é o único clube do mundo que veste adidas. heheh

      Mas é engraçado ver que até uma coisa destas incomoda o Nuno, que fanatismo. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    4. E sabes o que é que te incomoda a ti, JF/rudolfo dias/jorgen80/toda uma multitude de nicks? A perspetiva de poderes ter que arranjar um verdadeiro emprego, heheh

      Eliminar
    5. Eu é que sou fanático, eheheh...

      ... mas vocês é que veem para aqui, armados em "fashion police", com a cuequinha toda molhadinha, só porque UM PAU-MANDADO FOI OBRIGADO a vestir a vossa camisola.

      Que falta de noção!

      E depois tens isto:

      ONG acusa Nike e Adidas de explorar trabalhadores
      http://www.bbc.com/portuguese/economia/020307_nikeml.shtml

      https://www.oxfam.org.au/what-we-do/ethical-trading-and-business/workers-rights-2/adidas/

      Mas tu vives bem com isto, segundo se descobriu esta semana ate gostas de ser abusado e de abdicares de um dos teus direitos mais básicos!

      Abre os olhos e acorda para a vida pá!

      eheheh

      Eliminar
    6. PS: mais uma vez foram apahados numa mentira, como mostrou a SIc isso é gosto ou habito?

      Aposto que o gajo nem sabe de que pais é o VenfiQuê.

      LOL

      Eliminar
    7. OK Nuno, fique lá com a taça. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
  16. O ponto essencial disto tudo, é que o Presidente do Benfica é um cobarde e o maior hipócrita do Futebol Português, pois diz uma coisa pela frente e faz outra por trás, faz posse de Estadista e de pacificador do Futebol Português e depois vai a ver e é o maior responsável e incendiário do futebol, e com o conluio de muitos jornalistas que se fazem passar de isentos mas que percebemos que também trabalham para a propaganda, isso é a mensagem que o Sporting deve passar e não ir na conversa da cartilha, e insistir e repisar este ponto, até à exaustão.Porque o conteudo daquele documento não é mais de que incentivar ao odio puro, e depois não admiram-se que Marta Soares seja agredido quando vai ao pre-fabricado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou curioso para ver quantos jornalistas continuarão com os elogios ao estadista, Guto...

      Eliminar
    2. Mestre, vão continuar porque senão vão ter problemas, viste o branqueamento que os Lampiones esta a tentar fazer, agora é que se lembraram de renovar com o Rui Vitoria e com o Luisão, estes gajos para desviar atenções fazem tudo.Branquear é com eles, ja desde pneus recauchutados a portas 18.

      Eliminar
  17. Nunca comentei no seu blog MdC mas leio-o sempre que posso. Vivo no estrangeiro e é uma maneira de me sentir mais perto de casa. O mais preocupante disto tudo na minha modesta opinião é que o jornalismo em Portugal morreu. A primeira pergunta que qualquer dos moderadores de todos os programas onde estão presentes os "encartilhados" devia ser: mas o senhor não está aqui para dar a SUA opinião? É o senhor tão pouco inteligente que num assunto como futebol (vamos ser honestos, não exige propriamente um doutoramento) precisa que alguém lhe diga o que tem que dizer?
    Aconselho se possível que veja um programa chamado All In with Chris Hayes na MSNBC. Vai perceber o que eu digo quando o jornalismo em Portugal morreu.
    SL.
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por ajudar a manter a ligação a Portugal, João.

      Na realidade, os canais de TV e jornais bem que poderiam arranjar gente mais barata para dar opinião, a partir do momento em que todos recebem a cartilha, sabem que o conteúdo nunca fugirá muito do mesmo... :)

      Vou tentar ver.

      Um abraço.

      Eliminar
  18. "Bom", "muito bom", "muito interessante". Siga para bingo que a conversa da cartilha vai dar para um mês de posts. É a vida no paraíso para qualquer blogger do SPorting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andas dorido JojO, tadinho...

      ...respira fundo e relaxa que doi menos!

      Fizeram uma cama de palha, agora deitem-se nela!

      Eliminar
  19. Bem, em relação à "Cartilha", gostava de deixar algumas considerações.

    Neste momento, todos os adeptos e comentadores afectos ao Benfica, elogiam a estrutura e a estratégia comucacional em que a INFORMAÇÃO é disponibilizada para defender o Benfica.

    Os comentadores defendem-se dizendo que esta cartilha serve para recolha de informação para se prepararem melhor para os programas, o adepto defende afirmando ser uma necessidade.

    Conclui-se, então, que existe uma aceitação geral da politica do clube em relação à comunicação.

    Em relação a isto tenho de dizer o seguinte:

    1 - Obter INFORMAÇÃO apenas de uma lado sem procurar fontes alternativas, comparar argumentações e veracidade não é procurar ser informado: isso é ser, e aceitar ser manipulado.

    2 - Os benfiquistas agora acham bem, mas quando existir eleições no clube também validarão uma politica de "Cartilha" para os seus comentadores? É que ao aceitarem esta politica estarão a defender uma politica que promoverá a sua permanência no poder e que não deixará que exista alternativas pois serão logo anuladas pelos seguidores da Cartilha. É isso que os benfiquistas querem?

    Visto que os Benfiquistas, aceitam que a informação que lhes chega, seja originada no próprio clube e defendida e difundida pelos seguidores da Cartilha, terão a certeza que toda a informação interna é verdadeira? Conseguirão ter a certeza que as finanças do clube estão tão boas como defendem? Porquê, se essa informação vem de dentro do clube. Quem passou essa informação? Não foi o próprio clube, através dessa estrutura de comunicação?

    Por essas e por outras é que é melhor, antes de começarem a defender essa estratégia, de começarem a duvidar do verdadeiro estado do clube.

    Finanças impecáveis - INFORMAÇÃO DE CARTILHA
    14 Milhões de adeptos - INFORMAÇÃO DE CARTILHA
    300.000 Sócios - INFORMAÇÃO DE CARTILHA
    35x Campeões - Esta então é uma verdadeira INFORMAÇÃO DE CARTILHA
    Jesus saiu por vonade dele - INFORMAÇÃO DE CARTILHA
    Jesus saiu por não apostarem na formação - INFORMAÇÃO DE CARTILHA
    A aposta na formação é para seguir - INFORMAÇÃO DE CARTILHA
    ETC,ETC,ETC

    ResponderEliminar