quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Pífio e vazio de conteúdo

Na edição da tarde de ontem do Mais Tabaco, Rui Pedro Braz comentou a revelação da revista Sábado em como o Benfica recebeu a minuta distribuída pela APAF aos árbitros por altura do inquérito sobre os vouchers:



Não surpreende que o comentador da TVI24 desvalorize este novo capítulo do caso dos emails (que cruza com o dos vouchers), mas não posso deixar de fazer algumas observações sobre determinadas coisas que foram ditas por Braz.

"O Benfica terá tido acesso a esta minuta da mesma forma que os órgãos de comunicação social terão tido acesso a essa mesma minuta"

Isto é irrelevante para o caso. Em primeiro lugar, o Benfica teve acesso à minuta no mesmo dia em que esta foi distribuída pela APAF aos árbitros, muito a tempo de ajudar a preparar as declarações que Luís Filipe Vieira iria dar sobre o mesmo tema. A comunicação social só teve acesso a essa mesma informação alguns dias depois. Em segundo lugar, o Benfica é uma das partes interessadas no caso dos vouchers. O que se diria se um polícia, testemunha de um caso judicial, desse a conhecer antecipadamente o conteúdo do seu testemunho ao advogado de defesa, à revelia da acusação? Este tipo de promiscuidade entre o Benfica e o seu garganta funda da APAF nunca poderá ser encarado como uma coisa normal - e não é o facto de a comunicação social ter tomado conhecimento do mesmo documento alguns dias mais tarde que atenua a gravidade do sucedido.


"O que revela é que um desses 122 árbitros terá libertado essa informação para o Benfica, um ou mais"

Esta é a grande frase da intervenção de Braz, que nem se deverá ter apercebido da barbaridade que disse, ainda por cima no tom casual que utilizou. Mas então por alma de quem é que algum árbitro, enquanto elemento supostamente isento e equidistante a todos os clubes, iria passar informação desta natureza ao Benfica, parte interessadíssima no escândalo dos vouchers? O expectável (e desejável), em circunstâncias destas, seria que evitasse qualquer contacto com o clube. E esta questão acaba por levantar outra questão tão ou mais pertinente: um árbitro que age desta forma nos bastidores não estará disponível para fazer outro tipo de favores dentro das quatro linhas, em jogos que interessem direta ou indiretamente ao Benfica?


"... e que um ou mais desses 122 árbitros, assistentes, delegados terá libertado essa informação também para os órgãos de comunicação social"

Não é necessariamente verdade que a pessoa ou pessoas que terão passado a informação ao Benfica tenham sido as mesmas que passaram a informação à comunicação social. Podem ter sido pessoas diferentes a fazê-lo, eventualmente com intenções bastante diferentes. Mas existe uma outra hipótese, que não é de todo improvável: pode ter sido o próprio Benfica a colocar essa informação cá fora, como forma de tentar isolar o Sporting na polémica dos vouchers.


"... como terá libertado eventualmente para o FC Porto, como terá libertado eventualmente para o Sporting"

Esta frase não é mais do que uma manobra de diversão de Rui Pedro Braz para tentar dar uma aura de normalidade ao sucedido. Com que direito tenta envolver outros clubes num escândalo que envolve única e exclusivamente o Benfica? Se lhe pedissem para comentar o Apito Dourado, alguma vez lhe passaria pela cabeça dizer que Augusto Duarte poderia eventualmente ter visitado o domícilio do presidente do Benfica ou do presidente do Sporting? Isto é uma vergonha.


"Neste caso em concreto parece-me uma situação pífia, vazia de conteúdo e sem grande relevância"

Aqui não há nada de surpreendente, tendo em conta a pessoa que proferiu esta opinião. Falamos do mesmo comentador que, na altura em que Francisco J. Marques começou a revelar mails efetivamente comprometedores, os catalogou como sendo "uma mão cheia de nada"...


... e que garantiu, no dia a seguir a Bruno de Carvalho ter revelado a existência do Kit Eusébio, que apenas sete pessoas tinham usufruído dos vouchers.


Mais tarde veio a saber-se que a lista de pessoas que usufruiram dos vouchers é muito mais longa, e que a mão cheia de nada dos emails já deu origem a várias buscas da PJ ao Estádio da Luz e à residência de vários dirigentes do clube. Podemos dizer, portanto, que os comentários de Braz sobre estes assuntos se revelaram pífios e vazios de conteúdo verdadeiro. O tempo dirá se esta situação da minuta será assim tão pífia e vazia de conteúdo quanto Braz diz que é.