quarta-feira, 7 de junho de 2017

O primeiro-ministro, os padres e as missas do Estado Lampiânico

Ontem, no Porto Canal, Francisco J. Marques leu umas trocas de mails entre Adão Mendes (antigo árbitro e observador) e Pedro Guerra, nos quais se aborda, numa linguagem deliciosamente codificada, a forma como, alegadamente, o Benfica controla a arbitragem, na generalidade, e determinados árbitros, em concreto.

Uma sociedade liderada por um sábio primeiro-ministro, com mecanismos bem oleados de ordenação de padres que garantem missas bem celebradas, e que pune prontamente aqueles que rezam as orações erradas.

Aqui fica o vídeo onde é lido o conteúdo desses mails.


P.S.: Segundo Francisco J. Marques, estes mails foram enviados durante a época de 2013/14. Sem grande esforço de memória, recupero três erros dessa época, cometidos por alguns dos árbitros mencionados, que valeram pontos ao Benfica e custaram pontos ao Sporting: Manuel Mota tirou-nos 2 pontos ao anular aquele golo de Slimani contra o Nacional; Vasco Santos fez uma arbitragem vergonhosa no V. Setúbal - Sporting, que acabou empatado 2-2, anulando mal um golo a Adrien, validando mal o 1º golo do V. Setúbal (obtido em fora-de-jogo) e assinalando mal o penálti que valeu o 2º golo do V. Setúbal a poucos minutos do fim; Jorge Ferreira anulou um golo limpo ao Belenenses contra o Benfica (o jogo acabou 0-1) por causa de um fora-de-jogo posicional que, na altura, deu polémica por causa de uma suposta (mas inexistente) interferência no campo de visão de Oblak (LINK), decisivo para que o Benfica conseguisse os três pontos. Jorge Ferreira, o Esquiça, que mais tarde também daria nas vistas por aquele penálti assinalado num acrobático mergulho de Jonas em Paços de Ferreira, ou que decidiu expulsar, no meio da 2ª parte, um jogador do Moreirense contra o Benfica por supostas palavras com o jogo a decorrer... deu jeito para desfazer o empate. E como esquecer Nuno Almeida, o árbitro que ignorou um penálti cometido por Talisca na última jornada da época passada, que daria o 1-0 ao Nacional e colocaria o Sporting em 1º lugar (LINK)...