terça-feira, 6 de junho de 2017

Faz o que eu digo, não faças o que eu faço

Na edição de hoje do jornal A Bola, o chefe de redação Ricardo Quaresma abordou a questão da gravação tornada pública de Bruno de Carvalho:

via @JosHenriqueGuer


Ricardo Quaresma refere explicitamente que A Bola se comprometeu a não divulgar aquilo que foi dito na tal reunião. "Não o fizemos ao longo destas duas semanas e não o faremos agora só porque outros decidiram fazê-lo. São decisões editoriais.", acrescentou.

A decisão editorial de não publicar excertos da conversa é de saudar. Infelizmente, houve quem tenha cedido à tentação de quebrar o compromisso assumido. A CMTV, por exemplo, fez um programa inteiro a passar excertos da gravação e a comentá-los... mas não foi o único:


Sim, A Bola TV, canal de televisão do jornal, cujo diretor geral é o diretor do jornal A Bola, fez uma peça de 5 minutos a passar o best-of das declarações de Bruno de Carvalho. Não foi um simples constatar de um acontecimento. Escolheram os melhores momentos, legendaram o áudio e dividiram a peça em vários segmentos para fazer render o peixe.


A pergunta óbvia que se tem que colocar é: quem tomou a decisão editorial de ajudar a divulgar a gravação? O próprio Vítor Serpa? João Bonzinho, diretor de informação do canal, um dos nomes falados (curiosamente, Ricardo Quaresma é outra das hipóteses consideradas) para substituir Serpa como diretor?

Parabéns aos responsáveis do canal e do jornal. Conseguiram colocar-se ao nível do CM. Não é fácil.

(obrigado, T W!)

22 comentários :

  1. Contradições:
    Almoços com jornalistas, de forma regular, no Benfica seria "cartilha"
    Aqui, é apenas um são e fraterno convívio!

    "Não quis o duque, e ele foi"
    "Quis o Pedro e ele foi"
    "Não quis o Vitor e ele não foi"

    No Benfica isto é controlar os bastidores e tudo o que rodeia o poder no futebol
    Aqui é... ser-se "estratega"

    A sério, este blog diverte-nos!
    Keep it like this 4 years more!

    ResponderEliminar
  2. O que me faz confusão é tu só comentares o que os outros não deviam fazer (e com razão, esta conversa não devia ter sido publica) mas nunca dizes nada sobre o que a conversa é, agora que é publica.
    Aceitas as coisas que ele disse? Identificas-te?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz um favor a todos e escreve aqui o que ele disse.

      Eliminar
    2. Também já o disse anteriormente.

      Ataque-se o mensageiro e não a mensagem!
      A casa a arder e o mal está lá fora.

      Eliminar
  3. O Ricardo Quaresma, dá uma no cravo e outra na ferradura. Gostaria eu de saber se ele entre amigos, em família, no seu "leito de amor" não diz umas caralhadas.
    E assumindo eu que Ricardo Quaresma não vive num jazigo nem enclausurado num convento, assumo que sendo uma pessoa normal (presumo eu), diz como todos o fazemos umas caralhadas, e não há mal nenhum disso, num almoço/jantar de amigos ou colegas de trabalho quem não diz as suas caralhadas, e depois sabe ser socialmente correcto e ter outro tipo de atitude quando a situação o exige. Voltando ao Ricardo Quaresma, e assumindo que é um homem normal, e diz as suas caralhadas, pergunto eu, considera ele que essa é uma boa atitude, se não entende ele que está a desrespeitar a entidade da qual ele é chefe de redacção?

    De falsos moralismos andamos nós cheios, e do pasquim a bola, todos sabemos perfeitamente o que esperar.

    Gostaria de saber qual a opinião do Ricardo Quaresma face ao conselho dado por LFV a adeptos do benfica para que fossem para o caralho? Eventualmente aí a sua posição seria diametralmente oposta.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Mas algum dos comentadores ouviu de facto as gravações?
    Sabem que são 3h ?
    Disse alguma coisa de mal?
    Porque não vejo referencias dele apontar o dedo a alguns jornalistas de escolherem noticias sempre a apontar o mal do Sporting e a vender as capas aos rivais de encarnado?
    Porque não é referido que, para além da linguagem cheia de asneiras (lamento, mas é uma pessoa) ele falou exactamente na minha linha de ideias que sempre falou.

    Isto sem esquecer que o nível RELES do jornalista que fez a gravação e divulgou-a. Falhou como jornalista e como pessoa. Credenciais? Depois disto, não vejo motivos para a manter.

    ResponderEliminar
  5. Já que foi trazida à praça pública uma conversa que deveria ser privada, também deveriam de ser tornados públicos os nomes dos queridos jornalistas que lá estiveram. Se querem transparência isso também devia de acontecer e para que todos os Sportinguistas que ainda lêem jornais saberem quem é que ajuda a denegrir a imagem do Clube.

    ResponderEliminar
  6. Não se escandalizem com o palavreado asneirento. Aqui no Norte, esse "linguajar" é mato, é normal e ninguém leva a mal, mas o "alfacinha" escandaliza-se com pouco. Bardamerda!

    ResponderEliminar
  7. Só para dizer, cordialmente, ao Senhor Santos Dieta Saudável que o R&C por que tanto esperava já se encontra disponível, podendo agora dormir mais descansado.

    Quanto ao "tema" dos últimos dias devo dizer que fiquei surpreendido com a ingenuidade de BdC é que o jornalista poderia envergonhar os colegas sérios se existisse jornalismo sério em Portugal.

    ResponderEliminar
  8. Uma vergonha a linguagem que o nosso Presidente usou. Pouco mais há a acrescentar Mestre. Sim, eu e tu, também falamos assim entre amigos. Mas não era o caso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha um brincalhão! deves estar a escrever de Marte.

      Eliminar
    2. Não, de Jupiter. Quem és tu para me quereres dar lições de Sportinguismo ?

      Eliminar
  9. Não gosto do palavreado ... mas, BdC disse alguma mentira? Podemos pensar o pior de BdC. E do Director do CMTV? E do Director d'A Bola? Traição, incompetência jornalística, e falta de ética, só valem quando os presidentes vestem de vermelho ou azul.

    ResponderEliminar
  10. Que venha o primeiro jornalista dizer-me, olhos nos olhos, que se tratam, entre pares, e não só... por senhores, e senhores doutores... QUEM NÃO VOS CONHEÇA QUE VOS COMPRE... A mim nenhum de vocês me diz isso...

    Quanto às contradições de 'A Bolha'... SERÁ PRECISO DIZER MAIS ALGUMA COISA...? Os outros jornaleiros agradecem... Assim já nem precisam de se vir justificar... TÁ FEITO...

    PALHAÇOS

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  11. Mais uma vez, ataque-se o mensageiro.

    A casa a arder e o mal está lá fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Casa a arder? por isso fazem vocês tudo o q podem mas já não vai ser fácil conseguirem.

      Eliminar
  12. Não pode valer tudo! Não percebi o objectivo de tal reunião, nem como o presidente de um grande clube se põe assim a jeito, mas não pode valer tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pode valer tudo?!!! Mas que raio de putas ofendidas são vocês? Ouviste o meu PRESIDENTE a oferecer jantares? Ouviste o meu PRESIDENTE a escolher árbitros? Ouviste o meu PRESIDENTE a dizer alguma coisa que demonstre que ele manipula os bastidores do futebol? SIM OUVISTE O MEU PRESIDENTE A MANDAR UMAS CARALHADAS, FODA-SE DEVES SER SANTO... Olha enquanto na porta 10-A não se traficar coca, enquanto o meu PRESIDENTE não dever uma pipa de milhões de euros a bancos falidos (bpn e bes) o homem é um SANTO.

      Imagino quantas CARALHADAS o Luís já deu quando as coisas (negócios) não lhe correm a jeito...

      Tenham mais honestidade intelectual o mundo obscuro está do vosso lado.

      Eliminar
    2. O que é que não pode valer tudo?
      Controlar árbitros?
      Controlar equipas?
      Distribuir cartilhas?
      Oferecer vouchers?
      Apoiar claques assassinas?
      Completamente de acordo...

      Eliminar
  13. E mais uma vez BdC reuniu com a corja jornalística portuguesa para uma conversa de amigos...

    Mas quando é que BdC vai aprender que estas tipos são seus inimigos e vão estar sempre à procura de detalhes e conversas para o expor em praça pública?

    Largou o Facebook em boa hora.
    É também hora de aprender que na comunicação social o Sporting não tem amigos, apenas inimigos.

    ResponderEliminar