terça-feira, 2 de maio de 2017

Comunicado do Bayern sobre os valores variáveis da transferência de Renato Sanches

No princípio desta tarde, o Bayern emitiu um comunicado sobre as notícias em como o Benfica iria receber 5 milhões de euros caso Renato Sanches participasse no seu 25º jogo pelos alemães.

(tradução via Google Translate)

Segundo o clube bávaro, não existe qualquer verba adicional a pagar ao Benfica em função do número de jogos disputados pelo jovem jogador.


É fácil perceber de onde veio a notícia dos 5 milhões. O Benfica anunciou à CMVM a venda por 35 milhões, com a possibilidade de receber mais 45 milhões em função de objetivos. Esses objetivos não foram especificados. No entanto, no dia seguinte, A Bola e Record fizeram o favor de esclarecer os seus leitores sobre esses objetivos.



Aquilo que foi reportado na altura na comunicação social portuguesa era que o Bayern teria que pagar um adicional de 5 milhões por época, caso Renato Sanches cumprisse um mínimo de 25 jogos. Os outros 20 milhões dividiam-se pela nomeação para o XI do ano da FIFA e para a nomeação para os três finalistas candidatos à conquista da Bola de Ouro.

Como Renato cumpriu este fim-de-semana o 24º jogo com a camisola do Bayern, é natural que tenham ressurgido, por cá, as notícias de que o Benfica estava prestes a receber mais 5 milhões.

Curiosamente, nessa mesma altura, o Bild apresentou uma versão diferente dos factos (LINK), referindo que o Benfica receberia mais 5 milhões quando Renato Sanches cumprisse 25 internacionalizações A, mais 10 milhões pela nomeação para o XI do ano da FIFA, mais 10 milhões pela nomeação para os três finalistas à conquista da Bola de Ouro, e, finalmente, mais 20 milhões pela conquista da Bola de Ouro. Não surpreendentemente, essa versão não teve praticamente eco nenhum por cá.

É verdade que o Benfica não disse qualquer mentira no comunicado enviado à CMVM, mas é mais do que óbvio que terá sido uma fonte do clube a sussurrar para os jornais a tal decomposição dos valores variáveis da transferência. Impressionante a facilidade como continuam a espalhar mentiras, e é impressionante a facilidade como a comunicação social continua a deixar-se enganar.