terça-feira, 6 de junho de 2017

Faz o que eu digo, não faças o que eu faço

Na edição de hoje do jornal A Bola, o chefe de redação Ricardo Quaresma abordou a questão da gravação tornada pública de Bruno de Carvalho:

via @JosHenriqueGuer


Ricardo Quaresma refere explicitamente que A Bola se comprometeu a não divulgar aquilo que foi dito na tal reunião. "Não o fizemos ao longo destas duas semanas e não o faremos agora só porque outros decidiram fazê-lo. São decisões editoriais.", acrescentou.

A decisão editorial de não publicar excertos da conversa é de saudar. Infelizmente, houve quem tenha cedido à tentação de quebrar o compromisso assumido. A CMTV, por exemplo, fez um programa inteiro a passar excertos da gravação e a comentá-los... mas não foi o único:


Sim, A Bola TV, canal de televisão do jornal, cujo diretor geral é o diretor do jornal A Bola, fez uma peça de 5 minutos a passar o best-of das declarações de Bruno de Carvalho. Não foi um simples constatar de um acontecimento. Escolheram os melhores momentos, legendaram o áudio e dividiram a peça em vários segmentos para fazer render o peixe.


A pergunta óbvia que se tem que colocar é: quem tomou a decisão editorial de ajudar a divulgar a gravação? O próprio Vítor Serpa? João Bonzinho, diretor de informação do canal, um dos nomes falados (curiosamente, Ricardo Quaresma é outra das hipóteses consideradas) para substituir Serpa como diretor?

Parabéns aos responsáveis do canal e do jornal. Conseguiram colocar-se ao nível do CM. Não é fácil.

(obrigado, T W!)