quarta-feira, 15 de novembro de 2017

A 'atitude' de Mathieu

Jérémy Mathieu deu ontem uma interessante entrevista ao programa Porta 10A, na Sporting TV. O jogador francês falou de vários temas, como a integração e adaptação ao Sporting e a Portugal, bem como as suas metas para a ponta final da sua carreira.

As palavras de Mathieu são um espelho da imagem que tem deixado nestes quatro meses ao serviço do Sporting: é um atleta altamente profissional, ambicioso e que, ao contrário do que muitos temiam,  veio para o Sporting totalmente motivado para continuar a conquistar títulos. Mathieu já foi campeão europeu e mundial pelo Barcelona, mas tem sido fácil perceber, pela sua postura em campo, que não veio para o campeonato português para usufruir de uma espécie de pré-reforma.

É sintomático que Mathieu tenha destacado a atitude como fator mais importante para se vencer no futebol. Se a sua qualidade enquanto central tem sido uma evidente mais-valia para o clube, aquilo que, a meu ver, tem conquistado os adeptos é, precisamente, a mentalidade demonstrada: mantém-se imperturbável sob pressão e não hesita em dar o exemplo aos colegas quando é preciso ir para cima do adversário.

Fica aqui um pequeno resumo da entrevista, preparado pelo Sporting Grande Jornal:


Não foi preciso muito tempo para percebermos o tipo de jogador que Mathieu é. A única incógnita que permanece - e que nunca se dissipará devido ao seu historial clínico - é a questão física. Mas se Mathieu conseguir evitar lesões graves durante estes dois anos de contrato e se mantiver a bitola exibicional ao nível que tem estado, "arrisca-se", de caras, a ser dos melhores centrais que já tive o privilégio de ver jogar no Sporting.