segunda-feira, 15 de maio de 2017

Espero que saibam o que estão a fazer


Acho muito bem que se comece a preparar a próxima época o quanto antes, mas os primeiros sinais sobre o perfil dos jogadores que estão a ser dados como prováveis aquisições não são propriamente animadores. 

Ao que parece, estamos prestes a contratar um lateral direito de quase 1m90, rápido, de vocação ofensiva... mas que cruza mal. Ou seja, um jogador que, à primeira vista, tem características semelhantes às de Schelotto. Não sou daqueles que diaboliza o italo-argentino, mas tenho muitas dúvidas sobre se será ajuizado gastar 3 milhões de euros por alguém que tem características idênticas às de um jogador que já cá temos, e que não tem aquela qualidade que deveria ser obrigatória para qualquer lateral que venha: o cruzamento. Com 24 anos, nem terá um potencial de desenvolvimento enorme, nem é um valor consagrado. 3 milhões não são trocos, e em Sevilha os adeptos do Bétis vão fazendo a festa por esta excelente (no seu ponto de vista) transferência - o que não costuma ser um bom sinal.

André Pinto foi um negócio de ocasião, fruto da sua situação contratual com o Braga. Acredito que possa ser útil ao plantel. Mas terá valor para ser titular de caras?

Quanto a Mattheus Oliveira, ao que se diz virá por um valor relativamente acessível. O brasileiro tem dado nas vistas no Estoril: é um jogador esquerdino, com um bom remate e boa técnica, polivalente, mas pouco intenso. À partida falamos de uma aposta de pouco risco, mas a questão que, legitimamente, os sportinguistas poderão colocar é se o brasileiro oferecerá efetivamente mais do que algumas alternativas existentes no plantel que ainda não tiveram oportunidades a sério, como Iuri Medeiros ou Francisco Geraldes.

Não me interpretem mal: acredito que devemos sempre dar o benefício da dúvida aos novos atletas. Um jogador que não rende num lado pode sempre render noutro (relembro o caso de Coates), porque há muitas variáveis que influenciam (positiva ou negativamente) o rendimento em cada uma das equipas por onde passa. Mas a política que (para já) parece estar a ser seguida não é a das contratações cirúrgicas que nos garantiram, nem sequer de jogadores com elevada probabilidade de virem a render aquilo de que precisamos. Não sei qual será o orçamento para transferências para este defeso, mas confirmando-se estes três jogadores pelas verbas referidas, já estaremos com 5 milhões gastos entre valores de transferências, comissões e prémios de assinatura.

Vamos aguardar para ver o que valem, mas espero que o nosso departamento de futebol saiba o que está a fazer.

43 comentários :

  1. Mestre,
    Tenho zero de expectativa para a próxima época.
    Até pode ser positivo...excepto se o nível de bazófia for aquilo que se viu nestas duas últimas épocas.

    Preocupa-me a questão das laterais, e pelo menos para a direita já deu para perceber que a aquisição deste Piccini não empolga ninguém, ao mesmo tempo que serão mais 3 milhões a sair dos cofres...

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo. Esperar para ver, mas os sinais não são animadores.

    O André Pinto percebo. Não conheço o jogador, mas pelo perfil e moldes do negócio faz-me sentido para fechar o lote de centrais. O Douglas já não entra na contabilidade. Domingos Duarte deve ficar mais um ano emprestado, tal como o Demiral.

    Quanto ao italiano... Também não conheço, e também dou (quase) sempre o benefício da dúvida, mas gostava de ver um nome mais consensual para uma das nossas posições mais deficitárias.

    Quanto ao Matheus... Não necessitamos dele.

    ResponderEliminar
  3. "O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, irá estar reunido, na terça-feira, com o treinador Jorge Jesus para clarificar o plano para a próxima temporada, segundo revela A BOLA.

    Nessa reunião Bruno de Carvalho irá revelar a estratégia para a próxima temporada e anunciar que irá assumir a pasta do futebol profissional.#
    Fonte:http://abola.pt/clubes/ver.aspx?t=4&id=672128

    Medo... BdC ainda não entendeu que não tem competência para dirigir o futebol profissional. Enquanto assim for, nada de bom se augura. Caminhamos a passos largos para o desastre.

    Enquanto BdC não entender que tem que colocar alguém competente e com conhecimento à frente do futebol profissional, não vamos passar disto. Já começámos a contratar entulho e depois BdC acha que dá uns berros e pontapés num cacifo e a equipa joga à bola... enfim.

    ResponderEliminar
  4. Penso que o Matheus virá para nº6/8 numa tentativa do Jesus encontrar o "novo" Matic... O piscinas é que nunca ouvi falar dele. Esperar para ver mas até agora é uma tristeza!!

    ResponderEliminar
  5. A prioridade é mesmo a contratação de um DE em condições.. Fala-se do Coentrão mas cheira-me que ia passar mais tempo na enfermaria do que a jogar.. Já para não falar no custo mensal que deverá ser uma perfeita estupidez. Espero que avaliem a volta do Jonathan Silva e que procurem um DE que seja titular de caras. Depois obviamente que um suplente do Bas Dost é fundamental..

    Podence, Iuri, Geraldes... Precisam de ficar!


    O resto depende das saídas.

    ResponderEliminar
  6. Mestre,

    Também estou algo apreensivo, mas acho que temos que dar o benefício da dúvida aos profissionais do nosso Clube (treinador e Departamento de Scouting).

    Não podemos começar já a colocar os jogadores para baixo. Isto já vão fazer os nossos adversários. O Mestre tem sido sempre positivo e gostava que assim continuasse. Dizer mal é o mais fácil.

    Espero que este ano a equipa seja definida com antecedência, para que possamos começar a Época com entrosamento entre os vários elementos. Se tudo se confirmar, já vamos em 3 contratações e ainda esta Época não acabou.

    Gostava de ver jogadores de nomeada a entrar para os lugares onde estamos deficitários, mas se calhar não temos plafond para os contratar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu dou o benefício da dúvida, MiBlogger. O que me preocupa é que o tipo de contratações que estamos a fazer é exatamente igual à dos últimos anos...

      Eliminar
    2. MdC,

      É verdade que temos dado o benefício da dúvida...mas os anos passam e não temos reais razões para o fazermos. Em dezenas e dezenas de contratações nos últimos 4 anos, 80 a 85% delas foram verdadeiros barretes.

      Quero que Jesus fique!. Não acho que o ordenado se justifique, mas não encontro melhor alternativa que o cérebro. Sempre assumi que é fundamental investir num treinador. É ele o verdadeiro gerador de retorno no investimento que se fez com os jogadores.

      Mas para tal é preciso que haja jogadores para serem potencializados e esses têm de ser identificados por alguém. Quase tão importante quanto uma equipa técnica competente, é necessária uma equipa de prospeção profissional e totalmente dedicada. Coisa que Bruno de Carvalho nunca teve. Ou se teve, nunca dei por isso.

      E o que me deixa mais apreensivo é Bruno de Carvalho assumir para si esta responsabilidade. Não vejo qualquer razão positiva que justifique tal situação.

      É que em boa verdade, ainda está por ser provado, pelo menos para mim, que BdC ou qualquer um dos restantes dirigentes que aparentemente gerem esta "pasta", saibam mais de futebol que qualquer a média dos adeptos de bancada que opinam por este espaço e outro da nossa blogosfera.

      É preciso competência, método, profissionalismo, redes de contactos de confiança espalhados pelos 4 cantos deste mundo. É preciso contratar a equipa de scouting que assegure isso.

      SL
      Tearjerker

      Eliminar
    3. Eu não percebo essa mania sportinguista de se generalizar, iguais as dos últimos anos em que aspecto?

      Fazendo a análise a presidência de BDC vemos que temos algumas boas contratações a preços baixos (slimani foi o expoente máximo) muitas más contratações a preços baixos e temos algumas más contratações a preços altos e algumas boas contratações a preços altos.

      Ou seja a taxa de sucesso foi relativamente baixa mas olhando para matheus se tiver o mesmo impacto positivo que teve Jefferson ou Paulo Oliveira nas suas épocas de estreia não será mau e o piscini veremos se será uma real mais valia ou apenas um Ezequiel (embora na minha opinião o principal problema do galgo é não encaixar com Gelson porque gostei dele na época passada com João Mário).

      Estamos tristes e como é óbvio todos gostaríamos de estar a ver jogadores de indiscutível qualidade a chegar ao SCP mas temos de reconhecer que (tal como esta época) sem sair ninguém fica difícil contratações sonantes.

      Eliminar
    4. Ace-XXI, neste momento já existe dinheiro, tempo em funções e ambições mais elevadas que justificam outro perfil de contratações. Mais: são duas contratações com a cara de JJ, apesar do fracasso que foi termos colocado esta época a pasta nas mãos do treinador.

      Eliminar
    5. Não é verdade que tenha sido só esta época. Quem contratou na época passada Teo, Bryan, Coates ou Aquilani por exemplo, não foi também o JJ?

      Eliminar
  7. Mal vai este Sporting quando até um gajo inteligente como o MdC começa a criticar jogadores antes de os ver jogar no clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou a criticar o jogador. Estou preocupado com o perfil das contratações.

      Eliminar
    2. Parece-me que são jogadores com perfis completamente diferentes,
      Matheus já está entrosado no futebol português, Piccini ainda não.
      Nesta altura não seria expectável a contratação de valores sonantes por muito dinheiro. Para isso é preciso uma boa venda primeiro.
      Quanto ao facto do Piccini ser um perfeito desconhecido, tem sempre a escola italiana o que costuma ser bom. Franceschi também nunca fez nada de relevo no futebol, foi sempre um perfeito desconhecido, apenas conseguiu ter sido campeão em 99/00

      Eliminar
  8. Temo que tanto Jesus como o Presidente sejam incapazes de aprender com os erros cometidos, porque são suficientemente autistas para acharem que não erraram.
    Estas duas contratações são mais do mesmo. O italiano é um desconhecido com más referências tanto ao nível da qualidade como ao nível do historial clínico. Adeptos a festejar a sua saída não é bom sinal, em Inglaterra ninguém festejou a saída do Coates que pouco ou nada tinha jogado.

    Já o Matheus é mais um jogador com boas indicações, poderá​ ou não singrar, mas só mostra que o Jesus há-de preferir sempre brinquedos novos aos que já lá tem em casa.

    E se é verdade, e eu concordo com ele, que nunca seremos campeões só com miúdos da casa, também nunca seremos com restolho e jogadores desconhecidos que também não tiram lugar a ninguém no nosso desequilibrado olantel.

    Estou com o Mestre. Espero que saibam o que estão a fazer, adoro enganar-me nestas coisas, mas se tivesse que apostar não metia o meu dinheiro.

    ResponderEliminar
  9. o filho do bebeto na direita, o filho do romário na esquerda e o filho do careca a ponta de lança.

    quem é que precisa de cepos chamados iuri ou xico

    ResponderEliminar
  10. "espero que o nosso departamento de futebol saiba o que está a fazer."

    Mestre, sabes bem que não sabemos o que andamos a fazer. Ou sabemos, estamos a fazer tudo mal (outra vez...).

    Este clube nunca mais se vai erguer.
    Triste sina.

    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MAs qual departamento de futebol? Neste momento o "departamento de futebol do sporting" é "L'État, c'est moi", com BdC à frente e com os brilhantes resultados que estão à vista. Um presidente que ainda não entendeu (veja-se a fotografia que acabou de colocar no facebook) que se é para contratar mancos que jogam em equipas de 3ª categoria, mais vale meter juniores; estes pelo menos jogam com amor à camisola e saem bem mais baratos.

      Eliminar
  11. Tendo em consideração as contratações das últimas épocas tudo leva a crer que são entulhos. Sem palavras para descrever estes primeiros "100 dias" de BdC.

    ResponderEliminar
  12. O Mattheus, é muito expert a elogiar, mas um jogador sem intensidade é meio caminho para não despontar num grande. Parece-me um jogador de bola no pé.
    Mas pergunto onde o Sporting foi buscar estes 5 milhões para investir? Algo não bate certo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algo não bate certo

      Tipo, a tua mera existência?

      Eliminar
    2. São 5 milhões, para já!

      Mas eu percebo que contas e tal seja um problema para vocês... nem a trampa da data da vossa fundação vocês conseguiram acertar...

      Eliminar
    3. Ah espera mas os mendilhões que o teu clube gasta já fazem....

      Eliminar
    4. O que não bate certo é vocês terem "o dinheirinho" para por na conta dos jogadores no dia a seguir a serem campeões provavelmente a porta 18 já retomou actividades.

      Eliminar
    5. O Alan Ruiz, William, Pedro Barbosa. Tudo jogadores sem intensidade.

      Eliminar
  13. Ainda me lembro do início da temporada e a vinda do Joel, que os adeptos do Arsenal estavam desiludidos com a saída.

    Mas também prefiro a aposta na prata da casa.
    Resta esperar para ver...

    ResponderEliminar
  14. Doyen mau.
    Traffic bom.
    O vídeo árbitro resolve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eichhh... a vomitar aqui enquanto festeja nos paços do concelho... és mesmo lãp... não enganas... olha, e por isso mesmo, por seres lãp, a malta releva e dá o devido desconto à idiota comparação que acabaste de gregoriar...

      Eliminar
  15. Mestre,

    Estamos todos tristes e descrentes com o que se passou nestas 2 semanas. O que me preocupa mais é ainda não estar definida a situação do JJ. Espero que o BdC amanhã consiga fazer com que o JJ entre novamente no espírito da Direção, caso contrário estamos muito mal.

    Temos o melhor treinador Português, temos de confiar nele, dar-lhe condições e esperar um bom trabalho, dando também o tempo necessário para o efeito. A Direção também tem de fazer o seu trabalho. O Campeonato não se ganha só dentro das 4 linhas. O Sucesso demora anos a conseguir. Não é só contratar um Treinador bom e já está. Temos de continuar o bom trabalho até aqui efetuado e daqui a algum tempo teremos resultados.
    Não devemos colocar em cima de nós a pressão todos os anos de que este ano é que é, quando nós temos muito poucos Títulos. Há que trabalhar sem exteriorizar as pressões. Estas devem ser internas, para fora não devemos transparecer isto, pois a nossa Estrutura é ainda muito inócua.

    Temos de acreditar todos para dar força à Direção, Equipa Técnica e Jogadores...

    ResponderEliminar
  16. Se continua se neste registo de contratações, presidente sempre exposto, estrutura zero, comigo não contam mais. A brincar a brincar dois sócios com duas boxes central, é dinheiro.

    ResponderEliminar
  17. Vamos partir do pressuposto (porque apesar de tudo, assim o espero) que o JJ continua no Sporting na próxima época.

    Estas contratações foram a pedido do JJ?

    Se sim, significa que o JJ continua com grande influência na politica de contratações do Sporting, uma estratégia com maus resultados esta época.

    Se não, significa que o Bruno de Carvalho se está a precipitar.

    É muito dificil antever bons resultados na próxima época sem que sejam contratados jogadores que entrem para a equipa titular.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, são contratações a pedido de JJ, tanto quanto sei.

      Eliminar
  18. Mateus, contratação imposta pela Traffico. Alguém se deve andar a governar e bem.
    PIccina, lateral de 1.90 para o futebol ou andebol? O principal jornal de Sevilha diz que o Bétis conseguiu enganar o Sporting. Não conheço o Piccina, mas isto é muito mau sinal. Os adeptos do Bétis festejam. Aliás, conhecem algum lateral direito ou esquerdo com essa envergadura que seja um lateral de topo?
    André Pinto é uma boa contratação. Será titular de caras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Laterais de topo mundial (são/foram titulares em grandes equipas) com mais de 1,80m:
      Kolarov (1,87m), Alaba (1,80m), Ivanovic (1,85m - este lembras-te bem!), Filipe luis (1,82m), Luke Shaw (1,81m), kyle walker (1,81m), Alex sandro (1,80m), Lichtsteiner (1,82m), Marcos Alonso (1,88m).

      A "envergadura" não é problema nenhum - Maldini tinha 1,86m e foi o melhor defesa esquerdo que alguma vez vi jogar. É preciso é saber jogar futebol, que é completamente diferente. De qualquer maneira, já não se encontram laterais baixos nas equipas de topo.
      De nada.

      Eliminar
  19. Mestre,

    Com estes números, em quem deveria os apostar?

    Iuri Medeiros
    29 jogos
    2475 minutos
    8 golos
    7 assistências

    Mattheus Oliveira
    32 jogos
    2494 minutos
    2 golos
    2 assistências

    Algo me diz que o Iuri vai continuar a rodar para nascer 10 vezes pois o Mestre é que sabe...

    ResponderEliminar
  20. A época ainda não acabou e já há reforços em Alvalade!!!! Há coisas que não mudam.. Calculo que já estejam a ganhar aos outros e que esta contratação tenha sido uma vitória sobre o SLB e quiça FCP, mais uma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é por aí. Acho bem que se comece a tratar da próxima época o mais rapidamente possível.

      Eliminar
  21. Bem, malta, este Iurovic do Boavista é um craque do cacete!

    Já leva 8 golos e 7 passes para golo numa equipa de pedreiros!

    Dêem um toque ao mister JJ, e ao presidente, pode ser que o Boavista aceite uma proposta nossa para o contratar!

    Eu sei que o filho do Bebeto é um craque esquerdino com um potencial fabuloso, e que aos 22 anos já marcou 2 golos e fez 2 passes para golo na sua FA-BU-LO-SA época no Estoril Praia, mas se calhar ainda nos sobra algum dinheirinho para contratar este Iurovic -- é que ele também é esquerdino e só tem 22 anitos...

    ResponderEliminar
  22. Mattheus tem um grande pé esquerdo e excelente visão de jogo. Novo e com margem de progressão. Baixo investimento, adaptado a Portugal e bom marketing porque é filho de Bebeto. Veremos se vai dar certo. Mas do ponto de vista de quem investe parecem-me boas decisões. Já Piccini desconheço. SL

    ResponderEliminar