sábado, 28 de outubro de 2017

A legalidade do golo de Dost

Direto ao assunto polémico do Rio Ave - Sporting: a legalidade do golo de Bas Dost que nos deu os três pontos. Ao ver a repetição, na transmissão, fiquei com ideia de que o holandês estava adiantado. Na altura, pensei que o golo seria anulado pelo VAR.

Mais tarde vi o frame, e a minha opinião mudou ligeiramente: da mesma forma que não é possível afirmar que Dost está em posição regular, também não é possível dizer que está adiantado. O ângulo da repetição não ajuda, porque não só não está no enfiamento da linha de fora-de-jogo, como tem o defesa encoberto por Dost. Pelo que se consegue ver na imagem, o tronco dos dois jogadores está em linha (ou praticamente em linha) e não se vê a perna do defesa que está mais próxima da baliza. Não havendo imagens totalmente claras, o VAR não podia reverter a decisão tomada em campo. Esteve bem o fiscal-de-linha ao deixar seguir, e esteve bem o VAR ao não mudar a decisão.

Após o final do jogo, Pedro Henriques fez, na Sport TV+, uma análise que vai precisamente neste sentido.


Já se percebeu que será este o tema que dominará as conversas na semana que se segue mas, felizmente para o Sporting, a decisão de Jorge Sousa e João Capela foi acertada, assim como foi acertada a decisão em anular o golo de Bruno Fernandes.


43 comentários :

  1. Está claramente em linha, e no entanto a Canalha já está a fazer um filme a partir disto, tentando minimizar o facto de terem conseguido um penalty tranquilizador num jogo onde o VAR esteve convenientemente avariado, facto que foi omitido nos relatórios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aplicar o termo 'claramente' é assim um bocado para o exagerado ...
      Agora, a partir do momento em q há duvidas no lance tem q se deixar seguir.

      Eliminar
    2. De repetições que vi, no momento do passe o defesa do RAves tinha claramente um Pé à frente do DOST apsar de este, visto ao nível do tronco, estar "milímetros" à frente.

      NUNCA NA VIDA O VAR vau beneficiar o Sporting (muito menos numa situação q já serviu para safar o Merdica. )... o contrário sim... mas uma coisa que o VAR não vê nem pode é o problema do Dopados Clube do Porco.

      Se estou farto de discursos de vitórias morais, este do estamos tão "cansadinhos" é ainda pior...

      O Sérgio Burro de Guimarães até já goza!.. la por terem posto as mãos nas nesmas substâncias do tal Armstrong da Volta à França, q não aparece no xixi..

      "Jogar à Porto'!??.. Não me faças rir óh burro!, isso deve ser discurso de cócó para tu e os teus comerem, q ainda é pior dos 6 milhões de Merdefiquistas Gelados na Testa...

      Estou disposto a contribuir para fazer recolha e Análise ao Sangue a todos os jogadores da Liga NOS, num dos melhores laboratórios da Europa... Como o teu discurso vai mudar Óh Serginho Burro!..

      Pois vais dizer que isto é Portugal, e perguntar se sou só eu!?... w afirmar Anjinhos Estúpidos!!.. e nesta última parte és capaz de ter razão, com o q existe por aí no "mercado", só Anjinhos Estúpidos é que se queixam q estão muito cansadinhos...

      Eliminar
    3. Antes ter o VAR avariado que tê-lo a funcionar e marcar um golo , sei lá , num canto mal assinalado ou assim ...

      Também reclamaram nesse jogo ?

      E "a canalha" conseguiu um penalty tranquilizador depois de lhe ter sido negado um penalty que provavelnente seria tranquilizador . Ou falamos apenas do que fica bem falar ?

      Não está "claramente" em linha , nem deixa de estar . É difícil ajuizar sem lentes coloridas , pelo que se aceita o golo tal como se deveria aceitar se fosse anulado .

      Acredite , se tirar as palas o futebol fica mais interessante .

      Eliminar
  2. O pé do central do Rio Ave está exactamente por detrás do joelho do Dost, logo o Dost está em jogo. Também circulou uma imagem com os pontos de fuga desenhados, mostrava que estava em jogo.

    O jornal dos fruteiros diz que é unânime que o golo foi mal validado. Para já não falar que a maltinha da fruta e café com leite devia era estar calada, tenho a dizer que obviamente há desonestidade grossa por parte dos fruteiros (logo a seguir ao jogo, a comunicação do Porco já estava a chorar o golo ter sido mal validado, já sabiam que iam ter as costas quentes pelo papel higiénico oficioso).

    O Sporting não pode ser apanhado na curva. Um corrupto será sempre um corrupto. Tanto o clube do Calabote que nunca deixou de o ser, tanto o FoiComPutas, que não renasceu puro e limpo em 2017.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De certa forma 'Limpo' já não existe no futebol mundial, quer seja no 'apito' (como bem se viu na Champions) ou noutras coisas, desde que deixou de ser desporto para ser um negócio e uma indústria de biliões de euros...

      Desde que me lembro o Dopados Clube do Porco andou sempre 'encharcado' (coisa nada limpa), e quando tal não chega, empurra com a barriga, mesmo contra os árbitros, e faz dos adversários tudo canela até ao pescoço, mesmo nas barbas da cegueira arbitral (pobrezitos! pois *anfetaminas* pode trazer muita euforia e agressividade, logo o tipo do apito só tem é de compreender), coisas que fizeram "Escola & Mito" chamado de "Jogar à Porto"...

      Nome pomposo para justificar o injustificável, e para os q têm cocó de galinha no lugar do cérebro acreditarem e terem medo! (se forem adversários). Tanto q os Superladrões & Guarda Abel até ameaçarem q esturpam, violam, roubam, batem e matam se fôr preciso, até contra os próprios jogadores se estes não derem 100% em campo e se recusarem a tomar as pastilhas (coisa que provavelmente aconteceu ao Casillas q é doutros futebois)... e ou abrirem a boca...

      "As Coisas" em Portugal repetem-se indefinidamente, só muda o "Papa" e as cores, mas tal como se deve dar mérito a quem o tem, e o Dopados Clube do Porco teve-o em muitas conquistas, a verdade é que um nojo corrupto não justifica outro nojo corrupto e assim sucessivamente, e por isso, com racionalidade e JUSTIÇA "O FêCêPê é mais um q MERECIA e devia ser IRRADIADO do futebol português e mundial"...

      Quanto aos Anjinhos de Alcochete, os q de longe mais *MERECEM* ter títulos até de Bola de Ouro Mundiais, de longe em muito mais quantidade e qualidade q todos os outros provenientes de TODOS os outros clubes em Portugal não merecem pois andam sempre "Cansados"... enquanto os outros não (como bem se vê)... por isso têm categoria até para campeões mundiais, mas do Tugâo não... e por isso merecem ser roubados, espoliados & enxovalhados pela 'comunicação' mais porca, parcial, corrupta e enviesada q o homem alguma vez inventou...

      O primeiro passo para deixar de ser 'Anjinho' é reconhecer os problemas e paradigma. Ponto

      Eliminar
  3. Bom dia. E lol.
    O auxiliar fez bem.. Óbvio. É um lance difícil. Apesar de durante todo o lance o dost estar fora de jogo...
    O VAR tem de anular. Para o VAR não há cá beneficiar o ataque.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Nulo Mastm,
      Continuas atrás e sim, o golo é limpinho limpinho, tal como o primeiro foi bem anulado.
      Aguenta e mete vaselina

      Eliminar
    2. Pode ser que tenha havido “problemas técnicos” com o VAR, certo? lol

      Eliminar
    3. Sr Nulo, se o VAR tiver duvidas não deve marcar, apenas deve intervir quando tiver certezas absolutas, mas como vimos nos teus posts anteriores as regras do VAR são algo que desconheces.

      Pelo menos nos jogos do Sporting não existem misteriosas interrupções de audio.

      Já agora onde anda o minuto 49 que a tua TV faz questão de esconder?

      Eliminar
    4. "Apesar de em todo o lance o Dost estar em fora de jogo..."
      Isso é uma nova regra que os rabolhos inventaram? Já não se tem de estar no mínimo em linha no momento do passe mas sim em todo o lance?! Eheheh aguenta a pastilha, lampião. Aguenta

      Eliminar
  4. Outra coisa curiosa, e porque realmente não sabia. O primeiro golo anulado.

    O fato do jogador, estando fora de jogo na altura do passe, recupera a posição e mesmo assim é considerado fora de jogo. Só me faz confusão esta lógica porque a questão que fica no ar é:

    Se um jogador está em posição de fora de jogo só poderá voltar a tocar na bola quando esta sair?

    Se alguém souber esclarecer esta regra era interessante, mais para meu conhecimento pessoal.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A partir do momento que toca noutro jogador da tua equipa ou que a posse da bola fique estável na equipe adversária.

      Eliminar
  5. O ano passado este golo seria legal e admissível (e até talvez o sporting tivesse ganho 0-2) pois era um dos chamados 'lances de TV'.

    Mas não era com este tipo de lances que o VAR iria acabar ?! Parece que em alguns campos não...

    Ao contrário do que disse o Serrão, os árbitros quando querem continua a ser «à vontadinha», e tal como diz o bem informado Sonso - «o VAR não vai mudar nada»

    A SPORTV também se esforçou ao não dar mais que uma singela repetição, quando ficou a nítida sensação (como o Mestre admite) que estávamos perante (mais) um golo em fora-de-jogo.

    Resumindo...
    aVARiou com nas Aves !

    ResponderEliminar
  6. Boa análise. Devia ser sempre assim, reconhecendo a margem de erro.

    ResponderEliminar
  7. Recapitulando os dois jogos de ontem:
    Benfica: fraca exibição, vitória merecida e legal
    Sporting: fraca exibição, vitória imerecida e ilegal
    Se o fora de jogo foi ou não por um pelo púbico, É FORA DE JOGO.
    O VAR não teve foi coragem de anular dois golos ao Sporting. É este o VAR que o vosso clube defende, o VAR que vos ajuda. Já com o Setúbal, uma falta ofensiva do Bas é transformada em penalti. Qual o ponto comum nestes dois jogos? Os golos foram aos oitenta e tal minutos, pelo que o VAR para o Sporting deixa de funcionar a partir dos 80 minutos.
    Já agora, como se chama a Capela mais próxima do Lumiar? E qual é o santo protector dessa Capela, São Patrício?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao palerma que assina rudolfo: és um profissional na estupidez.

      Eliminar
    2. Eu sei que até a ti, Conadana, te custa ganhar assim, com um golo ilegal.
      Daí não teres argumentos e não refutares nada daquilo que eu disse. A única coisa que te vem à cabeça é chamares aos outros o que te chamam no NGB.

      Eliminar
    3. então mas o assholeb na semana passada e segundo as tua argumentação teve uma vitoria ilegal.

      não me lembro de te ver espernear na altura.

      ganha vergonha...

      Eliminar
    4. Caro Rudolfo,

      é este o VAR que qualquer adepto do futebol defende. Se não fosse o VAR, o Sporting teria marcado mais cedo e quem sabe ganho 0-2. Da imagem parece-me que o Dost está em linha e também foi isso que o fiscal de linha julgou. Consegue afirmar que é fora de jogo? Consegue porque a camisola não era vermelha, caso fosse a história era diferente.

      Ser contra o VAR ou dizer que não tráz nada de novo é parar no tempo. Temos também de dar tempo ao VAR para que se integre melhor na equipa de arbitragem.

      Abraço,
      Pedro

      Eliminar
  8. Resultado injusto por aquilo que se viu ao longo dos 90min, ainda para mais quando o golo do Sporting surgiu logo após um falhanço inacreditável do Rio Ave praticamente de baliza aberta.

    Quanto ao lance polémico, se eu fosse o VAR também deixaria passar. Para mim é muito difícil ter a certeza e, sinceramente, até me parece em linha.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De injustiças dessas está o universo cheio. Olha, o SCP veio de Madrid com uma derrota destas. Lamentaste a coisa? não me parece. Quanto ao teu carnide já ter beneficiado destas nem se te deve ouvir um piu de lamento. É o costume.
      De resto, quanto ao lance do golo e por esta vez, estamos de acordo.

      Eliminar
    2. o guedes estaria em posição irregular caso fosse golo.

      Eliminar
    3. Palmas. Coerente e assertivo. Parabéns

      Eliminar
  9. Na primeira parte há um lance onde o Gelson e o Bas Dost ficam isolados e o bandeirinha marca mal o fora de jogo. Porque é que não deixou seguir e depois via o VAR?

    Tiago

    ResponderEliminar
  10. E o VAR na Etar de Carnide quando vai funcionar?
    Ontem ficou um penalti por marcar por falta do luisão!

    SL

    ResponderEliminar
  11. Caro Mdc

    Independentemente de os olhos encarniçados e azulados acharem que está ligeiramente adiantado e os olhos esverdiados dizerem que no máximo está em linha.

    Lance de difícil análise por isso há que respeitar a decisão.

    Todos os intervenientes tiveram bom senso.

    Quem era o VAR? Resposta: O Sr. Capela.
    Ainda bem que não foi com o Benfica porque senão?!.... Ui!....Ui!....o que se diria. Que falatório seria durante esta semana.

    Parabéns ao Rui Patrício, mais uma vez muito bem.

    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  12. E disto ng fala...

    https://streamable.com/f2j9h

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso parece-me que o atacante se troca todo e espalha antes do contacto ...

      Eliminar
    2. Não se espalha todo, não. É lampião. Não que precisasse de ser dito depois deste lance ridículo.

      Eliminar
  13. Só alguém desonesto é que pode dizer que o Bas Dost está off-side, está em linha com o defesa, a lei do fora-de-jogo apenas se aplica a casos em que não existem duvidas sobre a posição do fora-de-jogo, como foi o caso do golo de Bruno Fernandes.

    A atitude do Benfica em contestar uma potencial não-decisão do VAR em relação a um lance em que o autor do golo está em linha é absolutamente nojenta e demonstrativa da falta de carácter e dignidade da actual direcção do Benfica.

    Depois de terem conseguido manipular a transmissão do jogo da BTV ao ponto de esconder um lance para penalty de Luisão, ainda tem o desplante de questionar um lance perfeitamente legal apenas para ripostas acusações.

    Isto um dia depois de Rui Vitoria ter vindo falar em questões culturais...

    Quais questões culturais? isto é uma questão de falta de vergonha na cara, falta de seriedade, falta de educação, FALTA DE DECÊNCIA, que é o que falta a muitos benfiquistas, DECÊNCIA!

    ResponderEliminar
  14. E o lance de fora-de-jogo marcado ao Gelson na 1ªparte, não levanta duvidas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto. Ficava isolado com Dost ao lado. Fiscal de linha na 2a parte tem um lance muito mais óbvio a favorecer Rio Ave que já não marca...

      Eliminar
  15. Já se sabe que foi legal, mas vão ladrar ladrar e ladrar uma semana, para fazer passar que foi golo FJ para "valer" pelo golo precedido de falta e do penalty Fidelidade do Benfica nas Aves na outra semana.
    O objectivo é passar a ideia que é tudo igual e ganhar crédito para "erros" futuros a favor deles!

    ResponderEliminar
  16. Dizer q o.aves merecia mais, a aceito. De resto com estas imagens nao se pode dizer q esta em fj. Tem de validar. Se fosse ao contrario diziam que era dificil e tal...

    Desonestidade intelectual!

    ResponderEliminar
  17. A parte melhor é sempre andar uns posts para trás e ver a o prognóstico-calimerice. Desta vez até foi fácil, era mesmo o post anterior (2 posts seguintes sobre o SCP, ao que chegou esta blog):

    "Para compor o ramalhete, o VAR será João Capela. É justo recordar que o árbitro já fez um jogo do Sporting na época passada, em Alvalade, e teve um desempenho globalmente positivo. O problema é que uma arbitragem como aquela que fez há quatro anos é difícil de esquecer. De qualquer forma, espero que encare a nomeação de logo como mais uma oportunidade para prosseguir o seu processo de reabilitação junto dos adeptos sportinguistas. Não precisa de nos favorecer. Basta que tenha um desempenho isento e competente."

    Já tá reabilitado junto dos adeptos sportinguistas? Ou ainda precisa de mais uns jogos a este nível? Quatro anos a reabilitar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A parte melhor é sempre andar uns posts para trás e ver a o prognóstico-calimerice. Desta vez até foi fácil, era mesmo o post anterior (2 posts seguintes sobre o SCP, ao que chegou esta blog):"

      Novo jogo nos posts lampiões: descobrir quantos erros ortográficos/gramaticais estão num só parágrafo e quais.
      Nesta primeira edição dou uma pista: há pelo menos três. :)

      Eliminar
  18. Um bocado off topic, mas é um assunto interessante.

    Já viram o quão desnorteados andam os lampiões? Já perceberam que não basta minar o Sporting, os corruptos do norte ainda estão com vida.

    https://www.abola.pt/Nacional/Noticias/Ver/699224

    No primeiro lance, nem vejo nada de especial. Ok É falta, mas nem se compara a tantas e tantas agressões que os lampiões impunemente já nos presentearam esta época. Enquanto esta é uma entrada descontextualizada.

    No segundo lance, à primeira vista pareceu-me claramente penalti, na repetição vê se que o defesa do porto corta a bola e nem à grande discussão...

    E até gostava muito que fosse verdade e que os resultados que o corruptos do norte tem apresentados eram suportados por uma mafia que com um bocadinho de pressão podia se "desligar".

    Apesar de não ter visto os jogos do porto, o que me parece é que efetivamente eles estão a passar por um bom momento.

    Também não nos cabe a nós defender o que quer que seja daquele lado e até à bom que os lampiões repartam os alvos.

    A unica coisa que retenho daqui é o quão desnorteados eles andam, se não ganham este ano e tem o azar de começar mal o ano seguinte vamos ver onde é que aquilo vai parar. É que depois sabemos como é que eles reagem quando as coisas não correm bem...

    Vai ser giro, depois certamente até de dentro vão começar a surgir emails.

    ResponderEliminar