segunda-feira, 11 de setembro de 2017

A dualidade de critérios no Benfica - Portimonense

Mário Nunes, adjunto de Vìtor Oliveira, publicou um vídeo com uma compilação de situações em que, na sua opinião, demonstram a existência de dualidade de critérios por parte do árbitro Gonçalo Martins no Benfica - Portimonense da passada sexta-feira.

Como não vi o jogo, não posso pôr as mãos no fogo pela coerência do vídeo... mas a verdade é são aqui demonstradas situações completamente absurdas, que revelam um árbitro que ou não tem qualidade ou que então foi para o terreno de jogo com o intuito de inclinar o campo a favor da equipa da casa.

Infelizmente, não me custa nada acreditar que seja a segunda hipótese. Esta época ainda é curta, mas já está repleta de situações a favorecer sempre os mesmos: expulsões perdoadas, amarelos que ficam no bolso, penáltis forçadíssimos (que, noutros campos, muito provavelmente não seriam marcados), e dualidade de critérios no cumprimento das leis do jogo.

Haverá quem diga que a maior parte destes casos são faltas e faltinhas a meio-campo... mas inclinar o campo é mesmo isto. Tudo junto vai fazendo mossa, para além de que passa a mensagem a uns jogadores que podem usar de um nível de agressividade que aos outros não é permitido.

Ninguém fica espantado com isto, não fosse este a liga dos padres. Valha-nos o VAR, que pelo menos servirá de dissuador para fazerem magia em lances demasiado evidentes - a não ser que o seu nome seja Vasco Santos, claro.

Aqui fica o vídeo: