terça-feira, 9 de maio de 2017

Será demasiado pedirmos um pouco de bom senso?

Jogadores, treinadores e dirigentes de um clube de futebol são, antes de tudo o resto, cidadãos que usufruem dos mesmos direitos que qualquer outro indivíduo. Há uns que são, por natureza, mais discretos, e há outros que apreciam a visibilidade e mediatismo. Há uns que fogem das câmaras, há outros que se sentem atraídos por elas. Há uns que gostam de partilhar com o público momentos da sua vida privada, há outros que preferem não o fazer. Estão todos no seu direito e não há ninguém que tenha legitimidade para exigir que ajam de maneira diferente.

No entanto, os jogadores, treinadores e dirigentes de clubes de futebol são, também, profissionais muito bem pagos que devem a sua visibilidade à carreira que escolheram. E como qualquer profissional em qualquer área, devem adaptar o seu comportamento na vida privada às especificidades da sua vida profissional. 

Não há ninguém que possa impedir um cidadão de ir para os copos até às tantas da manhã. Mas se o cidadão for um atleta de alta competição, então, por motivos óbvios, não o deve fazer. Um político pode ser muito amigo de um cidadão acusado ou condenado por corrupção, mas sabe que não deve aparecer publicamente ao seu lado. Um técnico de uma qualquer área profissional que esteja de prevenção durante um fim-de-semana, sabe que não pode ir ao cinema e desligar o telemóvel para poder apreciar o filme sem interrupções. Todas as profissões têm especificidades que condicionam a vida pessoal, sendo necessário gerir ambas as componentes profissional e pessoal para que não se atropelem mutuamente para além do que é razoável.

Vem esta longa introdução a propósito disto:


Post de Alan Ruiz no Instagram na tarde de domingo, a fazer um V de vitória, poucas horas depois da derrota com o Belenenses. Também na tarde de domingo, a esposa de Adrien, capitão de equipa, publicou no Instagram uma fotografia romântica de ambos. Têm direito a fazê-lo? Com certeza que sim. Mas depois da vergonha que aconteceu no domingo de manhã, seria do mais elementar bom senso haver algum recato. Tenham jogado ou não, tenham maiores ou menores culpas no cartório, é sinal de falta de brio profissional.

Se eu tivesse cometido um erro colossal na minha vida profissional e não houvesse forma de o remediar de imediato, não conseguiria passar as horas seguintes com este nível de descontração. É claro que nem todos são obrigados a reagir da mesma forma aos problemas profissionais, mas seria de esperar, no mínimo, que demonstrassem algum recato, nem que fosse durante um par de dias, como sinal de reflexão pelo que aconteceu e por respeito pelas milhares de pessoas que pagaram para os ver jogar e saíram completamente defraudadas do estádio. O facto de não o terem feito significa uma de duas coisas: que não fazem ideia daquilo que provocaram aos sportinguistas, ou que estão a borrifar-se para aquilo que provocaram aos sportinguistas.

Este seria um bom momento para pedir à direção para instruir os jogadores para o que devem ou não fazer na sua relação com o grande público, mas não o posso fazer porque, aparentemente, de cima não vêm bons exemplos. Ontem, ainda na ressaca da derrota do dia anterior, acordei com esta feliz notícia:


Como atenuante, há que dizer que Bruno de Carvalho deu a entrevista à CMTV (de onde foram retiradas estas declarações) dois dias antes da derrota com o Belenenses. Mas essas atenuantes não anulam a génese do problema. Bruno de Carvalho já devia saber que: 1) é um erro colocar-se nas mãos de CM / CMTV, que, obviamente, iriam escolher sempre o pior momento possível para publicar as suas palavras; 2) enquanto presidente, deve também liderar pelo exemplo.

E já nem entro pela questão de ver o presidente estar recorrentemente a dar exclusivos a canais e jornais que não perdem uma oportunidade para nos deitar abaixo.

Todos têm direito a fazer o que fizeram, não é isso que está em causa. Não tenho qualquer legitimidade para exigir aos outros que mantenham determinados comportamentos dentro daquilo que são os meus padrões de conduta. Mas será pedir muito aos profissionais do clube que tenham um mínimo de noção daquilo que os rodeia? Será demasiado pedirmos um pouco de bom senso?


P.S.: aproveitando a questão da mistura da vida pessoal e profissional do presidente, permitam-me a seguinte observação adicional: marcar o casamento para 1 de julho, dia do aniversário do clube e da Gala Honoris, é um erro. É muito giro e tal pelo que a data significa, mas politicamente é uma situação lose-lose. Os cenários que existem são:

I) A Gala Honoris realiza-se a 1 de julho, como sempre, sem a presença do presidente. Que sentido faz o presidente ter-se autoexcluído sem necessidade absoluta de um evento que começa a criar raizes e que tem vindo a conquistar um espaço importante na vida do clube?

II) A Gala Honoris realiza-se a 1 de julho, como sempre, com a presença do presidente. Já se está mesmo a ver que haverá quem veja isto como uma espécie de copo-de-água estendido, e que estaremos condenados a que todos os discursos e intervenções na Gala comecem com desejos de felicidade ao presidente e esposa. Será um fartote para aqueles que gostam de chamar coreano a Bruno de Carvalho.

III) Muda-se a data da Gala Honoris para que não colida com o casamento do presidente. Nem preciso de explicar o que isto representaria, pois não?

76 comentários :

  1. Devemos ser a única equipa amadora no mundo que paga ordenados milionários!! Enfim.. Infelizmente é nisto que se tornou o Sporting!

    ResponderEliminar
  2. Será o cenário III, infelizmente.
    Vergonhoso, mas assim será.

    ResponderEliminar
  3. O V do Alan não é de vitória, é de Vão-se Foder.
    Quanto a BdC, que tire a cabeça do cú. Ao contrário do que ele disse, não nós andamos atrás de projectos ou presidentes. Andamos atrás do Sporting, seja quem for o presidente. Ele que não se convença que é intocável e que faz o que lhe apetece, porque se for preciso haver eleições de novo para o ano, há.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. +1

      A TODA A ESTRUTURA, DIRIGENTES TREINADORES E ATLETAS... 'ABRAM A PESTANA'

      A continuarem assim... conseguirão em meia dúzia de dias destruir 4 anos de trabalho, convicção e credibilização interna do clube... Os outros que se f****

      "NÓS SÓ SOMOS POR VOCÊS ENQUANTO VOCÊS FOREM PELO SPORTING..."

      SAUDAÇÕES LEONINAS

      Eliminar
  4. Como o que realmente define o carácter das pessoas são os seus actos e as suas palavras, este final de época tem sido horrível. Gostava de ver Presidente, Treinador e Jogadores a fazerem mais e a falarem menos.

    ResponderEliminar
  5. Nao gosto desta faceta cor de rosa do BdC.

    Gosto ainda menos desta persistência em dar entrevistas a quem manifestamente se assume como inimigo do Sporting.

    Ridículo, tal como ridículas são as fotos dos Ruizes e Williams desta vida a quem as derrotas pouco tocam.

    Bardamerda para eles.

    ResponderEliminar
  6. No que respeita à exposição pública concordo que devem ter bom senso e nem todos o têm.
    Em termos do casamento do BdC penso que estará presente na Gala e provavelmente até mencionará o facto de se ter casado nesse dia reforçando o comprometimento total e absoluto com o Sporting. Penso que será essa a mensagem que irá passar. (pessoalmente acho uma cena um bocado pirosa mas enfim...).

    E sim, percebo a necessidade de não fechar portas sob risco de aparecerem invenções mas no caso particular do CM custa muito a aceitar pois sabemos que o CM é anti-Sporting e tudo irá fazer para prejudicar o Sporting. Por baixo dessa notícia da felicidade do BdC está a notícia que o próprio deu um raspanete à equipa, não mencionando propositadamente o treinador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa interpretação é benigna, mas sabemos bem que a Gala ficará inevitavelmente centrada no presidente e no seu casamento, em vez de nos atletas e pessoas que serviram o clube.

      Eliminar
    2. Mas Mestre, quando se marca o casamento para o mesmo dia da gala, não isso que se quer?

      Eliminar
  7. Infelizmente estou completamente de acordo Mestre..

    ResponderEliminar
  8. Mas agora até a família dos atletas também têm que condicionar o seu comportamento?

    Concordo que deva haver algum bom senso e recato, após um resultado que se sabe que mexe muito com os adeptos mais fervorosos, onde o futebol representa uma larga fatia das suas vidas (uma tristeza, mas enfim).

    Mas um jogador que adquiriu uma lesão grave e que está a recuperar ou a mulher de um jogador professar o seu amor pelo marido, dando-lhe ânimo, não me parece assim tão ofensivo. Não sou apologista de que se me sinto mal, os outros também têm que pelo menos parecer que estão mal. Ainda por cima, os jogadores que visaste nem são aqueles jogadores que jogam mal ou com menos entrega, independentemente dos seus momentos de forma.

    Quanto a BdC, sou seu defensor, mas acho que é mais do que evidente que ele gosta de protagonismo e de aparecer nas capas. Não seria de esperar outra coisa, às vezes é mais forte do que ele. E não, não concordo que casar-se no mesmo dia da Gala seja um pecado, a não ser que realmente use a gala para custear o seu copo de água a gente que não é do Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Angelo, devem condicionar o seu comportamento público dentro dos limites do bom senso. Em privado que faça o que quiser. Diz-me: achavas bem se a mulher de um jogador publicasse um post em que ela aparecesse vestida com a camisola de um rival, no estádio?

      Quanto ao Alan Ruiz, podia perfeitamente ter dado o seu passeio de barco. Agora, estar a publicar fotos naquelas poses um par de horas após uma derrota inadmissível? Só demonstra que não faz um esforço para entender o que se passa com o clube.

      Eliminar
  9. As fotos não são o que está errado. São o sintoma de um certo desinteresse dos jogadores pelo clube, pelo plantel. Talvez pelo treinador.

    Não me esqueço que a época do Sporting começou a descarrilar com as declarações do treinador após o jogo em Madrid, chamando a si os méritos de um quase empate, quase vitória.

    O problema é que o presidente deixa de ter legitimidade para aparecer de chicote na mão depois destas entrevistas socialite.

    É que as do orelhas a caminhar para o dérbi com a esposa são destinados a gente com muito menos neurónios que o adepto leonino, não o esqueçamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, as fotos são o sintoma daquilo que é verdadeiramente importante. Alheamento. E isso não pode ser tolerado.

      Eliminar
    2. os lampiões são muito burros, mas elegeram o Vale e Azevedo SÓ UMA VEZ! À segunda puseram-no a andar, não lhe deram 86% dos votos.

      Eliminar
    3. Só elegeram o Vale e Azevedo uma vez porque o Vilarinho prometeu o Jardel. :D Senão, provavelmente ainda lá estava hoje (e o Vieira seria o diretor desportivo do Porto).

      Eliminar
    4. Futurologia, Mestre? Não sei como não usou essa bola de cristal para prever o momento actual do SCP... heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Bruno de Carvalho muito mal no início deste seu 2º mandato! O exemplo tem de vir de cima. Criticar a equipa de futsal, porque jogou o jogo pelo jogo e foi infeliz, sendo ainda por cima a secção mais titulada dos últimos anos, é simplesmente ridículo!
    "Chamou-nos" todos para a guerra contra o Jornalixo (e bem), e depois dá entrevistas aos mesmos que critica com bardamerda!
    Tem cuspido tanto para cima, que qq dia afosa-se no próprio cuspo.
    Ele que se limite a fazer aquilo que tem feito bem. Criar um elan à volta do clube, recuperando modalidades, sendo empreendedor, e sobretudo (era esta a prenda que gostava de ter no sapatinho), uma estrutura verdadeiramente profissional para o futebol. Hierarquizada, com um verdadeiro Director Desportivo que perceba de futebol e conheça jogadores e os meandros dos negócios sujos (que temos sempre que combater). Nem que tenha que pagar bem. Um bom Director Desportivo pode dar a ganhar e a poupar milhões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, as críticas ao futsal foram completamente despropositadas. E concordo, aquela entrevista é uma facada nas costas em todos aqueles que criticam os jornais e televisões que nos atacam sempre que têm oportunidade para isso.

      Eliminar
  11. Já eu passei o domingo aziado e triste. Revoltado. .. mas isso sou eu que sou sportinguista

    ResponderEliminar
  12. Este gajo não tem cabeça nenhuma.Se vai de férias para a Argentina quando chegar vai precisar de 3 ou 4 meses para recuperar o peso e chegar à forma ideal.

    ResponderEliminar
  13. Deixei um comentário no Instagram do Alan Ruiz, nessa foto. Em castelhano, disse apenas que era uma falta de respeito para com os adeptos que estavam tristes por causa de uma derrota daquelas. Que ele, apesar de não ter jogado, devia respeitar esse sentimento.

    O comentário foi apagado. Merda para estes gajos.

    ResponderEliminar
  14. O Presidente tem de ter cuidado. Uma coisa é gerar anticorpos na imprensa e nos rivais, outra bem diferente é começar a fazê-lo entre os sportinguistas​. É notório, pelo tom dos comentários, neste e noutros blogues, que a presidência de Bruno de Carvalho perdeu o estado de graça. O Presidente tem de perceber isso e não encarar a situação como um ataque à sua pessoa
    Bruno de Carvalho teve o apoio considerável dos sportinguistas durante o primeiro mandato e uma vitória esmagadora nas eleições. Mas mais importante de tudo, teve uma paz interna que só tem paralelo com o mandato de João Rocha. Quantos presidentes do Sporting puderam levar o seu mandato até ao fim?

    Este é o ano de todas as decisões, sem o título, muito dificilmente a manutenção de Jesus será possível e muito provavelmente, o Sporting terá eleições entre o verão e o outono.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno de Carvalho e Jorge Jesus continuam a ser o meu presidente e treinador, mas têm de saber ler o que estão a fazer de mal e adaptar-se às exigências. Se acharem que os erros são responsabilidade exclusiva dos outros, então entrarão em declínio, e com eles, o clube.

      Eliminar
    2. Pedro Silveira, o ano passado o Sporting só não foi campeão, graças ao colinho que teve o teu clube. O Sporting não vai ter eleições antecipadas, isso é o teu sonho de lampião. Sendo, ainda possível haver colinho com video arbitro, é provável que a pouca vergonha diminua....

      Eliminar
  15. Bom dia,apesar de mazelas bem recentes.
    Um texto muito oportuno. Que sirva, fundamentalmente, para que BdC inverta os últimos acontecimentos. Que não prestigiam os jogadores, treinadores e ele próprio. Precisamos do BdC dos primeiros tempos.
    MdC, os melhores amigos são aqueles que nos confrontam, não os que nos dão palmadinhas nas costas. Foi o que o meu caro acabou de fazer.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia é essa, jmfigueiredo. Agora é ver se a mensagem chega a quem de direito...

      Eliminar
  16. Totalmente de acordo com o post. Não tiro uma vírgula.

    ResponderEliminar
  17. No próximo jogo em Alvalade é deixar o estádio vazio.

    ResponderEliminar
  18. Caro Mister,

    Que treta de post, que revela um pouco daquilo que é o problema do SCP, os adeptos da ocasião. A auto critica é sempre importante e saber reconhecer os erros que são cometidos também, mas uma "caça às bruxas" não é com certeza a melhor solução.

    Quanto aos exemplos do post A. Ruiz e Adrien:

    Adrien é um profissional exemplar em todas as vertentes e digo-o com conhecimento de causa. A mulher postou uma foto e tal, que conversa... comentar e dar importância a esse facto é que vai mudar o SCP.

    Alan Ruiz, foi andar de barco e fez um sinal que se entende ser um "v de vitória". Um jogador que foi passear de barco?! Isto interessa a quem??

    A parte das entrevistas e o casamento do BdC, pareceu o Correio da Manha a comentar uma noticia do Correio da Manha.

    Importante sim, é o SCP ser mais rigoroso com os seus atletas no estilo de vida que levam fora dos campos e que são prejudiciais para um atleta profissional. Raras vezes vejo um jogador do Carnide na noite (acho que nunca vi), ainda à duas semanas na mesma noite do derbi em Alvalade consegui ver três jogadores do SCP na noite, um holandês, um campeão europeu e um central da formação. Curioso ou não estes mesmos três têm feito uma época do melhor!

    Acho que seria muito mais importante abordar esta situação dos comportamentos dos jogadores na perspectiva de que sendo profissionais não devem ter determinados comportamentos que possam por em causa o seu rendimento desportivo. Agora criticar situações comuns da vida das pessoas só porque são jogadores e dirigentes não ajuda em nada o SCP, ajuda sim a criar divisões no clube como tem sido nosso apanágio.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A parte das entrevistas e o casamento do BdC, pareceu o Correio da Manha a comentar uma noticia do Correio da Manha."

      http://www.vidas.pt/a_ferver/detalhe/bruno_de_carvalho_elogia_noiva_ao_cm.html

      Ele concedeu mesmo uma entrevista. Completamente despropositado a meu ver, e ainda mais para um canal que está constantemente a pôr carvão.

      Eliminar
    2. "Adrien é um profissional exemplar em todas as vertentes e digo-o com conhecimento de causa."


      Deu para ver nas declarações que fez a 2 dias do fecho do mercado.

      Eliminar
    3. Pedro, lamento, mas treta é esse comentário. Não sou um adepto de ocasião, estou presente no estádio a apoiar a equipa faça chuva ou faça sol, estejamos em 1º, 3º ou 5º lugar. Isto não é uma caça às bruxas, é uma constatação de algo que indicia que há coisas que não estão bem.

      Adrien é um profissional exemplar, dizes-me... até pode ser, mas também já teve os seus momentos de fraqueza. Ainda no início desta época teve umas declarações inadmissíveis ao dizer que estava na hora de sair. Se queria sair, tratava disso internamente, em vez de vir falar cá para fora. É o capitão, tem responsabilidades adicionais a partir do momento em que enverga a braçadeira.

      Estes exemplos demonstram alheamento dos atletas em relação ao momento do clube. Não basta que estejam fisicamente aptos a correr em campo, é preciso que estejam comprometidos mentalmente com o clube. Lamento, mas quem coloca ou permite que se coloquem fotografias de descontração após um resultado humilhante, não pode estar devidamente focado nas obrigações que tem para o clube.

      Eliminar
    4. Mestre,

      As declarações do Adrien não deviam realmente ter acontecido, pois compartilho da opinião de que os assuntos do clube tratam-se dentro do clube. O meu comentário sobre o profissionalismo do Adrien vai no sentido de ser uma pessoa que leva um estilo de vida de acordo com aquilo que são as exigências da profissão.

      Em contraposição temos outros jogadores que preferem praticar um estilo de vida que não é o ideal para quem pratica uma actividade desportiva a nível profissional. E esse tipo de comportamento sim, deve ser criticado e repreendido pelo clube, pois que coloca em causa o bom rendimento desportivo do jogador. Ora um jogador que não tem predisposição para ter um comportamento condigno com aquilo que é a sua profissão, vai para dentro do campo fazer o que? Não vai fazer nada e é isso que infelizmente eu e o mister temos em comum neste post é que ambos vamos a Alvalade ver uns tipos que não têm respeito pela sua profissão quanto mais pelo Clube que representam.

      Eliminar
    5. Pode ser um profissional exemplar, que já foi demonstrado que não é, mas ele sabe muito bem a nível pessoal o que fez no Verão. E não falo na rábula da transferência.

      O Sporting tem que formar homens que sejam profissionais mas acima de tudo homens honrados. E desde o Figo, Suinão, Anão e outros que já se viu que não conseguimos muito bem a parte dos homens honrados.

      Eliminar
    6. Pedro, claro que o profissionalismo também se mede pelo estilo de vida que os jogadores adotam, de forma a manterem-se (ou não) nas melhores condições físicas. E aí não há nada a apontar ao Adrien. Mas não é só por aí... a questão do compromisso com os objetivos do clube também é fundamental.

      Eliminar
    7. Mestre, compromisso com os objectivos do clube, concordo plenamente. Não acho é que os jogadores ou dirigentes não possam cumprir esses objectivos porque foram passear de barco ou porque tiraram uma foto com a mulher. Claro que para nós adeptos não cai bem, estamos tristes, chateados porque o nosso clube não ganhou. Mas daí a criticar situações que não têm impacto directo/indirecto vai uma longa distância.

      Por outro lado acho que o perfil de jogador escolhido para esta época é que talvez não vá de encontro aquilo que são os objectivos do SCP. Recordo-me que JJ disse à pouco tempo sobre Bas Dost, é um jogador para equipas que lutam por títulos. Se formos ver as contratações este ano, acho que poucos tinham essa qualidade. No entanto, concordo consigo quando no post anterior ao jogo falou da constituição possível da equipa e que se veio a confirmar, JJ não teve a perspicácia de ver em Geraldes, Podence, Dala e Gauld (cuja evolução para quem acompanha os Bs é brutal) essa mesma qualidade que eles têm (aliás dois deles já titulados esta época, num percurso fabuloso do Moreirense na taça da liga).

      Acho que o Mestre tem maior qualidade que eu para fazer chegar aos Sportinguistas menos atentos a qualidade dos jogadores que actuam hoje na B e dos demais jovens da academia.

      Só para finalizar e fazer um pedido de desculpas pela introdução no meu primeiro comentário um pouco despropositado, era e é a sua visão sobre o assunto não é com certeza uma treta.

      Eliminar
  19. Foi precisamente o que disse ontem aqui no fórum: os jogadores não entenderam o significado de uma vitória no domingo e o presidente da direção constantemente expõe-se. Depois de continuamente atração pelo CM, abre o coração e parte da sua vida privada a quem o persegue. Enfim...

    ResponderEliminar
  20. Caro Mestre de Cerimónias,
    Sou um grande fã dos seus posts e quase sempre concordo com o seu conteúdo, mas desta vez discordo. Não das considerações que faz, mas do pressuposto de que parte.
    É que a primeira parte do seu post baseia-se na assumpção de que no domingo de manhã no Estádio de Alvalade ocorreu uma grande vergonha. Até ocorreu !
    Mas a vergonha não foi a equipa ter perdido um jogo em que na maior parte do tempo não jogou pior do que na maioria dos outros jogos desta época e em que perdeu a concentração nos últimos minutos. E em que o adversário marcou 3 golos em 3 idas à nossa baliza. Isso é futebol , pode ser uma decepção para os sportinguistas, mas não é uma vergonha!
    Vergonha é uma percentagem enorme de sportinguistas (incluindo o Artista do Dia e o Mister do Café), e sobretudo o presidente ( o qual continuo a considerar um presidente fantástico, talvez o melhor da história do clube) terem perdido a cabeça no fim do jogo.
    Uma vergonha é um treinador que é tão bom a treinar como mau a falar, ter deitado a culpa para alguns jogadores.
    Queimar os jogadores na fogueira dos bodes expiatórios não resolve nada, bem pelo contrário, e foi recebido com enorme gozo por parte de quem vai conseguir se campeão sem que a sua equipa, na esmagadora maioria dos jogos, tenha feito mais do que o Sporting fez com o Belenenses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perder 3-1 com o belenenses não é uma vergonha? Quando não criaste lances de perigo (à excepção do golo e daquele lance flagrante do castaignos)? Quando mais parecia que estavam ali a passar o tempo do que a tentar ganhar alguma coisa? Quando podiam e DEVIAM estar ainda mais motivados com a escorregadela do fcporco? Quando tens um jogo de manhã e em dia da mãe e tens lotação esgotada? Para ver aquilo? Aquela atitude? Ou falta dela. Para mim foi. E são todos responsáveis.

      Eliminar
    2. Vergonha é haver sportinguistas como eu a perder a cabeça, Nuno? Bom, eu até me considero uma pessoa calma e ponderada, capaz de entender condicionantes e circunstâncias negativas. Mas no domingo senti-me insultado pelo facto de a equipa ter jogado 0 (muito pior do que na maior parte dos jogos - ou jogaram o mesmo que jogaram em Braga?) numa partida que era de festa para o sportinguismo. Por uma vez na vida, podiam ter jogado para os adeptos em vez de jogarem para eles. Não só não o fizeram, como não parecem ter percebido o nível da desilusão que causaram.

      Eliminar
    3. Caro Mestre de Cerimónias, se eu não achasse que és uma pessoa calma e ponderada, não empregava todos os dias uns bons momentos para ler os teus posts e reenviar o link a uma quantidade de gente. Só tenho que te dar os parabéns e dizer que tu e mais alguns estão a prestar um GRANDE serviço ao nosso clube.
      Isso não implica que eu tenha de estar sempre de acordo com tudo o que escreves.
      Com a tua análise pré-jogo com o Belenenses concordei 100%. Da análise após o jogo discordo.
      Acho que a decepção de ver o Sporting perder um jogo que jugávamos ir ganhar facilmente, levou muitos sportinguistas , incluindo tu e o presidente, a reagir de forma exagerada, perdendo a objectividade.
      Fez também vir ao de cima um Sporting que eu julgava ultrapassado: o Sporting autofágico, com adeptos que odeiam os jogadores do clube e procuram a culpa sempre no interior do clube. Foi essa atitude no passado que serviu de passerelle para o polvo lampiânico tomar conta de tudo e de todos!
      Mestre de Cerimónias, continua o teu bom trabalho , continua a desmascarar as vigarices do lampiolhos, e continua as tuas avaliações críticas mas construtivas da actualidade leonina. Bem hajas!

      Eliminar
  21. Ahahah impagável, há um comentário à foto que diz "como me alegro de que estejas triunfando"!!!
    Está tudo dito!
    Sportinguistas, para o ano vai apertar ainda mais, agora a pressão é sempre a aumentar e o efeito JJ começa a esvanecer, daqui a pouco só vão ter olhos para o que ele faz de errado (faz coisas excelentes mas outras....) e vai começar a doer e o carácter vai vir ao de cima. No SLB foi o mesmo, sabem muito bem como ia acabando a 3º época, com Cardozo a querer ir-lhe ao coiro em pleno relvado, depois.. bem, depois foi a "estrutura" e o presidente a segurar. Mas não acredito que em situação semelhante BdC seja a pessoa a pôr água na fervura.. ou muito me engano ou esta época vai ser BdC a alugar o jacto e a querer dár-lhe uma boleia para algures na Europa ou pra Qatar.
    E o FCP já está na jogada... PdC quer dar a sua última estrebuxadela e levar o JJ e roubar o Bas Dost de vocês num lance de bons velhos tempos para ressuscitar o PdC dos 90's. Estejam atentos e aguardem os próximos capitulos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns, João, essa do PC roubar o Bas Dost é genial - o problema é que isto é mundo real e não o FM.

      Eliminar
  22. Hehe, és um génio mestre. Disseste tudo o que tinhas na alma sobre o Bruno de Carvalho mas de uma maneira tão subtil que não serás acusado de ser anti bruno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Heheh... Ó jf, bilhas, rudolfina, etc...

      De "brunista" e "avençado" já vai em "anti bruno"... Não há limites para a lampionagem!

      Heheh

      Eliminar
  23. Vergonha para o Sporting não é perder com o Belenenses, vergonha são estes comentários dos sportinguistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vergonha devias ter tu na cara. Se não respeitas comentários e opiniões diferentes da tua, tens bom remédio. Não venhas cá.

      Eliminar
    2. Caro J1906, se achas que o que eu escrevi é não respeitar as outras opiniões, pela mesma razão eu poderia dizer que tu não me respeitas a mim, nem os jogadores do Sporting nem o clube, etc. Não vamos por aí!
      Quanto ao “não venhas cá”, lamento, mas vou a continuar a visitar este blog que tanto aprecio e, se achar adequado, vou enviar comentários. Quem gere o blog decidirá se merecem ser publicados ou não.

      Eliminar
  24. Excelente post.
    Bruno de Carvalho que abra o "olho", teve 4 anos para "aprender" com os erros, teve mais uma oportunidade para mostrar que é o homem certo, agora não estrague, vem ai uma época importantissíma para o Sporting a todos os níveis é presico foco e deixarmos de post's, entrevistas da treta e focar no "dentro de campo".

    SL!

    ResponderEliminar
  25. Excelente texto, como de costume, totalmente de acordo!

    ResponderEliminar
  26. Achar que o Saraiva percebe de comunicação é brincadeira post´s a falar da Maya e das substituições do SonsoVitoria e que o Orelhas trafica droga e que os adeptos do Carnide são assassinos e que o Rui Aziado Costa bate em Velhinhas e pressiona árbitros eu pergunto isto é comunicação?!?!? No nosso clube alguém acha que a comunicação ganha campeonatos e que o Guerra, Venturas, e Rgs são os verdadeiros pontas de lança e que influenciam tudo e todos e que nós ficamos deprimidos e acreditar que é verdade o que dizem quando todos sabemos que são uma cambada de ACEFALOS, ouviram eles quanto + falam + se descredibilizam a eles e ao Clube deles, ouviu presidente????? Eles não influenciam nada eu disse nada estão descredibilizados e quem os chama para a ribalta é você Presidente e o sr que se diz diretor de comunicação do nosso clube! E despeço me com um facto indesmentível e que prova isto que digo : Maior propaganda de Anti Bdc não ouve, foi nas eleições disseram tudo e até o outro marreta ia ganhar as eleições e que o esmagou na debate e tal e tal... Qual foi o resultado? POIS!

    ResponderEliminar
  27. Mestre, temos de entender que a maioria dos jogadores ainda são uns miúdos, estão em formação. Obviamente que o presidente deverá dar o exemplo, até para depois poder criticar certos comportamentos.
    Acho que o que se passa nas redes sociais não deve afetar a nossa paz de espírito, o que realmente queremos são títulos, com ou sem posts nas redes sociais.

    A Gala Honoris Sporting, para mim, é um dos pontos mais altos da Época, o presidente não se deveria casar neste dia. Tem de ser um dia dedicado exclusivamente ao Sporting, seus atletas, profissionais, sócios e amigos. O casamento não cabe neste evento. Acho que o BdC deveria arranjar outra data só para o casamento, onde terá todas as atenções dos Media cor-de-rosa.

    Conforme diz o Tigas mais acima, também concordo que devêssemos ter um diretor desportivo muito bom, libertando o presidente para outras funções e com menos exposição. Não nos podemos esquecer que BdC também é muito novo para as funções que desempenha, quer viver as coisas por dentro (eu se fosse presidente também gostaria de estar com a equipa no banco), ele vive mesmo os momentos. Com a idade e experiência, virá a maturidade nestas funções e ele terá comportamentos melhores. Só espero que venha a tempo, antes que ele destrua a imagem que tem junto dos Sportinguistas.

    Não nos podemos esquecer que todos querem aniquilar o BdC e o JJ, falo dos que não são sportinguistas, mas também de muitos sportinguistas com ciúmes. Nós não podemos estar a atear mais achas para a fogueira, isto contagia-se. Já basta termos de levar com os outros o ano inteiro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MiBlogger, estou convicto de que BdC e JJ são as pessoas certas no lugar certo, e não vou mudar de opinião em relação a isso por causa de uma derrota com o Belenenses. Independentemente disso, para terem sucesso têm de saber identificar e corrigir os erros que cometem. Não vou começar uma campanha, mas achei importante referir uma situação que me incomodou bastante. Pode ser que chegue aos olhos de quem de direito. Se vai servir de alguma coisa, logo veremos... :)

      Eliminar
    2. Mestre,

      Estou certo que chegará aos olhos da Estrutura e, consequentemente, do Presidente. O seu Blog já é divulgado em algumas notícias na Sporting TV, então alguém lá de dentro se encarregará de passar a mensagem.
      Também acho que temos um Presidente excelente, com uma dinâmica incrível, mas que tem de ser mais astuto ao nível das intervenções públicas. Temos também um treinador fantástico, com os seus erros de comunicação, mas que potência os jogadores da melhor forma.
      Penso que há alguma falta de comprometimento do JJ em relação à política de reforços que se seguiu em Janeiro, pois isto nota-se no discurso.
      A verdade é que em relação a posições em que estamos muito deficitários (ex: lateral esquerda), nada foi feito. Acho que deveriamos ter abordado o Mercado de Janeiro com outra atitude, afinal o 2º lugar esteve aqui tão perto. Uma coisa é o Porto ir ao Play-off da Liga dos Campeões, onde é cabeça de série, outra é irmos nós, onde dificilmente passaremos. Isto compromete o investimento que se possa fazer para a próxima época e, se formos eliminados, começaremos a época cabiz baixo. Acho que mais valia ter investido um pouco em Janeiro, para agora irmos buscar os 15M€ da Liga dos Campeões, quanto mais não fosse, estariamos a investir na próxima Época... Não podemos manter jogadores sem rendimento só porque não se conseguem vender (ex: Jefferson), isto mina toda a equipa...

      Enfim, temos muito a melhorar internamente antes de nos virarmos para terceiros...

      Eliminar
  28. Cenário IV: Faz-se o casamento em Alvalade e prantes!

    ResponderEliminar
  29. Mister, o problema para mim é óbvio: falta de comprometimento dos jogadores com mais anos de casa e do treinador com o Sporting e os sportinguistas. É normal que jogadores que vêm de fora (como o Alan Ruiz) não compreendam no imediato o clube que representam e as exigências que a massa associativa lhes colocam. E por isso caiem no erro (por ignorância) de não se recatarem quando os resultados são maus. O exemplo tem que vir dos jogadores da casa: Adrien, William, Rui, Paulo oliveira, Beto. E isso simplesmente não acontece porque estamos, como sempre estivemos nos últimos 10/15 anos de ter jogadores que transmitam a mistica do Sporting e que sintam onque os adeptos sentem nas vitorias e nas derrotas. Desse lote de jogadores que mencionei há um que todas as semanas sai à noite com a maior das tranquilidades e sem prestar satisfações a ninguém. O Adrien teve declarações muitissimo infelizes no início da época, que não foram dignas de capitão. O Rui parece que não tem peso no balneário ao nivel de um Luisão nos lampiões.
    A juntar a isto, o treinador (que é sportinguista) não parece perceber nada do que se passa e mantem se alheado da realidade. Não assume culpas publicamente e também duvido que as assuma internamente.
    Quanto ao BdC, sou seu apoiante, mas um líder precisa de estar acima de tudo e não dar perolas a porcos como é o caso da comunicação social. Esta na hora de perceber que eles são nossos inimigos e cortar relações com eles. Temos a Sporting TV e o jornal do Sporting para quê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa pergunta, Ferreira. Não entendo. Qualquer que seja a plataforma do clube ou pessoal que escolha (Sporting TV, jornal, site ou Facebook), BdC terá sempre uma grande audiência, que se propagará rapidamente para todos os órgãos de comunicação social.

      Eliminar
  30. Resumindo o post em duas palavras chave: Brio Profissional!! Tudo dito!

    Quanto ao casamento do presidente, é obvio que vamos estar perante a 2ª situação. Nada melhor para alimentar ego.

    ResponderEliminar
  31. Eheheh. com este post o Mestrinho vai perder a avença mensal do clube e quiça a publici$a$e paga.
    Finalmente está a ver aquilo que todos os benfiquistas já viram e se fartaram de alertar neste e noutros blogues. Aquilo que os sportinguistas não querem ver ou se recusam a acreditar. Eheheh

    ResponderEliminar
  32. Boa tarde Mestre, queria postar de manhã mas não me foi possível. Acabei por fazê-lo no Mister do Café em que o post é idêntico... deixo então aqui a minha opinião, que referi então no Mister, enquadrando-a não só para o PRESIDENTE, mas também para os jogadores.

    Quanto à vida pessoal do PRESIDENTE, penso que BdC deveria ser mais comedido, cada um faz o que entende da sua vida particular, mas BdC tem de ter a noção que sendo uma figura pública (É PRESIDENTE da MAIOR INSTITUIÇÃO DESPORTIVA EM PORTUGAL), não pode dar "pérolas a porcos", pois está constantemente debaixo de fogo de uma imprensa que não pestaneja em lançar mais gasolina para a fogueira, o mesmo serve para quem também tem responsabilidades dentro do Clube como é o caso dos jogadores.

    Que todos tenham um COMPROMISSO SOCIAL, correspondente à FIGURA que representam, que BdC e os jogadores, tenham a noção que diariamente muitos SPORTINGUISTAS ANÓNIMOS os defendem com "unhas e dentes" e nisso ninguém nos pode defraudar.

    Que haja FOCO no realmente IMPORTANTE, que haja razoabilidade e critério. O EXEMPLO tem de vir de CIMA.

    ResponderEliminar
  33. Olá Mestre, bom post btw, não sou sportinguista nem tenho ódios baratos por clubes, e concordo em grande parte com o que disseste, mas o sporting não está dependente das fotos do ruiz nem de quem quer que seja. O sporting, como todos aqui sabem, é um dos grandes de Portugal, não é um ruiz ou um sei lá que vai fazer com que a imagem do sporting se transforme numa coisa pior. Acho que a principal causa nem é dos jogadores, nem do treinador sinceramente, acho que bdc quando veio a público dizer o que disse podia ter aproveitado para, no mesmo dia do jogo, ter uma conversa com todos os colaboradores interinos ou não e falarem do que realemnte querem para a próxima época e principalmente o que não querem, não acho é saudável a maneira como foram ditas as coisas e a particularidade de ser pública aquelas declarações 1/2 desajustadas. Compreendo a decepção de um jogo que tinha tudo para ser uma festa dos adeptos do sporting e das suas famílias, certo é que os jogadores/treinadores tiveram culpa no cartório, mas não pode ser assim que se resolvem as coisas. Acho é anormal bdc ganhar as eleições com 90% dos votos e 2 meses depois ainda não sabe qual é o rumo que o sporting vai levar para a próxima época, acho muito amador esta gestão. Os jogadores precisam de rédea curta, mas será bdc capaz disso? Será bdc capaz de ficar calado e trabalhar a 100% para um sporting campeão? Sporting tem jogadores capazes de serem campeões, o que falta? Acho que o que falta ao sporting, sinceramente, é profissionalismo, as pessoas não podem ir dizer para os micros aquilo que lhes apetece sem pensarem nas consequências que poderão ter, o que falta é mentalidade de Sr, esquecer os posts os blogs dos amigos e essas coisas todas que só servem para fazer a cabeça aos adeptos, acho que ele (bdc) devia pensar mais no sporting e menos na popularidade dele. Abraço a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O facto de isto ter acontecido não quer dizer que BdC não tenha um rumo diferente definido para a próxima época. Isso só poderá ser avaliado lá mais para a frente. O que já mostrou não ter mudado é ao nível das intervenções públicas que tem, o que é triste. Teve mais algum recato durante a campanha eleitoral, e devia ter percebido que os sportinguistas apreciaram o maior critério que teve nas coisas que dizia. Infelizmente, voltámos ao que havia antes. Um abraço.

      Eliminar
  34. o bruno tem de aprender uma coisa na vida publica, não expor a sua vida privada. esse é para mim, o grande erro que ele comete todos os anos.

    ResponderEliminar
  35. Concordo com o post. Quanto às atitudes do bdc: nada que já não estivéssemos à espera. Alias, o comportamento dele tem sido este praticamente desde o inicio.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh eheh, é como as atitudes do teu dealer, também são sempre as mesmas. O teu rei midas é o gerúndio do verbo GAMAR (GAMANDO)...

      Eliminar
  36. Eu sou um apoiante do Presidente BdC,mas fiquei bastante desiludido com a exibição e o resultado de Domingo,penso que se fosse jogador do Sporting e tivesse perdido com este Belenenses 1-3 em casa tinha-me escondido em casa durante 3 dias. Agora na minha opinião continua a faltar ao Sporting de uam forma transversal,cultura de exigência e mentalidade vencedora e essa é a diferença que nos separa dos nossos rivais.
    No Sporting- benfica de há umas semanas no último minuto de jogo o ASD marcou uma das raras faltas contra os lampiões à entrada da área e aconteceram 2 momentos que descrevem na perfeição a mentalidade de merda que grassa na equipa,na primeira situação foram os adeptos a gritar para dentro de campo para os 2 centrais subirem nesse lance à baliza contrária,a segunda foi a displicência total como o William marcou esse livre,parecia que queria que o jogo terminasse porque tinha uns amigos à espera para beber uns copos,esses 2 momentos desiludiram-me bastante porque num jogo que pouco contava para nós a equipa não teve tomates para ir para cima do adversário,falamos muitas vezes na sorte dos lampiões,ela existe,mas a sorte procura-se e o que eu vejo nos jogos das várias equipas do Sporting é que nós ficamos resignados com aquilo que o jogo nos dá,não procuramos essa sorte.
    Pensei que com a chegada do BdC e do JJ isso ia mudar,mas parece que está tudo na mesma.SL

    ResponderEliminar
  37. Viva Mestre! Pessoalmente não vejo mal nenhum. Cada qual é como é. Eu não falto um jogo em Alvalade, e quando as coisas não correm como gosto, naturalmente que fico triste, mas faço de tudo para ultrapassar essa decepção, porque no trabalho vou ter que aturar os meus amigos dos clubes rivais. E a minha família, que até são sportinguistas, não merecem sofrer com as minhas azias. Que BdC gosta "de aparecer" já nós sabemos à muito, logo depois de 90% dos sócios o terem eleito, e por arrastamento o JJ, só temos é que aguentar. Ah e já me estou a esquecer ... NUNCA ASSOBIEI UM JOGADOR DO SCP NEM QUALQUER TREINADOR OU DIRIGENTE LEONINO, agora que ando farto destes jogadores vedetas, treinador inteligente e presidente galã e mal educado, ando!

    ResponderEliminar
  38. Eu só gostaria de perceber o que é que esse palerma do Alan Ruiz estava a festejar para estar a fazer o V de Vitória...é preciso recato porque os sportinguistas não estão a ver os resultados pretendidos...e esse recato não é só para os jogadores é também para o treinador pela sua forma de falar e também para o presidente pela dua forma que está a expor a sua vida privada e a quem o está a fazer.

    Não gosto dessa merda de revistas do Jet 7, 8 ou 9,não gosto de revistas cor de rosa,e todos sabem que a maior parte dessas revistas não transmitem a imagem real da vida da maior parte da vida dessas pessoas,são sim revistas que vendem a maior parte das vezes um mundo imaginário que muitos gostariam de viver mas que não é verdadeiro...

    Espero que o Bruno de Carvalho enquanto presidente pago pelos adeptos e sócios do Sporting Clube de Portugal seja mais recatado e não se esqueça que há muitos de nós que não se identificam com essa society de merda e que estamos num país em que a maior parte das pessoas vivem com o ordenado mínimo nacional.

    ResponderEliminar
  39. Venham agora apontar que o Artista é primo do Bruno Carvalho...venham...só se não o convidou para o casamento! :))

    ResponderEliminar
  40. Depois de uma exibição miserável e de um resultado vergonhoso, é normal que a depressão se tenha instalado nos Sportinguistas. Não é caso para menos, uma vez que o apoio da onda verde tem crescido ao longo dos últimos anos e, num jogo que apesar de nada termos para vencer desportivamente, poderia ter sido aproveitado para potenciar o Sportinguismo de inúmeras famílias. Pelo contrário, fomos brindados com uma exibição paupérrima que rapidamente deveríamos tentar ultrapassar.

    Compreendo os desabafos devido à falta de lucidez dos nossos jogadores, técnico e Presidente, provavelmente com a intenção de lhes “abrir os olhos” para entenderem o que sentimos, mas neste momento, ao descarregarmos a nossa frustração desta maneira, amplificámos a depressão.
    Espero que entendam a mensagem, pelo menos o Presidente, e que rapidamente contribuam para reverter o nosso estado de alma.

    Mestre, desculpa o desabafo, mas já não bastava esta situação depressiva e ainda temos que levar com lampiões nestes momentos? Repito, nestes momentos de desilusão Sportinguista?

    Saudações Leoninas,
    Viva o Sporting

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "já não bastava esta situação depressiva e ainda temos que levar com lampiões nestes momentos?"

      É só triste

      Eliminar
  41. Mestre, depois de ver o Tempo Extra de há pouco fiquei preocupado. O Rui Santos defende a tese de divórcio entre BdC e JJ. Gostaria de ouvir um comentário seu sobre isto. Espero que não seja verdade, custou-nos tanto arranjar um treinador como deve ser, não o podemos perder...

    ResponderEliminar