quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

A opinião de Rui Pedro Braz sobre a polémica dos emails

Considerando que a maior parte da imprensa escrita tem ignorando quase por completo a questão dos emails - escondendo as notícias em pequenos espaços das páginas interiores sem qualquer referência de capa -, tem cabido a alguns programas de televisão a despesa do comentário sobre o tema mais polémico do momento. Um desses programas é o nosso tão apreciado Mais Tabaco que, como sabemos, se caracteriza por ter uma tonalidade mais vermelha do que a língua de uma criança com escarlatina.

Na passada terça-feira, um dos comentadores de serviço era Rui Pedro Braz, que foi chamado a comentar o tema dos emails.

Eis a intervenção inicial de Braz sobre o assunto:


De tudo o que viu até agora, não se apercebeu de quaisquer atos ilícitos, quaisquer indícios de crime ou quaisquer comportamentos de tráfico de influências. A única coisa que vê é devassa da vida privada. Acaba por ser normal: se excluirmos tudo o que foi revelado ao longo dos últimos meses antes de os emails terem sido disponibilizados ao público em geral, é natural que Braz, que diz não ter tido qualquer tipo de acesso à informação despejada na internet e não ter andado a vasculhar os emails de Guerra e Gonçalves, e limitando-se ao que tem sido noticiado - que, como sabemos, tem sido quase nada -, não consiga ter visto nada de nada que possa ser considerado reprovável.

É curioso, no entanto, que Braz - que só sabe aquilo que tem sido noticiado, whatever that is -, tenha dito o seguinte sete minutos mais tarde:


Braz não viu os emails sobre a amante do alto dirigente do CA da FPF, Braz não viu o email que revela haver selecionadores nacionais que são colocados na FPF para defender o Benfica, Braz não viu os emails em que Nuno Cabral envia todo o tipo de informação confidencial, Braz não viu os emails de jornalistas a prestarem vassalagem a Paulo Gonçalves, Braz não viu os emails que demonstram o recurso a offshores, mas Braz conhece pormenorizadamente o email do roubo das bolachas da Magda, que lhe permite condenar o escrutínio dos emails que tem sido feito por quem se interessa sobre o assunto. É realmente preciso uma pontaria extraordinária para ter falhado tanta coisa relevante e apanhado este caso insignificante em particular.

A postura de determinados comentadores em relação a este tema - empolando a questão do crime da extração e partilha dos emails, e limitando-se a eufemismos nas questões do conteúdo - resume-se bem nos 30 segundos do vídeo que se segue:


Divulgação das bolachas da Magda: "crime de invasão de privacidade".

Divulgação entre elementos da estrutura do Benfica das moradas de Bruno de Carvalho: "leva-nos logo a pensar qual é o interesse, não é?"

Delicioso.

P.S.: como sabem, não tenho grande apreço pelo Mais Tabaco, mas é justo separar Pedro Sousa dos restantes elementos do painel: é o único que consegue interromper a narrativa do grupo organizado de adeptos formado por Braz, Aguilar e Diamantino, e trazer a discussão de volta para o mundo real.