quarta-feira, 3 de maio de 2017

A isenção (ou falta dela) das transmissões da BTV



No programa Universo Porto - da Bancada de ontem, foi mostrado um conjunto de imagens que demostram o tratamento diferenciado da realização da BTV aos lances de dúvida.

Não costumo seguir as transmissões do canal, pelo que não posso opinar sobre a qualidade geral das transmissões. Mas, o que é facto, é que são apresentadas várias situações em que seguramente existiam melhores imagens do que aquelas que foram mostradas para esclarecer as dúvidas em determinados lances julgados a favor do Benfica. Falamos de 3 dos últimos 5 jogos transmitidos pela BTV: Chaves, Porto e Estoril. Não se pode dizer propriamente que sejam casos isolados.

Aqui fica essa parte do programa:


(via canal melhoresvideospt)


A estes casos podemos ainda acrescentar as imagens (que não foram mostradas) do penálti de Pizzi na primeira parte. Essas imagens só apareceram duas horas após o final das partidas, o que permitiu que Jorge Sousa, no intervalo, ficasse de consciência tranquila em relação ao trabalho que realizou na primeira parte.

Em relação à questão do videoárbitro, Francisco J. Marques não tem razão. Os árbitros terão acesso a um estúdio onde poderão visualizar as imagens de qualquer câmara, não estando dependentes dos critérios utilizados pela realização.

De qualquer forma, são apresentados bons argumentos em favor da tese de quem acusa as transmissões da BTV de não serem isentas.

De notar que a BTV, pela sua própria natureza, não é obrigada a ser isenta. É um canal do clube que é feito para defender os interesses do clube. O que não faz qualquer sentido é que a Liga permita que as transmissões dos jogos sejam feitas debaixo da influência/supervisão de um dos clubes interessados.