quinta-feira, 8 de junho de 2017

As contas do Sporting (3º trimestre)

O Sporting divulgou ontem o relatório e contas referente aos primeiros três trimestres da época 2016/17, no qual registou um lucro de 35 milhões de euros. Os números refletem aquilo que era expectável após se conhecerem os resultados do primeiro semestre: do ponto de vista financeiro, a época 2016/17 será bastante positiva, graças, sobretudo, às vendas de Slimani e João Mário, que permitiram suportar o aumento significativo de investimento na equipa de futebol.

Independentemente do peso das mais-valias da venda de jogadores no resultado obtido, há que assinalar a continuação do aumento das receitas não extraordinárias, nas suas diversas componentes.


Infelizmente, o afastamento prematuro do Sporting nas várias competições acabou por afetar decisivamente a bilheteira. É certo que estamos melhor do que na época passada, mas esse crescimento deve-se, sobretudo, ao aumento de 24% dos bilhetes de época. Na bilheteira avulsa, o 3º trimestre foi muito negativo, nomeadamente na comparação com a época anterior ao nível do campeonato.

Expetativa para ver a estratégia que a SAD seguirá para a venda de Gameboxes na próxima época. O patarmar de vendas que se atingiu em 2016/17 foi muito elevado - impulsionado pela qualificação para a Liga dos Campeões e pelas expetativas geradas em torno da equipa -, pelo que, na próxima época, sem a Liga dos Campeões garantida e com expetativas mais refreadas, será necessário trabalhar bem para manter/aumentar os níveis de receita dos bilhetes de época. 

O ponto mais negativo continua a ser a componente corporate, nomeadamente ao nível da faturação em camarotes e business seats. Numa época em que as expetativas eram elevadíssimas à partida, não é compreensível que se continuem a ver tantos camarotes vazios - algo que já se tinha verificado na época anterior. Gostava de ver a SAD pronunciar-se sobre este tema, onde continuamos a ter resultados muito abaixo dos nossos rivais: para se ter noção do quão baixo os nossos valores são, quer o Porto quer o Benfica faturaram, no 3º trimestre de 2015/16 (nenhuma das SAD's divulgou as contas do 3º trimestre de 2016/17) mais de 6 milhões - ou seja, mais do dobro daquilo que o Sporting apresentou nas contas divulgadas ontem.


Na relação entre os proveitos e custos operacionais, como seria de esperar, o elevado aumento dos custos com a equipa de futebol não foi acompanhado por um igual crescimento das receitas não extraordinárias. No entanto, convém relembrar que, no 2º semestre, há sempre um abrandamento das receitas face aos custos - daí ter sido necessário o emagrecimento do plantel. É previsível que o prejuízo operacional de 9,9 milhões (sem transação de jogadores) aumente para perto de 20 milhões até ao final da época. Nada que coloque em risco o fecho do ano com o recorde de lucro da SAD - que será ainda maior graças à transferência anunciada ontem de Rúben Semedo -, mas é sinal de que é conveniente haver um reajuste na próxima temporada, pois não teremos garantidas as receitas da Champions.


Juntando os proveitos operacionais excluindo jogadores às receitas obtidas com as transferências de atletas, o Sporting faturou, até ao 3º trimestre, um valor superior a 138 milhões de euros. E sem mendilhões, convém lembrar.

Em relação aos custos, para além do grande aumento de salários já mencionado, houve uma subida muito ligeira dos FSE's. 


Em relação ao endividamento bancário e obrigacionista, continua a tendência de descida. Entre janeiro e março, apesar de não haver entradas relevantes de dinheiro, foi possível baixar o endividamento total em cerca de 0,5M, para valores inferiores a 126M. Sinais muito positivos, que terão sequência ainda mais significativa no 1º trimestre de 2017/18, altura em que reembolsaremos os 30% das mais-valias das vendas de João Mário, Slimani e Naldo, tal como está estipulado no acordo quadro com a banca.


Há também uma referência à conta de reserva para a recompra de VMOC's: segundo o R&C, esta conta tem atualmente um saldo de 3,1 milhões de euros mas, em julho, passará a ter cerca de 10 milhões de euros.


Nota muito positiva para este nível de poupança - algo que nunca imaginei ser possível na altura em que o acordo de reestruturação financeira foi fechado - que abre excelentes perspetivas para resolver da melhor forma o problema das VMOCs antes do seu vencimento.

30 comentários :

  1. Excelente análise, Mestre. E excelentes números.

    Curioso para ler o spin que a cartilha vai fazer deles. Veremos já a seguir, nos poucos comentários rivais por aqui sobre este assunto, se não começarem a desconversar.

    ResponderEliminar
  2. Está tudo bem. É o que se quer. Arrisco dizer que a proposta de 180 milhões pelo Ronaldo, veio do Sporting! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abstente de comentários reles.#vaidormirócorrupto

      Eliminar
    2. Comentário típico de asno lampião...

      Eliminar
    3. Posso assegurar que não veio. Mas estou também em condições de assegurar que, a fazer-se esse negócio, iremos encaixar mais €€ que o teu clube corrupto encaixou com o Ederson ;)

      Eliminar
  3. Mestre,

    A primeira constatação a retirar é que mais uma vez o Sporting apresenta o seu R&C trimestral conforme pedido pelos trastes lampiões que por aqui diariamente o reivindicaram.
    Pedir o mesmo no clube deles é que não, isso dos milhões e Mendilhões é tudo secundário, interessa mesmo é olhar para as contas do Sporting.
    A cartilha no seu melhor.

    Quanto à descida do lucro na ordem dos 10,5M do final do segundo para o terceiro trimestre foi de facto preocupante sendo a limpeza do balneário o esperado face a tão elevado número.

    As vendas de Semedo e Sacko, se entrarem no actual trimestre, bem como uns quantos extras a receber por Leonardo Jardim, Bruma, Moutinho e outros, farão com que o último trimestre seja já positivo e com uma subida no lucro do ano, o que só pode mesmo merecer uma vez mais o elogio e o nosso obrigado pelos passos seguros que o Sporting dá a caminho do saneamento financeiro.

    O grande desafio para o clube será mesmo o início da próxima época e a tentativa de garantir o acesso à Champions.
    Será meio caminho para garantir que não teremos de vender um Wiliam ou um Gelson até Setembro.

    SL

    ResponderEliminar
  4. As "beatas" carnidenses devidamente encartilhadas já nos irão explicar melhor o R&C assim como nos dirão qual o motivo que levou o 1º ministro LFV a adiar a entrevista à RTP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Orelhas cadastrado foi apanhado com as calças na mão...

      #OrelhasoFugitivo

      Eliminar
    2. Neste momento eles têm dois problemas graves;
      1- Como delinear uma defesa eficaz no caso dos mails, porque não sabem a extensão dos danos, isto é, o que reaslmente saberá mais o FJM;
      2- Que estratégia deverão usar para defesa do grande líder do EL, o papa Vieira, constituído arguido num processo que pode fazer faísca.

      Há uma cartilha, já por demais conhecida e, por isso, mais fácil de contrariar: os cartilheiros dispararem em todas as direcções e em tudo quanto é blog, desviando as atenções das questões centrais.

      O verão vai escaldar!

      Eliminar
    3. Ou muito me engano ou vai acabar tudo por ser esquecido ou detectado algum erro que obste o prosseguimento do processo (como vimos no apito dourado).

      Eliminar
    4. Tenho a mesma opiniao do J1906, mas temos de lutar, esta é uma oportunidade única em que os apanhamos com as calças na mão, temos de fazer pressao nos media para que a PJ investigue isto. O Porto pode nao ter sido devidamente punido pelo apito dourado mas o processo e a sua mediatizaçao impediram o porto de exercer controlo!!! É por isso que temos de "massacrar" os media e informar bem todos (até benfiquistas) para que isto no minimo tenha o impacto do apito dourado : preventivo

      Eliminar
  5. Que pena não ter resultado desportivamente esta época. Seria algo inacreditável somar a esta base financeira um bom desempenho.

    Com as vendas anunciadas, uma excelente época financeira em perspectiva.

    ResponderEliminar
  6. O que mais salta à vista é o dinheirinho posto de parte para a recompra das VMOCs necessárias para não perderem a maioria do capital da SAD (e assim o Bruno da Gala não perde o tacho)e o enorme aumento dos custos com salários e prémios. Qualquer sócio do Sporting deveria questionar quanto gastaram para pagar prémios ao presidente e treinador em virtude de terem "conseguido alcançar os objectivos". Se o objectivo era não ganharem nada, então o prémio por desempenho é merecido.
    Não haverá por aí uma rubrica não mencionada, tipo pé de meia azul para as VMOCs, mas para pagar a Put# da Gala e o dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha meretriz viadona, tenho aqui uma mensagem do TEU presidente, especialmente... para ti...

      https://www.youtube.com/watch?v=C9GrfhpL31w

      Eliminar
    2. Tanto tempo sem comentar, e quem mais me motivaria um regresso? Grande rena, sempre a manter o nível (rasteiro).
      1. Sporting dá passos concretos para pagar o que deve, e recuperar a maioria da SAD, como prometido logo no primeiro mandato. Conclusão da rena: Sacana do BdC a lutar para manter o tacho.

      2. Aumento de prémios. Sff partilha essa info sobre aumento nos prémios. No post só vejo referência a ordenados, e no R&C vejo uma diminuição nos prémios: 838K em Jun-2016; 495K até este momento (duvido que aumente). Não me digas que a tua "fonte" secou. :\

      Eliminar
    3. A minha fonte não secou, mas agora virou-se para o mundo eclesiástico.

      Eliminar
    4. Caldo Duche, também vais à put# da Gala?
      Já tens o NIB?
      Olha, o teu presidente da África do Sul, escolheu presidente da liga, despediu outro, escolheu o nomeador de árbitros fora o resto que não se sabe.

      Eliminar
    5. rotolfina, o teu presidente trafica nas instalações do teu clube, corrompe este mundo e o outro, dá calotes de centenas de milhões de euros que vamos todos pagar, tudo depois do estágio que fez com o pintinho, e tu ainda tens a lata de vir... ladrar?!

      Eu mandava-te masturbar grilos, mas tenho a certeza que preferes que te mande efectuar fellatios na 5º pata do cavalinho...

      Eliminar
    6. Rudolfo, se esse é mesmo o teu nome:
      1- quanto te pagam para pregares a cartilha?
      2- se o clube nao é teu, pisga-te, se fores encarnado devias preocupar-te com o esquema de corrupçao e com os mendilhoes.

      É uma bençao o MdC nao te banir a ti e a outros inventados para querer criar fogos e desconfiança entre sportinguistas.

      Eliminar
    7. Pedro So ares, respondendo:
      1- 600€ por mês a recibos verdes, cerca de um terço daquilo que recebe o MdC. É um bom complemento para o vencimento, principalmente pelo gozo que dá andar por aqui a cortar caudas a lagartos.
      2- O clube não é meu, mas por aqui fala-se maioritariamente do meu clube.

      O MdC não me banirá pois sabe que eu respeito as pessoas, não as insulto, não digo um décimo dos palavrões que diz o teu presidente e só digo verdades, a maior parte vinda das minhas fontes. Isso não impede de, quando ele está mal disposto, aguçar ainda mais a sua espada de Torquemada e decapitar alguns dos meus comentários.

      Eliminar
  7. OH martinholas PAH, ANDA CÁ VER ISTO PAH!!!

    ResponderEliminar
  8. Sr. Mestre,
    Tendo tido oportunidade de ler R&C 3º Trimestre, e depois de ler as suas dissertações sobre o mesmo, gostaria de realçar, sendo Benfiquista, que estou de acordo com a sua análise. Gostei particularmente do facto do Sr. Mestre admitir um desequilíbrio operacional de cerca de 10 milhões€ em 9 meses de operação e projectar um desequilíbrio operacional para o exercício 2016/2017 de cerca de 20 milhões€. Sem esquecer que este exercício contempla verbas referentes à participação na Liga dos campeões, facto que não se encontra assegurado para próxima época.
    No entanto gostaria que o Sr. Mestre, se possível pode-se elucidar-me sobre o aumento significativo relativamente à rubrica referente aos custos/resultados financeiro, onde se verifica um aumento de 3.174 milhões€ em 9 meses de exercício. Passando dos 3.263 milhões€ para os 6.437 milhões€. Consiste num facto para mim interessante, visto ser no meu entender, um dos factores de maior vantagem competitiva (custos/resultados financeiro) que a Sproting SAD sempre teve em relação à Benfica SAD. Dado que a Sporting SAD obteve condições (juros), através da reestruturação financeira, ímpares no sector financeiro, no entanto gostaria que me explica-se quais factos poderão justificar o expressivo aumento nos custos/resultados financeiro.
    Cumprimentos,
    Santos

    ResponderEliminar
  9. Falta referir que o capital próprio passou para positivo em 9 milhões. Feito inédito o que faz com que a SAD deixe de estar tecnicamente falida. O FCP tinha capital próprio negativo em 30 milhões segundo o panfleto de subscrição de obrigações. Quanto ao SLB não sei.
    O único aspecto negativo foi a evolução do passivo.
    Creio que o novo pavilhão junto ao estádio vai potenciar mais receitas.

    ResponderEliminar
  10. Este é mesmo o único positivo do futebol este ano.

    Já agora, eu proibia os corruptos de dar opinião nos nossos blogues.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vermelhos actualmente corruptos ou azuis corruptos no passado?

      Eliminar
  11. Fácil explicar: vouchers + cartilhas + comissões + 72 jogadores emprestados + papas, padres, missas = 2ª maior dívida da europa. Factos são factos.

    Quanto ao 1º ministro tem só uma pequena dívida de quase 1.000 milhões à banca. Mas ele como é um homem à Benfica vai pagar até ao último tostão. A dívida ao BPN foi só uma excepção ou será a regra?

    ResponderEliminar
  12. Boas. Tal como esperado desde as vendas o lucro estava garantido. Mas conforme era referido e negado... Os resultados operacionais já são negativos! Sem vendas já voltou a dar prejuízo. As despesas estão sempre garantias (os ordenados têm de ser pagos, etc)... As receitas é que não!
    Pelo menos já admitem que as vmocs são para pagar e não são ativo... Mas lá voltaram a inventar desta x com a Doyen... Não pagam e colocam a dívida como ativo. Lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah!!!!!!!!!!

      Eliminar
    2. "...Não pagam e colocam a dívida como ativo...".
      És um asno ou só te estás a fazer, seu lampino?
      A melhor resposta para um ignorante ou para um "manipuladorzito vermelhusco" de meia-tigela, foi a resposta do leão Aldo Duscher. Por mim, aconselho-te, apenas, a consultar um manual de contabilidade que te servirá como de um "espanta-burros". A DIVIDA COMO ATIVO????????????

      Eliminar