sábado, 22 de abril de 2017

Tragédia

Esta noite ocorreu mais uma tragédia a envolver adeptos de futebol. Morreu alguém que era sportinguista, às mãos de alguém que é benfiquista. Sobre isto, para já ocorre-me apenas dizer três coisas. 

A primeira é que, ao que tudo indica, a situação é diferente da tragédia do Jamor - que é dos piores cenários que imagino poder acontecer. Rui Mendes era um adepto comum que morreu porque teve o azar de estar no local errado à hora errada. Os acontecimentos de ontem não deixam de ser uma tragédia, não deixam de ser um ato criminoso, mas não consigo colocá-los no mesmo patamar, já que sucederam na sequência de uma rixa entre claques - só lá estava quem queria estar. Infelizmente, situações dessas propiciam a que haja imbecis a ultrapassar os limites. Basta um, para que as tragédias aconteçam.

A segunda é que espero que o autor do crime seja rapidamente encontrado e julgado pela justiça portuguesa. 

A terceira é que desejo que nenhum sportinguista pense em vingar-se mais logo, usando como alvo adeptos benfiquistas que se desloquem a Alvalade para assistir ao jogo. A vingança, neste caso, seria tão irresponsável quanto fútil: porque nada do que aconteça daqui para a frente devolverá a vítima de atropelamento à sua família, porque ninguém tem direito a fazer justiça pelas próprias mãos, e porque o alvo dessa vingança acabaria por ser o comum adepto benfiquista - que se sentirá tão enojado pelo acontecimento como o comum adepto sportinguista -, que nada a ver com o que sucedeu.

Há ainda outra questão que deve ser referida: a forma como se deixou construir uma sensação de impunidade à volta de determinados grupos de adeptos. Fica para outra altura, pois o dia de hoje não é o mais indicado para falar sobre isso.

Posto isto, acho incrível como ainda ninguém da FPF e Liga veio garantir que estão reunidas todas as condições de segurança para a realização do dérbi de logo. Ao morrer, em dia de jogo, uma pessoa em confrontos entre elementos das duas claques, este deixa de ser uma partida igual às restantes. Espero que estejam a ser efetivamente todas as precauções necessárias, e que não estejamos perante mais um caso em que a Liga e FPF se limitam a assobiar para o lado, fingindo que nada aconteceu. Não havendo condições para reforçar a segurança tão em cima da hora, o jogo deveria ser adiado.

31 comentários :

  1. Quem vive na impunidade e do crime faz isto. Quem é protegido pelo sistema faça o que fizer, terá escapatória para estas situações.

    Estamos a falar de um clube que passados 20 anos volta a matar um adepto sportinguista e que incentiva o ódio semanalmente através de cartilhas elaboradas e distribuídas por um rafeiro - estou a conter-me.

    Mas o que terá o hipócrita do Vieira a dizer sobre isto? Que é preciso acabar com a violência no desporto? Quando são estes os que mais contribuem para o clima de terror e ódio no futebol português. Mas há algum clube mais hipócrita que este SLB de Vieira?

    Imagino o que seria dito se tivesse sido um dos SD a fazer sito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uau a malta do visão de mercado a vir toda para aqui

      Eliminar
    2. Entao mas nao eras tu que estava sempre a atacar o SCP no lampiao de mercado?
      Quem diria...!

      Eliminar
    3. Mas achas que o VM deixa escrever uma coisa destas ? Se fosse a falar sobre o Canelas ou os SD eles eram rápidos em publicar. Contra o Benfica? Não.

      Eliminar
    4. Alguém com um discurso cheio de ódio a criticar um suposto incentivo ao ódio. Se não fosse este um dia triste pela perda de uma vida humana até dava para rir deste personagem.

      Eliminar
    5. Verifico que mais uma vez não gostaste da minha visão nem das minhas perguntas, hehehe !...

      Eliminar
  2. Julgado? Como foi o outro assassino? Mais outro herói lampiónico!

    ResponderEliminar
  3. Desta vez em que em quase tudo estava disposto a concordar contigo ...!!!

    Não sei o que se passou !... Não estava presente, nem sou adivinho. Não posso portanto acusar A ou B do crime de atropelamento e fuga como, levianamente, vocês fazem sem quaisquer provas, ainda, e só porque a vítima é do Sporting (será !?!).

    Deixo-te duas perguntas, singelas, para matutares (pouquinho, para não cansares o neurónio) sobre elas.

    Porque é que os que levaram/acompanharam a vítima para a provocação, ao que dizem 7 ou 8 carros !... fugiram do local sem lhe prestar socorro ?!

    E por que não pôr a hipótese de ter corrido mal a fuga e o italiano ter falhado a tentativa de entrada num desses 7 ou 8 carros em andamento e ser atropelado por esse mesmo carro ou por algum que não tenha tido chance de se desviar ?!

    Espero que as imagens de video-vigilância tudo esclareçam e o culpado ou os culpados serão logo apanhados.

    O maior rafeiro raivoso e grande culpado destas situações é o psicopata que os lagartos elegeram para presidir aos destinos do 'sportivo' da Quinta das Conchas !... e o seu bando de saltimbancos retardados com o Nuno SóRaiva e o Carlos Dolbesta à cabeça !...Mas a este, mesmo não precisando de câmaras de vídeo, como é óbvio, não o vão buscar ...!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL hipocrisia pura! "O maior rafeiro raivoso e grande culpado destas situações é o psicopata que os lagartos elegeram para presidir aos destinos do 'sportivo' da Quinta das Conchas !... e o seu bando de saltimbancos retardados com o Nuno SóRaiva e o Carlos Dolbesta à cabeça !...Mas a este, mesmo não precisando de câmaras de vídeo, como é óbvio, não o vão buscar ...!!!" - ai sim? e que dizer de vieira, que claramente lê e repete a cartilha da semana 35 LOL (vê a capa de hj do record 23/4, dá vontade de rir qd chamam demagogo ao BdC, mas o outro em 2000 dizia que em 3 anos pagava a divida td do benfica), guerra, ventura, gils, janelas, luis bernardo, diretor do jornal merdica ("pernas bambas man"), calado, entre outros....

      Tanto latim quando podias ter resumido, somos uns hipocritas e cretinos do caralho!

      I rest my case

      SL

      Eliminar
    2. "Não posso portanto acusar A ou B do crime de atropelamento e fuga como, levianamente, vocês fazem sem quaisquer provas,"

      No mesmo post...

      "Porque é que os que levaram/acompanharam a vítima para a provocação, ao que dizem 7 ou 8 carros"

      "E por que não pôr a hipótese de ter corrido mal a fuga e o italiano ter falhado a tentativa de entrada num desses 7 ou 8 carros em andamento e ser atropelado"

      "E por que não pôr a hipótese de ter corrido mal a fuga e o italiano ter falhado a tentativa de entrada num desses 7 ou 8 carros em andamento e ser atropelado"

      Vai para o caralhete começas por criticar o psot por acusar sem ter provas e depois começas a levantar suspeitas SEM QUALQUER TIPO DE PROVA.

      HIPÓCRITA!!!

      Eliminar
  4. Benfiquista? Já se sabe quem foi?
    Onde estão as testemunhas? Os amigos estavam a fazer algo tão normal que fugiram? Esta morte é tão de lamentar como outra qq.

    Um comentador vosso diz que matar benfiquistas a tiro é compreensível... Qual é a vossa moral para condenar um atropelamento de um transeunte na via pública? Estava numa passadeira? Quer fazer de um atropelamento de um cidadão italiano a fazer não se sabe o que algo entre clubes... Só mais uma idiotice.

    A sensação de impunidade acabou quando uma claque organizada e legal faz ameaças impunemente. É que os ilegais já por definição são ilegais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://tribunaexpresso.pt/futebol-nacional/2017-04-22-Autor-do-atropelamento-da-Luz-sera-adepto-do-Benfica

      Mas podes assobiar para o lado, pelo menos não escreves tanto!

      Eliminar
  5. Antes de mais, ninguém sabe sequer se o autor do atropelamento estava sequer ligado aos confrontos. Pode ser apenas um merdas que ali passou, atropelou e fugiu. Depois, porque raio estava a Juve Leo junto ao estádio do carnide? Por isso é que as claques em Portugal na minha perspectiva e nos moldes em que são feitas deviam ser proibidas.

    ResponderEliminar
  6. O Adepto não era do Sporting, era um adepto da Fiorentina, que veio cá porque a claque "legal" do teu clube, parece que tem um protocolos com os tiffosi, para quando precisam de numeros! Certamente todos estão registados no IPDJ e com informação actualizada de 3 em 3 meses como é lei!

    A claque "legal" do Sporting estava as 2\3 da manha no estadio da Luz a fazer o que?

    Segundo os relatos das testemunhas, o que se terá passado é algo tão simples, como um pobre desgraçado que estava a ir para casa, e que não tinha nada a ver com aquilo, ter acelerado quando viu criminosos virem direito a ele como ferros e paus para lhe partirem o carro o até o agredirem.

    Deves ter estado a dormir até as 14:30 e essa informação passou-te ao lado.

    Eu adivinhei que isto ia acontecer. Não era preciso ser um génio. Dia 17:
    http://geracaobenfica.blogspot.pt/2017/04/escumalha.html#comment-form

    Quem fomenta o odio no futebol Portugues é o teu clube! Quem fomenta o odio é quem elege escumalha como o charlatão doente mental do Azevedo é o teu clube e o do Norte, Quem tem um Carlos Dolbeth a dizer o que diz com toda a impunidade são voces! Na BenficaTV houve um que disse uma piada de mau gosto e nunca lá mais pos os pés.

    Agora é contigo, a horas de um Sporting Benfica, continuares com a retorica habitual, informação parcial, o discurso de veneração fanatica ao querido lider, ou meteres a mão na consciência sobre o vale tudo a que vocês chegaram!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que adivinhaste sabes bem de onde vens e para onde vais!

      http://tribunaexpresso.pt/futebol-nacional/2017-04-22-Autor-do-atropelamento-da-Luz-sera-adepto-do-Benfica

      Posto isto fica o vosso historial!

      https://sol.sapo.pt/artigo/559572/policia-intervem-em-confrontos-entre-adeptos-do-benfica-video

      http://www.jn.pt/desporto/interior/confrontos-no-benfica-fc-porto-5106843.html

      https://www.rtp.pt/noticias/pais/adepto-atropelado-depois-de-confrontos-entre-claques-do-sporting-e-benfica_v996917

      https://www.noticiasaominuto.com/desporto/680336/confrontos-entre-adeptos-do-benfica-e-dinamo-kiev-obriga-psp-a-intervir

      http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2017/02/19/adeptos-de-sc-braga-e-benfica-envolveram-se-em-confrontos-junto-ao-estadio

      http://www.dn.pt/galerias/fotos/desporto/interior/confrontos-na-festa-do-bicampeonato-do-benfica-4573648.html

      http://www.guimaraesdigital.com/noticias/59948/video-mostra-adeptos-do-benfica-a-assaltar-armazem-do-vitoria

      http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior/adeptos-do-benfica-agridem-funcionario-assaltam-e-destroem-instalacoes-no-d-afonso-henriques-4573493.html

      http://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/tochas-atiradas-para-o-relvado-atrasam-pontape-de-saida-do-feirense-benfica.html

      http://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/benfica-livre-de-castigo-pelas-tochas.html

      http://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/adeptos_do_benfica_atingem_crianca_com_tocha

      http://www.jn.pt/desporto/interior/tochas-lancadas-por-adeptos-do-benfica-feriram-crianca-4808842.html

      http://www.sabado.pt/desporto/futebol/detalhe/benfica-recebido-com-protestos-e-tochas-no-seixal

      http://www.amorsporting.com/2015/02/claque-do-benfica-arremessa-tochas.html

      http://tvgolos.pt/adeptos-benfiquistas-atiram-tres-tochas-para-bancada-leonina/

      http://www.jn.pt/seguranca/interior/adepto-que-disparou-very-ligth-mortal-detido-no-estadio-da-luz-2872991.html

      https://www.publico.pt/2011/02/17/sociedade/noticia/recapturado-o-autor-do-disparo-do-verylight-que-matou-um-adepto-sportinguista-em-1996-1480891

      https://www.publico.pt/2017/04/16/desporto/noticia/claque-do-benfica-entoa-cantico-polemico-sobre-adepto-que-morreu-com-verylight-1768961

      http://www.colinho.pt/2017/04/benfica-nao-censurou-tarja-que-enaltecia-light-96-e-sporting-cortou-relacoes/

      Eliminar
  7. "Morreu alguém que era sportinguista, às mãos de alguém que é benfiquista."

    É lamentável que o Mestre (e outros) tenha este tipo de discurso. Está simplesmente a focar aquilo que não interessa e com isso a aumentar o clima de guerrilha, de puro ódio entre adeptos. Depois vemos comentários como o do Francisco. O futebol não é isto.

    O que verdadeiramente aconteceu foi que um grupo de marginais se reuniu para vandalizar propriedade alheia e a coisa correu mal. É um dia triste sim, os envolvidos devem ser responsabilizados, mas já chega de fanatismos estúpidos que só trazem mais tragédia.

    Espero que mais logo tudo corra pelo melhor, que seja um bom jogo de futebol e que ganhe o melhor.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Está simplesmente a focar aquilo que não interessa e com isso a aumentar o clima de guerrilha"

      Pois não te convem ouvir, logo não se deve falar e assobia-se para o lado!

      Não querem ser chamados de assassinos? É facil...

      ...NÂO MATEM MAIS PESSOAS!

      Eliminar
  8. Porra hoje quando acordei e vi a notícia só deu vontade de chorar.

    Mais uma morte estúpida no futebol português e apesar de tudo não deixo de culpar os nossos por terem ido ao antro confrontar os gajos.

    Que o ambiente logo seja correcto e ninguém se atreva a tentar a vingança.

    Grande abraço para todos os leões em especial para a família do italiano.

    ResponderEliminar
  9. Mal acabei de fazer o comentario, vou ao record e leio um comunicado do charlatão doente mental a aproveitar-se da morte de alguem para atacar mais um vez o Benfica e fazer-se passar por vitima!

    Há não espera é apenas um convite do presidente do Sporting ao presidente do Benfica feito pelos jornais!

    :):):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já te tinha feito o desenho uma vez, mas cá vai outra vez...

      antes de escreveres ou falares no Presidente do Sporting a ler o Al-Carnidão by Alwindows, lembra-te sp disto.

      http://bfy.tw/BNT7

      E dps vai la ao R&C e vê qts milhoes (mendilhoes) estão enterrados na rubrica PROPAGANDA (qual Joseph Goebbels qual quê)!

      Podes rematar com, Allahu Ak_ALOHRElhudo

      :))

      Eliminar
  10. Tristeza!
    Penso também que a "intoxicação" de programas ditos "desportivos" e de "debate", nos diversos canais televisivos, contribuem negativamente para o "terrorismo" futebolístico que se vive atualmente, em Portugal. Também o contributo negativo de "cartilhas" de ódio e maldizer, envenenam todas as possibilidades de pacificação do clima desportivo, bem como a "irresponsabilidade" dos diversos agentes que regulam o futebol profissional e também o amador.
    Por fim, não entendo qual o interesse de programas televisivos que só servem para debitar mensagens "negras" de cartilhas irresponsáveis e demagógicas, em que pessoas "crescidas" não se importam de se transformarem em simples papagaios de propaganda or4ganizada e concertada. BOM SENSO PRECISA-SE!!!!

    ResponderEliminar
  11. Nada que já não fosse expectável, infelizmente!

    Mesmo assim, ainda consigo ler barbaridades como: "isto deveu-se ao Bruno de Carvalho" e aos "comentadores da Sporting TV".

    Como quem lamenta uma violação, mas(!!!)....é o que dá andar-se a insinuar.

    Palavras da categoria de quem as escreve. Uma vergonha!


    Vamos esperar para ver o desenrolar da situação. Uma coisa é certa, agora já envolve "pessoas de fora". Não é algo que se possa simplesmente deixar de lado, algo tão habitual por território nacional.

    Mais um cântico para os vândalos.

    ResponderEliminar
  12. Todos vocês têm contribuido para este ambiente de cortar a faca. Hoje tenho vergonha do futebol PT. Já o tinha dito no passado. Falo da blogosfera verde, azul ou vermelha. Só vejo posts que apenas elevam o fanatismo a patamares nunca antes visto. Política e futebol. COmo poderia dar certo? É uma vergonha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens muitas razões para ter vergonha, podes começar pelo teu caracter ou falta dele, o futebol é apenas a tua desculpa.

      Revê bem os teus comentários cínicos e insidiosos e depois avalia a tua contribuição!

      Eliminar
  13. Antes de mais, lamentar pelo terrível incidente. Isto assim não é futebol.
    Mas não posso deixar de registar que o Mestre Da Cartilha, antecipando-se à PJ, conseguiu desde já averiguar e apurar que o atropelador era um adepto do Benfica. Não pode ser um qualquer indivíduo, com ou sem clube, que tal como outros viu o seu carro ser apedrejado naquela rotunda e tentou fugir dali o mais depressa possível, com consequências trágicas. Pode desde já entregar as suas pistas à PJ, só que são pistas muito precipitadas, tendenciosas e incendiárias.

    ResponderEliminar
  14. Só para ficar registado, ao minuto 50 ,o SCP está a ser favorecido com erros graves do artolas.

    Por outro lado, errozinhos menores a ser prejudicado.

    Vêm a diferença lampiões de merda.
    Não há desculpas, até agora erros graves a favorecer o SCP.

    Este jogo é um recado.
    De quem?
    Do artolas? Da nádega azul?

    ResponderEliminar
  15. Mestre desculpa, só pensei agora.
    Desculpa isto neste post.

    ResponderEliminar
  16. Escumalha! http://www.dailymotion.com/video/x5jdtw7

    ResponderEliminar
  17. http://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/adeptos-do-benfica-voltam-ao-cantico-do-very-light.html

    ResponderEliminar