terça-feira, 8 de agosto de 2017

Comunicação SCP: época nova, os erros do costume

Depois de um defeso relativamente calmo em matéria de comunicação, a aproximação do início das competições parece ter despertado a tentação do Sporting em repetir os erros do passado.

A pacatez dos últimos meses devia-se, sobretudo, a três fatores: é, por natureza, um período mais morto; à decisão do presidente de deixar de escrever no Facebook, fechando quer a conta institucional, quer a conta pessoal; e o cumprimento do pesadíssimo (e injustificado) castigo imposto pelo Conselho de Disciplina da FPF. Se, no caso da suspensão, foi forçado a isso, relativamente ao Facebook já foi uma decisão do próprio - que achei sensata, apesar de considerar o Facebook uma ferramenta que, bem usada, pode ser bastante útil. Infelizmente, o presidente nem sempre soube medir bem o tempo e o tom dos seus posts. Tudo junto levou a que as intervenções do presidente e de Nuno Saraiva fossem bastante mais reduzidas do que é hábito.

No dia em que terminou a sua suspensão, Bruno de Carvalho decidiu dar uma entrevista à Sporting TV. Totalmente desnecessária, diga-se, pois não disse nada que não se soubesse já, revelou-se mal preparado na questão dos delegados, e ainda decidiu dedicar uma enorme fatia do tempo a responder a Octávio Machado, abrindo uma frente de batalha de onde nunca poderia vir nada de bom para o clube.

Pecado semelhante cometeu Nuno Saraiva ao atacar Nicolau Santos pelas criticas que este fez, num artigo publicado no site do Expresso, às opções de mercado e planeamento da época do clube. Em primeiro lugar porque o jornalista, sendo sócio sportinguista, tem direito à crítica. Segundo, porque as críticas de Nicolau Santos eram tão absurdas, tão ridículas, que pouca gente as terá levado a sério... o mesmo não se pode dizer do próprio Nuno Saraiva, que ao responder a Nicolau Santos, acabou por lhe dar ainda mais palco, ao mesmo tempo que abria uma nova frente de batalha.

Em ambos os casos (Octávio e Nicolau), a azia de um e a falta de lógica de outro acabariam por ser os coveiros do seu próprio discurso junto da esmagadora maioria dos sportinguistas. É pena que Bruno de Carvalho e Nuno Saraiva ainda não tenham percebido que, por vezes, é melhor deixar os outros a falarem sozinhos.

Mas tomara que tivesse sido apenas isso.

Recentemente, Bruno de Carvalho reativou a sua conta pessoal - um assunto que, por princípio, só a si lhe diria respeito -, mas não sem dar uma longa explicação para essa decisão. Nessa explicação escreveu para os sportinguistas, na qualidade de presidente - o adepto Bruno de Carvalho, no que à discussão pública diz respeito, não existe -, e não conseguiu deixar de dar algumas bicadas e recados. Ou seja, colocou-se a jeito para ser acusado de faltar à palavra dada.

Voltaram também os posts de Nuno Saraiva a disparar em todas as direções. O diretor de comunicação ainda não percebeu que a eficácia das suas intervenções diminui de forma inversamente proporcional à quantidade de mensagens e acusações que decide fazer. O excelente post que fez a criticar Vieira pelas declarações em que negou a existência de claques (excelente, porque foi factual e incisivo, recuperando acontecimentos passados que comprovavam a hipocrisia das palavras do presidente benfiquista) acabou por ficar diluido no meio de outras publicações sem qualquer relevância, das quais se destaca esse momento de vergonha alheia que foi a surreal sequência de posts dos gnomos. É possível que, nos corredores e gabinetes da SAD, tenham achado muito divertido o exercício caricatural feito sobre alguns inimigos... mas cá fora terão sido poucos os sportinguistas a entender a necessidade de uma coisa destas. Eu, definitivamente, não fui uma dessas pessoas.

Ou seja, tudo isto para concluir que, concluído mais um ano, voltámos à casa da partida. Parece que ninguém está interessado em aprender com os erros: estamos a cometê-los novamente e, pior, sem qualquer noção dos danos que isso causa à nossa imagem e credibilidade.

Para completar o cartão de bingo, já só falta fazer declarações de bazófia se nos virmos a liderar o campeonato isolados ao fim de algumas jornadas (tipo "os nossos rivais têm que dar mais luta"), e congratularmo-nos publicamente pelo sucesso do videoárbitro ao fim de meia-dúzia de jornadas, à imagem do que Bruno de Carvalho fez à 3ª jornada da época passada. Sabemos bem como as coisas correram depois disso.

47 comentários :

  1. Bom post, concordo plenamente. Penso que perspicácia não é propriamente o ponto forte de BdC e NS, o que é pena pois são duas pessoas cheias de muitas outras virtudes...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Venho desde já felicitar este excelente artigo autocrítico neste blogue extinto.
    Todos nós (os de boa fé) esperamos que esta época seja verdadeiramente uma cópia da anterior, tanto em declarações como nos resultados.
    E o Facebook, que voltou por causa da música, esteja mais activo do que nunca. E que as saraivadas sejam cada vez mais frequentes. São sinais de que algo não lhes corre bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Os de boa fé" :D

      Fez-te bem o intervalo, bot. Apareces com um sentido de humo

      Eliminar
    2. «Todos nós (os de boa fé)» Parei aqui e soltei tal gargalhada que até o vizinho do outro lado da rua ouviu...

      Eliminar
    3. Nem um mês atrás...


      rudolfo dias 12 de julho de 2017 às 10:29

      "Conclusão: Benfiquistas, este já deu o berro, vamos-nos virar agora para a extinção de outro blogue esverdeado. Conforme eu previ, um a um vão tombar como tordos, nem que seja pela exaustão. Aguardemos instruções eclesiásticas superiores para sabermos qual o próximo. Eheheh, boas férias."

      Eliminar
    4. Rudolfo, vai ver se está a chover e se não estiver, aproveita o bom tempo e fica por lá :)

      SL

      Eliminar
    5. Tanta gente surpreendida com a conotação benfiquista aos homens de boa fé.
      Tal como na idade média havia os Homens Bons, certamente os benfiquistas da altura, hoje em dia temos "os de boa fé" devido à nossa profunda crença no P3n7a, à proximidade da Catedral, a missas e padres.

      Eliminar
    6. Esta Rudolfina marra e marra e marra e marra e marra e marra e marra e marra...deve ter pilhas Duracell. E depois è tipo eco, eco, eco, ec, ec, ec, c, c, c...no cagalhão postado. Desprovido de lógica e inteligência. Enfim, o lampionismo no seu melhor!!!

      Eliminar
  3. No difícil caminho para o título, pior que padres e queridos só mesmo este sentimento de bazófia que invade os nossos dirigentes e treinador após 2 ou 3 vitórias seguidas.

    Espero sinceramente que alguém controle estes ímpetos pois os campeonatos só se ganham em Maio.

    ResponderEliminar
  4. Se me permitirem só um off topicozinho, o que acharam da actuação do VAR no lance em que o Coats joga vólei na sua própria área? Com o braço casualmente acima da cabeça?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu viste?... Tens a certeza que viste bem?... RFudolf, mon enfant terrible, viste isso na btv, pois foi?
      Pronto, já ganhaste o teu óbulo, vai lá dar banho à gaivota.

      Eliminar
    2. O pizzi tambem jogou a bola com as duas maos e nao se passou nada alias foi considerado um lance normal, portanto acho que nesse caso tambem deve ser tratado como se não se tivesse passado nada...

      Game Over. Try Again.

      Eliminar
    3. aproveito o off-topic para te avisar que a tua esposa pediu-me para te dizer que vai estar ocupada com o VARão :).

      Eliminar
    4. Rena estúpida o que achaste do primeiro golo do carnide na supertaça?

      Hoje é dia de Francisco J. Marques, vai rezando para que a encavadela não seja muito grande. Pelo que me disseram vais ter um agosto terrível em termos de correspondência eletrónica.

      Eliminar
    5. Acho que precisas de óculos, daqueles tipo fundo de garrrafa!! Vai mas é comentar o penaltie do Guimarães!!

      Eliminar
    6. Acho que precisas de óculos, daqueles tipo fundo de garrrafa!! Vai mas é comentar o penaltie do Guimarães!!

      Eliminar
    7. E qual a diferença do Coates para o Sálvio? E do empurrão do Pizzi antes do 1º da super taça?Ou da biqueirada do Jardel?

      Eliminar
    8. In English, Jotinha, in English.
      Segundo as minhas fontes, era como o chamavam no Sunderland, pois como estava sempre no banco e para o norte de Inglaterra faz mais frio, ele vestia sempre um casacão.

      Eliminar
  5. Não concordo muitas vezes com o que aqui é escrito, mas hoje concordo a 100% e continuo sem perceber a razão de não se mudar, quando 98% dos sportinguistas já perceberam isso.

    ResponderEliminar
  6. http://meunomeleao17.blogspot.pt/2017/08/tenham-juizo-meus-senhores.html?m=1

    ResponderEliminar
  7. Já não há paciência para a infantilidades de Bruno de Carvalho. Comporta-se como um bullyzinho mimado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o sr mestre de cerimónias esteja "orgulhoso" com este poste de fato conseguiu despertar o que há de mais estúpido e reles em pessoas que aqui se denominam com sportinguistas!!
      Daqui envio a minha FORÇA BRUNO de CARVALHO!!

      Eliminar
  8. seria caso para dizer: q estejam sempre castigados para ñ falarem )

    ResponderEliminar
  9. Foi um defeseo tão sossegado... A palavra pode ser de prata, mas o silêncio será sempre de ouro. Factos, objectividade e parcimónia é o que se pede. Quando a forma é a errada, tudo isto se perde. E caímos no jogo em que os aldrabões, manipuladores e cartilheiros são bons. Nisso, vão ser sempre campeões. Está na sua natureza...

    ResponderEliminar
  10. Que nunca se calem em defesa do clube. O tempo dos "conas de sabão" já passou e não deixou nenhumas saudades, agora ninguém fica sem resposta.
    O lodaçal do futebol português não se coaduna com virgens ofendidas.

    ResponderEliminar
  11. essa da bazófia ao nível da futurologia nem o nhaga faria melhor. excelente post

    ResponderEliminar
  12. Subscrevo totalmente. Trabalhem os mais calados possível, pelo amor de Deus.
    Já ninguém liga ao que o Nuno Saraiva diz. Apenas cai no ridículo a cada aparição pública. Aprendam a ser eficazes por favor!
    E sim, bazófia não por favor! Temos muito trabalho, muitas batalhas! Estamos fortes e iremos fazer um bom campeonato, mas bazófia não por favor...trabalho, trabalho, mais trabalho...

    ResponderEliminar
  13. Trocaram o mdc e substituiram o pelo antigo?

    Oh mdc então vocês cada vez que comunicam acertam... Como podem continuar a errar se nunca erraram? O Saraiva dá com cada tareia no Benfica.. Afinal já não é assim? Cada post do fb é um grande momento do presidente e afinal não o querem lá? Querem ver que ainda vão dizer que o presidente deve comunicar poucas vezes e em momentos definidos por si (à lfv)? Grandes contratações cirurgicas (11)... E malta da formação (0 novos... Ou o patrício conta como aposta na formação para esta época).

    O VA já não serve para alguns dos seus blogues amigos? Onde estavam no jamor?

    ResponderEliminar
  14. Os lampioes sao uns felizardos, teem um presidente que e semi-anafabeto, por esse motivo tem os cartilheiros pagos a peso de ouro, para fazer o trabalho sujo, tem a comunicacao social, toda do lado do clube que ele preside, ainda ha dias dois jornalistas da cm tv foram agredidos por socios ou adeptos do benfica, e nem sequer se queixaram as autoridades nem noticiaram tal facto no proprio canal, mas o presidente do sporting e o nuno saraiva e que falam demais, infelizmente tem de ser assim, porque nos nao temos padrinhos, so nos resta sermos unidos e nao nls deixar-mos impressionar pelos cartiheiros. Saudacoes leoninas.

    ResponderEliminar
  15. Excelente post, parabéns, não vale a pena continuar a negar, que causa bastante incomodo á grande parte dos Sportinguistas, esta necessidade constante de falar, de aparecer , de dizer nada !! ....não faz sentido nenhum estarmos invariavelmente dia após dia, a dar "conteúdos" ás CMTVs, cá do burgo, para nos apoucar e gozar....chega ....parece-me que começamos já a preferir que o nosso presidente, (que tem feito um trabalho extraordinário no clube), seja castigado !! é um contrassenso mas é melhor assim !!..SL

    ResponderEliminar
  16. Gostava mesmo que fossem mais discretos e que os deixassem a falar sozinhos. Não devem responder a tudo. Perdem a razão e ainda são ridicularizados. Enfim...nada aprenderam. Peçam muito a estes senhores que trabalhem mas que não falem e principalmente não respondam. Eles não gostam de ser ignorados!!!! bom

    ResponderEliminar
  17. Inteiramente de acordo com o post. É assim tão difícil aprender com os erros?

    Para atingirmos os objetivos teremos de estar todos focados nessa missão. Deixar os egos de lado, arregaçar as mangas e trabalhar todos e digo TODOS para o mesmo lado.

    Vai ser uma época difícil com muitas "armadilhas" pelo caminho, o foco terá de ser o mais importante, a "feira das vaidades" não cabe numa equipa que se quer CAMPEÃ.

    Por muito que custe a alguns (PRESIDENTE incluído) há que "aguentar a passarinha". VAMOS SER INTELIGENTES, PORRA!

    ResponderEliminar
  18. Acho que não mudava uma única palavra. Excelente post.

    ResponderEliminar
  19. Muito obrigado pela publicacao do meu comentario, pelo que me apercebo, o mestre regressa, muito preocupado em nao ferir a susceptibilidade dos donos disto tudo, sei que isto nao vai ser publicado, mas pelo menos vai ler, estou um pouco dececionado, penso que o meu comentario nao tinha nem palavroes, nem nada de ofensivo.

    ResponderEliminar
  20. É por textos como este que o "intervalo" foi mais sentido.
    Excelente análise. No caso da comunicação do clube muita informação causa a dispersão da mensagem e a própria descredibilização de quem a produz.
    E o proveito é nenhum.
    Espero que BC e NS leiam este post e percebam que as suas energias devem ser dirigidas de forma concentrada para o que diz respeito ao nosso futebol e organização e menos para os casos e casinhos que alimentam os pasquins.
    Para já louvo o silêncio do presidente em relação ao que Octávio Machado tem dito.
    O silêncio, por vezes, é uma arma poderosa.
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  21. Epá desculpem lá mas não embarco em tolices.
    Sim este post é uma tolice!
    Há 2 anos,foi a conversa que fez o SCP ficar em 2ºlugar ou foi a APAF que deu e dá colinho ao Sport Lisboa nas alturas criticas?E num caso e no outro,são eles(O Saraiva na altura ainda nao estava lá) que estão mal nesta história por falarem?Ou os outros por alterarem a verdade desportiva?E já agora,os nossos rivais não falam?O LFV cada vez que fala mostra o mentiroso compulsivo(leia se intruja) que é e tem que se resguardar para não dar muito nas vistas.. mas os cartilheiros são o quê?O Mr.Burns era o que?..

    Então querem ver,um jogo que é jogado 14 contra 14 com 4 juizes(agora julgo serem 6 com o VAR) em que apenas esses têem influência directa no jogo foi condicionado ou alterado por causa da palavra de 2 pessoas?E essas 2 pessoas é que estão erradas pelo que li aqui.Extraordinário.
    Digo tolice porque quem está errado nesta história não é quem defende o nosso clube e deviamos de apontar baterias em quem nos rouba e não a quem nos protege apesar de concordar com o timing e conteudo ou não da mensagem.

    E tenho pena que grandes sportinguistas por vezes fiquem toldados com a manipulação a sua volta e acabem por ceder,criticando quem nos defende em vez de atacar quem nos rouba literalmente!È que mesmo com VAR o gamanço vai continuar!
    E a estratégia da C.Social é mesmo essa,que nos fartemos de BDC
    ou JJ,a psicologia humana é muito complexa.
    Agora,sempre que pensarem mal de BDC imaginem o que seria nós termos Pinto da Costa ou LFV como presidente!
    I rest my case..

    SL

    ResponderEliminar
  22. Boas,
    No dia em que enveredar pelo caminho do político correto, estamos a dar oxigénio aos corruptos e ao compadrio. Artista, deixe-se disso. A sua opinião tem que ser respeitada, mas deixe-me dizer-lhe que aqui, no futebol, como sabe, não querem saber dos corretos e dos honestos. Atropelam toda a gente para conseguir ganhar. É isto que se passa há muitos anos. Não podemos bater naqueles que de forma mais ou menos correta tentam desmascarar esta gentalha. Assim todos os sportinguistas puxassem para o mesmo lado! Estamos fartos de ser bem comportados e ver os outros a gozar com total impunidade, como fez o ''orelhas'' a propósitos das claques. Artista: viu algum órgão de comunicação a criticar essa triste sena do ''orelhas''. Se viu diga porque nós sportinguista não demos por isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que ninguém é contra que se desmascare esta corja que está montada. E antes de deixar a minha opinião queria reforçar que mil vezes o que temos agora do que qualquer tipo de pactuo, voluntário ou involuntário com este sistema, seja através do silêncio seja de que outra forma for.

      A questão que está a ser levantada é qual a melhor forma e mais eficaz de combater este sistema, claro que é sempre fácil falar de fora, mas não se estará por vezes a levantar ruido, ou exagerar nas intervenções com questões menores? Poderia ou não haver outras formas mais eficientes de comunicar sem descer a determinados níveis?

      Já não é a primeira vez que digo isto, e claro nestas coisas, terminando como comecei, não há formulas corretas, existirão sempre criticas menos positivas e prefiro mil vezes o presidente que temos do que quem pelo seu conformismo, inércia, incompetência o que seja, de certa forma contribuiu para o que se assiste hoje.

      Eliminar
    2. Amigo Leão, compreendo a sua revolta, mas se eu fosse benfiquista tinha vergonha ... e, actualmente, um sem-vergonha é, provavelmente, um benfiquista.

      Eliminar
  23. É por isso que me orgulho em ser Sportinguista. Quando não concordamos, conseguimos criticar com senso, ponderação e de um modo construtivo. Agora, ou se aceita ou não ...

    ResponderEliminar
  24. Eu concordo que há alguns comunicados que metem dó, mas os sportinguistas também são parte do problema. Basta ver que de todos os posts que aqui tens de primeira página, este é o segundo mais comentado (só sendo ultrapassado pelo post Intervalo).

    ResponderEliminar
  25. Meus amigos, então na vossa opinião uma boa comunicação seria o habitualmente triste e politicamente correto ao longo das últimas décadas, "comer e calar"?!
    Eu por acaso gostava de vos ver, se por exemplo os vossos vizinhos passassem a vida a dizer mal e difamar publicamente o vosso bem nome fora outras patifarias que todos nó bem sabemos quais são, quer dizer então que neste caso as pessoas que aqui criticam o nosso presidente, perante essas situações iam calar o biquinho e continuar como se nada fosse?? Ou pelo contrário, se calhar se fosse com vocês provavelmente fariam muito pior, por isso deviam era estar agradecidos pelo presidente e direcção que temos em vez de virem para aqui fazer o papel dos nossos "inimigos"!! É por estas e por outras, principalmente pelo "veneno" interno que muitos insistem em cuspir que o SCP já não é campeão há tantos anos!! Sinceramente esperava outro tipo de atitude da vossa parte principalmente deste blog que se diz sportinguista!!!

    ResponderEliminar