quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Ponto de situação dos emails #1: operadores de imagem / dados privados / convocatórias nas seleções jovens

São dezenas de milhar os emails divulgados das caixas de correio de Pedro Guerra e Paulo Gonçalves. Alguns desses mails já eram do conhecimento público, mas tem sido interessante perceber a dinâmica de trabalho da famosa estrutura benfiquista. Têm sido colocados vários emails nas redes sociais que demonstram a obsessiva atenção ao pormenor (isto é um elogio) e a total falta de ética e escrúpulos (uma característica perigosa quando combinada com a qualidade referida anteriormente) da estrutura que, a este nível, está definitivamente 10 anos à frente dos demais.
Do ponto de vista da gravidade dos atos cometidos, nada do que veio a público nos últimos dias supera aquilo que já tinha sido exposto, mas estes novos dados não deixam de ter a sua importância, no sentido em que servem para confirmar algumas suspeitas que já existiam ao nível dos relacionamentos entre o Benfica e determinadas figuras que gravitam à sua volta.
Vou tentar ir fazendo apanhados de algumas novidades, relevantes ou meras curiosidades, que vão sendo apanhadas por aí.
Comecemos, então:
I. O nível de detalhe a que se dão ao trabalho - Nuno Cabral envia emails a Pedro Guerra com a lista dos operadores de imagem que captam os jogos da I e II Liga. Aquilo que se poderá fazer com esta informação, só eles saberão...



II. Vasculham os dados pessoais de toda a gente - Bruno de Carvalho já tinha denunciado o email de Pragal Colaço onde são enviados dados sobre a sua casa e a casa da sua ex-mulher.

Aparentemente, Pragal Colaço tem um certo jeito para obter moradas de inimigos da estrutura benfiquista, já que já tinha feito o mesmo em relação a Jorge Coroado:


(via opolvo.pt)

O blogue opolvo.pt fez uma associação bastante pertinente a outro mail que já era conhecido: a obtenção desta morada surge cerca de duas semanas depois de Paulo Gonçalves ter comentado com Rui Gomes da Silva o desejo de partir a cara a Jorge Coroado.


Fonte: JN

Recordo que isto vem somar ao conjunto de SMS de Fernando Gomes que Carlos Deus Pereira - à data, presidente da AG da Liga - enviou para Pedro Guerra, onde se incluiam dados privados como o código para desativar um alarme (da casa? da sede da FPF).

(via Tu Vais Vencer)



III. As influências nas convocatórias das seleções jovens - outra questão que há muito estranha qualquer sportinguista é a disparidade do número de convocados do Benfica em relação aos do Sporting, sem que exista uma diferença de qualidade evidente (por vezes, alguns dos melhores jogadores do Sporting acabam por ficar de fora das convocatórias). Este mail talvez ajude a perceber como funcionam as coisa:

(via @buzz8051)

É bom ver que em 2008 Vieira tinha poder para colocar selecionadores na FPF. Para quem não saiba de quem se está a falar, João Santos desempenha atualmente funções de coordenador de formação do Benfica, tendo o seguinte currículo:


É bom ver que o Benfica sabe reconhecer os bons serviços que lhe prestam. A partir do momento em que saiu da seleção, foi sempre a subir na carreira. Curiosamente, já se tinha cruzado com Vieira no Alverca.
Interessante, também, constatar que o Porto também lá tinha alguém para zelar pelos seus interesses. Mais uma vez, e à semelhança do que já tinha acontecido na luta pelo poder nas Associações ou nos clubes do coração dos árbitros, o nome do Sporting não é mencionado na luta na lama entre Benfica e Porto que vai acontecendo em vários tabuleiros do futebol português.