terça-feira, 10 de outubro de 2017

Guilherme: à conquista de Inglaterra

Está a decorrer neste momento uma campanha de crowdfunding que tem o objetivo de levar Guilherme Custódio, um jovem leão de 13 anos que faz parte das nossas escolas de rugby, até Inglaterra. O Guilherme é surdo, e o dinheiro angariado nesta campanha permitirá que se possa deslocar a Hartpury para possa aprender com Mat Gilbert, um jogador internacional inglês, que também é surdo, e que lhe poderá transmitir parte da sua experiência adquirida.

É possível que muitos de vocês já tenham visto o Guilherme num vídeo em que traduziu, em pleno estádio, a letra de O Mundo Sabe Que para linguagem gestual.


O objetivo da campanha é de 750€ e já foi atingido, mas seria importante obter mais contribuições para precaver algum desvio no orçamento que foi feito - que, como poderão facilmente observar se forem até à página da campanha, não tem quaisquer margens para absorver qualquer imprevisto que ocorra.

O link para a campanha é este: LINK. Podem fazer contribuições em qualquer valor, e o site aponta depois para a escolha do meio de pagamento mais conveniente para quem participa: multibanco, MB Way, cartão de crédito ou PayPal.

Aqui fica a apresentação da campanha:
O Guilherme é surdo, joga rugby, tem 13 anos. Quer ver jogar Mathew Gilbert, inglês internacional surdo. Vai motivá-lo a fazer melhor. Ir 4 dias a Gloucester, e ver 2/3 treinos e 1 jogo do Hartpury RFC, clube do Matt Gilbert.
Este nosso projecto passa por tentar dar ao Guilherme uma oportunidade de desenvolver o seu rugby, e de contactar com a realidade de um jogador surdo, como ele, mas com quem o Guilherme pode beneficiar da experiência acumulada que um jogador sénior internacional inglês pode transmitir.
Com o desenvolvimento de rugby, pode harmonizar todo o seu desenvolvimento pessoal, tanto individualmente, como na vida escolar.
O rugby tem e teve um impacto muito positivo neste aspecto, pois há claramente um Guilherme antes do rugby e após o rugby.
A confiança própria nas suas capacidades, e a sua capacitação, indo para além das suas dificuldades de comunicação iniciais, são todo um espelho onde se pode ver o Guilherme e o que o rugby ainda lhe pode dar.
Quero muito que a frase abaixo possa ser o motto de vida do Guilherme:
"Sonha um dia tornar-se um Lobo, tal como os seus ídolos João Correia, Gonçalo Foro e Pedro Leal. Jogar no estrangeiro é também uma das suas metas, nomeadamente no Hartpury RFC, clube inglês onde joga o atleta Matt Gilbert, internacional inglês, surdo profundo, e que se tornou numa grande referência para o Guilherme nos últimos anos."