terça-feira, 20 de junho de 2017

O Benfica e a reabertura do Apito Dourado: cuidado com o que desejam

Na passada sexta-feira, o Benfica anunciou, através do seu diretor de comunicação, que iria solicitar a reabertura do processo Apito Dourado. Enquanto sportinguista, não vejo qualquer inconveniente nesse desejo, apesar de me parecer - dentro dos meus parcos conhecimentos de direito - que se trata de uma intenção que não tem pernas para andar.

O Apito Dourado foi um dos maiores - se não o maior - escândalos da história do futebol português, e não teve um desfecho apropriado: uma tecnicalidade tornou inúteis as escutas, que eram as provas mais importantes do processo. A justiça desportiva acabou por ir por arrasto da justiça criminal, anulando a pena inicialmente determinada de perda de 6 pontos - absolutamente ridícula para a gravidade dos atos praticados pelo Porto.

No entanto, tenho visto vários portistas a alegar algo que também tem a sua razão de ser: Pinto da Costa, Valentim Loureiro, Pinto de Sousa não foram os únicos a aparecerem nas escutas. Também Vieira foi apanhado, em conversa com Valentim Loureiro, a escolher o árbitro para a meia-final da Taça de Portugal de 2003/04:


Luís Filipe Vieira deu o aval a João "pode ser" Ferreira, e o ex-árbitro da AF Porto foi mesmo nomeado. O Benfica venceria o Belenenses por 3-1, qualificando-se para a final, onde defrontaria o Porto.

O curioso é que, numa entrevista realizada na SIC alguns anos mais tarde, Vieira tomou a iniciativa de contar, pela primeira vez, a história da tal escuta em que se viu envolvido... mas enganou-se no jogo. Vieira meteu a pata na poça e fala de um outro caso, desconhecido até então do grande público, em que fez pressão para alterar uma nomeação:


Vieira ameaçou não comparecer ao jogo se o árbitro nomeado fosse Martins dos Santos. Um receio que se compreende, devido às óbvias ligações que o árbitro tinha com o Porto, mas a ameaça não deixa de ser uma pressão óbvia que acabou por surtir o efeito pretendido, pois o juíz escolhido para dirigir essa final da taça - presume-se que com a benção do agora primeiro-ministro - acabou por ser outro: Lucílio Baptista.


Lucílio Baptista, o tal que não tem nenhuma proximidade ao Benfica, segundo alguns comentadores encartados.


De qualquer forma, voltando ao princípio: será que o Benfica terá realmente interesse em que o processo Apito Dourado seja reaberto? Considerando que entre as meias-finais e a final não decorreram mais de dois meses, e que o presidente benfiquista disse que houve "mais do que um" telefonema, é bem possível que as escutas dessas conversas também existam.

Por mim, força nisso. Investigue-se tudo de novo, ou, na pior das hipóteses, que venha tudo cá para fora...

54 comentários :

  1. Artista, enfim, são coisas destas que me desapontam. Viste a arbitragem do jogo dessa mesma final?
    https://www.youtube.com/watch?v=qWSAZrQQ7VI

    Investiga melhor que não custa nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O primeiríssimo! O indefectível defensor das alarvidades. O insistente! O banalíssimo! O repetitivo! O chatíssimo e ocioso intelectual... JOOOORGEN OITEEEEEEENTAAAAA!

      Palmas.

      Eliminar
    2. Esse tipo de argumentos já é antigo. Os corruptos do norte utilizavam-nos constantemente para dizer que não havia apito dourado:
      - "Não fomos beneficiados nesse jogo"
      - "O Porto já era quase campeão quando aconteceu essa escuta"
      - "O Porto ganha a Liga Europa e a Champions League...precisa lá de árbitros para ganhar em Portugal"

      Cheguei inclusive argumentos que levar árbitros à frutaria não provava que os árbitros eram corrompidos. Ou seja, uma versão mais séria do "Mas você acha que alguém se deixa ser corrompido por 300, 400 ou 500 Euros?".

      Na opinião de muitos...claro que não, só se esse for o preço de uma viagem ao Brasil e o turista for o Carlos Calheiros.

      Eliminar
    3. Olha eu investiguei, e adorei o que encontrei. Encontrei um Idiota Masoquista que goste de ser enxovalhado pela net fora:

      "jorgen80 14 junho, 2017 22:55

      Enquanto o CEO do Benfica considerar que o contrato Nos, foi uma coisa boa, não vejo como vamos sair deste erro de gestão. Saímos de um buraco, para nos colocarmos noutro. Que azelhice total. Imperdoável ser "idiotado" desta forma.
      Responder
      Respostas

      Anónimo 15 junho, 2017 11:38

      O habitual frequentador do lagarto artista do dia e vários blogues azuis, sempre a atacar o Benfica com mentiras.

      Qual é o buraco em que o Benfica se encontra, pá??
      Explica lá o erro de gestão, pá?
      Quem é idiota, pá?

      Será idiota quem escreve isto num blogue lagarto:

      "Este é comentário de verdadeiro sportinguista. Se todos fossem assim, virados para o que vai mal- o que não é pouco-, o Sporting estaria no topo em no time."

      Ou escreve isto num blogue dos grunhos azuis, a propósito dos emails.

      "Eu colocava a isto, o nome de Apito Dourado. É só roubalheira. E coloca-los sob escuta? Isso é que era. Ficam aqui as minhas propostas".

      O Benfica não precisa de "benfiquistas" destes a fazerem o frete aos seus inimigos."

      Sempre encostado ás cordas, natural consequência para quem fala muito e pensa pouco.

      #Deixem-noFalarMasNoFimApaguemTudo

      Eliminar
    4. Essa inspiração Gonçalo Pires.... não a mereço, de todo.
      Esses comentários, Nuno Alex, demonstram o meu carácter. Obrigado.

      Eliminar
    5. Ou a falta dele um estupido nunca sabe\admite que é estupido até porque normalmente vive rodeado de outros estupidos, não conseguindo assim notar qualquer diferença entre si e os restantes!

      Gostava era que fosses coerente, pois por aqui vejo-te defender ideias diferentes, algumas até mesmo opostas! A TUA COERÊNCIA È ZERO, LOGO A TUA CREDIBILIDADE TEM O MESMO VALOR!

      Eliminar
    6. Demonstram é o teu QI...sempre abaixo de 80...

      Eliminar
  2. E o MDC a insistir nas mentiras... sim mentiras... já não foi reconhecido por TODOS que a partir de determinada eliminatória os árbitros eram cooptados pelos presidentes?

    E já agora o que se ouve LFV (que recebeu uma chamada, não ligou a ninguém a pedir árbitros) a dizer é a ir negando sucessivos árbitros claramente azuis... até que chega a um que "pode ser"... que não era tão azul. (é como o Adão a dizer que agora já não gozam com o Benfica...para vocês quando o Benfica era gozado pelos árbitros é que era limpo) Mas convenientemente não coloca a escuta! Aliás a diferença entre os benfiquistas e vocês é que vocês não querem discutir o conteúdo das conversas, apenas sound bytes.

    PS: aos comentadores... já sei... patati patata... whiskas saquetas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não adianta. Já ouviram mil vezes a justificação mas preferem fazer de conta que não.

      Eliminar
    2. O morcão, rejeitar sucessivamente não é seleccionar? Seleccionar não é escolher?
      Curioso: ou o Mestre se tornou, de repente, assim uma espécie de seleccionador-Peixe, ou porque raios é que os únicos comentários ao post Vêm de lampiões que, como sempre, têm vivas na memória, prontinhas a saír, tipo bifanas, as incidências de jogos que aqui são focados?
      E logo às 8,30 da manhã!

      Mestre, tenho um bom e proveitoso dia. Força neles!

      Eliminar
    3. Nuno, toda a gente sabe essa história, o Mestre incluído, simplesmente acham vantajoso continuar a chafurdar na lama.

      Os árbitros não foram apenas escolhidos pelo presidente do Benfica, o presidente adversário recebeu a mesma chamada, de forma a ser nomeado um arbitro do interesse de ambos. Se isto é correto de se fazer? Na minha opinião, não é. Tem comparação com aquilo que se passou no processo Apito dourado? Obviamente que não.

      Cumprimentos

      Eliminar
    4. A suprema lata de quem mente TODOS OS DIAS com TODOS OS DENTES QUE TEM...

      Devias ter vergonha nessa cara, lampiolho. Hipócrita, hipócritazinho, nojentinho. É bom que recebas bom dinheiro por essa defesa intransigente daquilo que é indefensável. Gabo-te a paciência... Todos os dias a moer, a andar ali à roda, à roda, sempre na mesma ladainha (O Benfica é bom os outros é que são maus), as palas nos olhos, os cascos já gastos.

      Que pena que eu tenha da vida que levas. E essa cabecinha, caro Martins. Faz um blogue teu, pá. Ia pagar para ler as alarvidades que conseguirias debitar. Se calhar já tens, não é? Ups.

      Eliminar
    5. Ou seja, se for oferecido um suborno a um policia e ele aceitar, está tudo bem porque foi quem o subornou que tomou a iniciativa.
      As leis lampias sao fantasticas

      Eliminar
    6. (Sabes o que é um suborno, certo?)

      Eliminar
    7. Chega a terça-feira e ficam assim, desorientados...

      Devo admitir que foi uma boa jogada por parte do Porto, que não só desmascara o Polvo Lampiónico, como ridiculariza os lampiões e aumenta as audiências televisivas do Porto Canal.

      A avaliar pelo facto de o Porto da ter revelado e-mails de 2013, e ter revelado as cartilhas de 2017, eu diria que vamos ter o Porto Canal a liderar as audiências durante muitas e muitas semanas.

      É lidar!

      Eliminar
    8. No Carnide é tudo feito inocentemente, desde apoio a assassinos, até á venda de droga, passando por eventuais almoçaradas oferecidas a arbitros!

      Tudo "gente" de bem!

      Eliminar
    9. Este Martins nem dorme,quarta temos mais sobre os corruptos,"quero ser o vosso menino querido ",linguagem de alterne...só vos faltam as putas ou talvez não !...

      Eliminar
    10. Gonçalo o PS era para ti e outros como tu. Tanto nome chamado e nenhum argumento. Experimente... Algo do género.. Discordo porque isto ou aquilo.
      Rui comparar um suborno a uma autoridade com dois clubes a cooptarem um árbitro (reconhecido por todos como o normal a partir de determinada fase)... Se calhar era melhor depositar um dinheiro em conta para acusar o árbitro de corrupção.

      Sim Tiago... A desorientação é tanta que o Porto canal cancelou o programa.. Pela lógica do Pedro Batista foi para não falar dos emails.

      NunoAlex onde leste algo a dizer que foi inocentemente? Essa escuta é algo reconhecido como procedimento normal. Como queres debater os emails se não sabes ler?

      Eliminar
    11. Ó mastim sei ler sei, até sei ler entre linhas, aquilo que tu ignoras ou te recusas ler por puro interesse!

      Mas gosto da tua semi confissão (PG style), não foi feito inocentemente, mas foi feito com a melhor das intenções!

      Nem dá para debater contigo Mastim, postei os emails e tu fugiste, mudaste de tema ou de post, portanto não és digno de debate mas sim de enxovalho!

      O teu espernear por aqui roça o ridiculo e tresanda a desespero! Mas amanha acaba o luto nacional, aproveita para respirar hoje!

      Eliminar
    12. Ó meu estúpido, o Porto Canal reagendou o programa para 4ª feira ás 22h30 por respeito às vítimas e familiares do incêndio de Pedrogão Grande, uma vez que até foram decretados 3 dias de luto nacional. Qual é a tua desculpa para o Orelhas-traficante-condenado-"primeiro-ministro" ter cancelado a propaganda que ia fazer na RTP, logo depois do lançamento dos mails?

      E uma coisa te digo: não foi só o Orelhas que foi apanhado nas escutas. Se querem reabrir o processo juntem as escutas do Orelhas(acredito que existam mais do que a divulgada e, sobretudo, as do Veiga e do João Rodrigues.

      Como dizia o Orelhas ao Valentim:
      - Major, eu não estou para me chatear muito com isto que eu estou a fazer as coisas por outro lado.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Esta semana a terça vai ser na quarta... A lampionagem tem mais um dia para respirar, ou se calhar para suster a respiração...

      Eliminar
  4. Tal como o mestre disse "Investigue-se tudo de novo" pode ser que se fodam!

    Ontem gostei particularmente de ver uma Morsa a dar bicadas, no Diamentindo, num Bacalhau á Braz e na namorada deste um tal de Alguidar, foi bonito ver a clivagem a aumentar!

    #EsfolandoOsCabritos

    ResponderEliminar
  5. É verdade que na Sporting TV dá se graças a Deus por ter havido a tragédia em Pedrogão Grande? Não quero acreditar que se consegue cair tão baixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No teu clube é que se deve ter respirado de alivio com os fogos!

      Eliminar
    2. Ver-te tentar aflorar qualquer tipo de referência a moralismos é penoso.
      No entanto, e paradoxalmente, ver-te a ti, pateta, a fazer esforços ciclópicos para produzir demagogia da mais baratinha que possa haver (não dás para mais) chega a ter graça! :)
      Ou seja: dás pena mas acabas por ser divertido! Vá-se lá explicar isto ...

      Eliminar
    3. Não é verdade, como qualquer pessoa que tenha ouvido as declarações pode facilmente confirmar. Porque não ouvem as coisas antes de virem propagar mentiras?

      Eliminar
  6. "De qualquer forma, voltando ao princípio: será que o Benfica terá realmente interesse em que o processo Apito Dourado seja reaberto?"

    Respondendo directamente à sua questão: Obviamente que tem interesse, tal como qualquer pessoa minimamente decente terá.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já o caso dos e mails deve ser arquivado? Gostava de saber a tua opinião.

      Eliminar
    2. Não estejam a dar tiros de pólvora seca... Sabem muito o bem, que se houver novas provas, e se o Apito Dourado for reaberto vocês são apanhados no meio.
      Pessoalmente acho que o carnide está a tratar esta história ao contrário. O Bernardo, coitado, o estadista desapareceu. Ontem o guerra fez o que vocês deviam ter feito a partir do primeiro dia, negar. Não era dizer Nim.
      É que se negarem e forem apanhados a mentir não perdem nada, não negando pressupõe que há qq coisa...

      Eliminar
    3. No caso dos emails, também devem ser muito bem investigados. Tal como o diretor de comunicação disse: as portas do Benfica estão abertas para tal. Mas aqueles que apenas contribuíram para difamar e piratear também devem ser investigados e, muito provavelmente, punidos.

      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Alex o caso dos emails deve ser investigado. Em que email completo existe algo que seja crime?

      Eliminar
    5. Mastim, Os relatorios enviados pelo Nuno Cabral parecem-te algo normal?

      JF entao façam o favor de abrir o Apito dourado que logo terão a resposta sobre a difamaçao do lado do porto! Voçes andam mesmo atarantados lembras-te bem das barbaridades que o teu clube proferiu sobre o porto? Estão a fazer uma cama de espinhos e nela terão de se deitar.

      Ou então é como o caso de JJ e os 14 milhoes de euros (1 lampião 1 euro) e é so garganta para amedontrar os mais fracos de espírito!

      Eliminar
    6. Ó Martins, sabes o que é tráfico de influências? Já leste o artigo?

      Artigo 61.º Exercício e abuso de influência

      O clube que de forma direta ou indireta exerça ou abuse da sua influência, real ou suposta junto de qualquer agente desportivo, funcionário ou representante da FPF ou de qualquer sócio ordinário desta com o propósito ou intuito de obter comportamento ou decisão destinados a modificar ou falsear a veracidade e a autenticidade de documentos, procedimentos ou deliberações ou ainda o regular desenvolvimento dos jogos é sancionado com multa a fixar entre 50 a 250 UC e ainda com exclusão da competição a fixar entre 1 e 3 épocas desportivas.
      Quando cometida na forma de tentativa, a infração é sancionada com multa 25 a 125 UC e ainda:
      Nas provas por pontos com a sanção de derrota e subtração entre 3 e 5 pontos na classificação geral, por cada jogo tentado viciar.
      Nas provas por eliminatórias com a exclusão da competição por período a determinar entre 1 e 3 épocas desportivas.
      O clube é responsável pela atuação dos seus dirigentes, representantes e colaboradores, bem como qualquer funcionário a si vinculado.

      Agora responde. Achas que o que o Nuno Cabral fez com o consentimento de gente pertencente aos quadros dos lampiões (Paulo Gonçalves e Orelhas) não se enquadra neste artigo? Não existe tráfico de influências? E qual é a pena, qual é? Vá, até tu consegues interpretar um artigo que é clarinho como a água...

      Hipócrita!

      Eliminar
  7. E o Paulinho Gonçalves, esse ex-portista e ex-boavisteiro (faz lembrar o primeiro ministro...) estará totalmente descansado relativamente ao apito dourado?

    Mas isto é só fumaça da patética defesa do venfique.

    Assim tentam que não se fale do delegado da liga que faz relatórios exclusivos para o venfique (reparem como os nuggets saltam sempre este facto...), relatórios esses que sustentam "as nossas reclamações" para "dar cabo da nota".

    Nem se fala do Paulo Gonçalves ter o poder de nomear delegados, bastando dar ordens ao presidente da liga.

    Do venfique receber classificações ordenadas de provas de assistentes que ainda não foram realizadas.

    And so on...

    Ps. O porto canal anunciou que devido ao período de luto nacional o programa universo porto passou para quarta-feira.

    ResponderEliminar
  8. Por uma escuta em que o grande LFV a única coisa que diz é pode ser? E nem foi ele que fez a ligação, logo não é uma solicitação mas sim uma opinião.
    Não brinquem-me com a instituição Benfica nem com o seu Principal Mentor (PM).

    ResponderEliminar
  9. Off topic: concordam com os nomeados para a Put# da Gala?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja que falamos em Put#s, a tua mae sempre vai?

      Eliminar
    2. Rotolfo vai lavar a louça! Olha que poem-te os olhos negros!

      Eliminar
    3. Ó MdC, ou não deixa passar a resposta insultuosa ao meu comentário ou tem a hombridade de publicar também a minha resposta, ao abrigo da lei Quid dos blogues.
      Não insultei ninguém, fui insultado e não posso responder - lei Quid.

      Eliminar
    4. Saudades do quid...

      ...sempre te aliviava um pouco as costas. Não era?

      Eliminar
    5. Rotolfo,tens de ter a inteligência de saber insultar sem ser brejeiro, o que acho que já nao vais a tempo de aprender, ou nunca conseguirás aprender por limitações relacionadas com o ADN!

      Eliminar
  10. Adoro ver corruptos a espernear <3

    Então essa de dizer que não temos interesse em discutir o conteúdo, e apenas nos dedicamos aos soundbytes ahahah. Hilariante! Isto vindo da raça que fala do vice presidente que depositou dinheiro na conta de um árbitro! Eheheh. A desonestidade e o descaramento não conhecem mesmo limites, no que toca a esta raça.

    Está tudo escarrapachado ali, não sei mesmo o que querem discutir. Mas parece que o soundbyte é mesmo negar tudo e dizer que os outros só querem soundbytes. O problema deles é que estando tudo exposto esta estratégia torna-se fraquíssima.

    Amanhã há mais. O Vieira pode controlar quem quiser, pode escapar às garras da justiça, mas da exposição do esgoto a céu aberto que é o Venfique já não escaparão. E é isso que os deixa tão nervosos.

    Tendo em conta que as (já de si pateticamente reduzidas) consequências do Apito Dourado ficaram por Leiria, era do meu agrado que reabrissem mesmo a investigação e aplicassem as devidas penas aos restantes prevaricadores.

    PS. Benfica é merda corrupta.

    ResponderEliminar
  11. Seria muito interessante que se realizasse uma sondagem junto dos sócios do benfica para perceber com que % o LFV ganharia hoje umas possíveis eleições.

    Seria interessante aferir da falta de honra e dignidade destes 14 milhões de pessoas, porque já percebi que muitos deles está disposto a manchar o passado e sujar o futuro do clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manchado já ele está. Agora que a reacção dos adeptos mancha ainda mais, é um facto. E nem é pelos mails que ficaram manchados, os mails simplesmente mostraram ao mundo essa mancha. Já não é preciso estar atento, basta não fechar os olhos.

      Eliminar
  12. Ontem à noite palavras do Guerra :"Vocês não conhecem Luís Filipe Vieira.O homem tanto em privado como em público diz que para se ganhar não vale tudo ".

    Perante estas palavras do Fernando Guerra nada pode ser posto em causa ou não fosse ele quem escreveu no Independente que o seu actual primeiro-ministro era um cadastrado.

    Mestre posto isto só lhe dou um conselho : #apaguemtudo

    ResponderEliminar
  13. Ontem à noite palavras do Guerra :"Vocês não conhecem Luís Filipe Vieira.O homem tanto em privado como em público diz que para se ganhar não vale tudo ".

    Perante estas palavras do Fernando Guerra nada pode ser posto em causa ou não fosse ele quem escreveu no Independente que o seu actual primeiro-ministro era um cadastrado.

    Mestre posto isto só lhe dou um conselho : #apaguemtudo

    ResponderEliminar
  14. -"Não brinquem-me com a instituição Benfica nem com o seu Principal Mentor (PM)." baaaaaaaaaaaaaahahahahhahahahahha

    Para quê discutir com gente neste nível de lavagem cerebral? Já estamos nos Principal Mentor, com maiúscula! O Benfica e o benfiquismo são a Roménia de Ceausescu, com os seus mercados repletos de fruta de madeira pintada, as inaugurações de fábricas vazias encenadas para a TV, o culto da personalidade do Principal Mentor (!!!), as massas alienadas numa fé cega ao regime, a substituição da realidade pela fé. Tragi-cómico.

    Já me esquecia: - I did not have relations with that woman.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. You did not have relations with any woman.
      Cuidado com a hepatite buco-penial aí por Lisboa.

      Eliminar
    2. Atenção o rotolfo sabe do que fala.

      Eliminar
    3. Olha o especialista a emitir um parecer.

      Eliminar
    4. You brought up the subject, not me!

      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAH

      Eliminar
  15. Na altura destas notícias, cheguei a ouvir estas escutas online. O que é certo é que tentei encontrar novamente o audio e não o encontrei... parece que se desvaneceu.

    ResponderEliminar
  16. O Lucílio Batista e o Benfica...recordo-me do uma história no Estádio do Algarve.
    Este Braz e o outro paneleiro são isentos. E o António Rola a comentar na TVI 24 também é bonito.

    ResponderEliminar