sexta-feira, 8 de setembro de 2017

A agência de notação de risco de Rui Pedro Braz

Como não poderia deixar de ser, as contas do Sporting apresentadas ontem foram analisadas nos programas de comentário futebolístico da noite. Tal como é habitual, houve quem preferisse não fazer um comentário equilibrado - salientando os aspetos positivos e negativos de umas contas que, quer se queira quer não, foram o maior lucro apresentado pelas 3 SAD's até à data -, optando antes por tentar lançar sombras sobre o estado financeiro do clube.

Rui Pedro Braz foi um dos que vestiu o fato de analista de risco e, não surpreendentemente, colocou o rating do Sporting ao nível do lixo. Aqui ficam alguns momentos:


Em primeiro lugar: é extraordinário que Braz alinhe completamente pela versão do West Ham em como o Sporting aceitou, no último dia do mercado, vender William Carvalho - e que veja nisso um sinal de dificuldades financeiras da SAD. Alguém acredita que Bruno de Carvalho alguma vez aceitaria vender um dos mais importantes jogadores do Sporting, que tem apenas 25 anos, por 25 milhões? E em ano de mundial? Só em caso de extrema necessidade, coisa que uma passagem de olhos rápida pelo R&C demonstra logo não existir.

Depois, foca-se no "lucro" de 10 milhões entre as vendas e as compras, como se fosse um desastre. Convém lembrar que a partir do momento que o Sporting se qualificou para a Liga dos Campeões, a situação da tesouraria ficou bastante mais folgada. Contabilisticamente, o Sporting vai certamente precisar de vender mais para não apresentar prejuízo, mas tem até 30 de junho para o fazer. Se a tesouraria está folgada e se tem ainda largos meses para efetuar mais uma venda, por que motivo iria Bruno de Carvalho forçar um mau negócio?

Depois, referiu que Bruno de Carvalho disse que este é um ano de tudo ou nada para o Sporting. Não quero estar categoricamente a dizer que Braz está a mentir... mas, sinceramente, não me lembro de alguma vez o presidente do Sporting falar em ano de tudo ou nada. Só me lembro de ter ouvido isso da boca de cartilheiros.

Mas se o que foi dito até aqui demonstra uma evidente parcialidade/incompetência na análise do tema, isto que poderão ver a seguir talvez já entre no campo da doença psicológica:


Aquela mente deve estar de tal maneira formatada para pintar os cenários mais negros para o Sporting, que mesmo quando a SAD recebe mais dinheiro do que gasta, aquilo que lhe ocorre dizer é... "défice positivo". Depois de uma análise destas - ou deverei antes dizer "dissecação"? -, suponho que seja uma questão de tempo para o Sporting fechar as portas...

(obrigado, @por_dizer!)


21 comentários :

  1. Isto é bom demais.. só este gajo para dizer uma barbaridade destas

    ResponderEliminar
  2. quando, o segundo comentador de toda a televisão com o 2º Q.I mais baixo, de seu nome, Dani(o primeiro, obviamente, é o Diamantino) até dá uma cabeçada na atmosfera depois da alarvidade que o bacalhau à brás disse, está tudo dito!

    ResponderEliminar
  3. Este tipo é tão doente anti-Sporting (e BdC) que num programa desses disse que "a melhor coisa que podia acontecer ao futebol português era o FC Porto ser campeão"!

    Todos menos o Sporting, claro!

    Que lampiorco tão doentiamente ridículo...

    ResponderEliminar
  4. O triste da situação é que ele nem percebe a imbecilidade que disse, ...défice positivo... enfim, esta merece juntar-se ao livro de bacoradas do Diamantino.

    ResponderEliminar
  5. Bras o teu PATRÃO é isto !!! http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/benfica-tem-a-segunda-maior-divida-da-europa

    ResponderEliminar
  6. Ná, Mestre, desta vez não estou consigo. A mente do Brás não está formatada para dizer mal do Sporting, aquela mente está com os parafusos todos trocados e, com a temperatura, aquilo sobreaqueceu e alguns calcinaram.

    Senhores Contabilistas, actualizem-se. Ao vosso vocabulário técnico acrescentem "Défice Positivo" -acho que não devem pedir explicações ao dr Brás, ele já revela um claro défice positivo de inteligente estupidez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Défice Positivo é POSSÍVEL se contabilizarmos em "mendilhões" em vez de "Euros Reais", dá sempre um bom lucro, como tem dado há uns anos, mas depois tem de vir os "empréstimos obrigacionistas" para remendar a tesouraria... um verdadeiro défice positivo para o clube, que tem lucro no papel, mas parece que nunca tem dinheiro suficiente... e especialmente positivo para os bolsos do orelhas e mendez...

      http://www.forumscp.com/index.php?topic=68386.0

      Agora grave grave, como marcar um penalti a favor duma equipa que sofreu uma falta na sua área, pois em contabilidade nunca se contabiliza a mesma coisa 2 vezes, é onde o Bacalhau à Brás foi buscar os 38 M de vendas e os 28 M de compras!?...

      Uma ideia aproximada está no link em cima (inclui equipa B), e se contarmos q na REALIDADE, Bruno Fernandes, Doumbia, Piccini, Battaglia, Matheus Oliveira são tudo compras da epoca/exercício passado, as compras ESTE ANO/EXERCICIO são na ordem dos 10 milhões, com vendas mesmo assim na ordem dos 40 milhões (não estou a contar com a venda do Rúben Semedo q quase de certeza absoluta também pertence ao ano/exercício passado )... e é assim pois o Bacalhau à Brás não conta quase de certeza com os "Opcionais" q são sempre pagos nos anos/exercícios seguintes quando é caso disso ... entre muitas outras coisas (até o Leonardo Jardim e o Cedric deram mais dinheiro).

      Portanto o Défice Positivo para esta época/exercício q o imbecil diz que é tudo ou nada (ou ganha tudo ou deixa de existir), é de 30 M e não de 10 M...

      Contando com os 14,7 M da Champions "O LUCRO" actual já vai na ordem dos 45 milhões, o que de certeza é MUITO POUCO logo o Sporting está na Obrigação de vender *TODOS* os jogadores que metem muito medo ao Bacalhau à Brás... e era o William q ia salvar o Sporting do sufoco de tesouraria... HAJA PACHORA para estes palhaços (q eu não tenho)...

      Eliminar
    2. Correção : as vendas/adicionais de Sacko, Bruma, Teo e Cedric também pertencem à época/exercício anterior, por isso pelas contas do link acima(a referência) temos de descontar 4,930 milhões...

      Portanto "o lucro" para esta época, incluindo a Champions não é de cerca de 45 M mas cerca de 38 - 39M.

      Claro não sabemos ainda Prémios de Assinatura, Comissões, outros gastos e impostos... mas atendendo aos valores de compra e nível de vencimento dos visados, duvido muito que este valor baixe muito dos 35 M... isto é o Sporting começa esta nova época com mais 35 M no bolso... na realidade um Desastre à Brás!..

      Eliminar
  7. "Défice positivo" é das melhores que já ouvi.

    E a azia dos dois principais cartilheiros d'Aburla ontem no programa "quinta d'burla"? Só faltava espumarem da boca...

    ResponderEliminar
  8. Epa, défice positivo, o Sócrates é que nunca se lembrou desta, devia ter nomeado Rui Pedro Braz como ministro das finanças e nunca cá tínhamos tido a troika...

    ResponderEliminar
  9. só falta o bacalhau à braz vir dizer que o slb tem a 2ª dívida mais positiva da europa. é colossal mas é positiva...

    ResponderEliminar
  10. Mestre você lê os meus pensamentos... eu explico. Ontem estava a ver o programa mais tabaco e a ouvir as verborreias que o bacalhau à braz debitava. Sinceramente caiu-me uma lagriminha dos olhos, pois vejo que o nosso clube está à beira da penúria!

    A minha cara foi exactamente como a cara do Pedro Sousa, ouvi o braz mas não acreditei em tal furacão financeiro em que estamos metidos.

    Aconselhava o bacalhau à braz a debruçar-se muito mais sobre as contas do seu clube do coração, como é possível um clube que faz milhões em vendas nos últimos anos andar a endividar-se com outros milhões em empréstimos obrigacionistas?!!! o porquê desses milhões não conseguirem abater um monstruoso passivo?!!!

    Num futuro próximo o bacalhau à braz, cairá na realidade... dos mendilhões!

    ResponderEliminar
  11. Isto é mesmo surreal Mestre!
    Programas feitos por lampiões para lampiões.
    Eles adoram isto.

    Já perdi a conta ao sem número de vezes que o Braz espalhou esta feira de horrores após sair o R&C do Sporting.
    Quando for o R&C lampião vai ser tudo cor-de-rosa...

    ResponderEliminar
  12. É que esse cabr... ahhh... senhor, além de aldrabão é burro. Défice positivo é défice na mesma. O que ele queria dizer era Défice negativo...

    Há momentos em que me sinto estúpido a tentar explicar coisas estúpidas. Esta é uma delas.

    ResponderEliminar
  13. A fome de ver só pontos negativos, de escrutinar ao máximo eventuais falhas resulta num alto nível de estupidez humana: defice positivo. O unico defice existente é mesmo de inteligência naquele Rui.

    ResponderEliminar
  14. Quero ver a cara deles quando o Beneficia apresentar o seu relatório de contas e se vir que o passivo aumentou outra vez.

    ResponderEliminar
  15. Qualquer défice ou deficit é negativo, é uma deficiência.

    O que ele queria dizer é que o Sporting vendeu pouco em face das compras que ele engendrou/inventou e pode ter problemas no futuro... mas como é um calhau com olhos, e de muita má fé em relação a tudo q é Sporting, mesmo que lesse todo o R&C não entendia patavina... não entendia q o Sporting deu 30 milhões de LUCRO (simplesmente MAGNIFICO!) já com todas as compras contabilizadas, FORA O ACUŇA (e várias vendas/adicionais incluídos também).

    Portanto as compras desta época/exercício são de 10 milhões (inclui o Acuña e uns putos pa B e o resto veio a custo zero)... E Adrien e outros mais adicionais de vendas mais antigas mais que cobrem o deficit positivo dele... sem contar com a Chanpions...

    ResponderEliminar
  16. Não sejam assim. Eu com esta análise deduzi que o Brás é ele próprio um défice positivo. É tão ridículo que anima qualquer pessoa. Até o falso do Dani. Adoro que eles tenham na TVI24 um programa só para tentarem bater no Sporting. Demonstra o medo.

    ResponderEliminar
  17. se necessário fosse para se aquilatar do nível deste "artista" .. basta atentar na expressão "défice positivo" .... nem o Tino de Rãs sem ofensa para o homem ! ;)

    ResponderEliminar
  18. défice positivo tem este palhaço á Brás na boca.. se contar os dentes !!

    ResponderEliminar