segunda-feira, 8 de maio de 2017

Gelson Dala, a pérola angolana que já leva 12 golos em 16 jogos na II Liga

Gelson Dala, a pérola angolana que chegou ao Sporting no mercado de inverno, acrescentou mais um golo à sua conta pessoal na passada sexta-feira e é o jogador da II Liga com melhor média de golos. Peça da Sporting TV exibida no sábado passado.


Creio que, como qualquer sportinguista que tem acompanhado a progressão da equipa B, tenho muitas expetativas sobre o que este jogador poderá vir a fazer no plantel principal. Os 12 golos que já assinou em apenas 16 jogos são números muito interessantes - o que dá uma média de um golo marcado a cada 105 minutos -, mas o que mais me tem impressionado é a frieza e eficácia com que finaliza.

Não espanta, portanto, que esteja a ser dado como um dos jogadores que fará a próxima pré-época às ordens de Jorge Jesus. Fique ou não fique no plantel principal do Sporting na próxima época, uma coisa é certa: tem futebol mais que suficiente para jogar na I Liga.

12 comentários :

  1. O que face ao Castaignos, parecendo que não...ajuda.

    ResponderEliminar
  2. se o Jesus cá ficar, independentemente das exibições e características só é opção a partir dos 28 anos e se tiver a sorte de crescer mais 20 centímetros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vir que o rapaz tem capacidade, acredito que aposte nele. Não tem nada a ver com a idade e altura... O Gelson e o Podence (agora) são prova do contrário. O problema é se implicar com algum outro aspeto do jogo dele. :)

      Eliminar
    2. Não acho mestre, ele sempre que perde mete a razão aos ombros dos mais novos. Não consegue ter confiança num puto como tem 20 e poucos anos.

      É como o dono aqui do café, grande sportinguista, onde às vezes vejo a bola, resumidamente diz: "ele (Jesus) quer é jogadores velhos e grandes"

      Eliminar
  3. Se disser que é a contratação da época pelo Sporting, estarei a ser demasiado bold? Tem números impressionantes para quem acaba de chegar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dala não é "a contratação" - há quem tenha bem melhores números.
      Mas para quem chega, com 20 anos, de uma cultura completamente diferente e de um tipo de futebol que terá nas regras as semelhanças com o nosso, fazer o que Dala já fez (e evoluiu !) em apenas 4 meses, é obra, é de jogador.

      Eliminar
    2. Numa época em que se contratou Dost... sim, é demasiado bold. :) Que para o ano se chegue à conclusão que foi a segunda melhor.

      Eliminar
  4. Se este jogador não ficar no plantel principal e formos buscar um Castaignos qualquer desta vida, é notório que JJ não serve...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vasco, atenção que o Castaignos não foi contratado por indicação de JJ. JJ mandou vir o André, o que não é muito melhor. :)

      Eliminar
    2. É verdade, o grande balada, aquele que JJ dizia que era um ratinho de área como o Liedson...
      O facto de Castaignos ter sido aposta da SAD mostra que as pessoas que lá estão não são as mais competentes para gerir um departamento de futebol. Aliás, BdC já devia ter entendido que não tem competência como director desportivo. Ele que se dedique a gerir a SAD, coisa que faz muito bem, e vá buscar alguém que saiba da poda para o cargo.

      Eliminar
  5. Mestre,
    Parece -me irrelevante este post para a quantidade de assuntos serios que ha para debater neste momento no clube
    Não entendo esta opção de tapar o sol com a peneira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não considero irrelevante. Ainda mais sabendo que foi chamado para treinar com a equipa A. A época acabou, e precisamos preparar a próxima, não se pode repetir este ano em que o plantel só fechou na última semana.

      Assim, e face às soluções da equipa A, julgo que Gelson Dala merece o lugar no plantel da próxima época. Não o quero emprestado nem na B, e esta é a altura certa para preparar esse caminho e, por muito que me custe, se JJ não quer ir por aí, então temos que pensar noutro treinador, o ADN do Sporting não é contratar 10 jogadores por época.

      Eliminar