quarta-feira, 3 de maio de 2017

A isenção (ou falta dela) das transmissões da BTV



No programa Universo Porto - da Bancada de ontem, foi mostrado um conjunto de imagens que demostram o tratamento diferenciado da realização da BTV aos lances de dúvida.

Não costumo seguir as transmissões do canal, pelo que não posso opinar sobre a qualidade geral das transmissões. Mas, o que é facto, é que são apresentadas várias situações em que seguramente existiam melhores imagens do que aquelas que foram mostradas para esclarecer as dúvidas em determinados lances julgados a favor do Benfica. Falamos de 3 dos últimos 5 jogos transmitidos pela BTV: Chaves, Porto e Estoril. Não se pode dizer propriamente que sejam casos isolados.

Aqui fica essa parte do programa:


(via canal melhoresvideospt)


A estes casos podemos ainda acrescentar as imagens (que não foram mostradas) do penálti de Pizzi na primeira parte. Essas imagens só apareceram duas horas após o final das partidas, o que permitiu que Jorge Sousa, no intervalo, ficasse de consciência tranquila em relação ao trabalho que realizou na primeira parte.

Em relação à questão do videoárbitro, Francisco J. Marques não tem razão. Os árbitros terão acesso a um estúdio onde poderão visualizar as imagens de qualquer câmara, não estando dependentes dos critérios utilizados pela realização.

De qualquer forma, são apresentados bons argumentos em favor da tese de quem acusa as transmissões da BTV de não serem isentas.

De notar que a BTV, pela sua própria natureza, não é obrigada a ser isenta. É um canal do clube que é feito para defender os interesses do clube. O que não faz qualquer sentido é que a Liga permita que as transmissões dos jogos sejam feitas debaixo da influência/supervisão de um dos clubes interessados.

50 comentários :

  1. Quem ? quem? Universo Porto .........
    há esses são os mais honestos de Portugal.....
    basta ver as manipulações e batotas feitas com imagens ..

    ResponderEliminar
  2. Pois só no Portugal dos pequeninos é que a liga permite uma coisa dessas. Eu a BTV não acuso mas acuso sequer terem pensado nesta ideia de transmitirem os jogos da liga portuguesa. isso sim é um principio errado se não sujo com a conivência da liga. De resto siga pa Bingo que eu ainda tenho esperança no D. Afonso Henriques.

    ResponderEliminar
  3. Obviamente que seria desejável que a honestidade intelectual prevalecesse... Mas aqui... é normal... e, objetivamente não me afeta... Já na imprensa DITA imparcial a coisa 'fia mais fino' e ai sim... é de nos REVOLTARMOS... pelo menos até ao dia em que, com a verticalidade dos grandes, se definam e ASSUMAM quais as 'cartilhas' que lêem.... A partir dai só lá vai, como ao canal da etar, quem quiser... E quem for... já sabe com o que leva...

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  4. A questão é, será a Sport Tv mais isenta que a Benfica TV? No fundo, estou de acordo, mas é preciso alternativas ao primeiro canal do Porto.

    "Essas imagens só apareceram duas horas após o final das partidas, o que permitiu que Jorge Sousa, no intervalo, ficasse de consciência tranquila em relação ao trabalho que realizou na primeira parte".

    Não deve estar um árbitro de consciência tranquila?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão também pertinente. Não me recordo, no entanto, que alguma vez tenha havido tantos casos tão concentrados de esquecimentos deste tipo.

      Eliminar
    2. Qualquer pateta é capaz de produzir, com cinismo do básico, demagogia rasteirinha dessa. Ou então és mais gelados ...

      Eliminar
    3. JS já anda de conciencia traquila, (e eu acrescentaria bolso recheado) desde que não viu duas mãos de Pizzi, e um braço de Semedo a tocar na bola!

      As linhas enviesadas da tua TV também era para beneficiar o arbitro?

      Vai vender banha para o mercado!

      Eliminar
    4. O Jorge Sousa está sempre de consciência tranquila nas arbitragens que faz. Como no jogo Sporting-Braga da época passada em que conseguiu vislumbrar um pênalti que nem todas as linhas que traçaram em cima da imagem conseguiram provar que o contacto braço e bola foi feito dentro da área. Acredito que quer nessa situação quer em todas as outras que ajuizou noutros jogos o tenha feito de consciência tranquila e com a convicção de que estava a proceder corretamente. Vai sendo altura de olhar para isto com outros olhos. Os campeonatos ganham-se dentro dos campos com os intervenientes dos jogos (árbitros e jogadores) que têm um comportamento melhor que os dirigentes, adeptos e comentadores.

      Eliminar
  5. Acima de tudo é um contra-senso um canal de televisão afecto a um clube, tenha os direitos televisivos exclusivos dos jogos do seu clube, ainda por cima só no seu estádio. Devia de ser ILEGAL nos regulamentos da Liga.

    Obviamente, se houver oportunidade de deturpar a verdade dos factos caso estes sejam prejudiciais ao clube que detém os direitos das imagens em si, estas serão com toda a certeza "arranjadas" ou manipuladas, para dar sempre razão ao "dono da casa/dono da câmara".

    Um exemplo crasso disto mesmo, foi o jogo entre o carnide e os andrades. Como é possível estes terem uma câmara apontada o jogo todo quer para o banco de suplentes da equipa adversária, quer para o aquecimento antes do jogo se realizar? e não terem (ou teriam?) uma única câmara, que apanhasse de frente o lance de suposta agressão ao Alex Telles? ainda por cima deram ordens aos cartilheiros, para comentarem essas imagens nos programas de debate! Porque não meteram também uma câmara apontada ao banco do carnide, para vermos também as reacções dos "meninos"?!!!

    Isto só mesmo em Portugal, mas num portugal dos pequeninos encartados e cegos... manda quem pode, obedece quem deve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso da câmara apontada ao banco adversário é sintomático. Há que dizer, no entanto, que qualquer clube pode fazê-lo, haja ou não transmissão televisiva a cargo do clube...

      Eliminar
    2. Outro exemplo foi o castigo ao Enzo Perez. Deixem lá de ser paranóicos.

      Cumprimentos

      Eliminar
  6. À mulher de César não basta ser, tem de parecer honesta...

    ResponderEliminar
  7. Nada de surpreendente. Ao olhar para estas imagens, recordo-me sempre da linha escandalosamente adulterada no slb-Rio Ave de 2014. Em caso de dúvida beneficia-se o atacante mas como foi diante do regime as regras mudaram temporariamente.
    Tudo normal!

    ResponderEliminar
  8. Caro Mestre, há um ponto muito importante que é esquecido de forma quase absurda: os meios de produção e até realizadores são os mesmos da Sporttv que todos sabemos só mostra as imagens que quer e quando quer.

    Não há mercado em Portugal para investimento em meios e por isso todos os meios das transmissões de futebol são contratados a terceiros.

    Além disso, o lance em causa é bastante óbvio porque a linha do relvado esclarece que o jogador do Estoril está em jogo.

    O que me chateia nisto é que andamos há anos a levar com a Sporttv que cobra fortunas pelos direitos de resumos ou sequer pequenos segundos de imagens, oblitera adeptos adversários, só dá as repetições que quer...mas o problema é a BTV.

    Andamos anos a fio a ver a vergonha que eram as transmissões dos jogos do FCP na RTP mas o problema é a BTV.

    Eu diria que as transmissões da BTV, fruto de não estarem sujeitas ao interesse de quem manda na SPTV, são bem mais isentas que as outras.

    Enquanto não discutirem primeiro que orientações recebem os realizadores e equipas de produção, tudo o resto não faz sentido.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shadows, a questão da isenção da Sport TV também se pode colocar, como é óbvio. É verdade que os profissionais que fazem as transmissões são os mesmos, tomo como boa essa informação que veio do próprio Benfica. Mas são todos? E lá está, o Benfica, enquanto cliente do serviço, pode dar determinadas orientações às pessoas que contrata - tal como a Sport TV, aliás.

      O problema é que essas orientações ficarão para sempre no segredo dos deuses. :)

      Abraço.

      Eliminar
    2. Quer o amigo shadows dizer que a diferença entre a btv e a sporttv é nula?

      Nem percebo como é q ainda não houve um iluminado a propor q a btv se proponha a fazer o trabalhinho q faz em casa nas outras casas também. Uma proposta para transmitir todos os joguinhos da liga. Isso é q era. E quem desconfiasse era por má fé pois são todos bons e idóneos rapazes. Yá.

      PS esqueci-me do isentos. Ou pelo menos, e pelos vistos, "mais isentos" que outros. Outro conceito interessante este, vindo directamente do galinheiro: mais isento.

      Mais isento. Menos aldrabão. Enfim ...

      Eliminar
    3. A informação não vem do Benfica, Mestre...já mencionaram isso na BTV penso eu mas até no NGB já tinhamos falado nisso na temporada passada.

      A questão é essa: os realizadores recebem ou não orientações diferentes na SPTV e na BTV? Ou não recebem(pois,pois...)?

      Seria interessante alguém no meio audiovisual responder a isto.
      Abraço

      Eliminar
    4. Nem percebo as duvidas, a produção é da SportTv mas a realização é da BenficaTv, no fundo a BenficaTv aluga os meios e os recursos que permitem fazer a transmissão.

      Alias, o Pedro Guerra, esse mesmo que já foi jogador titular do Damaiense disse que tem experiência em manipular as transmissões.

      Para melhorarem a qualidade da piada desta situação, nada melhor que colocar estes profissionais a fazer o relato:

      https://www.youtube.com/watch?v=h7D7jeKFrjw

      Eliminar
    5. Nem percebo as duvidas, a produção é da SportTv mas a realização é da BenficaTv, no fundo a BenficaTv aluga os meios e os recursos que permitem fazer a transmissão.

      Alias, o Pedro Guerra, esse mesmo que já foi jogador titular do Damaiense disse que tem experiência em manipular as transmissões.

      Para melhorarem a qualidade da piada desta situação, nada melhor que colocar estes profissionais a fazer o relato:

      https://www.youtube.com/watch?v=h7D7jeKFrjw

      Eliminar
  9. Mestre, estamos a falar da btv.... não podemos esperar que um canal de televisão do clube de carnide seja isento, imparcial e independente..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tem que ser, tal como não é a Sporting TV. E não os podemos condenar por isso, são um canal de clube. :)

      Eliminar
    2. Uma coisa é ser isento outra é aldrabar.
      Agora independência ou imparcialidade é q não podes exigir a nenhum canal destes. Nem à btv nem, evidentemente, à SpotingTV. Podes ser parcial em argumentações, ser faccioso, mas não seres mentiroso ou gatuno.

      Eliminar
  10. FJM, no que toca a manipulações, sabe bem do que fala, pois durante anos, o FC Porto, viveu às custas do Oliveira e da Sport tv. Se o Mestre pensa que isto que ele mostrou é um escândalo, então iria ter um ataque cardíaco se soubesse o que era feito nesse tempo (e ainda hoje tentam voltar a essa época).

    Quanto ao resto, não consigo entender onde é que isto interfere com a verdade dentro das 4 linhas. A única coisa que pode mudar é a quantidade de lances para esmiuçar naqueles programas de peixeirada, mas isso até é um favor que a BTV nos faz. heheh

    Quanto ao video - arbitro, tal como o Mestre refere e muito bem, não vai ter qualquer influência, pois os árbitros terão acesso a todas as imagens não trabalhadas de todas as camaras existentes.

    De qualquer das formas, só em jeito de curiosidade, nesse lance do fora de jogo contra o Estoril, o Hélder Conduto (ou o outro que também comenta) afirmou, no momento em que passou a repetição, que o lance era muito duvidoso.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Escândalo" é uma palavra muito forte para este caso. Acho simplesmente que são imagens que suportam a tese da falta de bom senso em se permitir que um canal de clube seja o responsável pela transmissão de jogos desse mesmo clube numa competição oficial.

      Eliminar
  11. E já agora, só para completar o meu comentário anterior, obviamente que o Benfica, podendo obter mais receitas televisivas transmitindo os seus jogos no seu canal, não iria pensar duas vezes. E ainda digo mais, todos os clubes só têm que agradecer ao Benfica pela coragem em tomar essa decisão, pois com isso obtiveram excelentes contratos com as respectivas operadoras.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja pelo dinheiro vale tudo...

      ...é essa a nossa grande diferença!

      Quanto mais escreves, mais te revelas!

      Eliminar
    2. Nuno, cresça. Era o que mais faltava agora o Benfica preferir ganhar 20 quando pode ganhar 40. heheh

      Eliminar
    3. Mesmo que tenha de adulterar a verdade?

      Fica a pergunta.

      A resposta será reveladora de muito!

      Eliminar
    4. Mas adultera a verdade onde?

      Eliminar
    5. Não por linhas em foras de jogo duvidosos, ou quando as poêm estas são linhas enviesadas;

      Não passar repetições de lances que prejudicam a sua equipa;

      Filmar bancos dos adversários e não os seus, apenas para criticar o seu comportamento...

      Queres que continue?

      Eliminar
    6. Mostre lá as linhas enviesadas! E sim, quero que continue, pois ainda não disse nada que adultera a verdade.

      Eliminar
    7. Nunca ouviste falar das linhas enviesadas da BTV?

      Fogo vives nalguma caverna ou quê?

      Carnide-Rio Ave?

      ... 2014?

      Isto diz-te alguma coisa?


      http://www.reflexaoportista.pt/2014/11/ha-uma-linha-que-separa.html

      Se nao quiseres abrir o site fica aqui a foto

      http://prntscr.com/f47s55

      Pronto eu corrijo nao adultera a verdade mas adultera a percepção da verdade (ou melhor da mentira) pelo publico e a prova disso mesmo, és tu!

      Eliminar
    8. Por acaso o Nuno sabe o que são pontos de fuga? heheh

      Essa linha está bem traçada.

      Cumprimentos

      Eliminar
    9. Sim sei e os pontos de fuga não se encontra assim

      Teria de prolongar a linha de fundo e a linha de grande area ate estas se cruzarem, e só depois ligar o ponto inicial da linha de fora de jogo com o ponto de fuga algo que lhe garanto não está feito nessa imagem nem de perto nem de longe...

      Tenta outra vez, pois antes de ti ja outros tentaram essa desculpa esfarrapada!

      Curiosamente foram apenas os vermelhuscos...

      Eliminar
    10. Então se sabe tente traçar e vai verificar que essa linha está bem traçada. Acabei de verificar eu mesmo com recurso ao AutoCAD. Use a linha da área e as linhas do relvado.

      Cumprimentos

      Eliminar
    11. JA FIZERAM ISSO NA TV EM 2014 E NAO DEU CERTO...

      QUE MERDA DE AUTOCAD É O TEU?

      1º NAO PODES CALCULAR O PNTO DE FUGA NESSA IMAGEM QUE TE DEI POIS SÓ TENS UMA LINHA DE REFERENCIA, (A LINHA DE GRANDE ÁREA) PRECISAVAS DA LINHA DE MEIO CAMPO OU DA LINHA DE FUNDO.

      2º NO TENTES TRAÇAR PERPENDICULARES Á LINHA LATERAL DO CAMPO POIS AS LINHAS DE FUGA NUNCA FORMAM 90º.

      POR ACASO GOSTAVA DE SABER COMO TRAÇASTE ESSE PONTO DE FUGA COM APENAS UMA LINHA DE REFERENCIA. GEOMETRIA CURIOSA A TUA...

      Eliminar
    12. Se não vai la por palavras pode ser que vá com bonecos

      http://prntscr.com/f4l0kl

      Eliminar
    13. Nuno, tenha calma e pense um bocadinho. Se não se pode traçar o ponto de fuga nessa imagem, então a imagem que o Nuno partilhou através do link é o quê? heheh

      A linha da btv está bem traçada, as câmaras são calibradas a cada início de jogo através das linhas de campo. Escuse de ligar o caps, a verdade não vai ser adulterada pelo Nuno.

      Critica o Benfica​, mas quem efetivamente tenta adulterar a verdade é o Nuno. heheh

      Eliminar
  12. "Benfica Sempre25 de maio de 2016 às 10:38
    Sabes Lourenço,
    Apesar de tudo admiro este Blogue por uma razão, é dos poucos que se consegue escrever sem qualquer censura ou pendentes de autorização para ficarem visíveis.(...)"

    Mestre por favor esclareça-me este comentário de um lampião na parte em que diz que os comentários dele não ficam pendentes de autorização para ficarem visíveis, atendendo a que os meus como sportinguista ficam pendentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É simples: em maio de 2016 ainda não tinha moderação de comentários no blogue. :)

      Todos ficam pendentes, sem exceção.

      Eliminar
    2. Mas esse marreco sabe lá o q está a escrever! esse gajo escreve é para Marte. Se eu quiser também escrevo aqui mil vezes «os meus comentários nunca são barrados». Tem dó Deejay.

      Eliminar
  13. O blogue é teu e por isso podes fazer a censura que bem queres. A BTV é um canal do Benfica, paga por benfiquistas e por isso só tem que dar satisfação aos seus adeptos. Quem não gosta tem bom remédio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Traduzindo...

      ... que se lixe a verdade!

      Disseste tudo sua bilha amordaçada!

      Eliminar
    2. Touche bilocas..... o que interessa são os 3 pontos, não interessa como!! Aqui está o belo exemplo do adepto do carnide.

      Eliminar
    3. O que interessa são os 3 pontos, isso é verdade, dentro de campo só isso importa. Mas o que é que as transmissões dos jogos têm a ver com o que se passa dentro das 4 linhas? heheh

      Estes inocentes estão mesmo convencidos que se o SCP pudesse transmitir os seus jogos na Sporting TV não o faria. O mesmo se aplica ao Porto. heheh Os rivais só não o fazem porque para eles não é rentável. Como tal prestam-se ao papel de bebe chorão que fica com ciumes por o amiguito ter um brinquedo mais fixe que o dele.

      Eliminar
  14. Claro que interferem. A partir do momento em que há penalizações por imagens que passam na televisão, e se estas estão filtradas conforme o interesse e certos clubes então há influência e muita.
    Só é pena é as discussões serem sempre 'dirigidas' para outros lados, mas é para isso que cá andam alguns profissionais.

    ResponderEliminar
  15. Nada de novo, já na época passada foi o mesmo...

    O Benfica é isto, falsos moralistas.

    ResponderEliminar
  16. Curiosamente, esta argumentação na Porto TV, surge após temos sido roubados por Bruno Esteves no Porto B - Sporting B onde após uma expulsão dolosa de Rafael Barbosa. Leonardo Ruíz, marcou o que seria o 2-3 anulado por pretenso fora de jogo. O que fez a Porto Tv? Não repetiu o lance. Em seguida o Porto B marca o seu golo, num lance em que aparentemente o jogador que recebe a bola no lado direito está em jogo (mas é um lance duvidoso) e também não vi linha a provar que o golo é legal. Mais grave é quanto a mim, o que faz Sport Tv. Porto e Benfica têm sempre um comentador afeto aos seus interesses nos seus jogos. Nós não temos nenhum. É com base nos seus comentários que surgem os três penalties que o Benfica pede e não surge por exemplo a grande penalidade de Luisão sobre Campbell. Se defende o não castigo com amarelo de Enderson na grande penalidade (porque tem 4 cartões e não jogaria contra o Estoril?), etc, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isto descrito aqui é bem verdade.

      Eliminar
    2. Ou o lance sobre Bruno Cesar aos 54 minutos!

      Eliminar