quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Há necessidade de vender jogadores?

O jornal O Jogo fez um resumo das aquisições e vendas que o Sporting realizou esta época, chegando ao total de 27,1 milhões gastos em compras e aos 22,3 milhões alcançados com as saídas.

No caso das compras, o valor poderá atingir os 30,6 milhões caso a cláusula de opção de Doumbia seja acionada - creio que, ao contrário do que está no quadro, a opção não é obrigatória, estando dependente do cumprimento de determinados objetivos -, enquanto o montante das vendas poderá aumentar em função da componente variável da transferência de Paulo Oliveira.

Ou seja, neste momento, o Sporting gastou cerca de 5 milhões a mais do que encaixou com as vendas.

Mas, na realidade, fazer as contas das compras e das vendas desta forma não é mais do que um exercício de mera curiosidade, pois o impacto nas contas está muito longe de se calcular através de uma simples subtração entre um e outro número. Para a parte das vendas interessa calcular as mais-valias - a diferença entre o valor que o clube obteve com a venda após serem deduzidas comissões e o valor contabilístico do atleta -, enquanto os custos com as compras acabam por ser diluídos proporcionalmente pelo número de anos de contrato de cada jogador.

Deixo alguns exemplos. O custo dos 9,6 milhões da transferência de Acuña será distribuído por cada um dos 4 anos do seu contrato. Ou seja, nesta época, a sua contratação só terá um impacto de 2,4M nas contas. Por outro lado, é duvidoso que a venda de Teo Gutierrez dê algum lucro ao clube: entre o que custou, as comissões e o prémio de assinatura, o valor da venda deve andar ao nível do seu valor contabilístico. Já a venda de Rúben Semedo deve ser quase só lucro, pois era um jogador da formação, e o seu valor contabilístico limitava-se aos prémios de assinatura nas renovações de contrato (que devem ser pouco significativos).

Calculo que a pergunta que virá à cabeça da maior parte dos sportinguistas ao ver este quadro é a seguinte: precisa o Sporting precisa de vender mais jogadores? A resposta é: sim, mas não necessariamente agora.

O Sporting precisa de vender porque as receitas operacionais (que não envolvam vendas) não chegam para cobrir os custos da SAD. Como se sabe, o aumento dos salários da equipa de futebol tem aumentado bastante ao longo das últimas épocas. Felizmente, as receitas em geral também têm tido um aumento considerável (direitos de televisão, publicidade, bilheteira e merchandising), mas não cobrem totalmente os custos. Sendo assim - e apesar de o desequilíbrio operacional do Sporting ser bastante inferior ao de Benfica e Porto - não há como fugir: com esta estrutura de custos será sempre necessário vender. 

Quanto é que o Sporting terá ainda de vender? Neste momento, ainda não é certo, pois há dois fatores importantes que carecem de definição. O primeiro é a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões, que valerá um mínimo de 15 milhões. O segundo é a colocação dos jogadores excedentários: Schelotto, Marvin, Douglas, Jug, Bryan Ruiz, Slavchev, Rosell, Héldon e Petrovic (coloco-o porque o seu custo está longe de justificar a utilização que terá se ficar no plantel) representam um custo salarial que - especulando - deve andar entre os 8 e os 10 milhões de euros. Ou seja, só aqui estaremos a falar de um total de 23-25 milhões de euros que, idealmente, deixaríamos de ter de vender se corresse tudo como desejássemos (qualificação para a Champions e venda ou empréstimo de todos os excedentários).

A este valor terá que se juntar o desequilíbrio operacional que se registará no fim da época. No final do 3º trimestre de 2016/17, o Sporting teve um prejuízo operacional (sem venda de jogadores) de cerca de 10 milhões, que deverá rondar os 17/18 milhões no final da época. Para já, penso que podemos assumir que 2017/18 terá números idênticos aos da época passada - caso os tais pressupostos indicados em cima se cumpram.

Convém também relembrar que a maior venda do defeso (Rúben Semedo) foi realizada antes de 30 de junho, pelo que entrará nas contas da época passada.

Aquilo que me parece é que se o Sporting se conseguir qualificar para a Liga dos Campeões, não estará pressionado para vender por uma questão de equilíbrio de contas. Eventualmente poderá ter que o fazer por uma questão de gestão de tesouraria, mas também há uma alternativa (pouco recomendável mas, ainda assim, uma alternativa) a vender já: antecipar receitas ou contrair um empréstimo bancário adicional para que o clube não falhe os seus compromissos. 

Certo, certo, é que o clube terá de fazer pelo menos uma excelente venda, na ordem dos 30 milhões - seja agora, no mercado de inverno, ou no final da época, antes do mundial.

37 comentários :

  1. O desiquilibrio operacional do Sporting é inferior ao do Benfica? O Benfica teve lucro operacional... O Sporting perde 15M por trimestre. O mdc é só ver os rc! Vá lá rever os seus posts.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui verificar. No 1º semestre, sem vendas de jogadores, o Benfica teria dado um prejuízo superior ao do Sporting no mesmo período.

      Eliminar
    2. Mestre, ainda se dá ao trabalho? Ele percebe tanto de contas como eu da apanha da amora! ZERO!

      Eliminar
    3. ó cromo o capital próprio do SCP é positivo, ao contrário do SLB e FCP.

      Eliminar
    4. Segundo as suas contas o desiquilibrio operacional do Sporting é de 45M então? Gostava de saber onde viu tais numeros :)

      Eliminar
    5. No 1sem 2016/17 0 SLB teve um resultado operacional (sem amortizações comissões e outros custos ou ganhos na compra e ou venda de jogadores) de + 18.118 milhões de euros. No 1sem de 2015/16 foi de 11.900 milhões.
      No 1sem. de 2016/17 o resultado operacional do SCP, equivalente, foi de — 1.373 milhões. No final do 3trim de 2016/17 0 resultado operacional estava nos 9.952 milhões.
      Do Porto é melhor nem falar tal é o desequilíbrio.
      O Benfica, dos três grandes, é o único que tem resultados operacionais positivos, de há dois anos para cá.
      Caro Mdc, é favor consultar os relatórios de contas das respectivos SAD, com a ateEnção devida.

      Eliminar
    6. O Enganado da cartilha!

      Apaga tudo, sempre evitas vergonhas!

      Eliminar
    7. Ahahahahahahahahahah! martinholas, o sodomizado!!! Ahahahahahahah!

      Eliminar
    8. Para o mentiroso compulsivo damos prejuízo de 60 milhões ao ano...
      Ainda é permitido a gajos com este QI continuarem a dizer estas alarvidades?

      Eliminar
    9. Caro Sr. Mestre,
      Confeço-lhe que começo seriamente a pensar que o senhor não entende nada de “contas”.
      E custa-me a acreditar que não haja nenhum sportinguista que siga este blog que não tenha o discernimento (sentido de responsabilidade pela verdade) de corrigir-lhe as suas afirmações FALSAS.
      Como é possível o senhor afirmar e cito: “e apesar de o desequilíbrio operacional do Sporting ser bastante inferior ao de Benfica…” e ainda a afirmação e cito “Fui verificar. No 1º semestre, sem vendas de jogadores, o Benfica teria dado um prejuízo superior ao do Sporting no mesmo período.”
      Só posso retirar uma de duas conclusões, ou senhor não entende nada de “contas” ou senhor encontra-se neste blog para prestar um serviço/opinião que não corresponde à VERDADE, com claras intenções de enganar/ludibriar o universo sportinguista que segue as suas dissertações e opiniões como factos incontestáveis.
      Primeiro, o resultado operacional da Benfica SAD no 1ºsemestre de 2016/2017 foi de 18.118 Milhões de euros POSITIVOS;
      Segundo, o resultado operacional da Sporting SAD no 1ºsemestre de 2016/2017 foi de 1.373 Milhões de euros NEGATIVOS;
      Terceiro,
      A definição de resultado operacional, sem transação de direitos de atletas, cito :” O EBIT, Earnings Before Interest and Taxes (Resultados Antes de Juros e Impostos) é um indicador financeiro que revela o resultado da empresa antes do apuramento dos juros financeiros e do cálculo do imposto, ou seja o resultado operacional da empresa. O EBIT determina-se, a partir da demonstração de resultados, através da diferença entre as receitas e as despesas da empresa. ” (Fonte: https://www.economias.pt/ebit/)
      A definição de resultado operacional, incluindo transação de direitos de atletas, cito : ” O EBITDA, Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) é um indicador financeiro na análise financeira de uma empresa ou organização através da demonstração de resultados. O EBITDA é utilizado para financiar os investimentos em bens de capital financiar as necessidades de fundo de maneio, pagar impostos, cumprir o serviço da dívida e criar reservas. ” (Fonte: https://www.economias.pt/ebitda/)
      Deste modo, a suma dos dois (resultados) obtemos o Resultado antes dos Impostos.
      Para terminar, relativamente a sua afirmação e cito:“Fui verificar. No 1º semestre, sem vendas de jogadores, o Benfica teria dado um prejuízo superior ao do Sporting no mesmo período.” Se o senhor tivesse consultado R&C da Benfica SAD no 1º semestre de 2016/2017 teria concluído que Resultado com a transação de atletas foi de 6.477 Milhões de Euros NEGATIVOS, isto é NÃO obteve ganhos (mas sim perdas) nesta parcela, no período referido. Repito, gastou mais em direitos de atletas, do que recebeu na venda de direitos no 1º Semestre 2016/2017.
      Caro Sr. Mestre e Srs. administradores do blog, peço-lhes encarecidamente que não me negam o direito de opinião, apesar que neste meu comentário não ter exercido esse direito, limitei-me a corrigir as afirmações INCORRECTAS/FALSAS do Sr. Mestre.
      Cumprimentos,
      Santos.

      Eliminar
    10. Mdc já lhe responderam com dados!
      Mais lhe digo... Eu ficaria desiludido com o meu trabalho de tivesse um blog e os meus seguidores não conseguissem mais do que o ducher ou o Alex.
      Tiago Simões vi no vosso rc.

      Eliminar
    11. Os seus números:
      http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/12/as-contas-do-sporting-1-trimestre.html?m=1
      http://oartistadodia.blogspot.pt/2017/03/lucro-de-465-milhoes-no-1-semestre.html?m=1
      62,9-46,5=16,4. Num trimestre. Matemática!
      Agora vão lá para a apanha da amora.

      Eliminar
    12. PS... Num trimestre onde não existem compras e vendas de jogadores. Ainda se podia dizer que há os prémios da UEFA... Mas os vossos estão congelados! Mas quem come gelados são os outros.

      Eliminar
    13. Caro Sr. Mestre,
      Confeço-lhe que começo seriamente a pensar que o senhor não entende nada de “contas”.
      E custa-me a acreditar que não haja nenhum sportinguista que siga este blog que não tenha o discernimento (sentido de responsabilidade pela verdade) de corrigir-lhe as suas afirmações FALSAS.
      Como é possível o senhor afirmar e cito: “e apesar de o desequilíbrio operacional do Sporting ser bastante inferior ao de Benfica…” e ainda a afirmação e cito “Fui verificar. No 1º semestre, sem vendas de jogadores, o Benfica teria dado um prejuízo superior ao do Sporting no mesmo período.”
      Só posso retirar uma de duas conclusões, ou senhor não entende nada de “contas” ou senhor encontra-se neste blog para prestar um serviço/opinião que não corresponde à VERDADE, com claras intenções de enganar/ludibriar o universo sportinguista que segue as suas dissertações e opiniões como factos incontestáveis.
      Primeiro, o resultado operacional da Benfica SAD no 1ºsemestre de 2016/2017 foi de 18.118 Milhões de euros POSITIVOS;
      Segundo, o resultado operacional da Sporting SAD no 1ºsemestre de 2016/2017 foi de 1.373 Milhões de euros NEGATIVOS;
      Terceiro,
      A definição de resultado operacional, sem transação de direitos de atletas, cito :” O EBIT, Earnings Before Interest and Taxes (Resultados Antes de Juros e Impostos) é um indicador financeiro que revela o resultado da empresa antes do apuramento dos juros financeiros e do cálculo do imposto, ou seja o resultado operacional da empresa. O EBIT determina-se, a partir da demonstração de resultados, através da diferença entre as receitas e as despesas da empresa. ” (Fonte: https://www.economias.pt/ebit/)
      A definição de resultado operacional, incluindo transação de direitos de atletas, cito : ” O EBITDA, Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) é um indicador financeiro na análise financeira de uma empresa ou organização através da demonstração de resultados. O EBITDA é utilizado para financiar os investimentos em bens de capital financiar as necessidades de fundo de maneio, pagar impostos, cumprir o serviço da dívida e criar reservas. ” (Fonte: https://www.economias.pt/ebitda/)
      Deste modo, a suma dos dois (resultados) obtemos o Resultado antes dos Impostos.
      Para terminar, relativamente a sua afirmação e cito:“Fui verificar. No 1º semestre, sem vendas de jogadores, o Benfica teria dado um prejuízo superior ao do Sporting no mesmo período.” Se o senhor tivesse consultado R&C da Benfica SAD no 1º semestre de 2016/2017 teria concluído que Resultado com a transação de atletas foi de 6.477 Milhões de Euros NEGATIVOS, isto é NÃO obteve ganhos (mas sim perdas) nesta parcela, no período referido. Repito, gastou mais em direitos de atletas, do que recebeu na venda de direitos no 1º Semestre 2016/2017.
      Caro Sr. Mestre e Srs. administradores do blog, peço-lhes encarecidamente que não me negam o direito de opinião, apesar que neste meu comentário não ter exercido esse direito, limitei-me a corrigir as afirmações INCORRECTAS/FALSAS do Sr. Mestre.
      Cumprimentos,
      Santos.

      Eliminar
    14. Caro Sr. Mestre,
      Confeço-lhe que começo seriamente a pensar que o senhor não entende nada de “contas”.
      E custa-me a acreditar que não haja nenhum sportinguista que siga este blog que não tenha o discernimento (sentido de responsabilidade pela verdade) de corrigir-lhe as suas afirmações FALSAS.
      Como é possível o senhor afirmar e cito: “e apesar de o desequilíbrio operacional do Sporting ser bastante inferior ao de Benfica…” e ainda a afirmação e cito “Fui verificar. No 1º semestre, sem vendas de jogadores, o Benfica teria dado um prejuízo superior ao do Sporting no mesmo período.”
      Só posso retirar uma de duas conclusões, ou senhor não entende nada de “contas” ou senhor encontra-se neste blog para prestar um serviço/opinião que não corresponde à VERDADE, com claras intenções de enganar/ludibriar o universo sportinguista que segue as suas dissertações e opiniões como factos incontestáveis.
      Primeiro, o resultado operacional da Benfica SAD no 1ºsemestre de 2016/2017 foi de 18.118 Milhões de euros POSITIVOS;
      Segundo, o resultado operacional da Sporting SAD no 1ºsemestre de 2016/2017 foi de 1.373 Milhões de euros NEGATIVOS;
      Terceiro,
      A definição de resultado operacional, sem transação de direitos de atletas, cito :” O EBIT, Earnings Before Interest and Taxes (Resultados Antes de Juros e Impostos) é um indicador financeiro que revela o resultado da empresa antes do apuramento dos juros financeiros e do cálculo do imposto, ou seja o resultado operacional da empresa. O EBIT determina-se, a partir da demonstração de resultados, através da diferença entre as receitas e as despesas da empresa. ” (Fonte: https://www.economias.pt/ebit/)
      A definição de resultado operacional, incluindo transação de direitos de atletas, cito : ” O EBITDA, Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) é um indicador financeiro na análise financeira de uma empresa ou organização através da demonstração de resultados. O EBITDA é utilizado para financiar os investimentos em bens de capital financiar as necessidades de fundo de maneio, pagar impostos, cumprir o serviço da dívida e criar reservas. ” (Fonte: https://www.economias.pt/ebitda/)
      Deste modo, a suma dos dois (resultados) obtemos o Resultado antes dos Impostos.
      Para terminar, relativamente a sua afirmação e cito:“Fui verificar. No 1º semestre, sem vendas de jogadores, o Benfica teria dado um prejuízo superior ao do Sporting no mesmo período.” Se o senhor tivesse consultado R&C da Benfica SAD no 1º semestre de 2016/2017 teria concluído que Resultado com a transação de atletas foi de 6.477 Milhões de Euros NEGATIVOS, isto é NÃO obteve ganhos (mas sim perdas) nesta parcela, no período referido. Repito, gastou mais em direitos de atletas, do que recebeu na venda de direitos no 1º Semestre 2016/2017.
      Caro Sr. Mestre e Srs. administradores do blog, peço-lhes encarecidamente que não me negam o direito de opinião, apesar que neste meu comentário não ter exercido esse direito, limitei-me a corrigir as afirmações INCORRECTAS/FALSAS do Sr. Mestre.
      Cumprimentos,
      Santos.
      PS: Já passaram 12horas desde que tentei enviar o meu comentário, no entanto ainda não se encontra aprovado pelos Srs. administradores do blog, reforço o pedido para não bloquearem o meu comentário, pois sempre mantive uma postura de respeito.

      Eliminar
    15. Cometi um erro em relação ao 1º semestre - os resultados operacionais do Benfica têm os prémios de qualificação para os oitavos de final da champions que não se repetem no 2º semestre -, mas mantenho o que escrevi em relação a todo o ano. O Sporting tem menos necessidade de vender do que Benfica e Porto. Aliás, basta ver o desespero de Vieira em vender jogadores para perceber o ponto em que as coisas estão.

      Eliminar
    16. Caro Sr. Mestre,
      O Senhor admite um erro, no entanto no mesmo comentário consegue enganar-se outra vez... Pergunto-me porque será que o senhor tem tanta necessidade de justificar os números (contas) do sporting em comparação às do Benfica?
      Primeiro:
      As receitas operacionais da Benfica SAD no 1º semestre de 2016/2017 foram de 69.415 Milhões€;
      As receitas operacionais da sporting SAD no 1º semestre de 2016/2017 foram de 49.065 Milhões€;
      #Observação: No 1º semestre 2016/2017 a Benfica SAD obteve mais 20.350 Milhões€ (69.415-49.065=20.350) de receitas operacionais, que a sporting SAD em igual período.
      Segundo:
      Os gastos operacionais da Benfica SAD no 1º semestre de 2016/2017 foram de 51.297 Milhões€;
      Os gastos operacionais da sporting SAD no 1º semestre de 2016/2017 foram de 50.438 Milhões€;
      #Observação: No 1º semestre 2016/2017 a Benfica SAD gastou mais 0.859 Milhões€ (51.297-50.438=0.859)
      Posto isto, gostaria que o Senhor Mestre corrigir-se/retratar-se das suas afirmações e cito “…mas mantenho o que escrevi em relação a todo o ano. O Sporting tem menos necessidade de vender do que Benfica…”
      Gostaria de acrescentar para que não haja qualquer tipo de dúvida, as receitas/gastos operacionais, são todas as que não incluem os ganhos/perdas com a transação de direitos de atletas.
      Relativamente a sua afirmação e cito: “os resultados operacionais do Benfica têm os prémios de qualificação para os oitavos de final da champions que não se repetem no 2º semestre“ aqui incorreu novamente num erro, se o Senhor tivesse consultado R&C da Benfica SAD teria observado que os ganhos relativamente qualificação para os oitavos da champions não estão inscritos neste 1º semestre de 2016/2017.
      E ainda pergunto-lhe se um prémio no valor de 5.5 Milhões€, pois este é valor do prémio para a qualificação para os oitavos de final da champions anula/equivale à diferença de 19.491 Milhões€ (18.118-(-1.373)=19.491) que compara os Resultados Operacionais da Benfica SAD com Sporting SAD?
      Em jeito de conclusão e em comparação entre a Benfica SAD e sporting SAD no 1º semestre 2016/2017 em matéria de Resultado Operacional sem inclusão das verbas referentes à transação de direitos de atletas, a Benfica SAD obteve um Resultado Operacional de 18.118 Milhões€ POSITIVOS e sporting SAD obteve um Resultado Operacional de 1.373 Milhões€ NEGATIVOS, assim pergunto-lhe quais dos dois casos se encontra em desequilíbrio Operacional?
      Cumprimentos,
      Santos

      Eliminar
    17. Caro Mdc
      O Benfica vende por opção estratégica de reduzir o passivo financeiro em mais de 100 milhões de euros, num espaço de dois anos, decisão tomada o ano passado e para estar concluída no final de 2018. Para além disso procedeu a uma reformulação do endividamento, transformando divida bancária em empréstimos obrigacionistas, com a diminuição dos respectivos juros ficando com uma média de juro um pouco acima dos 5 por cento.
      O resultado final desta decisão estratégica: Ficar equilibrado e menos exposto financeiramente ao risco. Para além disso em vez de pagar 22 milhões de euros de juros todos os anos, passa a pagar só 12 a 15 milhões.
      Vamos esperar por Outubro para ver os R&Contas das respectivas SAD.
      Confesso que estou curioso em relação às três, por aspectos diferentes.

      Saudações desportivas.

      Eliminar
    18. Caro Sr. Mestre,
      O Senhor admite um erro, no entanto no mesmo comentário consegue enganar-se outra vez... Pergunto-me porque será que o senhor tem tanta necessidade de justificar os números (contas) do sporting em comparação às do Benfica?
      Primeiro:
      As receitas operacionais da Benfica SAD no 1º semestre de 2016/2017 foram de 69.415 Milhões€;
      As receitas operacionais da sporting SAD no 1º semestre de 2016/2017 foram de 49.065 Milhões€;
      #Observação: No 1º semestre 2016/2017 a Benfica SAD obteve mais 20.350 Milhões€ (69.415-49.065=20.350) de receitas operacionais, que a sporting SAD em igual período.
      Segundo:
      Os gastos operacionais da Benfica SAD no 1º semestre de 2016/2017 foram de 51.297 Milhões€;
      Os gastos operacionais da sporting SAD no 1º semestre de 2016/2017 foram de 50.438 Milhões€;
      #Observação: No 1º semestre 2016/2017 a Benfica SAD gastou mais 0.859 Milhões€ (51.297-50.438=0.859)
      Posto isto, gostaria que o Senhor Mestre corrigir-se/retratar-se das suas afirmações e cito “…mas mantenho o que escrevi em relação a todo o ano. O Sporting tem menos necessidade de vender do que Benfica…”
      Gostaria de acrescentar para que não haja qualquer tipo de dúvida, as receitas/gastos operacionais, são todas as que não incluem os ganhos/perdas com a transação de direitos de atletas.
      Relativamente a sua afirmação e cito: “os resultados operacionais do Benfica têm os prémios de qualificação para os oitavos de final da champions que não se repetem no 2º semestre“ aqui incorreu novamente num erro, se o Senhor tivesse consultado R&C da Benfica SAD teria observado que os ganhos relativamente qualificação para os oitavos da champions não estão inscritos neste 1º semestre de 2016/2017.
      E ainda pergunto-lhe se um prémio no valor de 5.5 Milhões€, pois este é valor do prémio para a qualificação para os oitavos de final da champions anula/equivale à diferença de 19.491 Milhões€ (18.118-(-1.373)=19.491) que compara os Resultados Operacionais da Benfica SAD com Sporting SAD?
      Em jeito de conclusão e em comparação entre a Benfica SAD e sporting SAD no 1º semestre 2016/2017 em matéria de Resultado Operacional sem inclusão das verbas referentes à transação de direitos de atletas, a Benfica SAD obteve um Resultado Operacional de 18.118 Milhões€ POSITIVOS e sporting SAD obteve um Resultado Operacional de 1.373 Milhões€ NEGATIVOS, assim pergunto-lhe quais dos dois casos se encontra em desequilíbrio Operacional?
      Cumprimentos,
      Santos

      Eliminar
    19. Mestre, noto ali alguma inveja do martinholas em teres tão fiéis seguidores de blog... ahahahah! Que trouxa...

      PS - martinholas, no dia em que te falarmos em alhos, tu não responderes em bugalhos, pode ser que nesse dia dê para ter uma conversa normal contigo... até lá, é seres sodomizado que nem gente grande...

      Eliminar
    20. E agora a cambada de carneiros que não têm um argumento e que só sabem balir vai dizer o que? Demasiado ridículos.
      Dusher já te provei e já te provaram que és ignorante. A única coisa que falas é sodomia! Deve haver aí algo mal resolvido.

      Eliminar
  2. A pressão é externa,da C.Social e dos rivais que estão desesperados por os 3 campeões europeus continuarem no SCP.

    SL

    ResponderEliminar
  3. já agora,uma duvida

    Sei que o numero 14 do Sport lisboa que aparece na foto não pertence á claque do Sport lisboa..temos essa certeza ao menos dada pelo LFV.
    Fica a pergunta,quem será o numero 14 na foto?Um adepto?Sócio do Sport Lisboa?
    Jogador não pode ser,se fosse estava a colocar o jogador do Scbraga em linha e o VAR disse o contrário por isso de certeza que se trata de um adepto que entrou em campo e não de um jogador.
    Lol...
    Eu avisei,mesmo com VAR,o gamanço vai continuar para o Sport Lisboa.
    SL

    ResponderEliminar
  4. Não há que saber, é despachar o Adrien.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, é a saída que faz mais sentido, quer pela idade dele, quer pelas alternativas que há no plantel.

      Eliminar
    2. Sem dúvida, qualquer coisa acima dos 20M era negócio. A tendência para o Adrien agora será a desvalorização do seu VM. Estamos bem com Bataglia e Bruno Fernandes e n interessa manter o Adrien se n estiver motivado. William é diferente, não temos ninguém no campeonato português com aquela qualidade... custava-me muito vê-lo sair para um West Ham...

      Eliminar
  5. Para mim tem de haver sempre um equílibrio entre as receitas e as depesas e quando isso não acontece não fico satisfeito.

    Nas duas últimas duas épocas houve um desvio com o aumento acentuado das despesas nem sempre correspondido em campo.

    Quando se fica dependente da venda de 1 jogador,de receitas antecipadas ou da entrada na champions para haver um equilíbrio das contas tudo fica mais complicado de gerir.

    Sei que não é fácil pois um clube com ambições tem de investir mas é preciso ter uma base sólida e o Sporting tem um passado recente que não pode ser esquecido !...

    ResponderEliminar
  6. PAZADAS DE CARVÃO

    O REGRESSO DOS EMAILS, DO CRIME INFORMÁTICO E DOS CARTILHADOS

    Então depois de afirmarem com enorme indignação que tinham sido alvo de "acesso ilegítimo a correspondência privada, difamação e violação de segredo de negócio", vem a saber-se que esta organização criminosa planeou um assalto ao computador do Jorge Jesus?


    PAZADAS DO DIA

    1-"Era isto o melhor que estava por vir? A selecção das testemunhas para o processo em tribunal?"
    By Nuno Martins, 9 de agosto de 2017 às 08:35

    Nota: Matacão, 3ª feira há mais. Nem se apercebe que é só o início da tormenta. Já agora, estão habituados a selecionar, não é?


    2-"O computador do ex treinador... É responsabilidade do seu utilizador! Tal como os conteúdos lá encontrados."
    By Nuno Martins, 9 de agosto de 2017 às 08:35

    Nota: Pois, o Pedro Guerra não tinha nada a ver com o Sport Lisboa e só se preparava para os programas de 2ª feira. Corruptos.


    3-"Mais uma vez não há aí nada. Lá virá o tempo em que vai reconhecer que isto não é nada..."
    By Nuno Martins, 9 de agosto de 2017 às 08:35

    Nota: Nada, conteúdo zero. "Lá virá o tempo em que " o matacão irá dar mais uma cambalhota intelectual.


    4-"Mas quem come gelados com a testa são os adeptos Tetracampeões."
    By Nuno Martins, 9 de agosto de 2017 às 08:35

    Nota: Os Tretacorruptos andam é a comer gelados com a cloaca, tal é o desnorte da comunicação lampiónica.


    5-" Tal como reconhece SEMPRE passado uma tempos que a comunicação do seu clube só dá tiros nos pés"
    By Nuno Martins, 9 de agosto de 2017 às 08:35

    Nota: E bazucadas também: Nunca sube que o Sport Lisboa tinha claques. Temos sócios organizados. Não são claques, são marcas registadas. Não precisamos de vender. Não vamos parar de vender.


    6- "E vem esta gente acusar alguém de crime informático... "
    By John Billy #36 rumo ao p3n7a!, 9 de agosto de 2017 às 09:06

    Nota: Vê lá bem JohNNy, quem andou indignado com a invasão de privacidade, planeia assaltar computadores aos seus próprios funcionários. O Al Capone ao pé disto é um menino.


    7- "Mais uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma."
    By rudolfo dias, 9 de agosto de 2017 às 11:06

    Nota: Aquele que sonhou ser o Torquemada dos blogues Leoninos, mesmo que envergonhado, voltou para nos dizer que a honestidade não é o seu forte.


    8- "Está enganado, Mestre, tendo em conta essa sua citação, os contactos não eram feitos pelo Benfica, mas sim pelo seu atual treinador. heheh
    Cumprimentos"
    By JF, 9 de agosto de 2017 às 13:00

    Nota: Eh lá, sendo assim, os títulos não foram ganhos pela estrutura, mas pelo treinador. heheh


    9- "Era uma vez um comunicador, mas um comunicador de papelão...... Um dia a caixa de ressonância onde estava o lindo comunicador avariou-se e ele deixou de falar"
    By rudolfo dias, 9 de agosto de 2017 às 11:06

    Nota: E depois de tirar os gorilas do nariz, apareceram os acéfalos dos cartilhados a vomitarem tudo o que o comunicador não sube dizer.


    10- "Será mesmo preciso um desenho? Se JJ usava esses métodos no Benfica então também os usa no Sporting."
    By JF, 9 de agosto de 2017 às 19:21

    Nota: Heheh, quem mantém o perfil de corrupto, vigarista e aldrabão é o Paulo Gonçalves, esse menino querido que está a aplicar no Sport Lisboa os métodos já utilizados no Boavista e no Porto. E contratado por quem? Pelo corrupto, vigarista e aldrabão-mor, certo?


    11- "Mas alguém diz e passa a ser vedade e o Benfica é que tem de provar o contrário?"
    By Nuno Martins, 9 de agosto de 2017 às 20:12

    Nota: O Sport Lisboa não tem tempo para provar o contrário porque neste momento está ocupado a despedir "não funcionários", requalificando-os na carreira de "ex-funcionários", pagos pela organização, quem sabe para não se descobrirem certas verdades.


    12- "Tetra campeão. É lidar.
    Demasiado ridículo."
    By Nuno Martins, 9 de agosto de 2017 às 20:12

    Nota: Depois de tanto desesperar pela cartilha, o matacão fez Tilt.


    Saudações Leoninas,
    CB

    ResponderEliminar
  7. A entrada na fase de grupos da champions é fundamental. Depois de termos tido a felicidade de sermos cabeça de série, depois de nos ter calhado em sorteio uma das equipas mais acessíveis para atingir esse objetivo fundamental.

    Penso que se entrarmos na fase de grupos da champions nem William nem Adrien saem nesta janela de transferências (a não ser, e parece-me difícil, que alguém bata as cláusulas).

    BdC vai esperar até janeiro e mesmo em janeiro se estivermos na luta pelo título, esperará até ao final da época.

    A estratégia é dar todas as condições a JJ, e nesse plano os jogadores nucleares não sairão.

    Tudo depende da Champions e até agora os astros alinharam-se a nosso favor, cabe ao grupo fazer agora o seu trabalho.

    FOCO, RAPAZIADA!!!

    ResponderEliminar
  8. Esqueci de referir o trabalho grandioso do Departamento Financeiro encabeçado por Carlos Vieira. Tem feito um trabalho notável no equilíbrio financeiro versus competividade dos planteis que o SCP teve nas últimas épocas.

    É um ÀS de trunfo este administrador que merece toda a nossa admiração e aplauso.

    ResponderEliminar
  9. A venda de Bryan + Scheloto + Marvin garante saldo positivo sem necessidade de vender William, Patrício ou Adrien, ao contrário do que foi obrigado a fazer o SLB.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e sem necessidade de pagar comissões a mendilhões e cª

      Eliminar
    2. Veremos quanto conseguiremos por eles... para já está difícil.

      Eliminar
  10. Mestre,
    E relativamente à transferência do Bruma não recebemos também algum dinheiro?

    ResponderEliminar