quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Benfica teve acesso privilegiado a depoimentos dos árbitros

Artigo da revista Sábado, de autoria de Carlos Rodrigues Lima - LINK.



Benfica teve acesso privilegiado a depoimentos dos árbitros


Depois da Liga ter aberto um inquérito, em Outubro de 2015, resposta preparada pela APAF para os árbitros chegou a Paulo Gonçalves a 7 de Novembro. Luís Filipe Vieira prestou declarações quatro dias depois.

Quatro dias antes de prestar depoimento na Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga sobre o caso dos vouchers, o presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, muito provavelmente já saberia o que é que os árbitros testemunharam acerca daquela matéria. Tudo porque no mesmo dia em que a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol enviou para os associados uma "resposta-tipo" para ser entregue à CIIL, o documento chegou a Paulo Gonçalves, assessor jurídico da SAD do Benfica.


De acordo com a reconstituição feita pela SÁBADO, depois de, em Outubro de 2015, a CIIL ter aberto um inquérito ao caso, denunciado pelo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, a 7 de Novembro daquele ano a APAF enviou para árbitros, árbitros assistentes, segunda categoria, estagiários e observadores uma "sugestão de resposta" à CIIL. "Os árbitros e assistentes solicitaram à APAF aconselhamento jurídico, no seguimento de um pedido da Comissão de Inquéritos da Liga", explicou à SÁBADO José Fontelas Gomes, então presidente da associação, actual presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

O documento chegou naquele mesmo dia ao email de Paulo Gonçalves, que o reencaminhou para Ricardo Costa, consultor da Abreu Advogados e antigo presidente da Comissão de Disciplina da Liga. No processo dos vouchers, Luís Filipe Vieira prestou declarações na CIIL a 11 de Novembro de 2015.

Leia toda a história na edição 708 da Revista SÁBADO, esta quarta-feira nas bancas.



A grande questão é saber quem fez chegar este mail a Paulo Gonçalves, que a Sábado, aparentemente, não conseguiu apurar - o que é estranho, considerando que deverão ter os emails nas suas mãos. Segundo o mesmo artigo da revista Sábado, a informação foi depois enviada pelo assessor jurídico benfiquista para o endereço contraosistema@iol.pt, cuja titularidade tem sido atribuída a Ricardo Costa, por, noutros mails, Paulo Gonçalves se ter dirigido a este indivíduo por "Ricardo".

Por razões óbvias, o facto de o documento da APAF ter chegado ao Benfica demonstra a existência de conluio para fintar a polémica dos vouchers, pelo que é fundamental que se apure quem foi o autor da fuga.

A revista Sábado também revelou que, noutra troca de emails ligada ao mesmo assunto entre Paulo Gonçalves e uma das firmas de advogados que trabalha para o Benfica, o assessor jurídico sugeriu que Vieira mudasse o seu depoimento sobre a alteração da política de oferta de vouchers no início de 2013/14 (altura em que o Benfica passou a oferecer vouchers de 4 refeições a cada elemento da equipa de arbitragem, observador e delegados, em vez dos vouchers de 2 refeições que ofereciam anteriormente): em de ser o presidente a assumir a responsabilidade, deveria atribui-la a um qualquer elemento do departamento de futebol responsável pela execução da cortesia.

O pormenor de considerarem que refeições para 2 pessoas não era cortesia suficiente é absolutamente delicioso...