sábado, 22 de abril de 2017

Tragédia

Esta noite ocorreu mais uma tragédia a envolver adeptos de futebol. Morreu alguém que era sportinguista, às mãos de alguém que é benfiquista. Sobre isto, para já ocorre-me apenas dizer três coisas. 

A primeira é que, ao que tudo indica, a situação é diferente da tragédia do Jamor - que é dos piores cenários que imagino poder acontecer. Rui Mendes era um adepto comum que morreu porque teve o azar de estar no local errado à hora errada. Os acontecimentos de ontem não deixam de ser uma tragédia, não deixam de ser um ato criminoso, mas não consigo colocá-los no mesmo patamar, já que sucederam na sequência de uma rixa entre claques - só lá estava quem queria estar. Infelizmente, situações dessas propiciam a que haja imbecis a ultrapassar os limites. Basta um, para que as tragédias aconteçam.

A segunda é que espero que o autor do crime seja rapidamente encontrado e julgado pela justiça portuguesa. 

A terceira é que desejo que nenhum sportinguista pense em vingar-se mais logo, usando como alvo adeptos benfiquistas que se desloquem a Alvalade para assistir ao jogo. A vingança, neste caso, seria tão irresponsável quanto fútil: porque nada do que aconteça daqui para a frente devolverá a vítima de atropelamento à sua família, porque ninguém tem direito a fazer justiça pelas próprias mãos, e porque o alvo dessa vingança acabaria por ser o comum adepto benfiquista - que se sentirá tão enojado pelo acontecimento como o comum adepto sportinguista -, que nada a ver com o que sucedeu.

Há ainda outra questão que deve ser referida: a forma como se deixou construir uma sensação de impunidade à volta de determinados grupos de adeptos. Fica para outra altura, pois o dia de hoje não é o mais indicado para falar sobre isso.

Posto isto, acho incrível como ainda ninguém da FPF e Liga veio garantir que estão reunidas todas as condições de segurança para a realização do dérbi de logo. Ao morrer, em dia de jogo, uma pessoa em confrontos entre elementos das duas claques, este deixa de ser uma partida igual às restantes. Espero que estejam a ser efetivamente todas as precauções necessárias, e que não estejamos perante mais um caso em que a Liga e FPF se limitam a assobiar para o lado, fingindo que nada aconteceu. Não havendo condições para reforçar a segurança tão em cima da hora, o jogo deveria ser adiado.