sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

A Blog's Tale III - Carlos Janela nega tudo

A CMTV proporcionou, na noite de ontem, um magnífico momento de entretenimento: Carlos Janela pôde, de viva voz, defender-se em relação à criação do blogue Verdade Desportiva. Para além de ser um exercício completamente fútil - porque já toda a gente percebeu que os emails são verdadeiros -, o mestre cartilheiro teve o azar de, por uma vez na vida, ter tido contraditório, por parte de Carlos Rodrigues Lima - o jornalista da Sábado que tem sido responsável pelos artigos sobre os emails do Benfica - e ainda Hélder Amaral (uma novidade, pois se o representante sportinguista se quisesse dar ao trabalho, já poderia ter desmascarado Janela por completo há muito tempo).

Foi, por isso, imensamente divertido ver Janela a fazer desmentidos e a andar aos ziguezagues a tentar desviar-se dos contra-argumentos que iam surgindo, a fazer lembrar aquele antigo jogo de computador em que é preciso fazer um sapo atravessar uma estrada repleta de carros. Janela, qual sapo na maior parte das vezes, não conseguiu chegar ao outro lado.

Na sua primeira intervenção, Janela avançou com a teoria de que é tudo uma montagem.


Uma nota: "Uma vez que estão ali (...) gente que eu considero da máxima decência e da máxima integridade" - reservem esta frase para mais tarde.

Portanto, segundo Janela isto é "criminologia de alta qualidade". Nem quero imaginar na quantidade de pessoas necessárias e o tempo de trabalho que cada uma gastou para criarem gigas e gigas de conteúdo em que tudo bate certo - datas de mails que coincidem com as datas dos anexos ao nível dos metadados, emails recebidos numa conta que cruzam na perfeição com os emails enviados de outra conta, ficheiros de Excel com valores que conferem com os contratos assinados que têm sido colocados. Nem um deslize para amostra. E tudo isto na expetativa de que, meses ou anos mais tarde, os fanáticos das redes sociais iriam pesquisar exaustivamente esses gigas e conseguirem, no meio de tanta coisa, desenterrarem precisamente este anexo que pretendem imputar a Janela. Se a teoria de Janela for verdadeira, estamos todos com um problema muito sério: é que olhando para a capacidade destes delinquentes, só não tomam conta do mundo se não quiserem.

Mas continuemos. 

Pouco depois, Janela é confrontado com o facto de os metadados indicarem que foi ele próprio a criar o anexo onde aparecem as iniciais e os valores a oferecer aos jornalistas. 


Passámos para o"reino do já muito complicado". O engolir em seco de Janela enquanto vai ouvindo os dados que o envolvem é uma maravilha.

Mas não pensem que isto fica por aqui. O verdadeiro brilhantismo deste plano maquiavélico ainda estava por revelar:


"As grandes mentiras do mundo começam sempre com um ponto de verdade". Os bandidos que tentam tramar Janela são de facto, uns génios do crime. Apanharam a ideia (em tese, em abstrato) que Janela teve quando era estudante universitário - havia blogues quando Janela era estudante universitário? -, e esperaram pacientemente durante anos até ao momento certo para tornarem toda esta cabala ainda mais credível aos olhos do grande público. Keyser Soze é um menino ao pé destes conspiradores.

A desorientação era tal, que um pouco depois...


Finalmente, a ligação ao informático. Quando questionado sobre se conhecia João Pedro Duarte, o técnico que construiu o blogue a seu pedido, Janela negou conhecê-lo:


Naquele momento, ocorreu-me pesquisar os amigos de Carlos Janela no Facebook. E não é que...


... Carlos Janela é amigo de um João Pedro Duarte que é webdesigner?


Que tremenda coincidência...

Reparem também que Janela, neste último vídeo, diz, sobre o anexo, que não reconhece ali ninguém a não ser o seu próprio nome. Voltemos à frase do vídeo inicial que vos pedi para guardarem: "Uma vez que estão ali (...) gente que eu considero da máxima decência e da máxima integridade". Não é maravilhoso?