quinta-feira, 7 de setembro de 2017

A "proposta"do West Ham

A Sky Sports divulgou, na noite de ontem, imagens de dois emails supostamente enviados pelo West Ham para o Sporting no âmbito das negociações por William Carvalho. Segundo a cadeia de televisão inglesa, estes emails estariam a dar razão aos dirigentes do clube londrino e a contrariar as afirmações de Bruno de Carvalho em como nenhuma proposta pelo médio tinha sido enviada ao Sporting.

As imagens são estas:



Nem vou entrar pelo facto de os destinatários estarem escondidos, de não haver prova de que o Sporting efetivamente recebeu estas mensagens, e de que uma coisa destas ser fácil de falsificar - uma coisa é ter os ficheiros, outra é ter uma imagem de algo que poderia ter sido escrito por qualquer pessoa num processador de texto. Para efeitos de argumentação vou assumir (apesar de Nuno Saraiva já ter negado que o Sporting tenha recebido tais emails) que os mails são verdadeiros e que foram enviados para o Sporting.

O ponto fundamental é outro. Não é preciso ser-se um expert da área comercial para perceber que nenhum destes mails é uma proposta. Uma proposta precisa de conter todas as componentes do negócio - percentagens de direitos desportivos, valores fixos, datas de pagamento das várias prestações, valores por objetivos, objetivos a cumprir, e por aí fora - perfeitamente detalhadas, de forma concreta. Nenhum destes emails cumpre esses requisitos.

No primeiro pode ler-se: "Add ons to be agreed" - ou seja, os valores variáveis ainda estavam por acordar, bem como os objetivos que dariam direito a esses valores.

No segundo pode ler-se "but with additional terms & bonuses to be discussed" - ou seja, condições e bónus adicionais ainda estavam por acordar.

Querem ver o que é uma proposta formal? Propostas são feitas assim:



Dá para perceber a diferença, não dá?