terça-feira, 14 de novembro de 2017

Dissecando a entrevista de Vieira, parte 4: Nuno Gaioso na linha de sucessão?

Os posts anteriores sobre a entrevista de Vieira limitam-se a apontar algumas mentiras e incoerências do presidente do Benfica, que têm o condão de passar sempre ao lado das análises da nossa atenta comunicação social, mas nada disso é particularmente relevante ou novo - tal como não é particularmente novo ou relevante o manancial de potenciais pérolas que poderão vir a ser relembradas num futuro mais ou menos próximo.

Uma das questões realmente interessantes que a entrevista abordou é a da sucessão de Vieira.

Acredito que Vieira, caso não tenha nenhum problema grave de saúde, não terá qualquer intenção de abandonar o cargo a curto ou médio prazo. Com as delicadas questões de índole particular das dívidas à banca e com o lastro de problemas (passados ou potencialmente futuros) com a lei, deixar de ser presidente do Benfica seria abdicar de um dos melhores escudos que este país tem para oferecer. Vale e Azevedo que o diga.

No entanto, Vieira nunca teve grandes problemas em falar da sua sucessão, e percebe-se porquê: é uma forma relativamente eficaz de não parecer demasiado agarrado ao lugar.

O episódio mais memorável nesta matéria aconteceu há cerca de 10 anos, quando Vieira anunciou, com toda a pompa e circunstância, que iria preparar Rui Costa para ser o seu sucessor:



Não foi preciso esperar muito para perceber que este anúncio de intenções não passava de uma forma de se aproveitar da popularidade do ainda então jogador - convém lembrar que Vieira, na altura, estava longe de ter a mesma segurança no cargo que tem atualmente. Rui Costa nunca teve perfil para ser um presidente à imagem de Vieira.

Na entrevista da semana passada, o presidente do Benfica voltou a abordar o tema:


As palavras finais de Vieira no vídeo acima são curiosas. Basicamente está a dizer que quem se quiser candidatar ao Benfica terá de pensar duas vezes porque os profissionais que ele colocou são insubstituíveis. Ou os meus, ou o caos. O desejo de dar continuidade à dinastia vieirista é clara, o que até é compreensível: nunca se sabe os problemas que poderiam aparecer caso uma pessoa não alinhada lhe sucedesse na direção do clube.

No período que antecedeu as últimas eleições, a imprensa avançava com dois candidatos a nº 2 de Vieira: José Eduardo Moniz e Nuno Gaioso. Acredito que a pessoa que Vieira tem em mente seja o último, porque a ligação com Moniz sempre pareceu uma espécie de casamento de conveniência.

Vieira e Gaioso na assinatura do protocolo com o Millonarios
Já a ligação a Nuno Gaioso, que é bastante mais jovem que Moniz, parece apresentar um potencial bem superior.  Para além de aparecer cada vez mais junto ao presidente e de estar a ganhar protagonismo nas AG's, é uma pessoa que vem do mundo da política e tem ainda um bónus nada negligenciável: é sócio do filho de Vieira na empresa Capital Criativo. Melhor que isto, do ponto de vista do atual presidente, é impossível.

Hoje, com os estatutos totalmente armadilhados, só um cataclismo impedirá que Vieira continue a ser eleito caso se apresente a votos - independentemente da oposição que lhe faça frente. E mesmo no caso de não se recandidatar, isto também se aplicará ao candidato que tiver a sua benção. É, por isso, bastante provável que Nuno Gaioso seja o próximo presidente do Benfica. Mais do que o desejo dos sócios, será o desejo de Vieira a determiná-lo. A principal dúvida que fica é quando é que isso acontecerá.

14 comentários :

  1. Por muito que custe ao Mestre, o próximo presidente do Benfica, tal como aconteceu com LFV, será escolhido pelos sócios do Benfica!
    Até lá, o Mestre e companhia podem continuar a chorar a continuidade de LFV, enquanto que nós aplaudimos bdc no Sporting, o tal presidente que faz pactos com o diabo, pois prefere perder a ver o Benfica ganhar. heheh

    #nãovãoganharnada

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu juro que uma das pessoas que mais prazer me dará ver definhar vais ser tu, pulha!

      Eliminar
    2. Obviamente que será escolhido pelos sócios do benfica pois apenas existirá um candidato.
      Ou votam no Orelhas ou votam nulo/branco.

      Veremos os teus aplausos quando vos for apresentado o buraco que o próximo herdar do Orelhas...

      Eliminar
    3. BdC referiu-se recentemente ao "perfeito idiota" que tem o leme do clube mais corrupto da Europa nas mãos (para os mais distraídos, o Polvo Vermelho, slb).

      E os "perfeitos mentecaptos" por aí andam a semear lixo e patetices - são os rudolfodias, os JFs, os RGdS, os Venturas, os Guerras.

      Fale-nos, "perfeito mentecapto", JF, dos emails, da circulação de prostitutas entre os arbitros "queridos" do slb, fale-nos na droga da Porta 18, e na violencia (várias mortes às vossas mãos). Fale-nos na dividia MONSTRUOSA (uma das maiores do país) das empresas do "perfeito idiota" (o que foi condenado pela Justiça).

      Quanto a LFV...vulgo, o "perfeito idiota", só adeptos de baixa extracção podem defender e promover um "homem" com tão gritante falta de princípios e educação.

      Eliminar
    4. Mas um Nhaga...este é dos pequeninos e é pago em gelados na testa... fica barato ao Orelhas.

      #ACarregueira está à vossa espera.

      Eliminar
    5. J, pesquisa lá na internet por "golpada dos estatutos"

      Eh eh eh

      Eliminar
    6. Só quero o Orelhas mais dois anitos, para falirem de vez!!!

      Eliminar
    7. "Por muito que custe ao Mestre, o próximo presidente do Benfica, tal como aconteceu com LFV, será escolhido pelos sócios do Benfica!"

      TU ÈS MUITA BURRO, QUE ESCOLHA TENS TU QUANDO ALGUÉM VAI A ELEIÇÕES SOZINHO? Como consegues decidir?

      Agora a sério, o facto de gente como tu existir, assusta-me quando se fala de inteligência artificial, pois tu não tens nenhuma. Só espero que sejas a excepção.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Porra, espero bem que não pois ainda conto ver o Orelhas engrossar a lista de ex-presidentes lampiões na Carregueira!

      Eliminar
  3. Coitado do Rui Costa…. Tem mais voz dentro daquele clube o Pedro Guerra do que o Rui Costa. Claro que o Rui Costa vai ser o próximo a abandonar o barco que está a ir ao fundo mais rápido do que nós pensávamos. Quem está aguentar este barco cheio de buracos é a nossa manipulada comunicação social que vai varrendo a porcaria para debaixo do tapete. Neste momento o Sporting já está a ganhar no futebol: Juniores, Juvenis, infantis, benjamins,seniores femininos, etc. Pelo menos nos juniores e juvenis, foi contra tudo e contra todos depois da parte final dos campeonatos, nos últimos jogos termos expulsado vários jogadores influentes. Falta futebol Seniores(sabemos todos porque) e Iniciados(fica para este ano). Nas modalidades estamos a ganhar títulos no Futsal, Andebol,Atletismo feminino,Tenis de Mesa e este ano estamos muito fortes no Hoquei e no Voleibol. Por isso estamos a Ganhar e MUITOOOOOOO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coitado do Rui Costa que está caladinho que nem um rato a ficar rico.
      O rui gomes da silva é que grita que se farta, farto de ser pobre. Coitado.

      Eliminar
  4. Mestre:

    uma sugestão (para si, para o amigo Mister e para o Tu Vais Vencer, e outros bons bloguistas), mergulhem de novo no mundo do doping, isto é, na quantidade incrível de atletas do slb (Polvo Vermelho) suspensos e acusados de doping - e em praticamente todas as modalidades.

    Portanto, ora aí está mais um podre do Polvo: cocaína, dividas ao fisco, dividas à Banca, terrenos ilegalmente cedidos pela CML, violência e assassinatos, corrupção activa de agentes desportivos, manipulação de resultados pelas mais diversas vias (malas, arbitros, emprestimos de jogadores, ex-jogadores que forçam penalties a favor do...slb) e...doping de muitos, muitos atletas.

    ResponderEliminar