sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Transparência e compromisso

O jornal Sporting publicou, na sua edição de ontem, os já habituais quadros com os detalhes das contratações e vendas que o clube realizou na janela de transferências recentemente encerrada.

Nunca é demais realçar a importância da divulgação destes dados, que vale muito mais do que o seu valor facial. Sim, é muito importante que os sócios estejam informados sobre as operações realizadas - independentemente de aparecerem surpresas agradáveis ou desagradáveis -, mas é também conveniente recordar o efeito indireto da medida: quem faz isto está a convidar o público a escrutinar a coerência das contas que apresenta; e está também a assumir um compromisso do qual nunca se poderá desvincular, sob pena de levantar dúvidas sobre o que terá sido feito que não possa ser divulgado - o que acaba por ser uma garantia para o futuro em como não se cairá em determinadas tentações.

Colocando a coisa de forma mais resumida: quem não deve, não teme. Parabéns a esta direção por continuar a transformar as palavras em atos, naquilo que é um raríssimo exemplo de transparência total no futebol português.