terça-feira, 23 de maio de 2017

Os pré-convocados para a Taça das Confederações

A FPF enviou para a FIFA a lista de pré-convocados para a Taça das Confederações. Deste conjunto de 30 jogadores sairão os 23 escolhidos por Fernando Santos, a anunciar na próxima quinta-feira.

Como seria de esperar, a base da lista é composta pelos campeões europeus (19). Ficaram de fora, sem surpresa, Eduardo, Ricardo Carvalho, Vieirinha e, talvez um pouco mais surpreendentemente, Rafa. Entraram nomes que me parecem indiscutíveis face à época que realizaram: Nélson Semedo, Pizzi, Bernardo Silva, Gelson Martins e André Silva. Parece-me que estes cinco terão que estar obrigatoriamente na lista final.

De notar que Marafona, outra das novidades, não poderá ser convocado por causa da grave lesão entretanto contraída.

A lista completa é a seguinte:


As minhas escolhas seriam:

GR: Rui Patrício, Anthony Lopes e (?)
DD: Cédric e Nélson Semedo
DE: Raphael Guerreiro e Eliseu
DC: Pepe, José Fonte, Neto e Roderick Miranda
MDC: Danilo e William Carvalho
MC: João Moutinho, Adrien, João Mário e Pizzi
Extr: Nani, Quaresma, Bernardo Silva e Gelson Martins
PL: Ronaldo e André Silva

39 comentários :

  1. Um verdadeiro escândalo não estar na lista o Ricardo Pereira, actualmente é de longe o melhor lateral direito português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo, o Cedric fez uma grande época, é dos melhores do southampton. E o Nélson Semedo não precisa que o defendam, basta vê-lo jogar. Com qualquer um dos dois a lateral está perfeitamente servida.

      Eliminar
    2. Como defesa direito é difícil ter lugar, considerando o estatuto do Cédric na seleção e a época do Nélson Semedo. Eventualmente poderia ter lugar como lateral esquerdo, também faz essa posição.

      Eliminar
    3. Mas a época do Cédric nem do Nélson Semedo se assemelham à estrondosa época do Ricardo Pereira em Nice, no 3º classificado da Liga Francesa. E não estou a menosprezar nem o Nélson nem o Cédric que são dois excelentes jogadores, ainda assim com performances aquém da do Ricardo que foi considerado o melhor lateral direito da liga Francesa à frente de jogadores como Aurier ou Sidibé com mercado em todo o mundo. De resto é uma convocatória natural e normal.

      Eliminar
    4. E então? O Nelson Semedo, pelo menos, fica a dever alguma coisa ao Sidibé e ao Aurier? Duvido muito que seja jogador do Benfica qd começar a Taça

      Eliminar
    5. Concordo com o José Seabra, o Ricardo merecia a convocatória pois esteve bem melhor que qualquer um dos dois defesas direitos escolhidos e porque pode fazer mais que uma posição, coisa que nem Cedric, nem Nelson Semedo fazem.

      Eliminar
    6. José Seabra, tenho de apelar ignorância, só sigo a nossa liga, primeira e segunda, a inglesa e alemã. Não vi nenhum jogo dele, mas se está ao nível destes dois, então estamos bem servidos com qualquer um.

      Eliminar
  2. A arma secreta vai ser Renato Sanches: esteve a descansar a época toda para atacar a Taça das Confederações. Isto é tudo visão estratégica do senhor engenheiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Gelson Dala, que se estreou aos 91' de um jogo a brincar (aliás como quase todos desde Fevereiro)
      também vai ser uma arma secreta?

      Eliminar
    2. Não, o Gelson Dala mostrou serviço na equipa B do Sporting, tendo a melhor média de golos marcados da segunda liga.

      Eliminar
    3. Engraçado gozares quando o teu deus quisto é suplente recorrente... Haja noção (ou falta dela.)

      Eliminar
    4. O Gelson Dala é angolano. Lampião burro.

      Eliminar
    5. serGay, isso é tudo azia, jovem?!

      Eliminar
    6. O Gelson Dala é o Angolano. Tanto como o Mantorras

      Eliminar
  3. Para terceiro guarda-redes, talvez o Varela, fez uma boa época. Não estou a ver mais nenhum português melhor para terceiro naquela posição. Convém que seja um titular da equipa que representa, claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também me parece que o Varela é uma boa hipótese. Aliás, não estou a ver que outras opções existem... Eduardo e Beto não jogam ou jogam pouco, há o Ricardo do Chaves, o Ventura do Belenenses...

      Eliminar
    2. Se o critério fosse jogar, nunca o Deus Renato era chamado...

      Eliminar
    3. Sim, qualquer um desses serve para terceiro guarda-redes. São competentes, a competição é curta, não vão jogar. O Beto servia perfeitamente, mas acho que nestes casos deve ir alguém mais jovem e que seja titular, como recompensa. E acho que é sempre bom irem jogadores de outras equipas que não as do costume. Serve de estímulo, mostra que a selecção está aberta a todos os clubes.

      Eliminar
    4. Leste em algum lado nos meus posts que achava que o Renato devia ir? Não, pois não? Caríssimos, se não conseguem discutir civilizadamente, sem clubites estúpidas, façam-me um favor e não respondam aos meus posts, não sou como vocês, tenho mais do que 2 neurónios. Obrigado.

      Eliminar
  4. Algo diz-me que o Eder vai ser convocado... Se não fosse o golo dele nunca estaríamos nas Confederações... E o "bronze boy" também vai estar (os lampiões vão querer o seu dinheiro o mais rápido possível)
    Creio que da lista que escolheste irá sair um dos centrais e o Adrien/João Mario/Quaresma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "bronze boy" é mais que óbvio. Ou querem ver que o midas já não manda nada? ;)

      Eliminar
  5. Quem é esse Roderick? Não conheço...

    ResponderEliminar
  6. É um torneio em que Portugal tem genuínas hipóteses de vencer, quanto a mim.

    A equipa mais difícil, a Alemanha, não vai para ganhar. O Lowe foi bem explícito quanto a isso. Vai levar segundas escolhas, jovens, para dar férias aos titulares, porque para o ano há mundial e eles querem vencer.

    As outras estão perfeitamente ao nosso alcance. Para Portugal era excelente ganhar este torneio. Mais um troféu para a selecção, mais prestígio, melhor ranking, etc.. E não me parece que a lógica aplicada pela selecção alemã, com cautelas para o mundial, se aplique a nós. Temos de ser realistas.

    ResponderEliminar
  7. Grande injustiça com o Ricardo Pereira. É nas laterais que mais discordo das escolhas do FS, e já não é de agora.

    Eu levaria Cédric e Ricardo Pereira para a direita. O Semedo é bom jogador, mas o Ricardo já mostrou mais (esta época inclusive).

    Para a esquerda levaria Raphael e Antunes (não o vejo jogar há muito tempo, mas não tenho dúvidas que é melhor que a vaca açoreana).

    ResponderEliminar
  8. Achando que vamos jogar no 442 a la Real Madrid para aproveitar melhor o Ronaldo, dispensava o nani e o quaresma.
    Penso que vamos jogar com quatro médios do género William / danilo atrás e adrien, pizzi e João Mário,havendo ainda Bernardo, Moutinho e André Gomes e Renato.
    Na frente temos o Ronaldo e o André havendo o gelson caso seja necessário um 433.

    ResponderEliminar
  9. Devido à época realizada que foi bem abaixo das expectativas e ao mau momento de forma que atravessam, eu não convocaria o Rui Patrício e o WC.
    Roderick? F@da$$e!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado.. então como justificas o quisto?

      Eliminar
    2. Epa... estou contigo, minha viadona... até acho que, seguindo-te nesse brilhante raciocínio, quem deveria ser convocado era o inzébrio... para te acompanhar nos copos, e nas alarvidades...

      Eliminar
    3. Devido à redundância e ao carvão de má qualidade, eu deixaria a Rudy no banco na próxima temporada.

      Já agora, quem convocarias no lugar desses 3?

      Eliminar
    4. lá vem o infeliz dos seguros...

      Eliminar
    5. Jotinha, conforme alguém disse acima, o Renato está fresquinho e tem a mentalidade de campeão, 2 anos a sénior, 2 títulos em países diferentes.
      Duche, autogay, já te chegou o NIB?
      Alien, até que enfim! Vai sair novo episódio da tua saga, mas aviso-te já que no fim o destino do bicho é como o do teu clube, ambos de f@dem.
      Guarda redes - André Moreira, o futuro titular da selecção
      Central- Frederico Venâncio
      Meio campo - André Almeida, polivalente e pau para toda a obra

      Eliminar
  10. O Gelson Martins ou o André Silva, um deles ficará de fora para que Eder entre na convocatória. Num torneio que não é mais que uma coisa de Verão, não vejo Santos ser injusto com o Salvador da Pátria da época passada.

    ResponderEliminar
  11. Espero sinceramente que o Sporting venda William e Adrien pois, após mais uma época sem férias, serão novamente dois a menos no início de época exigente que o Sporting vai ter em 2017/18.

    ResponderEliminar
  12. Mas aquele do meio campo que não fez sequer um jogo completo, já convocavas? Santa paciência.

    ResponderEliminar
  13. A convocação de Renato Sanches tem algum fundamento?

    ResponderEliminar