segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Existe maior tolerância dos árbitros à agressividade dos adversários do Sporting do que aos dos rivais?

Tem sido mais que óbvio, para qualquer espectador atento aos jogos do Sporting, o critério disciplinar largo aplicado pelos árbitros que nos têm calhado em sorte. Apesar de ser comum os nossos adversários colocarem em campo um nível de agressividade bem acima da média - do qual o Tondela foi o melhor exemplo -, os juízes têm revelado alguma tendência em adiar a exibição do primeiro cartão tanto quanto possível. O último jogo, em Moreira de Cónegos, foi outro bom exemplo: o Moreirense viu o primeiro cartão apenas à 17ª ou 18ª falta, apesar de terem existido anteriormente situações claras que o árbitro devia ter punido, como a falta (agressão?) sobre Bruno Fernandes e a entrada por trás de Koffi Kouao sobre Gelson Martins. O primeiro amarelo só saíria do bolso do árbitro aos 57' - era mais o que faltava se não o mostrasse nesse lance -, e a partir daí foi bar aberto... para os jogadores do Sporting, que viram três cartões de rajada.

Em simultâneo, tem sido evidente a permissividade que os árbitros têm tido para com determinados jogadores de outras cores rivais que, apesar de repetidos lances violentos, conseguem ir passando por entre os pingos da chuva.

Tive curiosidade em procurar estatísticas sobre o assunto, apesar de os dados em bruto existentes não contarem a história toda - não há nada que nos forneça as faltas por assinalar e as faltas mal assinaladas, que é outra história que também teria interesse analisar. Fiquemo-nos, por isso, pela informação que existe.

Antes de mais, uma nota sobre os dados que se seguem: são considerados todos os jogos disputados até ao final de domingo, dia 24 de setembro. Todas as equipas têm 7 partidas efetuadas, com exceção de Boavista e V. Setúbal. De qualquer forma, todos os gráficos e números são médias por jogo, para que não haja uma distorção referente à partida que ainda está por se realizar. Fontes: dados dos cartões - zerozero.pt; dados das faltas: whoscored.com.

Começando pelas faltas que cada equipa comete:


Sporting, Benfica e Porto cometem um número muito aproximado de faltas, estando as três equipas na metade menos faltosa do campeonato. No entanto, ao nível dos cartões mostrados não existe o mesmo equilíbrio:



Este gráfico lê-se da seguinte forma: o Paços de Ferreira vê um cartão por cada 5 faltas cometidas, ou seja, é a equipa com quem os árbitros têm sido, disciplinarmente, menos tolerantes.

Os números de Sporting e Porto estão na média da Liga. No que diz respeito ao Sporting, tirando um ou outro amarelo que tem ficado por mostrar e tirando um ou outro amarelo que tem sido mostrado indevidamente, não me parece que exista grande caso.

Mas enquanto o Sporting e o Porto vêem um cartão por cerca de cada 7 faltas cometidas, o Benfica precisa de fazer, em média, 10 faltas para os árbitros lhe mostrarem um cartão. O atual campeão nacional é o líder neste índice, de forma algo acentuada: não existe outra equipa a quem seja permitido fazer, em média, tantas faltas para ver cartão - ou seja, vai um pouco ao encontro da tal impunidade de que se tem falado, e de que Pizzi, Samaris e Eliseu são excelentes exemplos.

No entanto, para mim, é mais chocante quando passamos a analisar as faltas sofridas.


O Sporting é a equipa que mais faltas sofre em média por jogo, e está praticamente nos antípodas dos seus rivais, que são - ao contrário do que se poderia esperar - das equipas do campeonato que menos faltas sofrem. Isso pode ser bastante revelador e, na realidade, vai ao encontro daquela perceção inicial: como os árbitros dos jogos do Sporting têm sido bastante tolerantes às entradas duras, existe quase como que um convite para os adversários fazerem faltas. Em oposição, parece existir muito mais cautelas por parte dos adversários de Benfica e Porto no momento em que podem cometer faltas.

Mas será que os cartões exibidos aos adversários dos três grandes comprovam esta tese? Vejamos:


Por aqui, nem tanto, apesar de os adversários do Sporting fazerem, em média, mais faltas por cada cartão que lhes é exibido, do que em relação a Benfica e Porto. Os adversários do Sporting vêem, em média, um cartão por cada 6,7 faltas feitas. Os adversários do Benfica vêem um cartão por cada 5,3 faltas feitas. Os adversários do Porto vêem um cartão por cada 5,0 faltas feitas. Isolando os três grandes...


...vemos que existe uma diferença que penaliza o Sporting, mas que não é propriamente esclarecedora.

No entanto, tem sido óbvio que os árbitros dos jogos do Sporting têm sido particularmente disciplinadores... perto do fim, quando já faz pouca diferença em termos de dissuasão para o que resta da partida. Se retirarmos as faltas sofridas pelos grandes e os cartões mostrados aos seus adversários entre os 76 minutos do jogo e o final da partida, ficamos assim:



Aqui a conversa já é diferente: durante os primeiros 75 minutos das partidas, os adversários do Sporting fazem 10,8 faltas por cada cartão que vêem, contra 7,1 faltas dos adversários do Benfica e 5,7 faltas dos adversários do Porto. Já começa a haver um fosso grande: são permitidas, em média, o dobro das faltas aos adversários do Sporting em relação aos adversários do Porto até ser mostrado um cartão.

Mas cortemos um pouco mais o âmbito dos dados. Se olharmos apenas para os primeiros 60 minutos das partidas, temos isto:


A diferença é ainda maior: durante a primeira hora de cada jogo, os adversários do Sporting fazem, em média, 12,2 faltas por cada cartão que lhes é mostrado, contra 7,9 faltas dos adversários do Benfica e 5,9 faltas do Porto. Já falamos de mais do dobro do que é permitido em relação aos adversários Porto, e de mais 55% em relação aos adversários do Benfica.

Os adversários de Benfica e Porto são punidos mais facilmente do que os adversários do Sporting, e ficam mais condicionados quando ainda há muito tempo de jogo pela frente. E não vale a pena vir com a teoria de que cada jogo é um jogo e existem faltas mais duras que outras: temos visto, nos jogos do Sporting, um grande número de cartões perdoados aos adversários, amarelos e vermelhos.

Recapitulando: o Sporting é a equipa que mais faltas sofre na liga, em oposição clara a Benfica e Porto, que são das que menos faltas sofrem. Isso parece ser uma consequência, direta ou indireta, do facto de os árbitros serem muito mais permissivos nos jogos do Sporting do que nos jogos de Benfica e Porto. Poderiam dizer que o Sporting também sai beneficiado disso, pois tira proveito dessa tendência para aumentar os níveis de agressividade. Mas isso cai por terra quando vemos que o Sporting é das equipas menos faltosas do campeonato. Ou seja, o Sporting sai claramente prejudicado pelo critério disciplinar mais brando que tem existido nos seus jogos.

Portanto, respondendo à pergunta colocada como título deste post: sim, olhando para estes dados, fica claro que existe, genericamente, uma maior permissividade por parte dos árbitros em relação aos adversários do Sporting. Ou, colocando por outras palavras, o critério disciplinar dos árbitros é bastante mais dissuasor para os adversários de Benfica e Porto que, inevitavelmente, acabam por ter mais reservas em cometer faltas ou jogar de forma agressiva.

Os adversários do Sporting são mais faltosos porque sabem que os árbitros são mais brandos disciplinarmente nos jogos do Sporting, podendo incluir um maior nível de agressividade na sua estratégia que não se atrevem nos jogos em que defrontam Benfica ou Porto. Os números são claros. Seria bom que os critérios disciplinares passassem a ser mais uniformes, em vez de dependerem tanto das equipas que estão em campo... mas já sabemos que, neste país, com estes árbitros, não será fácil de acontecer.