terça-feira, 5 de dezembro de 2017

"Não vou jogar com os meus Messis todos"

Na conferência de imprensa de lançamento do Barcelona - Sporting, Jorge Jesus deixou em aberto a possibilidade de fazer algumas poupanças para o jogo de sábado no Bessa:
"Não, não vou jogar com os meus Messis todos, vou jogar com alguns. Achamos que o jogo tem uma estratégia diferente e também porque o encontro à frente é igualmente muito importante, para o campeonato. Exatamente como o treinador do Barcelona vai fazer, de certeza. Mas jogue quem jogar, dá-nos segurança e garantias para fazermos um grande encontro"

É uma decisão muito complicada: fará sentido rodar jogadores num jogo de tudo ou nada, que pode determinar a continuidade na Liga dos Campeões? Na minha opinião, faz sentido. Para todos os efeitos, não estamos dependentes de nós próprios para seguir em frente, e é pouco provável que a noite de logo nos brinde com uma derrota do Barcelona e uma derrota ou empate da Juventus. Como tal, Jorge Jesus pode e deve poupar os elementos mais desgastados, se isso permitir utilizá-los sem restrições na próxima jornada da Liga. Obviamente que não falo numa mudança geral no onze, mas numa verdadeira rotatividade, mexendo num conjunto reduzido de peças.

A alteração que me parece mais evidente é a introdução de Bruno César na equipa titular. O brasileiro parece verdadeiramente talhado para este tipo de jogos, e não vamos querer impedi-lo de deixar novamente a sua marca no Camp Nou. A sua entrada permitirá a Jesus poupar um de dois dos jogadores mais desgastados da equipa: Acuña ou Bruno Fernandes. Se Jesus decidir poupar os dois, então Podence poderá também ir a jogo. Seria também um bom jogo para poupar Coentrão, mas não havendo alternativa, é esperar na continuidade das boas indicações físicas que tem dado nas últimas partidas. 

A meu ver, Rui Patrício, Piccini, Coates, Mathieu, William, Battaglia, Gelson e Dost só não jogarão se tiverem algum problema físico.

Aguardemos pela decisão de Jesus.