domingo, 14 de maio de 2017

A bem do equilíbrio

A bem da preservação das rotinas da equipa e de tudo aquilo que há para ganhar esta época, Jesus apostou num onze relativamente previsível e (na sua cabeça) equilibrado: voltaram Gelson e Podence após o cumprimento do jogo de suspensão, e a única (meia-)surpresa foi a utilização de Jefferson na esquerda. No banco ficaram Palhinha, Matheus e Gelson Dala, enquanto Francisco Geraldes ficou na bancada.

Este onze previsível correspondeu uma produção futebolística também ela previsível. A duas jornadas do fim, quando não há motivação maior do que deixar correr os minutos para acabar uma época desapontante, surpreendente seria se os jogadores - a maior parte dos quais sente que não tem nada a provar ou a mostrar ao treinador - decidissem comer a relva e tentar conquistar os três pontos como se a sua vida dependesse disso. Se qualquer adepto já sentia que isto iria acontecer, resta-nos perguntar por que razão o treinador, que já tem anos suficientes disto para não confiar em milagres -, não aproveitou para dar minutos a outros jogadores.

Não posso dizer que, apesar da insistência numa fórmula pouco aconselhável, estivesse à espera que o Sporting perdesse mais um jogo... mas também não posso dizer que tenha ficado surpreendido.


Patrício não chegou para tudo - foi o melhor jogador do Sporting, o que é sintomático da qualidade do nosso jogo. Fez uma mão cheia de grandes intervenções, impedindo que a vitória do Feirense tivesse números mais expressivos.

A reincarnação parcial de Jefferson - a espaços, fez lembrar o Jefferson de há três anos, jogando com uma raça e confiança que há muito não se via. Para a reincarnação ser completa, faltou acertar nos cruzamentos. Ainda assim, nota positiva para o lateral, mas que não é suficiente para colocar-nos na dúvida sobre se ainda haverá espaço para si no Sporting na próxima época.

O regresso de Gelson - marcou um golo e esteve à beira do segundo, com um remate fortíssimo que embateu na barra e no poste. Isto significa que, à sua conta, dispôs de 50% das oportunidades de golo que criámos.



Viva o equilíbrio! - para além de tudo o que já escrevi sobre o onze, os sportinguistas ainda tiveram a oportunidade de ver o seu treinador a fazer uma arrojada substituição, numa altura em que o jogo estava empatado: Podence, tocado, teve que sair, e para o seu lugar entrou... Bryan Ruiz. Como seria de esperar, a entrada do costa-riquenho não serviu de nada. Não quer dizer que teria sido melhor se Jesus tivesse lançado logo Matheus ou então Dala, mas pelo menos ficaríamos na dúvida. Não faz qualquer sentido que, em maio de 2017, o treinador ainda ache que Bryan pode acrescentar o quer que seja à nossa frente de ataque. Mas pronto, o equilíbrio tático ficou assegurado e assim só sofremos mais um golo e não marcámos mais nenhum.

Podia ter sido pior - o árbitro podia ter mostrado o segundo amarelo a Gelson por cortar um contra-ataque e o vermelho direto a Rúben Semedo pelo penálti (não tentou jogar a bola, e o adversário estava isolado).



Dia absolutamente desastroso para o Sporting: eliminação nas meias-finais da Taça de Portugal em futsal nos penáltis; empate de 1-1 nos juniores, com o golo a ser sofrido nos descontos (ainda assim, a derrota do Belenenses significa que uma vitória frente ao V. Guimarães, na próxima jornada, poderá significar já a vitória no campeonato); vitória por 1 no andebol (quando necessitávamos de vencer por 2 para depender de nós) com posse de bola a 10 segundos do fim, uma perda de bola idiota a 5 segundos do fim, e um golo surreal sofrido no último segundo; e derrota no futebol. Que sequência de resultados...

25 comentários :

  1. Dia para esquecer.
    Hoje mais do que nunca o discurso do BsC faz todo o sentido. Tudo tranquilo UE mudar para o ano! Eu que sou grande adepto de Jesus, começo a ficar de pé atrás é sem paciência para estás merdas.
    Se o 11 não mudar radicalmente contra o Chaves, em casa, na última jornada, prometo entrar mudo e sair calado.

    Já agora, o que acham de ninguém apoiar?! Tudo calado no estádio!

    ResponderEliminar
  2. Mister, o futebol feminino não é só na semana que vêm?

    ResponderEliminar
  3. O post a referir q jj contunua a ser o treinador certo para fazer o SPORTING campeão foi a cereja no topo do bolo.
    Para mim chega de sustentar chulos:cotas e box so depois deste individuo que se diz treinador sair do Sporting.
    Geraldes na bancada????
    Mas alguém acredita que a manter este individuo para o ano os miudos vao jogar???
    Mas alguém avredita que os jogadores estao com o treinador????
    Foi um ano de grande investimento em todas as modalidades e foi o ano da cagança.de quem lidera o clube, o resultado está a vista.
    Este menino em quem eu votei estará apenas na melhor das hipóteses mais um ano a frente do clube.
    É penoso ver um jogo da equipa principal onde jogam sem ideias,nao fazem meia duzia de jogadas em 90min,e nada muda, o discurso é sempre o mesmo.
    Volto a repetir esta é a tua última oportunidade de mostrares que o Sporting esta acima dos teus interesses pessoais
    .....jj ja nao vai ganhar nada no nosso clube apenas o sugara.

    ResponderEliminar
  4. JJ diz que a equipa está à espera que a época acabe... eu também; aliás nem sei se quero que a próxima comece....

    ResponderEliminar
  5. Está a ser o pior ano desde que BC tomou posse...
    Ontem deve ter sido o pior fim de semana, de uma época desastrosa a todos os níveis.

    Muuuuuito trabalho pela frente, mas este devia ser um final de época em "pré-época", mas como temos visto, Jorge Jesus pensa diferente, sai Podence entra Bryan, nada mais a dizer....

    SL!

    ResponderEliminar
  6. Se Jesus continua a apostar regularmente em jogadores como Bryan Ruiz e Bruno César, será que para o ano vai ser diferente?! Vai deixar de jogar com eles em prol de jogadores mais novos, rápidos, e com maior imprevisibilidade quando este ano isso não aconteceu? Duvido que a cabeça dele mude, duvido que deixe de jogar com o Bryan, duvido que dê lugar ao Geraldes e aposte firmemente no Matheus pois esta época podia tê-lo feito e não fez, duvido quendeixe de jogar com as mesmas amélias insubstituíveis!! Porquê que jogadores no Sporting não jogam nada e continuam a ser apostas regulares quando há alternativas capazes de fazer melhor ? Há já muitos anos que no Sporting há jogadores com estatuto de insubstituíveis, e enquanto isso continuar, não ganhamos nada nem há competividade dentro do próprio plantel. É impressionante como o nosso meio campo tem funcionado e nada se faz para alterar a situação... Porque não experimentar Adrien com Geraldes? William com Geraldes ? Como temos jogado parece que temos jogado com dois 6 (ou um 6 e um 6,5 porque o Adrien apesar de grande jogador não é um 8 puro e precisamos de mais criatividade, rotatividade e dinâmica a meio campo) oi então jogar em 4-3-3 onde William/Palhinha seriam trinco Adrien box to box e Geraldes um 8. Não compreendo também a incapacidade de abdicar deste 4-4-2 cuja ala tem de ser um construtor, está tudo demasiado pendente, os processos não são fluídos, não há dinâmica... Muita previsibilidade, e como você próprio disse "viva o equilíbrio!".
    Em relação ao Jefferson, já há 3 anos eu dizia que não era jogador para o Sporting, que se devia ter apostado a serio era no Jonathan Silva tinha bem mais potencial. Anda lá pela Argentina e nós a precisar dele. Quero ver o que se vai fazer em relação a ele para a próxima época. Espero para o bem do Sporting que se aposte nele, se corra com zeegeellar e Jefferson e se aposte no Empis para seu substituto. Nunca Coentrão. Mais um velho, lesionado, que não tem jogado, mais um que aconteça onque acontecer tem o aval do treinador, e acima de tudo, não precisamos, temos Jonathan!! Aquele jogo recente da equipa b em que o palhinha jogou aonlado do gauld, o matheus na direita, o Rafael na esquerda, o geraldes e o dala na frente, foi bem melhor em todos os aspetos a qualquer jogo do Sporting esta época, à excepção de Madrid, onde, na minha opinião, o mister perdeu a equipa e a época levou o primeiro tômbolo.
    Por último, é arrogância a mais não usar a última substituição, quando no banco tinha.. Dala. Mas alguém acredita que vai ser aposta para o ano ?
    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  7. A ver se percebo: o fim da tripla penalização existe ou nao? vermelho, penalti e ausencia no jogo seguinte!
    eu sei be o que li quando o ederson deu a cacetada ao bas dost! que nunca era vermelho por causa do fim da tripla penalização...disseram.
    e agora o semedo levava vermelho?? alguem que explique com documentação oficial. ok???

    ResponderEliminar
  8. Quem ouviu a conferência de imprensa de Jesus e assistiu ao enumerar de justificações para o que vai correr mal em 2017/18, só pode mesmo perguntar a Bruno de Carvalho se tem razões para pensar que a próxima época vai ser diferente desta?

    Este discurso do treinador vai em completo contraciclo com os últimos comentários de Bruno de Carvalho onde exige mais.
    Jesus, semana após semana, mostra o contrário, cada vez menos, zero, bola...

    O mínimo que se exigia a Jesus era motivar a equipa para nestes jornadas finais lutar pelo segundo lugar, no entanto, o que se assiste é o regresso a um nível futebolistico que julguei ter ficado em 2012/13 e um completo "estou-me a cagar" por parte de treinador e jogadores para com todos os sportinguistas.

    O que falta em comprometimento, raça, respeito e humildade, continua a sobrar em bazófia, cagança e falta de respeito para com a camisa e símbolo que envergam, desrespeitando também todos os sportinguistas.

    Em relação ao andebol, estive em Odivelas e sou incapaz de criticar a nossa equipa, que tudo deu frente a um excelente adversário, que também ele deu tudo o que tinha.
    Um grande jogo, intenso e emocionante, com uma péssima arbitragem na segunda parte, em claro prejuízo do Sporting.

    Um dos grandes responsáveis por esta vitória (sim, foi uma vitória e frente ao adversário com quem geralmente perdemos), chama-se Cudic, com uma exibição fantástica e que não merecia aquela falta de atenção no último segundo.
    A forma como Cudic saiu de campo, acusando o erro lavado em lágrimas, mostra a forma como se vive o Sporting nas modalidades e a forma como não se vive no futebol...

    ResponderEliminar
  9. E depois ficamos muito incomodados quando o Presidente mete a boca no trombone.
    Que grande TRETA.
    A propósito, convém não esquecer que a corja já dá o penta como garantido, mas está toda borrada com a parceria estratégica.
    Força Sporting!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal como ficamos?
      Dá o penta como garantido ou estão todos borrados?
      Achas que o penta é garantido! Pró ano é tudo vosso. Pró ano é que é!
      Não vês o JJ a preparar a equipa já pro ano? LOL

      Eliminar
    2. "MAS", está lá o "MAS", o que significa que o aparecimento da parceria estratégica pode vir a complicar a referida garantia, daí estarem borrados.
      Consegues agora?
      De nada.

      Eliminar
  10. PAZADAS DE CARVÃO

    O INÍCIO CONCERTADO DO COMBATE AO ESTADO LAMPIÂNICO

    O EL é um cancro que está ramificado na FPF, no Conselho de Disciplina, no Conselho de Arbitragem, nos árbitros proveta formados pelo Rola que garantem resultados, que assinalam 1 penalti por ano, que não mostram cartões amarelos e muito menos vermelhos, que permitem passar com impunidade lances violentos; na Comunicação Social vendida que se ajoelha perante cartilhas que fomentam o ódio e que recebe os avençados para a divulgarem; na Liga, que permite transmissões de jogos em exclusivo na porta 18, onde se manipula a verdade desportiva; nos delegados e observadores que classificam a mando do dono; nos clubes da 2ª liga, que assinaram acordos televisivos na lixeira, nos clubes da 1ª liga que se subjugaram a troco de pagamentos ilícitos de bancadas, de malas, de estágios no Seixal, de jogadores comprados nas semanas dos jogos; na justiça portuguesa que não investiga, não pune e permite o apoio a claques ilegais. Ufa, nunca mais acaba.

    Claro que o combate isolado produz resultados - videoárbitro e relatórios, mas demoraria mais de uma década a acabar com a pouca vergonha instalada, enquanto se assistiria ao somatório de títulos vergonhosos para a agremiação criminosa.

    Combatendo em conjunto (espero que se juntem mais à causa), o EL cairá mais depressa, o que permitirá olhar para o futebol português com mais verdade e transparência.


    PAZADAS DO DIA

    1- “Tremendamente verdadeira a frase onde se constata que, isoladamente, não são ameaça para Benfica. Daí esta aliança com os corruptos para tentar alcançar o poder”
    By rudolfo dias, 12 de maio de 2017 às 08:53

    Nota: Estás a sentir os pezinhos a fugirem do chão, não estás?


    2- “algo que contraria o espírito Brunista e da maioria dos sócios que "preferiam continuar não sendo campeões mas manter a sua identidade, a usar de métodos mais obscuros para atingir o sucesso."
    By rudolfo dias, 12 de maio de 2017 às 08:53

    Nota: Ahahahahahah. Um lampião a falar na utilização pelo Sporting de “métodos mais obscuros” é de rebolar a rir. Ridículo.


    3- “LFV está um presidente de topo, plenamente avisado para o que aí vem e munido de uma estrutura profissional e humana dificilmente ultrapassável.”
    By rudolfo dias, 12 de maio de 2017 às 08:53

    Nota: O que é que aí vem? Uma queda com estrondo?


    4- “Erro crasso de BdC, à semelhança de outros recentes, que terminará invariavelmente com o descontentamento dos adeptos sportinguistas e seu posterior julgamento histórico.”
    By rudolfo dias, 12 de maio de 2017 às 08:53

    Nota: Jura!
    Vamos julgar BdC por lutar pela verdade desportiva contra o EL?
    ♫ Aperta aperta com ela (cartilha). ♫



    5- “Erro crasso ou desespero e impotência total.”
    By rudolfo dias, 12 de maio de 2017 às 08:53

    Nota: Esta e as anteriores baboseiras que escreveste só revelam uma coisa – MEDO.


    6- “ahahahaa... o dolo sem intenção.
    Mas interessa é discutir mudanças que já estão aprovadas.
    By Nuno Martins, 12 de maio de 2017 às 09:45

    Nota: Knock, knock. Existe alguma coisa na cabeça do matacão?


    7- (o antónio pereira falou na necessidade de limitar os empréstimos) “Muito gostam vcs de falar disso, quando o Benfica era no inicio da época de longe o clube com menos empréstimos.”
    By Tiago Santos, 12 de maio de 2017 às 13:01

    Nota: Não há por aí um clube que há uns tempos se opôs fortemente ao fim dos empréstimos a clubes do mesmo campeonato?


    8- “O que o Mestre escreveu não é verdade. Como é o Benfica assim tão poderoso se nos últimos 10 anos ganhou 4 campeonatos e o Porto ganhou 6!??”
    By JF, 12 de maio de 2017 às 10:22

    Nota: Só um lampião se lembraria de escrever uma coisa destas!


    9- “É óbvio que não se trata de uma questão de poder (…) é sim uma questão de anti benfiquismo. Bdc prefere ver o Porto a ganhar que o Benfica, mesmo que com isso abdique do sucesso do seu próprio clube.”
    By JF, 12 de maio de 2017 às 10:22

    Nota: ♫ Aperta aperta com ela (cartilha). ♫

    (continua)


    ResponderEliminar
  11. (continuação)

    10- “O campeonato está repartido entre duas equipas e o Sporting continua a ser a muleta do Porto.”
    By JF, 12 de maio de 2017 às 10:22

    Nota: É esse o vosso maior desejo e é por isso que elegeram Bruno de Carvalho como alvo a abater. Pode ser que se lixem.


    11- “Quanto às arbitragens, não passam de desculpas de gente que se quer manter no poleiro o máximo de tempo possível, e alguns adeptos comem essa palha. Como alguns gostam de dizer: são gelados na testa. heheh
    Cumprimentos”
    By JF, 12 de maio de 2017 às 10:22

    Nota: O fullrise lembrou ao desonesto e hipócrita JF as palavras do estadista, das quais destaco as seguintes: “O título do FC Porto deste ano é um tributo da arbitragem ao FC Porto”.
    Depois aplica-lhe um uppercut: “O carissimo "heheh" não se deve lembrar quem fez estas declarações a 07-05-2012”

    “Só os burros falam de arbitragem“
    Heheh, obrigado por estes momentos.
    Cumprimentos


    12- “Na altura dos festejos do penta dará gozo ler este post.”
    By John Billy #36 rumo ao penta!, 12 de maio de 2017 às 11:59

    Nota: Maya, veremos se será assim.


    13- “John, será que os sportinguistas vão retirar da barra dos favoritos os vídeos do Apinto Dourado presentes no YouTube?”
    By rudolfo dias, 12 de maio de 2017 às 13:14

    A nota é o comentário do Bernardo Carvalho: “LOL! Esta raça é tão bronca que tem que guardar as escutas nos favoritos!”


    14- “É tão silly esta aliança que até dá pena.”
    By jorgen80, 12 de maio de 2017 às 16:30

    Nota: Dá pena ver que tentam passar a imagem que tudo está bem no futebol português, não fora o aparecimento do incendiário Bruno de Carvalho.


    15- “Desporto em que apenas pode haver um vencedor, aliam-se duas das 3 maiores forças de Portugal. (…) As consequências poderão ser gravíssimas para um clube que dia após dia está a perder a identidade. Vocês não sabem para que lado virar.”
    By jorgen80, 12 de maio de 2017 às 16:30

    Nota: E não é que fiquei com uma lágrima no canto do olho com a preocupação do QI80? Olha, com essa de perdermos a identidade, dia após dia, lembrei-me do janela e da cartilha. ♫ Aperta aperta com ela (cartilha). ♫


    16- “Clube centenário sem valores estabelecidos. Mereciam mais, sinceramente.”
    By jorgen80, 12 de maio de 2017 às 16:30

    Nota: Um criminoso transformado em estadista? ♫ Aperta aperta com ela (cartilha). ♫


    17- “O FCP esta arrasca com Pinto da Costa a ser contestado como nunca tinha sido..O que faz o SCP??”
    By Luis Tavares, 13 de maio de 2017 às 10:04

    Nota: O Sporting e a Língua Portuguesa também estão “arrasca”.


    18- “O Presidente do Sporting cometeu o maior erro dos seus mandatos e veremos quais os custos que isto vai trazer ao Sporting já na próxima época. Nesta foi a entrada Directa na LC.”
    By Luis Tavares, 13 de maio de 2017 às 10:04

    Nota: A parceria estratégica teve como resultado a não entrada direta na CL, é isso?
    Consegues bater o QI80 aos pontos… negativos. ♫ Aperta aperta com ela (cartilha). ♫



    PIADA DO DIA

    - (acerca do Nuno Martins) “Mestre, mas ainda não percebeste que o gajo não sabe ler?!?!?! Esta lã-parina só consegue comentar os teus posts que contenham... imagens!”
    By Aldo Duscher, 12 de maio de 2017 às 11:43

    Nota: Não sabe ler porque é um matacão sem cérebro.


    Saudações Leoninas,
    CB

    ResponderEliminar
  12. Lá está o erro de se achar que é o Dala que vai resolver.
    Já agora, o Podence foi um desastre.

    ResponderEliminar
  13. Dia desastroso e (mais) uma semana desastrosa à porta.
    O que me está a custar perceber (ou a custar aceitar) é que acho JJ muito superior a tudo o que tem demonstrado. Tem conhecimento e valor para mais. Conhece esta Liga, é impossível ter sido surpreendido com as pedras que lhe puseram no caminho, é impossível não prever o que ai vinha.
    Resta achar que está a fazer política. Com o intuito de saír ou ficar com poderes reforçados, é o que se vai ver.

    ResponderEliminar
  14. Eu sei que me tou a tornar repetitivo, mas tou farto do Jesus

    ResponderEliminar
  15. O golo sofrido no andebol, com posse de bola a 10 segundos do fim, foi qualquer coisa de surreal. Como é que é possível uma coisa daquelas com jogadores profissionais!!!!! Só o Sporting consegue a proeza de perder um campeonato desta forma.

    ResponderEliminar
  16. SL Mestre,
    Concordo com tudo menos com um vermelho a Ruben Semedo, sendo penálti não manda a regra não penalizar a equipa infractora duplamente?
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  17. Artista, tem calma. Não desistas. Não te metas a jogar ao baleia azul.
    Para o ano há mais.

    ResponderEliminar
  18. a eliminação nas meias finais da taça foi dupla (masculinos e femininos)... antes do jogo contra o feirense já estava de rastos... foi mauzinho... mm mauzino

    ResponderEliminar
  19. É isso, a culpa é do jj, mandem-no embora, mas que fique o bdc, sempre.
    Alguns sportinguistas merecem os amadores que gerem o clube, outros não, mas esses outros nem podem vir dizer nada porque são corridos, ou porque é amigo do pmr ou porque vestiu uma t-shirt vermelha.

    ResponderEliminar
  20. Pronto e lá vamos nós ter que levar com a Malta que nestas alturas acha sempre que a solução está nos miúdos.
    Basta ir ver quantos miúdos jogam nos outros.
    O slb tem zero miúdos , repito , zero .
    Agora vejam nos outros campeonatos europeus quem ganha com miúdos.
    A única política é ter um misto de jogadores da formação com outros que realmente façam a diferença.

    ResponderEliminar
  21. Caros,

    Só um breve comentário para salientar que este fim de semana é exemplificativo do momento que o clube atravessa, onde os dirigentes se focam mais no exterior do que no interior. O resultado é este, não conseguimos materializar o nosso potencial porque andamos focados em batalhas externas, em vez de nos focarmos em melhorar todos os dias. A pressão que temos para por exemplo, ganhar ao benfica é completamente estúpido e resulta no que vimos.

    Abraço
    Pedro

    ResponderEliminar