terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Um nojo

Não sou apreciador dos termos que Bruno de Carvalho usa para descrever alguns sportinguistas, como "sportinguense" ou "sportingado". Não acho que seja pecado alguém não gostar de Bruno de Carvalho, nem acho que seja crime que existam sportinguistas que sejam incapazes de reconhecer o excelente trabalho do presidente e da sua equipa na recuperação e afirmação do clube num espaço de tempo tão reduzido, contra todas as probabilidades.

Mas aquilo que alguns sportinguistas fizeram - e que os emails do Benfica nos deram a conhecer - é indesculpável. Já se sabia da troca de correspondência do ex-diretor de conteúdos da BTV com Paiva dos Santos, mas no domingo, com a divulgação pública do arquivo de emails de Pedro Guerra, ficámos a saber que um outro sportinguista fornecia informações à comunicação benfiquista.

André Carreira de Figueiredo é um ex-funcionário do Sporting que foi apoiante de Bruno de Carvalho antes da sua subida à presidência. No entanto, o apoio acabaria por se converter num ódio cego, ao que se diz por não lhe ter sido oferecido um cargo no clube após a vitória nas eleições de 2013. André Carreira de Figueiredo lá terá as suas razões para a postura que adotou desde então, mas nada do que lhe possam ter feito justifica que um sportinguista faça isto ao seu clube:


No arquivo de Pedro Guerra, é possível ver que André Carreira de Figueiredo lhe enviou 51 emails, entre 22 de dezembro de 2015 (ou seja, um par de meses depois de ter estourado a polémica dos vouchers e numa altura em que a guerra entre Sporting e Benfica estava no auge) e 22 de janeiro de 2017. Se tamanha frequência de correspondência entre um sportinguista e o mais célebre propagandista do Benfica já causa estranheza, olhar para o conteúdo dos emails enviados é coisa para revoltar qualquer sportinguista que se preze. É um autêntico nojo. Vou deixar aqui alguns exemplos para perceberem do que estou a falar.

1. "Morena em Londres": André Carreira de Figueiredo (ACF) envia para Pedro Guerra o perfil de linkedin de Joana Ornelas


2. Quando o Sporting contratou Markovic, ACF chama a atenção de Pedro Guerra para umas supostas declarações (não confirmadas) do Sérvio a menorizar o Sporting. Ou seja, temos um sportinguista a tentar arranjar lenha para queimar um jogador recém-contratado pelo seu clube. Vergonhoso.



3. Informações sobre André Geraldes, atual diretor desportivo do Sporting


4. A avisar para uma eventual venda em pacote de Adrien e Slimani para fintar o detentor de parte do passe de Slimani (quando, na realidade, o Sporting também não detinha a totalidade do passe de Adrien). Como se sabe, tal venda em pacote acabou por não se verificar porque na altura a oferta por Adrien foi rejeitada, o que demonstra que não existia má-fé da parte do Sporting.



5. A criticar um post de Nuno Saraiva, sentindo-se chocado pelo facto de o diretor de comunicação do Sporting ter escrito que Figo foi o primeiro português a ganhar a Bola de Ouro para jogador do mundo - e, na realidade, Nuno Saraiva tinha razão, já que Eusébio ganhou o prémio numa altura em que apenas eram abrangidos jogadores que alinhavam em clubes europeus.


6. Sem comentários. Os anexos são fotografias tiradas por várias pessoas ao lado de Bruno de Carvalho numa discoteca.


7. "Mimoso", enviando para Pedro Guerra um link do zerozero sobre o filho de Fontelas Gomes que joga no Sporting. Inqualificável.


8. Escreveu também um mail com várias informações e historial de vários sportinguistas presentes nas redes sociais e na blogosfera sportinguista, para além de vários outros funcionários dos clubes, incluindo várias fotografias em anexo. Não coloco aqui esse mail por motivos óbvios.


Isto é das atitudes mais baixas que um sócio sportinguista pode ter em relação ao seu clube. André Carreira de Figueiredo é um traidor que se aliou aos maiores inimigos do clube, com o intuito de lhes passar uma espécie de cartilha anti-Sporting e anti-dirigentes do Sporting, não se preocupando com as consequências que isso pudesse ter para os objetivos desportivos do clube, e para a sua vida em geral.

Não sei se André Carreira de Figueiredo ainda é sócio. Se for, tem de ser expulso do clube o mais rapidamente possível. Perdeu o direito a continuar a ser um de nós.