quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Cartilhas a peso de ouro

Os ficheiros SAF-T da SAD do Benfica referentes às épocas de 2013/14 e 2014/15 permitem observar uma série de faturas (e pagamentos) em nome de uma empresa chamada Optimizesports. O serviço prestado é a prospeção (presume-se de jogadores) em várias regiões espalhadas por diferentes continentes (leste europeu, África, Escandinávia e América do Sul). As faturas passadas são de valor fixo: 4.920 euros, e perfazem um montante anual de 24.600 euros.



Acontece que o proprietário desta empresa é uma personagem que todos conhecemos bem:



Considerando que ainda não foi visto nenhum email de Carlos Janela - em qualquer uma das caixas de emails já colocadas na internet - cujo tema fosse a prospeção de jogadores, e considerando que há registos de cartilhas desde 2014, a única conclusão lógica que podemos retirar é que a prospeção é de natureza mineira, mais concretamente relacionada com a indústria do carvão.

O Benfica é um clube com muitas receitas - umas mais reais do que outras, é certo -, mas o facto de pagarem 25.000 euros para pagar a produção daquelas cartilhas - que não são mais do que uma espécie de spam temático - é um insulto para a inteligência de qualquer indivíduo que tenha uma réstia de noção do que é a ética e possua mais do que um par de neurónios funcionais. E aqui estou a partir do princípio que não estão a ser pagos valores adicionais através de outros meios - o que não me admiraria nada, face à irregularidade das datas dos registos acima apresentados.

Apesar dos emails, apesar das cartilhas, apesar das confirmações de vários comentadores ligados ao Benfica, apesar dos registos contabilísticos, Carlos Janela continua a negar que trabalha para o Benfica. Será possível que alguém ainda o leve a sério?