quarta-feira, 17 de maio de 2017

A aberração competitiva do campeonato nacional de juniores femininos da FPF

Em agosto de 2016, a FPF divulgou, num comunicado, qual seria o formato da competição de juniores femininos para a época de 2016/17. Ficou determinado que o campeão nacional seria determinado após a disputa de três fases.

Na primeira fase, as equipas foram divididas em séries organizadas geograficamente: 4 séries no continente (com 10 equipas cada) e uma com equipas da Madeira (com 5 equipas), cada uma delas disputada em sistema de pontos, com todas as equipas a defrontarem-se entre si a duas voltas.

O vencedor da série da Madeira seria apurado diretamente para a terceira fase, enquanto os dois primeiros classificados de cada uma das 4 séries do continente iriam disputar a segunda fase:


A série norte seria disputada pelos dois primeiros classificados das séries A e B, enquanto a série sul seria disputada pelos dois primeiros classificados das séries C e D. E aqui surge a primeira aberração: em vez de se fazer uma competição por pontos a duas voltas, a FPF decidiu realizar esta série em formato de eliminatórias a uma mão. As eliminatórias seriam sorteadas sem cabeças de série ou quaisquer outro tipo de restrições que dessem algum tipo de vantagem aos primeiros classificados de cada grupo. Pior, nem sequer em campo neutro seriam disputadas.

O sorteio ditou que o Sporting (1º classificado da sua série) iria jogar a "meia-final" da 2ª fase em casa. No entanto, o mesmo sorteio ditou que o Sporting, apurando-se para a "final" da 2ª fase, iria jogar sempre fora, independentemente de quem fosse o adversário. Os resultados determinaram que essa "final" fosse disputada com o A-dos-Francos, precisamente a equipa que ficou em 2º lugar na nossa série da 1ª fase. Ou seja, a 1ª fase exemplar do Sporting (terminada só com vitórias) foi recompensada... com a disputa do jogo decisivo em casa do adversário, que foi 2º classificado na nossa série.

Apesar disso, o Sporting voltou a demonstrar a sua superioridade e apurou-se com brilhantismo para a 3ª fase.


Mas o pior estava reservado para o fim. A tal 3ª fase, da qual apenas se sabia que era uma final a 3, manteve-se no segredo dos deuses... até há apenas dois dias (!). Só no dia 15 de maio é que a FPF divulgou enfim o formato e datas da 3ª fase. Mas se achavam que as surpresas já tinham terminado, eis a informação revelada pela FPF:


Numa final a três, alguém achou que seria boa ideia que uma das equipas... jogasse duas vezes no mesmo dia! Será que não ocorreu que haveria uma equipa seriamente prejudicada com este calendário? Será que é esta a noção de competição justa que os dirigentes da FPF têm para os campeonatos que organizam?

O GD Apel, da Madeira, ficou com o seu calendário imediatamente definido, o que significa que a fava só poderia calhar a uma das outras duas equipas: Vilaverdense e Sporting. Ora, o sorteio foi realizado hoje, e à boa maneira dos sorteios da FPF, a equipa que irá disputar dois jogos no mesmo dia será... o Sporting.


Vergonhoso.

28 comentários :

  1. Sporting a equipa mais prejudicada em sorteios?
    Não se chama "sorteio", mas sim "inevitabilidade histórica".

    ResponderEliminar
  2. E ainda nos surpreendemos porquê? ...

    ResponderEliminar
  3. isto está tudo minado ! FPF é uma corja anti Sporting.

    ResponderEliminar
  4. Tudo coincidências, senhores! Tudo coincidências...

    ResponderEliminar
  5. Obviamente que entre duas equipas a probabilidade de calhar ao SCP seria 50%. Não compreendo essa constante teoria da conspiração, teoria essa que é facilmente contrariada.

    Avançando para o que realmente interessa, penso ser evidente que a final não foi de todo bem organizada, não devia passar pela cabeça de ninguém organizar uma final com a possibilidade de dois jogos no mesmo dia para uma das equipas. Imagino que tal aconteceu devido à equipa que vem da Madeira, para reduzir assim os custos da estadia no continente. De qualquer das formas isso não é desculpa.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Isto só num país onde o primeiro ministro e o ministro das finanças vão ver um jogo ao lado de um dos maiores caloteiros deste país. Viva a estupidez humana, que não se passa nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bdc chama te estúpido e és mesmo. Então o bdc quer ter vida privada... Os outros não podem?

      Eliminar
    2. Sai um melão para a mesa do canto, ó faz favor. Casca do Carvalho, de preferência.

      Eliminar
  7. Mais uma vez....O presidente tem toda a razao em criticar os adeptos.....sao uns mansinhos...dai serem gozados dia apos dia.
    Viva as claques do Sporting clube Portugal.
    Contratem o macaco que isto muda em tres tempos.
    Agora
    ...gritem todos Sporting e batam palmas

    ResponderEliminar
  8. Não entendo o porquê de os clubes aceitarem tal aberração, assim como não entendo os objectivos da FPF.

    ResponderEliminar
  9. Ia custar horrores a habituar, mas tenho a certeza que se mudássemos apenas o nosso equipamento para vermelho, o subconsciente dessa corja toda iria pregar muitas partidas aos próprios.

    ResponderEliminar
  10. que desastre de competição.

    Numa instituição privada os organizadores já estavam todos despedidos

    ResponderEliminar
  11. O vosso presidente não disse para não andarem sempre a chorar com desculpas?

    Será que este silêncio auto impingido tem algo a haver com o rc do 3o trimestre?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que fazes tu neste blog papagaio?é falta de ocupação? Deves viver de algum subsídio pago pelos demais honestos e trabalhadores. Vai-te coçar para outro lado urso

      Eliminar
  12. Por acaso, carreguei ctrl f, a ver em que linha se encontrava a palavra Benfica. Bem pelo Artista que pelos vistos não é nossa a culpa nesta questão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Credo que atentado ao Português.
      Infelizmente não há nenhum atalho do teclado para corrigir alarvidades escritas por lamps.
      "Bem pelo Artista que pelos vistos não é nossa a culpa nesta questão"
      Leste isto e não pensaste que soava mal? Nem falo da falta de pontuação (gastaste as 2 vírgulas que tinhas no orçamento da avença na primeira frase, de forma incorrecta), mas do simples facto de ser ilegível.
      Este país está perdido. :/

      Eliminar
    2. Xiu Koboi... que esse cromo é "dou-tourado"...

      Eliminar
    3. Para quem cria uma conta com o nome "kobói" penso que me excedi na classe. Mas na próxima vez, envio-te a minha tese.

      Eliminar
    4. LOL...

      ... a tua tese e o valor da mesma ficou explicito no comentário que gerou esta caixa de respostas!

      Eliminar
  13. Não há nenhum regulamento que proíba jogos oficiais no mesmo dia?
    Então em competições de seniores, salvo erro, uma equipa não pode fazer um jogo menos de 72 horas depois do anterior, e um jogador só pode competir num jogo se não tiver feito outro há menos de 48 horas, na equipa A ou B do seu clube?

    ResponderEliminar
  14. Isto não é sorteio nenhum. isto são jogadas de pessoas que deveriam ser isentas e não passam de uns trapaceiros ao serviço de alguém.

    ResponderEliminar
  15. Estes tipos de FPF são de uma incompetência atroz...
    Vamos lá ganhar o título e dedicá-lo aos amigos de Federação!

    ResponderEliminar
  16. E o pormenor de agendarem a fase final da outra competiçaão, Taça Nacional de Juniores, para a semana de exames de 12º ano? sendo Juniores não será natural terem exames de 12º ano?
    fdx! Pensem um pouco!!!!

    ResponderEliminar
  17. Enquanto "acraditarem" que é tudo uma teoria da conspiração e continuarem com estas calimerices, nunca mais lá vão.
    Agora que é ridículo dois jogos no mesmo dia, lá isso é.
    Impugnem a prova, deixem-se só de conversas.

    ResponderEliminar
  18. Teorias da conspiração... como aquela do apito dourado (como foram declarados inocentes => não houve crimes). Certo, Rudolfo?
    Pois... Teorias da conspiração...
    Eu chamo-lhes "não andamos a comer gelados com a testa"...

    ResponderEliminar
  19. Agora que o Sporting entrou em competições nacionais, já toda a gente, que antes nem conhecia o futebol feminino, opina sobre tudo e todos. Antes de comentar qualquer tipo de sorteio ou decisões, façam uma pesquisa a anos anteriores e vejam que afinal, o Sporting não é a primeira equipa a ter dois jogos seguidos num dia. Só por ser o tão digno Sporting é que não pode ter dois jogos no mesmo dia? É mais que as outras equipas? É mais que o Vilaverdense? Pois, o problema é que falam e não sabem. Deixem-se de conspirações, de especulações e de fazerem-se de vítimas e vejam ao vosso redor e não o próprio umbigo.

    ResponderEliminar