segunda-feira, 14 de agosto de 2017

O que é feito de Francisco Vera?



Há coisa de um ano, um programa de investigação de um canal televisivo do Paraguai fez uma reportagem sobre o estranho caso de Francisco Vera, um jogador por quem o Benfica pagou 2,8 milhões de euros.

A transferência foi surpreendente: falamos de um jogador que, quando foi contratado pelo Benfica em 2015, era um desconhecido no próprio país. Tinha 21 anos, mas que não era internacional A, nem sequer internacional Sub-20 pela seleção do Paraguai. Começou a jogar muito novo no Rubio Ñu, mas ao longo dos anos foi perdendo gás. Quando foi contratado pelo Benfica, Vera vinha de uma época em que tinha sido titular em apenas 5 jogos, apesar de a concorrência não ser forte: o Rubio Ñu é um modesto clube de 2ª metade da tabela do campeonato paraguaio que, no século XXI, nunca conseguiu melhor que um 7º lugar (a primeira divisão paraguaia tem apenas 12 clubes).

Apesar disto, o Benfica achou interessante pagar quase 3 milhões de euros pelo seu passe, pulverizando o anterior recorde de uma venda do clube paraguaio, que era de 1 milhão de euros. O Transfermarkt avaliava Vera, na altura, em 25.000€.

A reportagem paraguaia apontava para indícios de lavagem de dinheiro e evasão fiscal na transação, em que, de um lado, um clube que faturava um valor totalmente irrealista e que podia ser aproveitado para legitimar dinheiro de outras atividades ilegais e, do outro, se podia colocar nas contas uma transação inexistente que, reduzindo os lucros, permite diminuir o valor de imposto a pagar ao Estado.

Outro fator estranho neste caso é que, no momento em que a reportagem foi feita, Francisco Vera estava sem clube e parecia não ter perspetivas de continuar a carreira - algo que se pode considerar estranho, já que se tratava de um ativo com um valor não negligenciável. Uns dias depois de a reportagem ser emitida, no entanto, lá se encontrou um clube paraq o jogador: o Benfica emprestou Vera ao CA Fenix, um clube de meio da tabela da primeira divisão uruguaia que está assinalado como um paraíso fiscal desportivo que ajuda os emblemas europeus a cometerem fraudes fiscais.

Quem quiser ler mais sobre o assunto:
- A reportagem: LINK
- Outros detalhes da transação: LINK
- Dissertação sobre as acusações: LINK
- O empréstimo ao CA Fenix: LINK
- As movimentações estratégicas do Benfica: LINK

Um ano depois da polémica ter rebentado, o que é feito de Francisco Vera?

Bem, conforme seria de esperar, não teve uma passagem feliz pelo CA Fenix. Fez meia dezena de jogos, mas rapidamente saiu da equipa. O último jogo oficial, segundo o Transfermarkt data de 1 de outubro de 2016.


No entanto, apesar da parca utilização no Uruguai, a verdade é que o jogador continuou a despertar cobiça: segundo o Transfermarkt, poucos dias após a abertura do mercado de inverno, o Benfica terá recebido uma oferta de 1,5 milhões de euros pela sua contratação. Nada mau para um jogador que, 4 meses antes, teve visíveis dificuldades em encontrar um rumo para a sua carreira.

E que clube foi esse que apareceu? O Rubio Ñu. Voltou à casa de partida.


A base de dados do Transfermarkt não é muito completo no que toca a clubes paraguaios do meio da tabela, pelo que há que colocar as devidas reservas. Tendo isso em mente, e olhando para as maiores transferências na história do Rubio Ñu, vemos que os 1,5 milhões gastos representam um novo recorde, que supera a 2ª maior transferência da história do clube em... 1,5 milhões.


Apesar dos montantes alegadamente envolvidos, não se pode dizer que o seu regresso tenha tido grande pompa. Na conta de Facebook do clube, foram vários os jogadores contratados que tiveram direito a uma publicação de apresentação, mas Vera não teve direito a tal destaque. A única referência que há ao atleta nas contas de Twitter e Facebook é no meio do resumo das contratações desse período:


Desportivamente, as coisas não correram bem: Vera não realizou qualquer jogo pela equipa principal do Rubio Ñu - participou em algumas partidas da equipa de reservas - e, poucos meses depois, no dia 20 de junho, o clube anunciou a dispensa daquela que terá sido a maior contratação da sua história.


No entanto, alguma coisa se terá passado, pois, no mesmo dia:


Gostava de saber o motivo que levou o clube a mudar de ideias tão rapidamente...

Desde então, segundo os registos que encontrei, Vera participou em jogos de pré-época mas continua sem somar um único minuto em jogos oficiais. A conta de Instagram do jogador tem tido atividade, mas não há nada relacionado com futebol. Colocou apenas fotografias da família e um post de publicidade à sua loja de artigos desportivos.


Ou seja, a novela, que desde o seu início está recheada de episódios muito estranhos, continua a não desiludir.

P.S.: não que possa ter alguma coisa a ver, mas não deixa de ser curioso:


"Obras son amores!" podia bem ser o slogan de vida de um determinado presidente de clube que eu cá sei.

27 comentários :

  1. 1,5
    15
    Estes números são sempre os mesmos.

    Aposto como é o Nhaga que diz que a "coisa" tem que envolver sempre o número 1 e o número 5 de maneira a rechear da melhor forma a conta bancária do Orelhas.

    Adepto lampião = Otário...

    ResponderEliminar
  2. Ahahaha ! Que maravilha. E a imprensa cá do burgo o que faz? Curiosidade zero, como convém. Isto sim, é o estado lampiânico.

    ResponderEliminar
  3. O carnide devia deixar de comprar pessoas certas para os lugares certos e apostar forte e feio em trolhas!

    SL

    ResponderEliminar
  4. Este não é o que foi abrir um restaurante e desistiu do futebol profissional ou esse é ainda outro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era este, só que não era um restaurante, era a tal loja de artigos desportivos.

      Eliminar
    2. Pois eu pensava que o Vera tinha aberto uma loja de bicicletas.
      Mas, pensando melhor, poderia ter sido de patins -assim aproveitaria os muitos pares que, por cá lhe foram sendo oferecidos.

      Eliminar
  5. Desde que a bola continue a entrar e o dinheiro a girar... a propaganda garante o seu ganha-pão.
    Entretanto, tudo isto parece fantasia pois, de facto, só aqui é que existe (infelizmente..).

    Um abraço e excelente regresso!

    ResponderEliminar
  6. Não haverá aqui ligações, com a Porta 18?

    ResponderEliminar
  7. Esquece não era Restaurante era isso mesmo, a loja de desporto.


    Só não vem quem não quer

    O vera não é mais que uma mula.
    Só que em vez de droga, transporta o seu nome, a seu registo como jogador profissional e ajuda a lavar milhões.


    Curioso para ver o spin das cadeias carnidenses de serviço.
    Curioso mesmo!

    ResponderEliminar
  8. E o que o Sporting tem a ver com isso?
    Olha, um tema que tem a ver com o vosso clube. O ano passado quando o Benfica antecipou ou adiou jogos para sexta / segunda devido a compromissos europeus foi uma revolta muito grande no Sporting alegando favorecimentos e ilegalidades porque desde que houvesse as tais 72 horas de descanso, não havia motivo para não jogar ao fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL!!! num registo absolutamente diferente, mas não deixa de ser um grande LOL.

      Eliminar
    2. AHAHAHAh muito bom! MUITO BOM!

      "O Benfica faz batota" - E o que o Sporting tem a ver com isso?
      "O Benfica faz lavagem de dinheiro" - E o que o Sporting tem a ver com isso?
      "O Benfica faz umas linhas na Porta 18" - E o que o Sporting tem a ver com isso?

      AHAHAHA a sério, muuuito bom!

      Eliminar
  9. Neste caso, acho que é mesmo só para lavar dinheiro.
    Não deixa de ser uma mula!

    ResponderEliminar
  10. É engraçado ter que ser um Sportinguista a informar os negócios do Benfica a um Benfiquista, pois agora será um Benfiquista a informar os negócios do Sporting a um Sportinguista.

    Lembram-se do Bruno Paulista ?

    Imagino que não, pois apenas realizou um jogo na Liga 15/16 e 2 jogos na Liga Europa contra uma equipa que ninguém sabe pronunciar o nome e nenhum Sportinguista tem boas memórias, de seu nome Skenderbeu.

    Se formos ao registo da época 16/17 os números são também sinceramente muito áquem das expectativas. E porquê ?


    Porque se compara um Vera a um Paulista ?


    Ora porque é um autêntico mistério no Clube que se intitula o mais transparente do mundo! Um clube que ficamos a conhecer através do Football Leaks negócios com Sobrinhos e Mesquita. Mas antes de me divagar a falar de angolanos voltemos aos brasileiros:

    No último relatório semestral da SAD do Sporting ou seja 16/17 somos informados que as principais adições ocorridas durante o semestre findo em 31 de Dezembro de 2016 decompõem-se conforme segue:

    Bas Dost 100% Total: 10.800
    Elias Trindade 2.875
    Luc Castaignos 80% Total: 2.725
    André Souza 50% Total: 1.210
    Douglas Teixeira 100% Total: 1.150
    Total 19.962


    Ou seja do Bruno Silva nem vê-lo. Sim porque Silva é o seu apelido. Para os sportinguistas que tudo sabem do Sporting estou certo que isto é outra novidade para muitos.

    No entanto como podemos constatar no mesmo relatório:

    Ainda no mesmo relatório do 1 Semestre de 16/17 aparece o seguinte:

    "Nos primeiros seis meses da presente época 15/16 destacam-se as seguintes ocorrências:
    Contratações: (...), Bruno Silva (“Paulista”)
    (EC Bahia), (...);"


    Olha sempre aparece o nome Bruno Silva! Contudo se formos ao relatório e contas anual da época 2015/16, aparece o seguinte:

    "As movimentações ocorridas no plantel após 30 de junho de 2016 foram as seguintes:
    Entradas (contratações e cedências): André Souza, Bas Dost, Beto Pimparel, Bilel Aouacheria, Boubacar Kiki, Budag Nasirov, Douglas Teixeira, Elias, Fidel Escobar Mendieta, Joel Campbell, Lazar Markovic, Liam Jordan, Luc Castaignos, Marcelo Meli, Pedro Delgado, Bruno Paulista, Ricardo Guimarães e Ricardo Ribeiro"


    A transferência do nosso caro Bruno Paulista, afinal de contas foi movimentada na época de 2016/17, entre outros nomes que nem adicionaram nem certamente adicionaram valor à equipa principal do Sporting Clube de Portugal.


    Aqui entramos em loop infinito. Vou ao relatório de 16/17 e dizem para ir ver o de 15/16. Chego ao relatório e contas de 15/16 e dizem-me para ir ao de 16/17.

    Afinal quanto custou o Bruno? Quanto se pagou de comissão? Não se sabe. O Clube mais transparente do mundo e arredores não informa.


    A única entidade que foi capaz de apresentar um valor foi o Esporte Clube Bahia 13M de reais, que à altura era quase 4M. Só que há um pormenor. O Bahia apenas informa que o valor superou os 13Milhões de reais. Pode ter sido mais, 13M€ que não foi. E quanto foi de comissão ? Isso nem o Bahia informa...

    O Sporting nem a página da contratação tem disponível. Inúmeras notícias foram "migradas"

    http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_brunopaulistacontrat_070815_152797.asp

    O transfermarkt fala num valor de 3.5M que ao valor do cambio que em Agosto de 2015 quando foi anunciada a sua transferência fica aquem do valor que supera os 13Milhões de reais indicados pelo Bahia.

    E isto quando o valor de mercado dele era apenas 400mil euros. E agora voltou para o Brasil...

    https://www.transfermarkt.com/bruno-paulista/profil/spieler/343602


    Mas afinal o que tem este jogador de tão especial ? Bem caso a compra tenha sido efectivada em 16/17 então terá sido a SEGUNDA compra mais cara do Sporting para a época 16/17, segundo o relatório do 1 semestre 16/17, caso tenha sido efetivada em 15/16 então foi também a SEGUNDA compra mais cara do Sporting para a época 15/16 logo a seguir ao Alan Ruiz, pois o segundo mais caro foi o Teo por 3.4M e o Paulista superou os 3.4M

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres mesmo comparar um jogador de futebol, com valor reconhecido no Brasil, com um gajo que montou a loja de desporto e nem um pontapé sabe dar na bola?

      O teu jogador serviu para encobrir os negócios de cimento do Vieira à conta do Benfica.

      O Paulista foi mais uma aposta falhada de Jesus, em parte devido às lesões que constantemente sofre.

      Mesmo assim, o Paulista regressou ao Brasileirão para jogar no mais importante campeonato Sul americano.

      O teu Vera regressou ao país dele para abrir uma loja de desporto...

      Eliminar

  11. Isto é tão incrível quando verificamos que o Sporting informou tudo e todos que chegou a acordo com o Bahia em 6 de Agosto de 2015:

    https://www.facebook.com/SportingClubePortugal/photos/a.402235511554.185820.98098491554/10152950974481555/?type=3

    E teve que ser o Bahia a vir esclarecer tudo e todos que e cito :

    "O valor supera os R$ 13 milhões. O volante, inicialmente, segue por empréstimo de uma temporada, válido até 30 de junho de 2016. Contudo, em janeiro de 2016, quando for concluída a totalidade do pagamento pelo negócio, a transferência acontecerá em definitivo. "

    Portanto em Janeiro de 2016 !!! O que finalmente explica que não é em 16/17 que deve aparecer o valor da compra do mesmo, mas sim no relatório e contas de 2015/2016 !!! O que é uma completa contradição para não dizer mentira no que aperece no Relatorio e conta Anual 15/16:

    "As movimentações ocorridas no plantel após 30 de junho de 2016 foram as seguintes:
    Entradas (contratações e cedências): Bruno Paulista"

    E reparem que nem neste documento foram capazes de informar o custo da compra do Bruno Paulista:

    web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR61539.pdf

    Cito:
    "vem informar o mercado sobre resumo das operações de entradas e saídas de jogadores ocorridas desde o dia 1 de Janeiro de 2016 até à presente data:"

    Informa ou esconde ? Essa é a questão. Que tipo de negócio foi este o Bruno Paulista que foi o segundo mais caro de 15/16 e fez uns 4 ou 5 jogos e foi devolvido para o Brasil , e que nem se quer é comunicado e temos que saber tudo via Bahia ?

    É semelhante aos negócios que já foram desvendados pelo FootBall-Leaks ?
    O Francisco Vera é tão ou mais importante que o Bruno "Paulista" Silva ?
    Quanto se pagou de comissão pelo Bruno "Paulista" Silva ?
    Porque se foi buscar o Bruno Paulista para o despachar pouco tempo depois com tantos bons valores na escola de formação do Sporting ?
    Não é o proposito dum blogue sportinguista esclarecer ou pelo menos questionar negócios estranhos que preocupam , ou deveriam preocupar os seus associados ?



    É óbvio que tanto o Vera e o Bruno Paulista são claramente negócios que nunca deveriam ter acontecido em Portugal e que deveriam ser investigados pelas autoridades e os responsáveis apurados e castigados.
    Já agora o Artista do dia não acha que deveriam ser as autoridades a investigar o BNI Europa, que é atualmente o N°1 matchsponsor do Sporting ? aliás sponsor convidado !! Isto claro depois de terem sido detectadas certas ilegalidades. Espero novamente que não haja negócios obscuros com o tal Chefe do considerado Banco do Planeta em 2009.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguma curiosidade em saber o que o Mestre tem a dizer sobre isto.
      Fiquei intrigado.

      Eliminar
  12. Tema pertinente para qualquer adepto do mundo Sporting :) Este tema só acaba quando houver sangue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já houve,e dos mesmos.contra os ....mesmos por duas vezes,ou também querem branquear isso?Não basta branquear os mendilhões?o que fizeram aos "milhões das vendas será que não sobrou nenhum para comprar um guarda redes...?

      Eliminar
  13. Eu quero la saber da 'pasquinada'... Dessa ESCUMALHA já sabemos o que vem... O que me preocupa mesmo é as AUTORIDADES do meu país (que ainda tenho por justo e honesto) BRANQUEAREM ESTA MÁFIA... O tempo para fazerem alguma coisa está a terminar... Já há muito que se desmontou está teia... TODA A GENTE, que quer ver, vê o que se está a passar... SÓ FALTA MESMO A CERTIFICAÇÃO OFICIAL de que estamos perante uma das maiores associações criminosas que este país já viu...

    ATÉ QUANDO PORTUGAL...? ATÉ QUANDO...?

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  14. acho que o tema do post é sobre lavagem de dinheiro, não é sobre contratações do sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algo que existe no Sporting pelos vistos, ou o Paulo qualquer coisa acha que o Sobrinho oferece autocarros de luxo da equipa principal do Sporting Clube de Portugal e um relvado novo porque é uma alma generosa e caridosa ? :)))

      Engraçado os adeptos pensarem sempre que o seu clube é que é o melhor. O meu é o mais transparente. O meu é o que menos manipula. O meu é o mais integro. NO meu não há vigarices. No meu não há negócios estranhos.

      Porque é que não haverá lavagem de dinheiro nos negócios entre Recreativo da Caála e Mosquito, e Sporting ? :))) Por que raio e como é que o Bruno Paulista foi contratado através de um clube angolano de seu nome Recreativo de Caála ?


      O melhor é continuarmos a falar do Francisco Vera, pois claro.

      Ainda não percebeu que os clubes usam todos empresários, agentes e terceiros cujo o único interesse é €€€€€€€€€ ? Deve pensar que o Mosquita ou o Sobrinho jamais fariam lavagem de dinheiro :))))


      O que se passa é que convem apenas falar dos outros. Dos nosso é que já não. Felizmente do Benfica já se sabe a pouca vergonhha da contratação do Vera. Do Sporting xiuuuuuuuuuu! Antes assim , suponho.

      Eliminar
    2. Livefoot já te esqueceste quando o teu presidente narcotraficante fazia negócio à pala da Isabel dos Santos?

      O grupo de sócios criminosos organizados que mudou estatutos no teu clube para terem uma vidinha limpa de cadastro sob proteção da suposta máquina de guerra de 6 ou 14 milhões de adeptos é a VERGONHA QUE NA REALIDADE É O TEU CLUBE!NEM A DATA DA FUNDAÇÃO SABES.

      A MENTIRA E A DESONESTIDADE É O VOSSO ADN. TEM VERGONHA NA CARA...

      Quando te dava risotas do football leaks, da-te agora vergonha nos e-mails. NÃO PRESTAM PARA NADA!!!

      Eliminar
  15. Mestre é caso para dizer que o Rubio vai Ñu!!!

    Mais um caso de polícia e lavagem de dinheiro que há um ano foi investigado no Paraguai e que neste lado do "charco" nada se fez.

    O Luís e o seu clube, estão envolvidos em tanta coisa mal explicada que acho se houvesse um pouquinho de vontade das autoridades em fazer uma investigação isenta o Zé do Benfica não estava tão sozinho na Carregueira...

    ResponderEliminar
  16. Ninguem quer saber do Rubio Nu ou do Recreativo de Caalá, ou de como um presidente chega aos 100 mais ricos de Portugal, ou de como um expert em insolvências chega a presidente de uma SAD com remunerações 200 vezes superiores á da sua vida anterior mais alcavalas.

    Na vida real todos já ouvimos- eu se estivesse lá faria o mesmo!

    Deixem-se de moralismos, a politica, o futebol, a alta finança, está tudo minado de interesses mal disfarçados, mas o esquema é tão difícil de desmontar que quem se mete nesses trabalhos é logo afastado.

    Quando alguém me provar que o seu clube não tem manobras no mínimo discutíveis então começo a acreditar no pai natal.

    Larguem o Rubio Nu, quando forem campeões de novo de certeza que vão ter mais com que se entreter.
    Tudo o resto é pura propaganda.

    ResponderEliminar